Causas da decadência dos povos peninsulares

Causas da decadência dos povos peninsulares Antero de Quental

Resenhas -

Luiz.Fernando 31/07/2021

Li pra faculdade.

É um texto doutrinário criado em um congresso no século XIX com viés realista. Trata, como o próprio título diz, dos motivos para a decadência dos povos peninsulares, isto é, Espanha e Portugal, mas com um foco maior nesse último.

Esses motivos são, de maneira resumida, o catolicismo exacerbado fomentado com o Concílio de Trento (aspecto social-religioso), o absolutismo monárquico (político) e as consequências da expansão marítima (econômico)

É uma leitura rápida e bem construída. Vale a pena se você gosta de história ou da cultura portuguesa

Ninasg 15/05/2021

LP
Tive que ler para a faculdade e até que é um texto legal de ser lido. Para o autor, 3 fatores fizeram com que os países ibéricos deixassem de ser potências mundiais: o despotismo da Igreja, o regime de Monarquia Absolutista e a economia capitalista gerada pelas grandes navegações.

Letícia 11/11/2023

Li por indicação de uma professora
Li o texto por indicação, pois estávamos estudando, na faculdade, literatura portuguesa e esse livro é bastante interessante pra entender o contexto da península europeia, sobretudo de Portugal. Ele dá um panorama muito interessante de questões que levaram aquela região que outrora fora tão próspera a uma decadência social e econômica tão grandes. Há correlação à religiosidade exacerbada, às grandes navegações, entre outros fatores. É um livro muito interessante e recomendo super pra quem tem interesse na história e literatura portuguesa.

Queria só deixar um adendo de que não foi essa a edição que eu li, pois a que eu peguei na biblioteca da faculdade era um tanto mais antiga.