A Lista de Schindler

Resenhas - A Lista de Schindler

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Euller 06/09/2022

Necessário
"O que aconteceu naquela época não pode ser esquecido pelo bem do futuro. Não podemos desembarcar da história, mas os homens só se desenvolverão num nível mais elevado quando o princípio da responsabilidade individual fizer escola, quando a não-participação se tornar uma virtude e a obediência cega perder valor. Todos nós somos responsáveis por um futuro melhor. Em minha opinião, faz parte disso aceitar o ?outro? em nossa sociedade, o ?estranho? em nosso meio."

Sakurazuka 22/01/2024

Sempre que leio sobre a segunda guerra mundial eu fico abismado com como as pessoas são cruéis a níveis inimagináveis. Vendo humanos fazer isso com seus semelhantes é tão absurdo. O que os Nazistas fizeram para os Judeus, LGBTs, Negros, Deficiêncites... E ver hoje o que Israel faz para a Palestina, é desumano demais

NathAlia.Schneider 28/05/2022

Esse livro foi muito bem construído, com mais fatos e relatos do que eu esperava, fiquei totalmente impressionada mesmo, por ter um relato de uma pessoa tão perto dos nazistas, envolvido em mais eventos do que todos achavam possível.
Uma leitura bem rápida, apesar de ser uma escrita mais pesada, por não se tratar de uma história contada com falas, e sim um relato, mas os fatos são ditos bem diretamente, sem enrolação, com uma linha cronológica muito boa, não me senti perdida nos acontecimentos nenhuma vez. A única dificuldade foi ler tantos nomes kkkk alemão até vai, mas os outros foi só por deus
Recomendo a leitura para quem se interessa mais em como funciona dentro dos campos de trabalho forçado e os de concentração, para pessoas com estômago forte, por que não deixa de ser um marco histórico mais terrível do mundo

Carol Aw 02/07/2021

LEIAM SEM MEDO
Meu coração terminou quente e chorando depois desse livro.
Incrível, só tenho isso a dizer.
Vou re-ver o filme para analizar cada parte com mais detalhes.

Mariana 20/11/2020

Recomendo a leitura!
Livros sobre a Segunda Guerra Mundial sempre mexem comigo e esse não foi diferente.
Narrado sob outra perspectiva, aprendemos mais sobre a famosa lista de Schindler e entendemos melhor o que estava por trás dela.
Pemper foi um herói de guerra. Um homem corajoso e sábio em um cenário assustador.
Recomendo a leitura!

Paulinha 14/03/2014

"Sempre acreditei que você pode ter ou perder dinheiro à vontade, mas somente o que você faz pelos outros tem valor permanente". PEMPER, Mietek. A lista de Schindler: a verdadeira história, p.177.

marcelgianni 28/07/2016

Göth vs Schindler
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para ver minha resenha completa, veja o link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Antes de analisar este livro, cujo filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, ficou mundialmente famoso, é preciso explicar que existem duas obras principais com esse título. Esta resenha é baseada no livro escrito por Mietek Pemper, enquanto que o outro foi escrito por Thomas Keneally.

O filme de Spielberg foi baseado baseou-se mais no de Keneally, embora Mietek Pemper tenha fornecido muitas informações ao diretor, como testemunha ocular.

O livro de Pemper foi lançado posteriormente ao filme, e procura revelar o que aconteceu realmente neste contexto histórico, já que muitas partes do livro/filme conhecidos até então eram fictícias. Daí o subtítulo 'A Verdadeira História'. Comparando-se os dois livros, o de Pemper possui um cunho mais objetivo, realista e direto, enquanto que o de Keneally é um romance baseado em entrevistas feitas pelo autor a diversos sobreviventes do holocausto. Spielberg usou informações dos dois autores, embora, até pelo caráter dramático e direto do cinema, tenha se baseado bem mais no romance de Keneally.

Voltando ao livro analisado, temos, como mencionei acima, uma história baseada no que o autor viu ou soube diretamente por experiência própria, e que busca revelar detalhes sobre a ação realizada por Oskar Schindler para livrar centenas de judeus da morte.

