Tolkien

Tolkien Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Jhonatas Elyel 13/01/2015

A Lenda Vive...
Quando se pega um livro para ler na sexta-feira e ao anoitecer da segunda seguinte o livro foi terminado não resta dúvidas de que, ou a história era fascinante, ou o autor escrevia muito bem, ou os dois. Michael White certamente conhecia o professor Tolkien e iniciou sua trajetória de tal forma que não pude conter as lágrimas, mas confesso que não foi, em grande parte, sua habilidade com as palavras que me fizeram devorar está biografia, mas sim a vida simplesmente incrível do biografado.
Sul africano por nascimento, inglês por natureza e condadense por essência... Assim pode-se definir a história deste homem que com sua imaginação brilhante e valores firmes brincou o mundo com a melhor obra de ficção do século XX. Tolkien foi um gênio, Tolkien foi um louco, amou a família e se dedicou com afinco a carreira acadêmica, viveu sua própria época e habitou sua própria terra: a Terra-média.
Como qualquer ser humano teve seus defeitos, e certamente não foram poucos, mas alguns foram exatamente o fator principal para que se tornasse aquilo que é hoje e que certamente será para sempre, confundindo-se em algum momento, com sua própria obra, uma vez que, apesar de separados, ambos podem ser perfeitamente a mesma coisa. Tolkien é um hobbit viciante...
Sobre a biografia em si o autor traz diversas referências, sejam de críticas ou outras biografias, entrevistas e afins, com o próprio Tolkien ou com pessoas próximas à ele. A tradução peca apenas, talvez, na pressa. Apesar de ser uma biografia com mais de dez anos parece ser uma primeira edição publicada no Brasil, que consta com diversos erros de linguagem, além de alguns trechos, aparentemente, mal traduzidos. No geral são falhas perdoáveis, que em nada atrapalham a leitura, mas que irritam os que, assim como o professor Tolkien, tem um apreço especial pelas palavras.
Uma obra adorável sobre um homem fascinante! Imperdível para todos aqueles que amam sua obra e querem entender mais sobre sua vida e suas motivações.

Amanda 22/12/2014

John Ronald Reul Tolkien! Eu nunca tinha imaginado o que o R.R. queria dizer, e agora posso falar, felizmente, que sei.

Eu amo biografias, e essa do Tolkien surrupiou o primeiro lugar que antes pertencia a de J.D. Salinger. É apenas a sexta que eu li (sétima, se O diário de Anne Frank contar como biografia), e o motivo de gostar tanto deste gênero é o fato de podermos aprender com o erro alheio, além de saber um pouco mais sobre a vida daqueles que tanto admiramos.

Eu fiz uma ‘promessa’ para mim mesma, que leria todos os livros do Tolkien em inglês. Isso porque estou tentando cada vez mais ler os livros em sua língua original (quando acho para comprar aqui no Brasil), e porque tamanha criação merece ser lida na íntegra com todos seus nomes originais. Além do fato de que há boatos de que a tradução de seus livros, no Brasil, não é muito boa.

Até o presente momento apenas li O hobbit e O senhor dos Anéis: A sociedade do Anel. Preciso nem dizer que após ler este livro fiquei muito mais animada para ler os outros, apesar de já ter visto os filmes.

Mas, voltando para o livro em si, Michael White está de parabéns. Com uma escrita cativante e simples, ele conseguiu abordar todos os pontos interessantes e impactantes da vida de Tolkien (o que não achei possível já que o livro em si tem 230 páginas – o restante sendo fotos e apêndice).

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi o fato de Tolkien ser um Católico devoto, beirando ao fanatismo e conversadorismo (e o fato dele ter nascido na África do Sul). Isso porque eu já tinha ouvido falar que Ronald (como era conhecido) criticava As Crônicas de Nárnia, de seu amigo C.S. Lewis, pelo seu tom religioso. A amizade dos dois autores era algo que eu tinha interesse de conhecer também. E o que mais me espantou foi o MOTIVO dos dois terem se distanciado – para saber o porquê, leiam o livro. Apesar disso, mesmo anos sem terem muito contato, isso não impediu Lewis de escrever um lindo prefácio para a primeira edição de O Senhor dos Anéis (enquanto Tolkien praticamente odiava tudo o que o amigo escrevia).

Órfãos do pai pouco depois de nascer, e da mãe alguns anos depois, Tolkien e seu irmão, Hilary, tiveram uma infância difícil sob os cuidados do amoroso Padre Francis (amigo da família). Difíceis pois seus pais não haviam deixado nada substancial para eles. Com seus esforços, Ronald conseguiu uma bolsa de estudos no Colégio King Edward e, de lá, ingressou na faculdade de Exeter, em Oxford, onde estudou Cultura Antiga e Mitologia, e depois Língua e Literatura Inglesa.

