A Lista de Schindler

Resenhas - A Lista de Schindler

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bheatriz.Lessa 07/03/2021

A história verdadeira sobre a Lista de Schindler
O autor fala da sua experiência como judeu na segunda guerra mundial e sua relação com Oskar Schindler.
O livro procura mostrar a história real sobre Schindler e como verdadeiramente sua lista foi montada.
A história de Pemper é incrível, e passaria facilmente por ficção se não fosse, obviamente, a verdade.
A inteligência desse jovem, saber recuar, ser humilde e até ajudar aqueles que eram seus piores inimigos... calcular e pensar sobre as consequências de suas atitudes e o impacto que elas teriam nas outras pessoas possibilitou ele de ajudar mais de mil pessoas. Muitas pessoas são movidas por suas paixões e certezas, essas muito provavelmente teria matado uns dois nazistas e com isso não poderia ajudar nenhum judeu.
Esse livro pra mim foi quase a Arte da Guerra sob o ponto de vista de quem sabe quem ta perdendo, mas vai fazer de tudo pra salvar o maior número de pessoas.
Temos q compreender sempre a nossa posição no mundo e não esquecer que nossas ações não interferem exclusivamente na nossa vida.
Amei ter lido essa verdadeira história sobre a lista de Schindler, um aprendizado histórico e de vida.

@descobrinaspaginas 26/02/2021

É dificil escrever sobre um livro que gera tanta refelxão. O livro é um relato muito detalhado de um judeu que não apenas viveu e sobreviveu aos horrores do holocauto, mas tambem que fez parte da resistência pacífica que cuminou na famosa lista de Schindler.
Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a historia é um livro excepcional.

Marcos 02/01/2021

Não é o livro que originou o filme, mas também é importante
Durante a Segunda Guerra Mundial, a perseguição do povo judeu, bem como a expansão do território alemão, foram um dos principais objetivos do império nazista. Diversos campos de concentração e de trabalho forçado foram criados com a finalidade de segregar, e consequentemente assassinar, e, como o próprio nome já diz, obrigar as pessoas não-arianas (principalmente os judeus) a trabalharem. Alguns desses campos ficaram bem famosos, como Auschwitz e Plaszow. Nesse último, Mietek Pemper, um judeu bilíngue, trabalhou como estenógrafo do administrador do campo, Amon Göth, um dos assassinos mais famosos durante esse regime. Dessa forma, Pemper acesso a diversos documentos e presenciou inúmeras situações que fizeram dele a testemunha de acusação perfeita para diversos casos contra nazistas, incluindo o de Goth.
A história por trás do livro é muito densa, profunda, incomoda e apresenta relatos surreais, que são narrados sobre a ótica de Mietek Pemper. Os relatos se concentram na Polônia tomada pelos nazista e nos locais aonde o autor do livro viveu. Narra, principalmente, suas relações, tanto com outros judeus, quanto com os militares, e destaca duas em específico: a de um monstro assassino insaciável (Amon Goth) e a de um anjo salvador (Oskar Schindler), como denomina o autor.
Dessa maneira, o judeu narra toda a sua trajetória de vida, desde seu nascimento, até o pós-guerra e, consequentemente, sua consultoria no filme ?A lista de Schindler? (1993) de Steven Spielberg, filme este que ajudou a construir a fama por trás das ações de Schindler. A ideia do livro escrito por Pemper não é refutar os fatos mostrados no longa, mas detalhar o mais verdadeiramente possível a realidade, bem como trazer outros acontecimentos que marcaram sua vida na guerra.
Esse livro é um ótima biografia e conta diretamente a história da Segunda Guerra por alguém que a vivenciou. .
Infelizmente esse livro não funcionou tão bem comigo, já que não consegui lê-lo de uma vez só, como faço com todos. Boa parte da culpa atribuo ao fato de o livro ter capítulos extremamente grandes, que narram vários anos de guerra ou até mesmo contam com informações ao excesso, bem como palavras pouco usuais e que, apesar de enriquecer o vocabulário, tornam a leitura mais demorada.
Entretanto, considero esse livro de extrema importância para aqueles que gostam do assunto e que procuram saber mais sobre. Essa é uma ótima leitura para aqueles que tem curiosidade na instalação o nazismo em outros lugares e que querem fugir da usual leitura sobre Hitler e seus atos.
Para os curiosos que querem apenas saber ou ter uma visão mais rápida e concentrada na diferença entre o filme e a realidade descrita por Mietek, sugiro que leiam apenas os dois últimos capítulos desse livro, já que ele faz um apanhado sobre esse assunto. No entanto, quem optar por essa leitura, certamente ficará sem conhecimento prévio de algumas histórias e personagens, podendo ter um julgamento dúbio, e até mesmo errôneo, sobre o autor.
Nota: 7/10.