Para quem busca uma história mais no estilo “romance”, pode se decepcionar um pouco com a leitura, que parece, em muitos momentos, um texto jornalístico, ou um depoimento juramentado. Acredito que este livro seja ideal para quem busca complementar esta leitura com a do livro de Keneally, tendo assim uma visão bem mais ampla do que ocorreu nos campos de concentração da polônia, principalmente no campo de Cracóvia-Płaszów.

O livro de Kemper não é como os demais livros sobre o holocausto ou segunda guerra Mundial. Nele quase não vemos os detalhes sobre as indizíveis crueldades feitas com os judeus ou, se os vemos, tais detalhes não são supervalorizados, como nas demais obras. Este livro não foi feito com o objetivo de chocar o leitor – embora seja impossível evitar a comoção em diversos momentos da leitura -, mas sim com o objetivo de esclarecer fatos, sem interpretações ou exageros, sobre a criação da famosa lista (ou listas, como vemos na leitura), e principalmente sobre os dois personagens principais que estiveram diretamente ligados à sua criação, Amon Göth e Oskar Schindler.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/07/26/a-lista-de-schindler-a-verdadeira-historia-mietek-pemper/

Mila F. @delivroemlivro_ 29/06/2016

Doloroso... real...
Der Rettende Weg. Schindlers Liste – Die Wahre foi escrito pelo judeu Mieczyslaw Pemper (Mietek Pemper) que viveu em um campo de trabalhos forçados e, posteriormente, campo de concentração (de extermínio) de Plaslow, em Cracóvia, na Polônia. Mietek teve contato direto com o comandante do campo de concentração Amon Göth, a quem serviu como estenógrafo pessoal.
A história que Mietek conta é bem objetiva e ao mesmo tempo mostra a sensibilidade de quem viveu o terror sobre os domínios de Hitler, e como sobreviveu ao holocausto mesmo estando em constante ameaça de morte, pois Göth sendo nazista e comandante do campo poderia a qualquer instante dar cabo da vida de Pemper, até porque este tinha acesso a muitas informações secretas.
Pemper conta o quanto Göth podia ser cruel sem motivo algum, simplesmente pegando sua arma e atirando aleatoriamente nos judeus ou mandando seus cães atacarem as pessoas e as estraçalharem. Foi terrivelmente duro ler tudo isso e assustador pensar em como milhares de pessoas passaram por esse horror dia após dia, além das pessoas traumatizadas que sobreviveram, milhares foram brutalmente assassinadas (exterminadas).
Contudo, em A Lista de Schindler pude ter um pouco de alegria ao comprovar que existiam pessoas boas e com senso de justiça para arriscarem suas vidas em prol de ajudar os outros. Até mesmo alguns nazistas não conseguiam aceitar o tipo de tratamento para com os judeus. Pemper foi um dos judeus que ajudou seu povo, pois em posse de informações secretas, poderia prever alguns acontecimentos e amenizá-los, ou evitá-los. É nesse ínterim que conhecemos Oskar Schindler que através de seu trabalho incansável conseguiu salvar mil judeus do extermínio.
Sei que não existiu apenas Oskar Schindler e Mietek Pemper, houve outras ações louváveis para salvar judeus, mas essa história é fascinante e envolvente e se tornou mais popularmente conhecida após o filme de Steven Spilberg intitulado "A Lista de Schindler", no entanto, Pemper, salienta que o filme teve algumas partes romantizadas e através de seus relatos vemos isso.
Realmente fiquei emocionada e completamente envolvida com A Lista de Schindler e indubitavelmente, este livro é uma boa fonte de pesquisa histórica, além de alguns fatos que aconteceram antes da criação dos guetos e campos de concentrações, ficamos a par de como se desenrolou alguns dos julgamentos dos líderes nazistas.
É assustador todo o ocorrido, injustificável, mas infelizmente faz parte da história mundial e deveríamos - TODOS - conhecer para que esse tipo de coisa não volte a acontecer, embora seja utópico acreditar que viveremos algum dia em total igualdade e harmonia, mas ações - por mais pequenas que sejam - são importantes para colher resultados, mesmo quando são de uma minoria. Fica, aqui, a dica de uma excelente leitura.

