A caverna na neve

A caverna na neve Vicki Mackenzie

Resenhas - A caverna na neve

Sandrow 27/03/2024

Inspirador
Tenzin Palmo conta um pouco da sua vida e como descobriu o Budismo Tibetano, indo estudar com monges budistas e por fim se isolando numa caverna no Himalaia. Bela história, com ótimos ensinamentos.

ProfManoel 29/01/2024

Budismo e Mulheres
Esse livro trouxe outra perspectiva sobre as mulheres no budismo. Por ter contato com questões de gênero, raça e religião o budismo me trouxe grandes ensinamentos, mas em todos os textos lidos anteriormente, deixou a desejar em vários aspectos. Aspectos ligados ao agir socialmente e a sua estrutura patriarcal.
Esse livro traz a vida de Tenzin Palmo, umas das primeiras monjas budistas ocidentais, seus 12 anos numa caverna e mais de 30 anos dedicados ao budismo tibetano. Mas também trouxe grandes dificuldades ao encontrar uma estrutura que a excluía.
Os últimos capítulos me trouxeram frescor ao ler sobre como o Ocidente, mulheres ocidentais, na verdade, acrescentaram ao budismo.
Vale muito a leitura para quem busca uma biografia inspiradora, conhecer alguns aspectos do budismo, entender mais sobre questões de gênero nas religiões e também sobre os desafios do budismo enquanto um religião desenvolvida principalmente por homens e para homens.

Joseane 15/06/2023

Inspirador
O livro é uma biografia que relata a extraordinária vida e jornada espiritual de Tenzin Palmo, uma das primeiras mulheres ocidentais a se tornar uma monja budista na tradição tibetana.
O livro conta as dificuldades físicas, as privações e os obstáculos sociais e culturais que ela teve que superar como mulher em um ambiente predominantemente masculino e o machismo existente.
Dessa forma, ela decide mostrar que é possível uma mulher atingir a iluminação, vivendo em uma caverna isolada no Himalaia durante doze anos, sendo três anos sem contato com nada do mundo externo.
É uma obra inspiradora que nos leva a refletir sobre a natureza da vida, a busca pelo significado e a determinação humana em alcançar a realização espiritual.

Jana 11/04/2023

Muita sabedoria
Aprendi muito com esta leitura, em vários momentos tive de parar e refletir comigo mesmo certos ?valores?. Este livro me transformou internamente .Recomendo 100%.

tal 24/03/2022

o caminho iluminado de uma mestra feminina no budismo
Jetsunma é uma das maiores inspirações que tenho em minha vida espiritual. Lembro da primeira vez que ouvi falar da minha budista que passou 12 anos em retiro e de como ela fez a promessa de alcançar a iluminação sendo mulher. Desde então sua história e trajetória espiritual me influencia constantemente.

Sinceramente eu nem vou dedicar muito tempo falando dessa dakini que é a Jetsunma Tenzin Palmo, porque nenhuma palavra do mundo consegue traduzir o sentimento que ela evoca em mim.

Esse livro é um acalento no coração, com a história de uma mulher que se fez ser ouvida e notada dentro de uma religião dominada por homens.

Minha inspiração pra vida!

Rosa254 23/05/2021

Livrar-se do ego é a chave
"É apenas nossa percepção iludida que nos impede de ver o que já temos. Quanto mais você realiza, mais você percebe que não há nada a realizar. A ideia de que existe um lugar onde temos que chegar e algo que temos que atingir é nossa ilusão básica."

Recomendo a biografia de Tenzin Palmo para todos que tiverem interesse em mergulhar na surpresa. É uma leitura fluida e conectada, uma jornada para entender quem nós somos e a relação desarmônica que temos com todos os seres sencientes. O livro consegue despertar em você uma vontade íntima de explorar o espaço interno.

Fabio.Ferreira 01/04/2021

Que livro! A vida de Jetsunma Tenzin Palmo é exemplo de dedicação às Três Joias. Afinal, não é sem uma motivação muito profunda que alguém passa 12 anos em retiro em uma caverna nos himalaias.
É uma leitura que transmite a profundidade do Dharma através da compreensão das experiências de Tenzin Palmo e dos insights que dividiu.

Rodrigo Leão 02/03/2021

Grandiosa
Uma rápida biografia pela vida dessa grande guerreira, história linda ,vale muito a pena , humildade,e força de vontade são suas marcas .

Mariza Matheus 27/08/2017

Adorei a leitura!
Sabe aquele tipo de livro que você se empolga, mas logo se dá conta que vai terminar rapidamente e vc decide ler beeeemmmm devagarinho, só para poder curtí-lo por mais tempo? Bom, assim foi a leitura para mim. Que relato fascinante da vida dela. Uma mulher forte e determinada. A parte do relado do seu retiro na caverna é muito interessante (CALMA, não serei spoiler! rsrs). Quantos obstáculos que ela enfrentou... (ficou curioso(a)? Só lendo para saber quais foram tais obstáculos).
Muitos questionamentos sobre a questão do papel da mulher no budismo. Recomendo a leitura! Pena que acabou... Já estou na saudade hehehehe
Abraço a todos,
Mariza
Mariza Matheus 27/08/2017minha estante
PS: Ela vai estar no Brasil em março de 2018.

Aria 30/08/2017minha estante
Um dos meus livros preferidos na área da espiritualidade...

Aria 30/08/2017minha estante
Um dos meus livros preferidos na área da espiritualidade...