A Lista de Schindler

A Lista de Schindler Mietek Pemper

Resenhas - A Lista de Schindler

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thalita 17/02/2024

Um herói pela visão de outro herói
O livro em questão é uma obra de não ficção baseada nos eventos reais ocorridos durante o Holocausto e na vida de Oskar Schindler pela visão de Mietek Pemper. É uma obra que emociona e inspira, oferecendo um testemunho poderoso da capacidade humana de resistir ao mal e de praticar o bem(mesmo que o bem seja salvar ?apenas? uma pessoa ou negar uma ordem de execução). A visão do autor sobre a dinâmica dos campos de concentração e da organização dos nazistas é muito bem descrita.
Impossível não se sensibilizar ao imaginar o que essas pessoas passaram.

Sakurazuka 22/01/2024

Sempre que leio sobre a segunda guerra mundial eu fico abismado com como as pessoas são cruéis a níveis inimagináveis. Vendo humanos fazer isso com seus semelhantes é tão absurdo. O que os Nazistas fizeram para os Judeus, LGBTs, Negros, Deficiêncites... E ver hoje o que Israel faz para a Palestina, é desumano demais

Babi 09/01/2024

Leitura obrigatória
O livro narra a história sobre a lista de Schindler, alemão que salvou milhares da morte, contada pelo sobrevivente judeu Mietek Pemper, que atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração. É bizarro demais pensar que cada vez que eu leio um livro sobre a Segunda Guerra, vejo um documentário ou filme, ainda tem coisas que aconteciam que eu não sabia. É de cortar o coração ver que isso tudo aconteceu e como isso pôde acontecer. Schindler foi um alemão atípico, e infelizmente um dos poucos. Não conhecia a história do Mietek e sua importância nessa lista e na resistência. Esse é o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória para todos.

Queila.Assis 25/06/2023

Nem sempre bom.
O livro retrata a vida de Schindler e sua jornada improvável de se tornar um herói. Inicialmente, ele é apresentado como um oportunista e mulherengo, um membro do partido nazista que aproveita a Segunda Guerra Mundial para enriquecer. Nem sempre ele é bom, a dualidade é nítida no livro.

Christiane.Leite 02/05/2023

Esse livro conta a conhecida história da Lista de Schindler pela visão do judeu que atuava como Secretário particular de Amon Goth, Comandante do campo de concentração. Narra a história da lista pelo olhar de quem não estava desde o início trabalhando nas fábricas de Schindler, mas que teve papel fundamental no processo iniciado por este de salvar da morte a maior quantidade possível de judeus. Além disso, relata como seu contato próximo com Goth fez com que ele próprio conseguisse manobrar as ações do Comandante, salvando outras tantas vidas. Por fim, escancara ao leitor uma visão de Amon Goth que poucas pessoas tiveram acesso: Seu comportamento privado, os pensamentos que compartilhava e sua ambiguidade ao estabelecer uma relação respeitosa com secretário judeu ao mesmo tempo que era um verdadeiro carniceiro com os demais judeus do campo de concentração. É um livro que faz compreender ainda melhor a "Banalidade do Mal" descrita por Hannah Arendt. Um livro que merece ser lido.

Myria.Viana 18/03/2023

Leitura que deveria ser obrigatória
Que livro pesado, mas extremamente importante para todo o mundo. Tudo que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial JAMAIS DEVE SER ESQUECIDO, bem como tantas outras atrocidades que ocorrem por esse mundo, em que homem gananciosos, egocêntricos, mesquinhos e com complexo de Deus querem acabar com povos, nações.
Inúmeras foram as partes do livro que fiquei estarrecida com a crueldade e a falta de compaixão ou mesmo de qualquer sentimento de sensibilidade para com os judeus. A capacidade do homem de orquestrar ações sem qualquer sentido ou lógica contra iguais.

Talitha 27/02/2023

27/02/2023
Pemper é inteligentíssimo, ele relata da forma mais imparcial possível e deixando sempre claro os papéis de casa um não enaltecendo nem escarnecendo ninguém inclusive ele mesmo. Ele prova por A mais B tudo o que fala e descreve e friza a importância de um genocídio como o Holocausto não acontecer de novo. Um livro pesado e impactante mas uma leitura impressionante!

