Explicando Tolkien

Explicando Tolkien Ronald Kyrmse

Resenhas - Explicando Tolkien

Luiz H. 13/08/2023

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmos os sábios não conseguem enxergar os dois lados."

"Os sábios só falam do que conhecem."
"Nem todas as lágrimas são um mal"

O nome é auto-explicativo, e saliento: o Tolkien é gênio

Galahad.Gomes 31/01/2023

ESSENCIAL PRA INICIAR EM TOLKIEN
Ronald Kyrmse traz de maneira leve e profunda uma boa base pra quem quer entrar no universo de Tolkien. Um preparatório para o que há de vir. Recomendo!

Ratinha de Biblioteca 30/01/2021

Um guia para quem deseja conhecer mais sobre a obra de J. R. R. