Tolkien

Tolkien Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Edgar Augusto 13/03/2021

Descobrindo como criar algo que dure pela eternidade
Nesse texto vamos conhecer quem realmente era Tolkien, como desenvolveu seu gosto pela leitura e pela escrita, a vida acadêmica, seu casamento, mas principalmente como ele se dedicou até às últimas consequências para ver a obra da sua vida publicada como ele a concebeu. Seu preciosismo descritivo só se compara ao da própria criação em si. Ele não criou uma história épica, ele criou toda uma realidade desde sua origem universal até seus anos derradeiros, isso se pegarmos apenas Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis. A bibliografia deixada pelo mestre é vasta e variada, mas sua vida foi dedicada à Terra Média. Vale a pena até para quem não é fã de seu trabalho.

@otiobacca 28/02/2021

Minha primeira biografia. Nunca me interessei muito em biografias e quis fazer minha estréia com a vida de um autor que admiro muito. Apesar de perceber algumas falhas na escrita, considero uma boa leitura para que gosta de Tolkien, sua vida e sua obra.

Inclusive já estou mirando J.R.R. Tolkien - Uma Biografia, por Humphrey Carpenter, que dizem ser A biografia definitiva.

Enfim, só constatamos uma verdade já conhecida: Tolkien é O Senhor da Fantasia. Gostei e recomendo.

Kelly 07/01/2021

O autor da fantasia
Eu simplesmente amo os livros que formam a história ?O senhor dos anéis?. Não os conhecia antes de lançarem os filmes, ganhei o volume único da minha mãe e devorei o livro em uma semana. Gosto tanto da história que minha aliança de casamento tem uma inscrição no idioma élfico. Não costumo buscar saber sobre os autores de obras que li, mas Tolkien me despertou uma curiosidade sobre a vida dele, eu queria saber como alguém foi capaz de criar um mundo em sua cabeça. Pesquisei um pouco sobre as biografias que contavam a vida de J. R. R. Tolkien, e encontrei essa biografia escrita por Humphrey Carpenter. Humphrey foi um biógrafo premiado, inglês e que viveu boa parte da vida em Oxford. Mesma universidade onde Tolkien se formou e trabalhou como professor por anos. Esta biografia é considerada por muitos, a melhor biografia sobre o autor de O Senhor dos Anéis.

Na minha cabeça Tolkien era como um Hobbit, pequeno, com seus coletes coloridos e um cachimbo. Bem, após ler sua biografia tenho certeza. Em determinado momento Humphrey cita um trecho escrito por Tolkien sobre essa comparação, ele mesmo se via nos Hobbits. Não gostava de longas viagens, apreciava a companhia dos amigos, possuía um humor peculiar e amava cerveja. Gostava tanto da bebida que Edith, sua esposa, costumava dizer que a casa tinha cheiro de cervejaria devido um barril de cerveja que costumava ficar pingando. Humphrey ainda escreve que J. R.R. Tolkien reprovava biografia como recurso de apreciação literária e que sua verdadeira biografia está dentro de suas obras.

O livro foi divido em partes de acordo com cada etapa da vida de Tolkien, e inicia com uma visita de Humphrey à casa de Tolkien. Na sua infância teve pouco contato com uma família, mas demonstrava traços de que seria um artista. Gostava de fazer desenhos, principalmente referente às paisagens que conhecia. Sentia se muito bem em meio a natureza e era avesso ao desenvolvimento que destruía essas belas paisagens. Desde pequeno demonstrava interesse pelas línguas, principalmente pelo finlandês , inglês e galês. E através do seu interesse pela formação das palavras começou criar línguas. Essa paixão se tornou sua profissão e como professor cativou diversos alunos durante a docência.

Tolkien casou e teve quatro filhos. Apenas um de deus filhos se enveredou pelo mundo das letras como seu pai, Christopher Tolkien, que participou da criação da sua obra mais famosa, além de participar de Silmarillion.