Paola Gusso 30/01/2023

Sem palavras para esse livro, ele é uma leitura extremamente necessária, todos deveriam ter conhecimento de umas das atrocidades que foram feitas durante a segunda guerra mundial, é triste e pavoroso.

Joao Pedro 22/01/2023

Informador
De uns tempos pra ca eu tenho tentado ler mais sobre acontecimentos históricos, e tem sido muito enriquecedor. Recomendo não só a leitura desse livro, mas de outros do mesmo gênero.

Cristiane.Silva 31/10/2022

Deveria se tornar leitura obrigatória nas escolas
Os detalhes, o sofrimento, a esperança em continuar tendo esperança, a dor... Triste e emocionante. Leiam! ??

Pri Paiva 12/10/2022

Triste e arrebatador. 1 único homem que salvou milhares.
A leitura foi tão dolorida quanto o filme. Alguns detalhes foram modificados na adaptação cinematográfica, como por exemplo a forma como a lista que salvou mais de mil judeus dos campos de concentração foi criada, mas no todo o livro foi bem adaptado.

Muitas nuances da obra são estarrecedoras e a cada virar de páginas a gente mergulha ainda mais na opressão dentro do campo de concentração e na calamidade que os prisioneiros eram obrigados a viver e por sua vez, sobreviver.

O livro foi escrito por quem vivenciou todo o horror e que conheceu de perto Oskar Schindler, o industrial Alemão que fez fortuna na segunda guerra com sua fábrica de esmaltados e que devido a algumas circunstâncias, acabou sendo um colaborador do partido nazista.

A leitura inicia contando sobre a vida de Schindler e como ele se relacionava com pessoas influentes na Alemanha e posteriormente como ele arriscou sua própria vinda colocando muitos judeus para trabalhar em suas fábricas.

O que de início ele argumentava se tratar de proteger a "mão de obra qualificada" aos poucos foi se transformando em um verdadeiro esquema de proteção aos judeus que trabalhavam pra ele. Oskar presenciou tantos horrores no seu convívio de perto com o comandante nazista Amon Goth que começou a fazer de tudo para retirar de suas mãos o maior número de judeus possível.

Apenas leiam! Leitura mais que necessária.

Euller 06/09/2022

Necessário
"O que aconteceu naquela época não pode ser esquecido pelo bem do futuro. Não podemos desembarcar da história, mas os homens só se desenvolverão num nível mais elevado quando o princípio da responsabilidade individual fizer escola, quando a não-participação se tornar uma virtude e a obediência cega perder valor. Todos nós somos responsáveis por um futuro melhor. Em minha opinião, faz parte disso aceitar o ?outro? em nossa sociedade, o ?estranho? em nosso meio."

NathAlia.Schneider 28/05/2022

Esse livro foi muito bem construído, com mais fatos e relatos do que eu esperava, fiquei totalmente impressionada mesmo, por ter um relato de uma pessoa tão perto dos nazistas, envolvido em mais eventos do que todos achavam possível.
Uma leitura bem rápida, apesar de ser uma escrita mais pesada, por não se tratar de uma história contada com falas, e sim um relato, mas os fatos são ditos bem diretamente, sem enrolação, com uma linha cronológica muito boa, não me senti perdida nos acontecimentos nenhuma vez. A única dificuldade foi ler tantos nomes kkkk alemão até vai, mas os outros foi só por deus
Recomendo a leitura para quem se interessa mais em como funciona dentro dos campos de trabalho forçado e os de concentração, para pessoas com estômago forte, por que não deixa de ser um marco histórico mais terrível do mundo

Helena.Yara 26/02/2022

Livro necessário que em uma narrativa real e rica em detalhes um pouco da tristeza e crueldade que foi a segunda guerra

Sandra 25/02/2022

A lista de Schindler
A verdadeira e mais completa história sobre a lista de Schindler, que salvou milhares de judeus da morte certa, contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração, trabalhando como tradutor e redigia cartas do oficial nazista, por isso ele tinha acesso a documentos secretos nazista, inclusive as listas dos judeus que supostamente seriam exterminados.
Esse livro mostra uma outra visão do extermínio Judeu na Segunda Guerra Mundial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5