O gene

O gene Siddartha Mukherjee

Resenhas - O Gene

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Depois do estrondoso sucesso de O imperador de todos os males , a biografia do câncer que venceu o prêmio pulitzer e se tornou um fenômeno mundial de crítica e público , o médico e escritor Siddhartha Mukherjee agora se volta a história do gene e ás questões que podem definir o futuro da humanidade ...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535928075

ferbreck 10/02/2024

Perfeito! Se você é cientista ou mesmo um entusiasta da ciência, acredito que a linguagem do livro seja de fácil entendimento. É traçada e discutida uma incrível linha do tempo acerca da biologia e da história genética que te prende em muitas páginas.

Mirele 16/04/2023

Uma jornada bastante atual pelo mundo da genética
Olha, durante os últimos anos tenho feito uma busca por livros de divulgação científica de genética/evolução que eu goste. Tentei começar pelos clássicos, peguei O Gene Egoísta, mas a soberba do Dawkins é meio demais pra mim. Peguei Sapiens, mas achei muito auto-ajuda e com parte bem pouco científicas. Aí resolvi pegar O Gene e, meus amigos, que livro incrível. A forma como ele conta a jornada pela história da genética de forma pessoal, mas ao mesmo tempo buscando mostrar todos os lados, inclusive os lados podres da ciência, é incrível. O fato do autor não ser americano com certeza trás uma novidade e uma liberdade para criticar certos aspectos da história da pesquisa dos EUA, Europa e Ocidente no geral que acrescenta demais. Sem contar uma visão bem atual sobre inúmeros tópicos que são discutidos em sociedade, questões éticas importante, como aborto, sexo e identidade de gênero, como o atual cenário de conseguirmos mudar nosso material genético vai ter impacto na diversidade humana. Claro que nem sempre ele trás uma solução, até porque acho que em muitos ponto nem há solução mesmo, mas só de levantar esses pontos achei incrível demais.

Aaaaa, importante, e tudo isso com uma linguagem super acessível. Recomendo demais a leitura para pessoas da área e leigos num geral.

Paula Maffini 20/03/2023

Este livro vai tratar como tema central a genética, vai trazer todo o panorama histórico do gene, explicando como começou a ideia, e depois mostrando experimentos para entender melhor o seu funcionamento. Mais para o final mostra como está o avanço dessa área nos dias atuais e perspectivas futuras.
É simplesmente incrível!
A linguagem é mais simples e acessível, deixando a leitura mais dinâmica.

Graci 20/01/2023

Leitura fantástica!
Já tinha lido o imperador de todos os males e não procurei esse livro por causa do autor, confesso que nem me toquei que era o mesmo autor antes de comprar, comprei o livro pelo tema pois desejo me especializar na área de imunogenética e eu, claro, sou apaixonada pela genética.

Por causa disso esse livro foi como um presente pra todos os amantes dessa área, e até para aqueles que não desejam ler o livro por motivos acadêmicos, Siddhartha conta a história da molécula mais linda da vida de forma simples e formidável, linguagem acessivel para qualquer pessoa que deseja conhecer o novo cenário da nossa vida dentro da terapia gênica. Está acontecendo e não vai parar.

Espero que o Siddhartha publique mais outro livro, lerei qualquer um dele ?

Lênin 02/01/2023

"Mostre-me que você sabe dividir as notas de uma canção;
Mas primeiro me mostre que sabe discernir
Entre o que pode ser dividido
E o que não pode."

Mescla de biologia, história e até jornalismo, o livro conta desde o surgimento das primeiras teorias genéticas até as mais recentes descobertas e suas implicações. Trabalhando conceitos densos e até desafiadores, o autor tece uma narrativa onde cada nova teoria surge quase com vida própria, de cientistas e pensadores que enxergaram lacunas no que conhecíamos até ali e nos levaram um degrau adiante na discussão. Não espere o momento certo para chegar nessa obra ? mas também nao espere um livro fácil. Sem criar alarde sobre tudo que responde e entregando muito além do que esperávamos, Siddhartha Mukherjee figura entre os grandes divulgadores científicos do nosso tempo e o resultado final é uma peça fundamental para o entendimento do que somos e para onde vamos.

Daniel Andrade 05/12/2022

Um belo livro.
Depois de ler O Imperador de Todos os Males, achei que o Siddhartha Mukherjee não conseguiria fazer com que me apaixonasse novamente por um livro nesse estilo, mas me enganei. Confesso que as primeiras 150 páginas foram um pouco menos interessantes que o resto do livro, porém entendo a necessidade desse ritmo diferente. Depois, é só ladeira acima. Trata de eugenia, racismo, xenofobia, homofobia; vai muito além da biologia pela biologia. É uma leitura que eu, como professor, me sinto na obrigação de recomendar para meus alunos. Simplesmente genial e necessário.

littlebird022 16/10/2022

?[?]nossa capacidade de entender e manipular genomas humanos altera nossa concepção do que significa ser ?humano?.?

kim 25/09/2022

Interessante, mas um pouco denso
A temática do livro é muito interessante, principalmente porque é uma área da minha formação, mas o livro acaba sendo um pouco denso pela quantidade de informações que ele traz, mas, considerando a linha do tempo de toda a história da genética, o autor trouxe as informações de uma maneira bem leve pros leitores. Demorei bastante pra ler por falta de tempo. Fiquei curiosa pra ler o outro livro dele sobre o câncer, O Imperador de Todos os Males.