site: www.delivroemlivro.com.br

Kamila 21/12/2015

A Lista de Schindler é narrado por Mieczyslaw "Mietek" Pemper, que viveu em um campo de trabalhos forçados (que depois virou campo de extermínio) de Plaslow, em Cracóvia, na Polônia. Ele trabalhou (trabalhou é modo de falar, ele foi obrigado a trabalhar) por mais de 500 dias diretamente com Amon Göth, comandante desse campo, na função de estenógrafo pessoal. Estenografia é a técnica que permite escrever com rapidez usando caracteres abreviados.

Mietek conta - para suas anotadoras, as pesquisadoras Viktoria Hertling e Marie Elisabeth Müller - como foi conviver sob o domínio de Hitler e como sobreviveu - partindo da premissa de que Göth era muito nazista e Pemper era um detento judeu que tinha acesso a várias informações secretas. Em mais um dia de trabalho aparece Oskar Schindler, que, através de suas articulações, montou uma lista que tinha mil nomes - 700 homens e 300 mulheres - que Schindler levaria de Cracóvia para um outro campo de concentração, assim, esse pessoal acabou escapando de Auschvitz, um dos símbolos do nazismo.

O livro nos faz refletir sobre como a maldade humana toma formas inimagináveis. Em vários momentos, Pemper mostra como a propaganda de Hitler mostrou um povo judeu como inferior e o povo alemão como o superior, o melhor de todos. Essa obra dá de 10 a 0 em qualquer aula de história. A leitura é mais que recomendada. Apesar da lista só ter salvo cerca de mil pessoas. o ato ficou eternizado pela coragem e audácia de Schindler e também de sua esposa, Emilie. Quantos alemães estenderam as mãos para os judeus nessa época? No total, seis milhões morreram sob o poder de Hitler e mais outros milhões fugiram para os mais diversos lugares, como Israel, EUA e até mesmo o Brasil, quem diria. - Um exemplo de judeu polonês que veio parar no Brasil é Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, morto em 2014.

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/10/resenha-lista-de-schindler-verdadeira.html

Luan Medeiros 11/06/2020

História muito forte
Muito pesada e forte a história, contada de forma clara e sem rodeios por alguém que fez parte da própria lista e ajudou nela.

Helena.Yara 26/02/2022

Livro necessário que em uma narrativa real e rica em detalhes um pouco da tristeza e crueldade que foi a segunda guerra

Lorena 22/07/2020

um ótimo livro, mas acho que não deveria se chamar a lista de schindler. apesar de aparecer a confecção dela e como o autor ajudou o schindler nessa empreitada, ela não eh o ponto principal do livro. o autor conta muito mais da vida dele no período do holocausto antes que ocorresse a questão da lista, e foi impressionante ver como um jovem que estava sempre a um passo de ser assassinado conseguia coletar informações secretas e enganar o goth, e como ele atuou pra ajudar a salvar a vida de judeus. eh mto triste ler os relatos dele, parece uma coisa de outro mundo, eh difícil imaginar que tudo aquilo aconteceu de vdd de tão absurdo que tudo parece atualmente, mas eu sei que tudo que tá nesse livro e coisas piores ainda realmente aconteceram, e esse eh um período histórico que todos devem ter conhecimento pra que nunca seja esquecido e nunca se repita.
error/ 22/07/2020minha estante
só li verdades nessa resenha : )

