Kant

Kant Immanuel Kant...

Resenhas - Kant

Alice 10/12/2022

Crítica da Razão Pura
Uma obra incrível de Kant, onde nos são apresentados os conceitos dos juízos analíticos e sintéticos, sendo bastante aprofundados no decorrer do livro. Assim como as ideias do filósofo em relação aos conceitos a prioristicos e a posteriori. Outra questão interessante tratada na obra é sobre o "Eu transcendental". Assumo que foi um dos livros mais complicados que já li, mas é uma leitura necessária para compreender Kant. Pretendo le-lo novamente. É necessário paciência, mas é uma obra que com certeza vale a pena ser lida e analisada.

André L. Pavesi 22/07/2021

Crítica da razão pura
Kant é um dos maiores nomes da Filosofia ocidental, e nesta obra investiga os limites para o conhecimento humano. Um livro denso e que merece ser revisitado diversas vezes por aqueles que quiserem se aprofundar no estudo filosófico.

Clio0 30/04/2021

Crítica da Razão Pura, a obra que compõe esse volume de Os Pensadores, é um texto de conceitos tão abstratos que podem forçar uma segunda leitura ou, no mínimo, uma procura das notas e comentários.

Talvez seja melhor dizer que ele não foi escrito para leigos. De fato, o autor parte do princípio que alguns conceitos já são de conhecimento do leitor de modo que ele pode se concentrar na definição e problematização do tema: O Conhecimento.

Ao distinguir conhecimento empírico do que ele chama "puro" (algo como noção universal), Kant força uma argumentação sobre o verdadeiro conhecimento como algo advindo do entendimento.

Há então uma fundamentação da proposta levando aos conceitos de juízos sintéticos e analíticos, a forma como ambos influenciam diferentes áreas da ciência, e o que todo filósofo tem um especial prazer em fazer: criticar os sofismas.

A última parte traz o Transcendentalismo (Estético, Analítico, Dialético) onde há uma sistematização da ideia e análise de erros de raciocínio.

Enfim, é uma boa, mas exigente leitura.

Há uma pequena biografia (que teve Marilena Chauí como consultora), a bibliografia básica e as necessárias notas de tradução. A minha edição já tem mais de vinte anos e continua com um ótimo aspecto. Material de qualidade.
Felipe.Camargo 30/04/2021minha estante
Nunca tive coragem, espero ter antes de morrer... Kkk

Everton Vidal 01/06/2021minha estante
Eu tinha muitos desses livros da coleção os pensadores. Vendia em bancas de revista quando eu morava no Brasil. E esse livro do Kant foi um dos poucos que eu trouxe comigo. Acabo de lembrar que nunca o terminei rs.