Tolkien conheceu aquela que viria ser sua mulher por mais de 50 anos quando ainda era muito novo, aos 15. A história de Edith e Ronald é algo muito bonito e não vou dar spoiler disso (hahaha).

Dá para ver a necessidade de Tolkien de companhia masculina devido a quantidade de grupos em que ele participou ativamente. Em seu tempo no Colégio King Edward, ele e três amigos fundaram o T.C, B.C; nos tempos da faculdade havia outro grupo (que eu não lembro o nome), mas que durou pouco tempo por causa da Primeira Guerra Mundial, e, o de sua época como professor e o mais famoso, os Inklings – que entre seus participantes também estava C.S. Lewis.

O livro não é grande, então não irei entrar em muitos detalhes sobre a vida do senhor da fantasia. Uma das coisas interessante em sua vida, foi como ele conseguiu administrar suas aulas da faculdade, dar aulas particulares, corrigir provas da School Certificate para ganhar mais dinheiro, cuidar da família e ainda criar este incrível mundo.

Tolkien lia O Hobbit para seus amigos do Inklings, e foi assim que conseguiu seu primeiro contrato com uma editora. O livro fez bastante sucesso para algo que até então era inédito na literatura. Sua editora logo requisitou uma continuação. Demorou mais dez anos para que ele criasse O senhor dos Anéis, e mais cinco anos para ser definitivamente publicado. Demorou menos que isso para virar um fenômeno mundial.

Admito que eu teria muita vontade de conhecer Tolkien, através das palavras de Michael White dá para perceber o homem brilhante e distinto que foi. Assim como dá claramente para ver como ele era obcecado pela perfeição e, logo, a Terra-Média. E, nossa, que homem teimoso! Se o conhecesse, provavelmente, daria uns tapas nele.

Não preciso nem dizer que essa edição da Darkside é mais do que perfeita. O trabalho é ótimo, a capa é linda e, ainda por cima, é maravilhosamente com capa dura. E uma capa que nunca vi antes, quando você passa a mão ela é ‘macia’ e, ao mesmo tempo, é dura! Na época em que comprei estava bem caro (era 69,90 ou 79,90), mas agora tem por 30,00 no Submarino.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2014/11/resenha-38-jrr-tokien-o-senhor-da.html

Math 22/11/2014

Vendo Tolkien com outros olhos.
Neste livro pude passar a ver Tolkien com outros olhos, através de relatos tão confiantes e sinceros que estão depositados nesse livro através do autor. Tolkien antes de ser um autor de grande sucesso mundial, era um homem, com seus medos e defeitos, e o livro conta de uma forma tão seria e ao mesmo tempo leal a luta que o autor teve consigo mesmo para acreditar que era bom o suficiente para ter seu livro publicado. Depois da leitura desse livro eu não tenho mais duvidas de que esse cara era um gênio, e soube de forma poética e admirável além de exemplar, como deixar a sua marca no mundo.

Cilmara Lopes 13/10/2014

(...) "Um homem em que pode confiar, mas a preocupação com o tempo também está lá"
Essas foram as palavras do escritor Michael White utilizadas para descrever uma foto de Tolkien fardado para a 1ª Guerra Mundial.
Sim! Eu me encantei! Um ótimo marido, um paizão, um excelente professor, um crítico, um grande amigo e hoje um ícone da literatura fantástica!
Gostei da forma que Mchael White escreve, pois ele narra as felicidades, angústias e possíveis anseios e aspirações de Tolkien.
Enfim, uma biografia nunca é 100%, mas se você é fã de Tolkien, acredito que seja primordial lê-la ou conhecê-la.
Em suma, no meu caso, me tornei mais fã da pessoa Tolkien do que do escritor Tolkien..mas só quem ler irá entender o que quero dizer.

Henrique 23/05/2014

Tolkien, um hobbit viciante!
Um livro inteiro contendo relatos a respeito da vida do homem que, com sua mente e personalidade únicas e admiráveis, trouxe à existência toda uma mitologia com poder de cativar e confortar, de trazer significado, de nos transformar em observadores do que antes não podíamos ver. O homem que fundou a Terra-Média, ou melhor, o Hobbit que a fundou! Não me restam dúvidas de que Tolkien seja "um hobbit-Viciante!"

