Duas novelas - A Lei e A Enganada

Duas novelas - A Lei e A Enganada Thomas Mann

Resenhas - Duas novelas - A Lei e A Enganada

jota 05/05/2013

Clássico alemão
Thomas Mann é fartamente conhecido como o maior escritor da Alemanha, então não vou ficar aqui tentando explicar suas virtudes literárias para quem o ignora.

A Lei, a primeira novela, é sobre Moisés, que teria recebido de Deus, no monte Sinai, as tábuas da lei, os dez mandamentos. Mas a história desse herói bíblico nos é contada de modo um tanto diverso daquela a que nos acostumamos a ouvir ou ver através dos filmes de Hollywood. Quem leu a tetralogia José e Seus Irmãos sabe do que estou falando. Quem não leu deveria ter lido e aprenderia a não empregar tolamente a expressão "saga literária" para qualquer fabricante de best-sellers em série.

A outra novela, A Enganada, é sobre uma viúva alemã cinquentona, mas ainda em boa forma, que se apaixona pelo jovem professor de inglês de seu filho adolescente, um americano de 24 anos. Nos anos 1920 isso dava muito o que falar, mesmo que o fato ficasse restrito apenas à esfera familiar. Uma longa conversa entre a mãe e sua filha solteirona, que é contra o romance, é o ponto alto desta novela.

Thomas Mann é um autor clássico e nobelizado. Hoje já nem tanto assim lido, mas mais estudado, sabe contar histórias como poucos.

Lido entre 30/04 e 05/05/2013.