Tao Te Ching

Tao Te Ching Lao-Tsé

Resenhas - Tao Te Ching

Tiago600 08/07/2022

A Eternidade e um Dia

Em tempos tão atribulados (para dizer o mínimo), carecemos de mais momentos contemplativos, dar voz à imaginação, nos atentarmos ao cheiro do pão quente, perceber o vibrar do toque na tenra carne que subjaz em nossa pele, escutar o silêncio, repousar.
Para além do minimalismo intrínseco da presente obra e de seus versos cortantes, sou fascinado pela visão do mundo asiático e do oriente que insistem em se desdobrar na cronologia da história se demonstrando como um eterno convite imersivo sobre um ponto na infinidade do "aqui" em relação ao existir.
Como diria um veda budista: "A flor perfeita é uma coisa rara. Você pode passar a sua vida inteira procurando uma e, ainda assim, não seria uma vida desperdiçada."

daniel.gumiero 04/10/2017

Este livro é essencial para todos que buscam compreender melhor a filosofia e o pensamento do extremo oriente. Feito através de pequenos trechos, é interessante o meditar e as conclusões que se podem chegar de cada página lida.
Para aqueles que não estão acostumados com a simbologia e o subjetivismo dos escritos orientais, de início enfrentarão dificuldade nos versos (que podem gerar milhares de interpretações na mente dos leitores). Mas a medida que vai chegando ao final do livro, é possível criar um quadro geral e deixar amadurecer tais ensinos na mente.
Em especial, a edição da Martins Fontes trabalha com uma tradução ótima e simples (porém sem perder a qualidade do texto original). Pequenos detalhes em outra cor (como se fosse carimbo) também tornam o livro bonito aos olhos do leitor. Nunca me arrependi de ter comprado um livro da Martins Fontes, muito embora tenham outras editorar no mesmo nível (e outras bem ruim).