A proposta do livro em si já é mais que um simples e informal convite aos admiradores da fantasia, da literatura épica ou da obra em si. É uma convocação. Mas, como não posso deixar de expressar, o trabalho (de fã e profissional) do premiado Michael White, autor dessa biografia, é o que podemos descrever com uma única palavra, "paixão".

Michael, que conheceu e se apaixonou pela Terra-Média em sua adolescência, no período estudantil, recebeu e aceitou a incumbência de nos trazer relatos da vida do Tolkien, desde seu nascimento até a sua morte (se é que podemos afirmar que ele está realmente morto). E ele o faz com maestrina, nos mostrando por meio de sua escrita sucinta, imparcial (é onde entra o profissionalismo) e honesta, os rastros de Tolkien enquanto em vida, seu caráter e tásticos caminhos que o levaram até a Terra-Média e a Jornada do Anel, que ecoa e continuará ecoando por gerações.

Um dos aspectos da prática da leitura que me faz estimá-la tanto é a capacidade que ela possui de expandir nossa visão de mundo, aumentar nossas perspectivas à níveis que sequer cogitávamos. Não foi diferente com o livro do Michael, por meio do qual podemos ter uma boa noção dos processos que geraram a Terra-Média e sua mitologia tal qual a temos hoje o que para mim foi uma genuína dádiva. A ligação entre O Senhor dos Anéis e o Silmarillion, a publicação de O Hobbit e a total ignorância de Tolkien quanto ao que viria a ser seu grande sucesso uma década depois e o fato de Tolkien ter levado mais de uma década para concluir a Saga do Anel (tão importante era para ele que ela fosse perfeita), os aspectos da vida e experiências do autor presentes na obra, a recepção da mesma diante de um público que havia acabado de vivenciar a guerra, curiosidades sobre os personagens e o mundo criado por Tolkien... todos esses elementos e ainda muitos outros fez a minha admiração pela obra do Tolkien avançar muitos degraus.

As descrições e afirmações que Michael faz a respeito do quanto a Terra-Média era essencial, indispensável e necessária para Tolkien, estão entre as descobertas que mais mexeram com o leitor e admirador que há em mim. Quando lemos O Senhor dos Anéis, estamos entrando em um espaço íntimo do autor, em um mundo que ele criou para que ele mesmo pudesse habitar, uma verdadeira forma de escapar de um século que ele não admirava. Pessoalmente, tal qual a Tolkien, é esse um dos aspectos da fantasia e da ficção em geral que me agrada: o poder de nos transportar à outros lugares e "realidades" sem nos tirar propriamente do lugar.

Para mim, toda revelação demonstrou ser um privilégio, uma foma de estar em contato com o homem que contribuiu grandemente para a formação de minhas aspirações, meu modo de pensar, para a literatura fantástica de forma inegável e grandiosa. Ler a biografia do Tolkien foi como observar pela janela de um trem invisível e em constante movimento os melhores e piores momentos de sua vida, uma viagem em que o destino foi sua infância, adolescência, vida acadêmica, perdas, pobreza, sofrimentos, alegrias, conquistas, inspirações, seu caráter admirável e suas mente de uma perspicácia invejável.

Em todo esse percurso, o que mais me deixou admirado foi o caráter simplista que reinou sobre sua vida e personalidade, o modo como lhe dava com um mundo em constantes processos de transformação, um mundo instável em que a guerra e seus horrores são possibilidades sempre presentes. O modo como lidava com as pessoas, como encarava alguns aspectos da sociedade (que estão registrados, muitos inconscientemente, na Jornada do Anel para o leitor mais atento).

Não poderia deixar de mencionar o impecável trabalho feito pela EDITORA DARKSIDE. Capa, diagramação (incluindo arabescos que remetem à Terra-Média) e revisão estão ótimos, com todas as devidas Notas de Tradução inseridas, além de ótimas fotografias que nos trazem nosso amado autor-hobbit e os lugares em que viveu.

Acredito que "J.R.R. TOLKIEN, O Senhor da Fantasia" é uma leitura obrigatória para todos os que admiram as obras de Tolkien e todos os que apreciam e reverenciam o gênero fantástico, do qual, acredito, Tolkien sempre será Senhor.

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/

MENINALY 06/02/2014

Bom livro
Adorei esta biografia do Tolkien, muitas curiosidade, desde a infância até a sua partida! Unica ressalva é que achei que o autor deste livro (Michael White), as vezes ele sai do assunto principal (neste caso a vida do Tolkien), para assuntos irrelevantes (ficando muitas paginas assim) como pessoas irrelevantes para a estoria. Outro ponto é o autor colocar muito do seu EU no livro, por exemplo, ele ACHAVA que o Tolkien pensava assim, "o Tolkien FEZ isso naquele momento porque ACHO.....
Apesar disso é bom livro e recomendo a leitura.