JB 24/10/2010

A complexidade de um fato histórico
A II Guerra Mundial, como nenhum evento do século passado, produziu uma gama tão grande de personagens de matizes tão diversos. Uns dos mais polêmicos foi Oscar Schindler que salvou mais de 1.000 operários judeus de suas indústrias.
Sobre ele há uma grande polêmica, se ele foi apenas um oportunista ou se, de fato, foi movido por algum motivo especial que o levou a tomar a decisão de salvar aquelas pessoas.
Uma fonte para que ao menos uma parte dessa resposta seja respondida é dada no livro de Mitek Pemper, A Lista de Schindler - A Verdadeira História.
No entanto, este livro acrescenta uma "variável" indispensável para quem pretenda entender a forma com que se processava a matança nos campos de concentração: a lógica do comandante, neste caso, Amon Göth.
Pemper foi, involuntariamente, recrutado para servir de interprete de Göth, acompanhando, detalhadamente o desenrolar dos fatos que levaram à Lista, sendo, ele mesmo, um ativo elemento nas diversas situações do cotidiano e no interesse do salvamento dos outros judeus no campo.
Nesse contexto, este livro complementa, exemplarmente, a narrativa da "Lista de Schindler" traçando um amplo perfil de um dos mais complexos momentos da história.
Uma leitura mais do que recomendada!

Marcos 02/01/2021

Não é o livro que originou o filme, mas também é importante
Durante a Segunda Guerra Mundial, a perseguição do povo judeu, bem como a expansão do território alemão, foram um dos principais objetivos do império nazista. Diversos campos de concentração e de trabalho forçado foram criados com a finalidade de segregar, e consequentemente assassinar, e, como o próprio nome já diz, obrigar as pessoas não-arianas (principalmente os judeus) a trabalharem. Alguns desses campos ficaram bem famosos, como Auschwitz e Plaszow. Nesse último, Mietek Pemper, um judeu bilíngue, trabalhou como estenógrafo do administrador do campo, Amon Göth, um dos assassinos mais famosos durante esse regime. Dessa forma, Pemper acesso a diversos documentos e presenciou inúmeras situações que fizeram dele a testemunha de acusação perfeita para diversos casos contra nazistas, incluindo o de Goth.
A história por trás do livro é muito densa, profunda, incomoda e apresenta relatos surreais, que são narrados sobre a ótica de Mietek Pemper. Os relatos se concentram na Polônia tomada pelos nazista e nos locais aonde o autor do livro viveu. Narra, principalmente, suas relações, tanto com outros judeus, quanto com os militares, e destaca duas em específico: a de um monstro assassino insaciável (Amon Goth) e a de um anjo salvador (Oskar Schindler), como denomina o autor.
Dessa maneira, o judeu narra toda a sua trajetória de vida, desde seu nascimento, até o pós-guerra e, consequentemente, sua consultoria no filme ?A lista de Schindler? (1993) de Steven Spielberg, filme este que ajudou a construir a fama por trás das ações de Schindler. A ideia do livro escrito por Pemper não é refutar os fatos mostrados no longa, mas detalhar o mais verdadeiramente possível a realidade, bem como trazer outros acontecimentos que marcaram sua vida na guerra.
Esse livro é um ótima biografia e conta diretamente a história da Segunda Guerra por alguém que a vivenciou. .
Infelizmente esse livro não funcionou tão bem comigo, já que não consegui lê-lo de uma vez só, como faço com todos. Boa parte da culpa atribuo ao fato de o livro ter capítulos extremamente grandes, que narram vários anos de guerra ou até mesmo contam com informações ao excesso, bem como palavras pouco usuais e que, apesar de enriquecer o vocabulário, tornam a leitura mais demorada.
Entretanto, considero esse livro de extrema importância para aqueles que gostam do assunto e que procuram saber mais sobre. Essa é uma ótima leitura para aqueles que tem curiosidade na instalação o nazismo em outros lugares e que querem fugir da usual leitura sobre Hitler e seus atos.
Para os curiosos que querem apenas saber ou ter uma visão mais rápida e concentrada na diferença entre o filme e a realidade descrita por Mietek, sugiro que leiam apenas os dois últimos capítulos desse livro, já que ele faz um apanhado sobre esse assunto. No entanto, quem optar por essa leitura, certamente ficará sem conhecimento prévio de algumas histórias e personagens, podendo ter um julgamento dúbio, e até mesmo errôneo, sobre o autor.
Nota: 7/10.

1 | 2 | 3 | 4 | 5