Tolkien era apaixonado por lendas de origem anglo-saxônica, e se inspirava nessas lendas para escrever seus poemas. Durante seu período escolar e acadêmico participou de grupos de homens apreciadores desse tipo de literatura. Durante as reuniões dos grupos eram discutidos temas e até mesmo eram recitados textos escritos pelos participantes.

Em um desses grupos Tolkien fez amizade com C. S. Lewis, o autor de As crónicas de Narnia. Para homens que viveram a guerra e que perderam amigos durante os confrontos, a amizade masculina era um ponto muito importante na vida deles.

Dentro do Inklings diversos temas eram discutidos, em uma dessas discussões Lewis voltou a ser cristão, causando ciúmes ao Tolkien que era católico. As obras O Hobbit e O senhor dos Anéis foram discutidas dentro do grupo, mas as alterações sugeridas nem sempre foram acatadas, a mente de Ronald Tolkien era única e muitas vezes incompreendida.

O Hobbit surgiu inspirado nas lendas estudadas por Tolkien, surgiu como um livro infantil, escrito de um pai para seus filhos. Ronald lia muito para seus filhos, e as vezes criava histórias para eles, inclusive no natal escrevia cartinhas como se o Papai Noel escrevesse para as crianças contando como foi seu ano, cartas ricas de fantasia como suas obras. Quando o Hobbit foi publicado o sucesso não era esperado. A editora cobrou a continuação, mas Ronald demorou 12 anos para entregar O Senhor dos Anéis.

A história tomou vida própria, deixou de ser um livro infantil, e se tornou a continuação de Silmarillion, que ainda não havia sido publicado. Tolkien exigia nada menos que a perfeição, e alterou as histórias diversas vezes, criou famílias, criaturas, línguas, mundos. Levou a vida escrevendo Silmarillion.

Não esperava o sucesso que sua obra trouxe, e esse sucesso não alterou em nada esse professor que gostava da vida simples que levava.

Morreu e deixou várias obras inacabadas, por conta de seu perfeccionismo. Essas obras foram publicadas posteriormente por seu filho Christopher.

Não consegui ler ainda Silmarillion. Iniciei mas abandobei. Me senti fascinada pelo livro. Agora após saber que essa obra levou uma vida inteira para ser escrita com certeza lerei com mais paixão por esse mundo de fantasia.

Felipe.Murta 31/12/2020

Um prato cheio pra quem quer se informar mais sobre Tolkien
Nunca tinha lido nada a respeito de Tolkien, só conhecia suas obras pelos filmes do Peter Jackson.

Interessante o contexto conturbado em que cresceu: a perseguição religiosa que sua família sofria por terem se convertido ao catolicismo, sua participação como soldado na Primeira Guerra Mundial, a amizade com C.S. Lewis.

Enfim, a própria vida do autor foi uma verdadeira aventura. No embalo, acabei lendo O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, todas obras primas.

Diogo.Assuncao 26/12/2020

O Gênio Tolkien
Nascido na África do Sul, criado na Inglaterra, padecido sobre os céus de Gondor.
John Ronald Reuel Tolkien, ou professor Tolkien foi um homem visionário, trouxe a nós um mundo vasto e complexo iniciado em O Hobbit, levado a O Senhor dos Anéis, trabalhado no Silmarillion e até hoje sendo redescoberto por todos aqueles e todas aquelas que se permitem viajar num mundo único.
Ronald não era só um escritor, mas um soldado que fora a primeira guerra e um excelente professor.
E usou dessas experiências pra talvez trazer mais realidade as palavras que colocava no papel, tornar quase que palpável a imaginação sua para que tivéssemos a possibilidade de desfrutar melhor de cada livro.
Michael White fez um trabalho belíssimo juntando cada fragmento, desde anotações em guardanapos até relatos familiares pra nos trazer essa biografia que é tão empolgante quanto as histórias do mestre da fantasia.
Um livro que todo amante da arte literária deveria ter em sua biblioteca para quando a fé nas palavras por vezes falhar.

