O Filho de Machado de Assis

O Filho de Machado de Assis Luiz Vilela

Resenhas -

ThelioFarias 18/05/2017

Machado deixou descendente?
"O Filho de Machado de Assis", do escritor mineiro Luiz Vilela, é um ótimo livro sobre um professor que descobre que Machado de Assis teve um filho, o que desmentiria a máxima de Brás Cubas, "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria", considerada uma confissão autobiográfica machadiana. Aí começa a trama e os diálogos entre o professor e seu aluno, diálogos que são os pontos alto do livro - Luiz Vilela é considerado o mestre dos diálogos da literatura brasileira. Excelente livro com um final imprevisível.

Valnikson 30/12/2016

Literafilia: Sobre as Paternidades de Machado de Assis
O fascínio pelo escritor Machado de Assis persiste de maneira impressionante, fato manifestado na intensa produção impressa que o têm como centro das atenções. Não contestando sua enorme habilidade artística e obliquidade de estilo, é certo que a posição historicamente construída de “maior figura” da literatura nacional muito contribuiu para esta conjuntura de febril estima e interesse. Ao mesmo tempo em que se alimentam teorias sobre aspectos particulares do passado do autor, surgem novos olhares sobre a influência de sua trajetória pessoal nas obras que publicou, aquecendo o meio acadêmico e a própria criação ficcional brasileira. Todavia, junto a descobertas importantes para a crítica, também são estimuladas diversas hipóteses de foro íntimo, como a que abrange a ocultação de um suposto filho fora do casamento. Tal pressuposto chegou a ser apontado como forma de desrespeito à sua memória por admiradores mais rígidos, ressaltando certa “sacralização” atribuída ao nome deste ilustre homem de nossas letras. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/12/29/literafilia-sobre-as-paternidades-de-machado-de-assis/