Raquel Moritz 25/10/2013

Lá e de volta outra vez, a biografia de Tolkien, o senhor da fantasia
O senhor da fantasia teve sua biografia escrita por Michael White e publicada este ano no Brasil pela DarkSide Books.

Uma das coisas que mais curto em biografias é conhecer as motivações e o contexto das criações que nos fisgaram em algum momento. Às vezes as obras são memoráveis pela história (como é o caso de O Senhor dos Anéis, certamente), e algumas vezes elas são marcantes pelo contexto em que foram lançadas (como é o caso de Bonequinha de Luxo e Psicose, por exemplo).

Boa parte do material que encontramos por aí sobre Tolkien, e isso é uma percepção exposta pelo próprio autor na introdução, perde tanto tempo endeusando o homem, que se esquece de mostrar o lado humano dele.

Essa percepção do jornalista contribuiu para a construção de um material completo e objetivo, que reforça as qualidades indiscutíveis de Tolkien, mas também traz à tona aspectos de sua personalidade que muita gente certamente não imaginava.

O senso jornalístico de White foi bem vindo na construção da obra: em pouco menos de 300 páginas, o escritor cobriu toda a vida e as inspirações de Tolkien em capítulos objetivos que falaram sobre a infância, o primeiro amor, a paixão por línguas, a vida acadêmica, a guerra, os amigos, a religião, os livros, etc.

De pouco antes do seu nascimento até seus últimos dias de vida (e além), uma ótima narrativa é desenhada por Michael White, sem idealizar o autor (que ele tanto admira), cuidando para expor os pontos positivos e negativos da personalidade de Tolkien.

Michael White teve o cuidado de reunir algumas informações sobre os bastidores do processo criativo de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Cartas do Papai Noel, Roverandon e outras obras. Sua dedicação ao universo da fantasia era notável, tanto quanto seu perfeccionismo (para o desespero dos editores) e habilidade de conectar acontecimentos.

Tamanho cuidado com a obra e as conexões dos fatos no universo criado por Tolkien só reforçam sua característica mais notável: o perfeccionismo. John realmente se atentava nos detalhes a ponto de reescrever trechos inteiros já aprovados e diagramados pela editora.

White ainda traz pra pauta a conturbada (e importante) amizade de Tolkien com C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), bem como as dificuldades entre John e sua primeira e única esposa, Edith. As diferenças religiosas foram motivos de atritos entre eles em diversos momentos, e até mesmo o sucesso instantâneo de Lewis após se converter ao cristianismo incomodaram Tolkien profundamente.

Gostei da biografia do Tolkien para poder conhecer melhor a mente por trás dos meus livros favoritos (e de filmes impecavelmente adaptados por Peter Jackson). Recomendo para quem gosta desse gênero e, obviamente, curte o universo criado pelo escritor.

A edição da DarkSide Books tem 280 páginas, detalhes muito delicados na diagramação e traz algumas fotos do Tolkien em preto e branco no final, antes da cronologia detalhada da vida do escritor e de livros e links indicados pelo autor e pela editora pra quem quer saber mais sobre John Ronald Reuel Tolkien, o senhor da fantasia.

Curiosidade: em 1972, um ano antes de sua morte, Tolkien foi nomeado com a Ordem do Império Britânico e também foi nomeado Doutor Honoris Causa em Letras, na Universidade de Oxford.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/10/22/resenha-biografia-tolkien-michael-white-livro/
Beth 28/10/2013minha estante
O autor é realmente incrível e de grande admiração por seu caráter e suas obras.

SINISTRO171 29/10/2013minha estante
Excelente escritor, leitura obrigatória para quem aprecia a leitura e gosta de tramas bem amarradas, empolgantes e cativantes.

Ví­tor 30/10/2013minha estante
o Tolkien com certeza é um dos melhores atores pra mim, não há quem não conheça a triologia do Senhor dos Aneis por exemplo, esse livro é obrigatório para fãs

Júlia 30/10/2013minha estante
Acho Tolkien descritivo demais às vezes, o que enfadonha a leitura em certas partes, mas é inegável o gênio e a criatividade desse autor, é uma leitura obrigatória para os aficionados por livros.

Pedro Ivo 31/10/2013minha estante
Preciso ler essa biografia, Tolkien é sem dúvida um dos melhores escritores da história e sem dúvida será lido daqui à 100 anos.

