Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria ("O Caso Dora") e outros textos Sigmund Freud

Resenhas -

Abinaécia 29/09/2023

Quem silencia com os lábios, fala com a ponta dos dedos, delata-se por todos os poros.
Por isso a tarefa de tornar consciente as coisas mais ocultas da psique é perfeitamente exequível.
(Sigmund Freud)

luhodf 06/07/2023

Freud foi um grande lunático que passou aqui nesta terra.

Claro que pra época TALVEZ isso explicasse algumas pequeníssimas coisas e dúvidas que as pessoas tinham a respeito da sexualidade, mas explica do jeito mais absurdo, homofóbico e incestuoso possível.

Sinceramente não sei se ele queria escandalizar ou só era lelé da cuca mesmo.

Ler esse livro e assistir a um show do Skylab é a mesma coisa (tirando a parte do homofóbico e incestuoso).

Jessica.Jerusa 28/12/2022

Me vejo em Freud
Eu achava um tremendo exagero quando as pessoas diziam que para Freud tudo é sexualidade, e agora após ler esse livro eu entendo o porquê.
Embora muitas das ideias de Freud tenham sido desmistificadas, muitas outras foram reafirmadas e aperfeiçoadas, o que me permitiu manter um diálogo com o Freud e as teorias Psicanalítica atuais.
Espero ler os outros da colação.

Leandro190 15/12/2022

Ou gosta você ou a "Dora"
Um livro pra quem gosta de psicologia e mais especificamente para quem se identifica com uma abordagem mais psicanalítica da Psi. O ponto alto do livro é a descrição do caso "Dora". Gostando ou não de Freud é fantástico ler a descrição desse caso, perceber como se dá, na prática, uma análise. Achei muito interessante como ele explora os conteúdos dos sonhos. Possivelmente terei que continuar a leitura da obra de Freud pela "Interpretação dos Sonhos". Que venha mais psicanálise, mais isso será só o ano que vem.
Line Garbelin 17/12/2022minha estante
sempre quis ler esse livro, a Interpretação dos Sonhos, mas não li exatamente nada sobre freud, só vi aquela série que é a maior fumação de banana kkkk

Adriana Scarpin 12/01/2022

Depois do ano passado estudando Lacan e Deleuze, é um prazer voltar a Freud que escreve de forma delicinha de ler.
Já havia lido esses textos presentes nesse volume 6 da Companhia das Letras na versão Standard da Imago, isso lá no início da faculdade, quando eu não era muito impressionada com Freud, mas relê-lo agora foi super bem-vindo.
Só comecei a gostar de Freud quando conheci Lacan, sob a ótica lacaniana Freud se torna muito mais interessante e palatável e foi o caso de revisitar essa leitura.
Um problema que achei aqui foi insistirem na tradução de trieb como instinto, isso me deixou tão puta que nem sei. PULSÃO PULSÃO PULSÃO.
Mesmo respeitando Freud enormemente hoje em dia, ainda acho que às vezes ele força a mão nas interpretações para encaixar em qualquer coisa que ele enfia na cabeça, cinema e literatura desenvolveram meu modo de pensar analítico enormente e suponho que a literatura fez o mesmo pelo Freud, pelo menos é o que dá para entender de suas análises, mas parece que às vezes ele esquece que está lidando com seres humanos e não com obras estéticas de ficção cujas interpretações nos deixam mais livres para criar encima das mesmas.
Enfim, é um puta livro (como toda a obra do Freud), mas use com discernimento.

Giovana456 29/12/2021

Não sei se seria um livro do interesse do público geral, mas aos interessados em psicanálise, acaba sendo um livro ótimo com alguns casos muito relevantes e interessantes de se analisar

-Lara 27/03/2021

O caso Dora é muito interessante. Livro essencial para quem gosta de psicanálise.

Monique 28/10/2020

Necessário
Um livro mais que necessário a quem se interessa pela psicanálise, um caso clássico de Freud onde Dora é uma jovem histérica de 18 anos e esse caso é paradigmático pois Freud monta a partir das lacunas que ela vai deixando.

Paulo Silas 26/04/2020

O volume 6 das "Obras Completas" de Sigmund Freud reúne os trabalhos produzidos pelo autor entre os anos de 1901 a 1905, compreendo os clássicos "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" e "O caso Dora", além de alguns outros como "Meus pontos de vista sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses" e "Personagens psicopáticos no teatro". Com a excelente organização da editora Companhia das Letras e a tradução do alemão realizada por Paulo César de Souza, o que se tem nesse volume é mais um trabalho primoroso. Com os dois principais textos preenchendo quase que o livro por completo, uma vez que os demais são escritos muito mais curtos, o volume acaba sendo muito mais que um livro. Seja como for, tem-se aqui um grande material de leitura e pesquisa da psicanálise.

Em "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade", Freud se lança a estabelecer "o quanto se pode conhecer sobre a biologia da vida sexual humana com os meios da pesquisa psicológica". Para tanto, inicia sua abordagem analisando o que chama de aberrações sexuais, onde expõe os desvios no que diz respeito ao objeto sexual, bem como os relativos à meta sexual. Aqui, perversões (divididas entre aquelas consideradas normais e as que passam a ser consideradas patológicas), instinto sexual, as zonas erógenas e a questão da sexualidade perversa nas psiconeuroses são pontos trabalhados com ênfase pelo autor, estabelecendo assim o caminho para tratar do outro grande tema desse escrito, a saber, a sexualidade infantil. Nesse tópico, Freud expõe a latência sexual da infância, suas manifestações e metas (pontuando que seriam três as as características essenciais dessa manifestação sexual: o surgimento como apoio numa função vital do corpo, o autoerotismo e a mta sendo dominada por uma zona erógena), trilhando de igual modo um caminho para chegar no terceiro tópico desse escrito: as transformações da puberdade. De toda a análise realizada, Freud elucida algumas questões como a repressão e a sublimação, destacando ainda que "se as pessoas fossem capazes de aprender com a observação direta das crianças, esses três ensaios poderiam muito bem não ter sido escritos".
Já em "Análise fragmentária de uma histeria ("O caso Dora")" o que se tem é a exposição de um caso de uma paciente de Freud - um dos seus mais conhecidos. O psicanalista relata todo o quadro clínico de uma paciente sua, sob o pseudônimo Dora, cujo tratamento (incluindo a interpretação de dois sonhos) não exitoso durou apenas poucos meses. Traz ao público todos os detalhes do tratamento, com a consequente narrativa sobre a vida de Dora: seu relacionamento familiar com seu pai e sua mãe e a peculiar amizade com o Sr. K. e a Sra. K - um casal de amigos da família que se descobre envolver questões muito mais complexas e delicadas que apenas o sentimento de amizade.
Nos demais textos, muito mais concisos conforme já se apontou, tem-se um resumo do método psicanalítico criado por Freud, alguns apontamentos sobre a psicoterapia, uma breve exposição sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses, uma análise do drama teatral por uma viés psicológico e psicopatológico e algumas renhas e curtíssimos textos publicados no período compreendido por esse volume.

Os anos que compreendem os textos publicados nesse volume eram os primeiros após a criação/descoberta proposta do método psicanalítico, de modo que além de se observar que muito do que Freud desenvolveu ainda estava em seu formato embrionário, verifica-se nos textos que há ênfase e reiteração em ideias que haviam sido recentemente lançadas, explicando Freud por vezes a gênese da psicanálise a fim de defendê-la e afastar os preconceitos e resistência que o método encontrava. Obra necessária e devida, portanto, para o estudo da psicanálise freudiana.