Mariana 20/11/2020

Recomendo a leitura!
Livros sobre a Segunda Guerra Mundial sempre mexem comigo e esse não foi diferente.
Narrado sob outra perspectiva, aprendemos mais sobre a famosa lista de Schindler e entendemos melhor o que estava por trás dela.
Pemper foi um herói de guerra. Um homem corajoso e sábio em um cenário assustador.
Recomendo a leitura!

Simone 09/08/2020

Livro maravilhoso, uma aula de história e tanto. Por vezes, entrei na história de um jeito que ao fechar o livro precisava de um tempo para me situar, perceber onde eu estava, pois é muito profundo. São os horrores do holocausto, contado por um sobrevivente. Impossível não se emocionar.

Lorena 22/07/2020

um ótimo livro, mas acho que não deveria se chamar a lista de schindler. apesar de aparecer a confecção dela e como o autor ajudou o schindler nessa empreitada, ela não eh o ponto principal do livro. o autor conta muito mais da vida dele no período do holocausto antes que ocorresse a questão da lista, e foi impressionante ver como um jovem que estava sempre a um passo de ser assassinado conseguia coletar informações secretas e enganar o goth, e como ele atuou pra ajudar a salvar a vida de judeus. eh mto triste ler os relatos dele, parece uma coisa de outro mundo, eh difícil imaginar que tudo aquilo aconteceu de vdd de tão absurdo que tudo parece atualmente, mas eu sei que tudo que tá nesse livro e coisas piores ainda realmente aconteceram, e esse eh um período histórico que todos devem ter conhecimento pra que nunca seja esquecido e nunca se repita.
error/ 22/07/2020minha estante
só li verdades nessa resenha : )

Claudia.Dutra 05/07/2020

Um livro muito bom para conhecermos um pouco da história da guerra e uma lição de fé e esperança.

Luan Medeiros 11/06/2020

História muito forte
Muito pesada e forte a história, contada de forma clara e sem rodeios por alguém que fez parte da própria lista e ajudou nela.

Devin.jones 16/05/2020

Perfeito

Evandro.Junior 30/04/2020

"A ovelha em pele de lobo", antes desse fez todo o sentido.
Saber que ele foi baseado em fatos reais, que quem conta realmente viveu aqui...uau.

A Bíblia diz, se não me engano, que cada vida vale mais que o mundo, esse livro me fez refletir sobre essa passagem.

Na vida devemos torcer e trabalhar para, pelo menos uma vez, ter feito a diferença na vida de alguém.

Por favor leia.

Suellen vieira 13/08/2019

A Lista de Shindler
Dica de Leitura: Esse livro mostra uma outra visão do extermínio Judeu na Segunda Guerra Mundial, , Mietek Pemper, foi para o campo de concentração, mas trabalhava como tradutor e redigia cartas de um oficial nazista, por isso ele tinha acesso a documentos secretos nazista, inclusive as listas dos judeus que supostamente seriam exterminados, óbvio que foi tão traumatizante quantas os outros judeus, até porque muitas cartas que ele escrevia era a sentença de morte das pessoas que lá estavam.
Outro Ponto interessante é que se o judeu tinha uma formação profissional que poderia ajudar ao governo nazista de uma certa forma ele era protegido e podia com isso ajudar a sua família é isso era importante evitar que um famíliar fosse para um campo de concentração ou morresse e de uma certa forma a sobrevivência era individual.
Por último vale citar a figura de Schidler, um homem que salvou muitos judeus da morte certa, inclusive o próprio autor desse livro.

Ednei.Freitas 04/07/2019

Leitor tem a sensação de estar no campo de concentração.
Livro transmite com competência o sofrimento do povo judeu durante o holocausto. As humilhações e covardias da SS alemã. E por fim, demonstra que mesmo em uma Alemanha nazista, que foi um inferno na terra, com o comandante do campo sendo o diabo, houve um homem que agiu como um anjo, ajudando e salvando judeus.
Livro recomendadíssimo, leitura vale muito a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5