A guerra do Paraguai

A guerra do Paraguai Luiz Octavio de Lima

Resenhas - A guerra do Paraguai

João 21/05/2023

Contra o revisionismo
O livro mostra que realmente o Paraguai e solano Lopes foram os maiores culpados por esse capítulo negro da história da América do Sul.

Vini Coletta 04/01/2023

Um dos, senão o melhor livro sobre o assunto
A Guerra do Paraguai é um evento até hoje envolto em incertezas, mistérios e mentiras de ambos os lados, algumas delas passadas adiante inclusive pelas próprias instituições de ensino. Felizmente, Luiz Octavio de Lima foi capaz de jogar uma nova luz sobre o conflito, desmascarando mitos e expondo a verdade em uma obra de ritmo adorável, não sendo muito lenta a ponto de ser entediante, nem rápida demais de forma que só toque no assunto superficialmente.

Os líderes e seus países são apresentados da devida forma afim de dar um melhor contexto histórico e geopolítico da guerra, e se tornam personagens ao longo do livro tornando tudo ainda mais didático. Não me recordo de ter visto nada similar em outros livros de história.

A escolha de fontes também é louvável, com as obras visuais de Cândido Lopez, soldado que viu, retratou e lutou na guerra pela Argentina, citadas e muitas inclusas em uma fascinante coletânea de imagens que está presente pouco após a metade do livro. Outros registros contemporâneos de combatentes foram consultados e incluídos, e a obra prima "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto, também é citada.

Leitura obrigatória para todos aqueles que visam uma educação mais iluminada e correta no que diz respeito ao maior conflito armado que o Cone Sul já viu, e não sabem por onde começar. A linguagem é simples e o livro é acessível, tornando-o perfeito para iniciantes e para qualquer um que tenha apreço por historiografia de qualidade e honesta.

Pedro Ferrari 28/12/2023

Fundamental para quem quer entender a consolidação do Brasil como pais, e os pilares da queda da monarquia

Augusto Bogo 14/01/2022

Incrível
Livro mais do que necessário para se conhecer mais da história do Brasil e dos vizinhos.
Muito bem escrito!

Janduy 27/02/2020

Denso
O livro possui bastante informação mas achei de certa forma cansativo em alguns pontos o que nos traz o esforço pra continuar avançando, mas fora isso é muito bom.

Léonard Leroad 18/01/2020

Ótimo livro da História Brasileira
Livro informativo de valiosíssimo conteúdo sobre um dos episódios mais polêmicos da história da América Latina. Um livro acadêmico que pode ser lido como um bom romance graças a escrita fluida, que amarra o leitor na história real que mais parece ficção. Recomendado para os interessados em estudar o período ou simplesmente para os que procuram um bom livro do gênero.

Ju 31/12/2018

História é vida
Lidamos com a História desde sempre, temos a nossa propria história, a história de nossa família e claro a de nosso país. Na história do Brasil entre encontros e desencontros políticos e sociais, a Guerra do Paraguai é um desses momentos, estudamos na escola mas dificilmente lembraremos dela mais tarde, nesse livro o autor buscou conhecer mais dessa história e dividi-la com os leitores, eles traz um grande número de documentos históricos mostrando como estão os países beligerantes antes, durante e após o conflito que acabou com a Tríplice aliança como vencedora mas que mesmo assim tão derrotada quanto o próprio Paraguai. Mesmo sendo um livro de História achei a escrita bem enfadonha levando mais tempo do que o normal para terminar a leitura. Pra quem gosta de exposição de documentação em narrativa simples e direta é um bom livro para aprender um pouco mais sobre esse tema da história.

Juliana 30/03/2018

Interessante e esclarecedor
Aprendi muito com esta leitura. Li aos poucos, achei um pouco cansativo, não conseguia ler muito seguido. Mas o saldo foi positivo. Um ótimo livro, com muita informação, claro, conciso, objetivo, esclarecedor. Debate algumas ideias enraizadas em nossa mente devido ao aprendizado escolar. Guerra é sempre guerra, muitos perdem, horrores e atrocidades cometidos, absurdos! Recomendo a leitura, para aprender e refletir.

Neto.Antonelli 06/12/2017

Uma leitura dinâmica de uma época de muitas mudanças na América do Sul
Com uma escrita bastante fluída, o autor consegue, de forma objetiva e dinâmica, nos apresentar o contexto dos protagonistas deste momento tão transformador da história da América do Sul.

Não tem como não dizer que vale muito conhecer esta história tão bem contada pelo autor.

Igor13 04/09/2017

Ótimo resumo do conflito e seus personagens principais
Gostei do livro porque o autor é fiel às pretensões do livro: ser um resumo do conflito que expõe diferentes versões e opiniões.

O livro portanto não tenta impor uma verdade final, mas traz visões conflitantes e muitas referências interessantes para aqueles que quiserem adentar mais profundamente no assunto.

Destaco ainda que apresenta leitura bastante agradável, como comentado por outros leitores neste site.

Recomendo!
Rodrigo 21/10/2017minha estante