Patti Vieira 23/07/2022

Um passeio histórico da genética
Um livro que te deixa imerso no mundo da genética com uma linguagem acessível, um misto de história do meio científico que permeia o tema envolto em experiências pessoais de um médico que demonstra uma profunda sensibilidade ao tema.

Uma leitura enriquecedora!

Jardelsouzaa 14/06/2022

Essencial
"Gene é essa história: a história da busca pela normalidade, identidade, variação e hereditariedade."
Livro rico tanto no âmbito histórico da genética quanto em pesquisas. Serve como complemento para estudantes de saúde em geral. O autor narra bem a história e ilustra muito bem cada momento importante da genética e sua evolução durante o seu desenvolvimento. Recomendadíssimo.

Tina 09/06/2022

Todos os "Gs" da Genética
Em 2018, conheci o Siddhartha Mukherjee através do seu primeiro livro, "O imperador de todos os males" e me apaixonei. A leitura de "O Gene: uma história íntima", seu segundo livro, entrou de imediato na minha lista. Consegui realizá-la esse ano, e continuei apaixonada. Enveredando-se pelo mundo fantástico da genética, Siddhartha esmiúça as descobertas da ciência e as teorias antigas, retornando aos pensamentos de Aristóteles e Pitágoras, passando pelos experimentos de Mendel e Darwin, pela descoberta da estrutura do DNA em um momento emblemático da ciência por Watson e Crick, pelos experimentos com DNA recombinante, e os avanços do conhecimento até o desenvolvimento da terapia gênica, o ápice da genética em humanos. A complexidade do ser humano no que tange à genética torna-se simples nas palavras do autor, que explica com paixão e conhecimento técnico todas as teorias e experimentos que nos trouxeram até o momento presente. Sabemos tanto, com tantos recursos e equipamentos, que podemos descobrir e testar praticamente tudo. Digo praticamente, pois questões morais e éticas se mostram obstáculos quase impossíveis de serem rompidos, dada a complexidade de seus desdobramentos. O livro tem suas mais de 600 páginas, mas elas passam voando. Para qualquer profissional da área da saúde (principalmente biológicas e biomédicas, como eu) é uma leitura indispensável! E para os amantes do conhecimento como um todo, um belíssimo passatempo educativo para aprender a linguagem dos Gs (Genética, Genes, Genomas, Genótipos, etc).

Seishi Alioth 25/05/2022

A grande referência para entender a biologia moderna!
(sumário no final da resenha)

Este é um daqueles livros, com os quais você tem a impressão de ter aprendido mais do que aprendeu em uma disciplina de ensino superior (estou falando isso, pois sou biólogo e, obviamente, assisti a disciplinas como genética molecular).

Apesar de toda a bagagem teórica do livro, um de seus grandes pontos é a fluidez da leitura (Mukherjee é um escritor excepcional!). Há momentos de humor e tensão, que adicionarão bastante na experiência do leitor.

Basicamente o livro se trata da história do desenvolvimento da biologia moderna, começando com seus grandes pilares (Darwin e Mendel) e prosseguindo com o advento do gene no séc. XX. O livro está recheado com as descobertas dos cientistas, além de se aventurar pelas suas vidas profissionais, íntimas e pessoais. É como se você finalmente conhecesse as pessoas por trás daquele monte de nomes que sempre escuta nas aulas da faculdade.

Por fim há vários momentos de reflexão, onde somos levados a refletir sobre questões como "qual seria a diferença entre doença e normalidade?", "existe diferença de fato?", "o quanto eu e você somos iguais?", "o quanto podemos interferir na natureza humana?". Então acaba sendo um livro que te instiga a pensar.

Simplesmente uma das minhas melhores leituras deste ano!

Sumário:
Prólogo: famílias
Parte 1 - A "ciência perdida da hereditariedade"
1. O jardim murado
2. "O mistério dos mistérios"
3. A "lacuna bem grande"
4. "Flores que ele amava"
5. "Um certo Mendel"
6. Eugenia
7. "Três gerações de imbecis é o suficiente"
Parte 2 - "Na soma das partes só existem as partes"
8. "Abhed"
9. Verdades e conciliações
10. Transformação
11. Lebensunwertes leben
12. "Essa molécula estúpida"
13. "Objetos biológicos importantes vêm em pares"
14. "Esse maldito pimpinela fujão".
15. Regulação, replicação, recombinação
16. Dos genes à gênese
Parte 3 - "Os sonhos dos geneticistas"
17. "Crossing over"
18. A nova música
19. Einsteins na praia
20. "Clonar ou morrer"
Parte 4 - "O estudo apropriado à humanidade é o homem"
21. Os tormentos de meu pai
22. O nascimento de uma clínica
23. Intervir, intervir, intervir
24. Uma aldeia de dançarinos, um atlas de pintas
25. "Obter o genoma"
26. os geógrafos
27. O Livro do Homem (em 23 volumes)
Parte 5 - No espelho
28. "Então a gente é igual"
29. A primeira derivada da identidade
30. A última milha
31. O inverno da fome
Parte 6 - pós-genoma
32. O futuro do futuro
33. Diagnóstico genético: "previventes"
34. Terapias gênicas: pós-humano
Epílogo: Bheda, abheda

Eduardo 18/05/2022

Maravilhoso!
O autor consegue trazer leveza e exemplificação para o mundo da genética. A narrativa suave confere aos fatos científicos uma facilidade de assimilação que não se encontra normalmente nesse tipo de livro.