Marcio 26/10/2020

Não faz jus ao Prof. Tolkien e nem a categoria de biografia.
Se estiver procurando uma biografia do Tolkien leia o livro do Humphrey Carpenter lançado pela Harpercolins. Esse livro é um apanhado de notícias esparsas, paráfrases da biografia de Carpenter e uma série de achismos, alusões e interpretações que o autor tira da própria cabeça que as vezes se esquece do biografado e vira um ensaio de suposta erudição do autor do livro. Apesar da edição física ser impecável (fica muito bonito da estante) não vale a pena como leitura.

Vini 03/09/2020

Sobre o livro
O livro nos mostra a vida de J.R.R.Tolkien, do seu nascimento até sua morte, como ele se tornou um dos maiores professores de Oxford e grande escritor, nos mostra o que lhe deu espiração para escrever O Senhor dos Anéis.
Nosso eterno Senhor da Fantasia.

Rodrygo Raasch 07/07/2020

DICA DE LEITURA: J. R. R. TOLKIEN – O SENHOR DA FANTASIA
Provavelmente o ilustre leitor já ouviu falar acerca de O Senhor dos Anéis, ou talvez de O Hobbit. Não querendo ser insistente, mas também nomes como Gandalf, Aragorn, Bilbo Bolseiro ou Frodo sejam familiares. Em última tentativa quem sabe já ouvira acerca de Anões, Elfos, Orcs, Ents ou quiçá sobre Magos e seus inúmeros poderes?

Bem, o que os referidos nomes têm em comum? Ambos foram criados ou desenvolvidos por Tolkien em sua epopeia mágica da Terra-Média, onde as referidas criaturas habitavam e guerreavam por seus interesses.

Tolkien é autor de inúmeras obras de ficção, entre as mais famosas podemos mencionar a trilogia do Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Mestre Gil de Ham, Os Filhos de Húrin, Sr. Bliss, e Beren e Lúthien. O escritor em questão está entre os que mais venderam livros na história da humanidade, sendo que O Senhor dos Anéis alcançou até 2007 a impressionante marca de 150 milhões de exemplares vendidos, seguido pelo O Hobbit com mais de 100 milhões de cópias.

A obra aqui sob sugestão (J R. R. Tolkien – O senhor da Fantasia de autoria de Michael White) não trará uma resenha detalhada ou panorama geral das principais obras do autor, perdão se frustrei algum leitor. Contudo, trará de forma sintética os principais acontecimentos e influências que o autor em comento teve em sua trajetória, uma vez que, trata-se de obra biográfica.

Importa citar aqui a necessidade de se conhecer o contexto histórico e influências que um autor recebeu em sua trajetória para que se possa interpretar mais corretamente os seus livros e poder com mais exatidão emitir qualquer parecer. À guisa de exemplo podemos citar um argumento recorrente na crítica literária: o Senhor dos Anéis retrata uma sociedade sem religião, portanto é obra anticristã.

Acerca da ponderação anterior, é possível afastá-la freneticamente ao conhecer um pouco da história do Autor, que era católico praticante e, em virtude de sua religiosidade apurada se afastou de inúmeros amigos que praticaram atos que ia contrariamente aos ensinos cristãos da época. Assim, não os parece que o mesmo autor cristão praticante iria produzir uma obra anticristã, o ilustre leitor percebe a incongruência?

Continuando, apesar de que não está explícito em O Senhor dos Anéis a religião, contudo, como inúmeras vezes reconheceu o próprio Tolkien, os ideais cristãos estão presentes, visto que há inúmeras passagens em que a humildade, a amizade, a justiça, a verdade, a solidariedade e lealdade se fazem presentes.

Apesar do exemplo ser simples, deixa escancarado os benefícios de se conhecer a vida do autor para posterior leitura e interpretação da sua obra.

