Zumbi

Zumbi Joel Rufino dos Santos

Resenhas - Zumbi

Carlos Duarte 07/07/2020

[ Resenha ] Zumbi
A trajetória do desconhecido Francisco - mais popularmente chamado de Zumbi dos Palmares - ainda é cercado de incógnitas, e foi traduzido de maneira sintetizada nessa obra.

É uma excelente introdução não só para compreender a história do lendário Zumbi dos Palmares, também, para fazer uma leitura do cenário existente em sua época - divisão do país em capitanias, uso dos bandeirantes para caçar os negros e índios que desde então já eram criminalizados, entendimento do motivo da invasão da Holanda no território Brasileiro, compreensão de como Palmares foi efetivamente fundado, dentre outras questões.

Vitoria 27/07/2021

Palmares
Joel Rufino nos guia em uma viagem pelo tempo, até o coração dos quilombos na Serra da Barriga. Uma narrativa gostosa, daquelas que a vontade de ler só aumenta ao longo do texto. Senti falta de alguma referência à Dandara (ela sequer é citada). De todo modo, a história me conduziu pelo contexto da época, numa descrição detalhada de como teria sido Palmares, das forças e conflitos em jogo.

---
"Pode-se conceber outra sociedade, organizada à semelhança de outro modelo de família, em que a cor, o sexo e a posição social não gerassem, absolutame,tnte, quaisquer privilégios? Muitos homens em muitas partes do mundo sonharam um sonho assim. A história da nossa espécie está pontilhada de utopias. Palmares talvez represente isso: um sonho sonhado por cem anos, com palmeiras verdes no alto de uma serra azul e majestosa à distância. O embrião do país de todos, sem órbitas fixas concêntricas. O que poderia ter sido mas ainda não foi."

Curvelo0 08/04/2022

Bom?
Esse livro é bem interessante, conta a biografia de zumbi descrita pelo autor Zoel Rufino dos Santos.
Minha história com esse livro é bem engraçada, por que foi pedido na escola, por que iríamos trabalhar com ele no trimestre estava no 8° na época.. e eu lembro de rodar todas as livrarias possíveis à procura desse livro e não achava em nenhuma? tava quase desistindo, quando no centro da cidade eu consegui achar. (Muito doido KKKKK)
Mas em relação a leitura, eu achei boa, é rápida, mas como era um livro que a escola pedia, meio que torna uma obrigação a leitura, então não enche os olhos? em geral, conta a história do zumbi que lutou pela liberdade dos negros no Brasil bem detalhada, vale muito a pena, a trajetória dele? e no centro em uma praça tem a cabeça dele como uma estátua!
Eu recomendo!

Teresa 12/06/2022

Excelente material...
Acabei de lê-lo agora. Joel Rufino é um autor conceituado na literatura negra, notadamente na literatura infanto juvenil. E esse livro destina-se bem a esse público. Relata a história de Zumbi, fazendo uma boa análise da sociedade escravagista. Baseia-se em livro de Décio Freitas - Zumbi dos Palmares - uma extensão pesquisa documental sobre o tema... Acredito que seja um livro que pode adotar nas escolas como paradidático. É possível usar seus textos diretamente nas aulas...