Rousseau

Rousseau Jean-Jacques Rousseau...

Resenhas - Rousseau - volume I

Desterrorama 29/06/2023

Ergo proxy
O personagem da biblioteca que cita o "ensaio sobre a origem das línguas" em "ergo proxy" me fez voltar a este livro. os japoneses bebem de todas as fontes. daí o sucesso dos mangás e dos animes.

Raphael Milão 19/12/2021

A leitura serve como boa base para entender os pensamentos de "esquerda", o desprezo para obter conhecimentos e riqueza é enorme, chegando ao ponto do ridículo.
o jornaleiro 19/12/2021minha estante
que resenha tosca

André L. Pavesi 16/06/2021

Rousseau 2
Além da obra que influenciou todo o pensamento ocidental posterior, o mais interessante neste volume é ver as réplicas do autor aos seus críticos, e como alguns cacoetes afetaram diretamente seu pensamento.

André L. Pavesi 08/06/2021

Rousseau
Uma das obras mais influentes da historia humana, vital para entender os rumos da sociedade ocidental.

Clio0 30/04/2021

A importância de Rousseau na história é tanta que a Nova Cultural desistiu e resolveu publicar dois volumes ao invés do único costumeiro. Esse primeiro volume traz Do Contrato Social e Ensaio sobre a Origem das Línguas.

Do Contrato Social trata da legitimidade do poder do Povo e sobre o Povo. O autor fala sobre escravidão, direito divino, diferentes formas de governo e como a geografia as influencia; A formação geográfica de um povo sempre tem evidência com Rousseau - sua fascinação pelo que ele considera primitivo ou bárbaro permeia toda a sua obra.

Vale lembrar que "Índio bom, ingênuo e inocente corrompido pelo homem branco" vem de seu trabalho. Essa ideia permeou os meios acadêmicos a tal ponto que mesmo tendo sido escrita em 1762, posso afirmar que no fim do século XX, eu ainda tive professores que promulgavam isso em sala de aula.

Na cultura pop nem se pode dizer que ela deixou de existir. Com o passar do tempo, ela ganha nova roupagem ou nomes, mas permanece no imaginário popular. Um exemplo mais atual seria a saga Mass Effect em que uma raça alienígena (Salarians) eleva tecnologicamente uma raça primitiva (Krogans) - posteriormente os primeiros julgam ter cometido um erro ao fazer isso e tentam exterminar os últimos.

A noção obviamente está invertida. Rousseau colocava o primitivo como bom, puro, passível de melhor desenvolvimento desde que deixado a si próprio. A ficção científica supracitada já preconiza o contrário: primitivos são selvagens, incapazes de lidar com conhecimento adquirido, e se elevadas podem causar danos em larga escala. Assim, melhor deixar que se eliminem (ou não) sozinhas.

Ensaio sobre a Origem das Línguas é interessante, embora sua base já tenha sido suficientemente modificada para tornar alguns dos argumentos obsoletos ou incompletos. Soma-se a escrita, a música. Rousseau era considerado uma das autoridades iluministas sobre essa arte, e a incorpora em sua argumentação.

A edição de capa dura é de qualidade e traz também biografia, bibliografia, notas introdutória e de tradução. Talvez pela própria influência da obra possa se justificar essas últimas, são tantas e tão bem elaboradas que quase tornam supérflua qualquer busca por material de suporte.