Não posso me eximir de tecer alguns elogios a editora DARKSIDE pela belíssima obra publicada, com preço acessível.

site: https://1995literatura.wordpress.com/2019/08/15/dica-de-leitura-j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia/

Gustavo 05/07/2020

Sempre será o nosso mestre e senhor da fantasia...
"Se alguém não gostou dele, nunca irei confiar em seu julgamento literário a respeito de mais nada." (W. H. Auden
Como não começar com essas palavras para "tentar" resumir a biografia de uma das mentes mais brilhantes que habitaram a Terra e criou, não apenas um mundo fantástico, mas com personagens fantásticos e uma história INDESCRITÍVEL.
Michael White se incumbiu de uma tarefa hercúlea, porém, discorreu com maestria a vida do Senhor da Fantasia.
Um livro "pequeno" para os atributos por trás da lenda que se faz de John Ronald Reuel Tolkien, ou Ronald para os familiares e amigos, ou J. R. R. Tolkien, professor e mestre da fantasia.
White buscou fontes riquíssimas para contar (ou tentar) a história desse cara que influenciou gerações e mesmo hoje, 83 anos após a primeira publicação do O Hobbit, ainda adentra as casas e mentes de leitores do mundo todo.
White foi atrás de minúcias que contam a amizade de Tolkien com C. S. Lewis, a vida acadêmica, as inúmeras diferenças entre Tolkien e seus editores, a vida familiar e o como ela foi administrada durante a criação dos filhos e dos livros.
Um livro para conhecer um pouquinho mais do mestre e senhor da Fantasia.
Uma leitura fácil e de grande valia para você fã da Terra-Média.
Um livro essencial para você que ainda não adentrou ao universo dos hobbits, elfos, orcs.
Se dê a chance para saber um pouquinho mais desse gênero que arrebata fãs até os dias atuais, quem sabe você não queira saber onde os hobbits vivem...

IGuittis 30/06/2020

Essa foi a primeira biografia que eu li. Não sou muito fã do estilo, porém foi interessante descobri as curiosidades sobre a vida desse autor que admiro.
Eu achei a narrativa um pouco maçante na descrição da infância do Tolkien, porém comecei a me apaixonar pelo livro quando ele começa seus esforços para escrever O Hobbit.
Uma mente grandiosa, um homem teimoso. Vale a pena a leitura.

floramorim_in 16/06/2020

O Senhor da Fantasia
Uma vez ouvi que o original é aquele q está mais perto da origem , esse foi Tolkien , colocando a si próprio na sua obra é capaz de nos encontrar no nosso "inconsciente coletivo" como diria Carl Jung ... Todavia, não sendo a biografia autorizada tem alguns deslizes .. indico a biografia de Humphrey Carpenter

Babi 07/06/2020

Nesse exemplar temos a biografia de J.R.R. Tolkien, um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos e considerado o de maior sucesso do século XX.
O autor conta a trajetória de vida de Tolkien,desde a infância na África do sul, o retorno de sua famiia para a Inglaterra, as dificuldades que passaram, os esforços para conseguir entrar em Oxford, o período das guerras, o árduo percusso que ele percorreu para a publicação de seus livros, a amizade com C. S. Lewis (autor de As crônicas de Narnia) , seus últimos anos de vida e a herança do seu legado.
Tokien teve muitas dificuldades para chegar ao sucesso e o autor nos conta todo o caminho trilhado pelo senhor da fantasia.
Em alguns momentos, a leitura fica um pouco mais parada e cansativa mas ainda assim conseguiu me prender, pois a cada capítulo eu queria saber mais e mais. O autor tenta ao máximo nos mostrar a personalidade forte porém amorosa de Tolkien, e toda sua genialidade ao criar duas maiores história de fantasia “o hobbit” e “o senhor dos anéis”.
Enfim, talvez por ser uma biografia não agrade a todos os leitores mas eu adorei! Achei incrível a história de vida de Tolkien e fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais obras suas.

site: https://www.instagram.com/p/B6rFdyvDLur/

Gustavo Pinheiro 05/06/2020

Livro muito bonito e bem feito, aprendi muito sobre a vida de um dos maiores escritores da história, J.R.R.Tolkien!! Uma história de batalhas, erros e conquistas, simplesmente sensacional!! As imagens que contém na obra nós ajuda a imaginar o cenário da época.