Pedro Ivo 31/10/2013minha estante

Franciely 31/10/2013minha estante
Quero ler a biografia do Tolkien *_*

Lívia 31/10/2013minha estante
Tolkien é genial! Preciso muito ler esse livro!

Tania Bueno 31/10/2013minha estante
Você com sua resenha me deixou com uma vontade imensa de sair correndo, comprar o livro e me isolar para ler muito e rapidamente.

Matheus 17/09/2013

Primeiramente, gostaria de parabenizar e indicar a edição da editora Dark Side pelo excelente trabalho. O livro ficou impecável com um ótimo acabamento o que deixou a leitura muito mais prazerosa e aumentou minhas expectativas para comprar e começar a ler este livro.
O livro de Michael White é uma biografia fiel apresentando um ótimo detalhamento da vida do mestre Tolkien o que evidencia uma grande pesquisa em torno de sua vida e de sua obra. White expõe com bastante clareza os detalhes por trás das principais obras de Tolkien diluindo por completo os mitos que as histórias carregam e expondo o que o professor Tolkien pensava com relação a todo o sucesso e misticismo que rondavam suas histórias. White também tenta ser imparcial com relação às criticas referentes às obras de J.R.R, apresentando as principais queixas e abordando suas fundamentações, contudo fica claro o seu posicionamento em relação à genialidade do professor(que eu não discordo de forma alguma). Foi uma ótima experiência conhecer mais a personalidade de um de meus autores favoritos e como ele lidava com a realidade de forma perfeccionista e sempre atento aos detalhes o que faz com que a Terra-Média se torne uma mitologia tão completa e real.

Marcos Queiroz 03/09/2013

Uma peça única!
Esta biografia possui um acabamento impecável que somente um fã bibliófilo poderia desejar. Capa dura com uma imagem linda de Tolkien e seu amado e inseparável cachimbo. Páginas negras, contrastando com o símbolo e autógrafo deste autor tão querido por tantas gerações. A contra-capa também é de tirar o fôlego, com o grande símbolo de Tolkien em cor dourada centralizado em um fundo escuro. Desnecessário foi o comentário "Tolkien é meu mestre" - George R.R. Martin, escrito também na contracapa: para o público ao qual foi direcionado esta biografia, faz-se irrisória a menção de um outro autor para alardear a importância de Tolkien.

Quanto ao conteúdo, o livro é fluido e sucinto. O autor desta biografia, Michael White, conseguiu trazer a imaginação, cenas dos bastidores da produção das obras de Tolkien, "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", bem como de sua vida pessoal. O ser humano que Tolkien foi não é de modo algum endeusado por White, chegando as vezes a mostrar alguns traços da personalidade de Tolkien que poderíamos considerar irritantes e desmotivantes. Mas foi justamente o perfeccionismo e a personalidade irredutível de Tolkien que nos trouxe a tona uma das melhores obras já publicadas e que influenciou, influencia e certamente não deixará de influenciará diversas gerações de meninos e meninas, homens e mulheres.

A tradução peca em alguns detalhes. Tolkien deixava claro que gostaria que os nomes próprios de suas obras fossem traduzidos e adaptados para a língua em questão. Alguns nomes (e.g.: Thingol Greycloak/ Thingol Manto-cinzento) passaram despercebidos pela equipe de tradução, bem como a menção de Beleriand como uma "cidade élfica engolida pelo mar". Isto não é verdadeiro, visto que Beleriand é uma grande região onde se passa toda a Primeira Era da mitologia da Terra-Média. Isto são detalhes que podem passar despercebidos por quase todas as pessoas, mas um leitor mais ávido pode claramente ficar chateado e até ofendido com tais frases. No mais, a tradução está impecável.

Um livro que merece estar na sua prateleira. Uma joia bem acabada, que homenageia um grande autor, querido por muitos.

altamir neto 06/08/2013

Uma biografia tão interessante quanto os romances do próprio Tolkien
Apesar de certo desapontamento por não haver muitas descrições de como Tolkien trabalhava em sua obra, sua história é sem dúvida muito bacana. O autor consegue narrar muito bem as passagens mais importantes da vida do criador da Terra-Média, além de caracterizar muito bem sua personalidade difícil, porém única.

cris 13/07/2013

gênio
não existe outra palavra para classificar tolkien.
seria uma vida normal como qualquer ser humano se a sua imaginação não fosse dar num lugar chamado "terra média" onde existe a fantasia pura mágica contagiante.
obrigada por ter existido mesmo tendo uma personalidade difícil e tido por alguns como maluco são pessoas como j.r.r.tolkien que nos fazem sonhar e querer voar para outra dimensão e mundo.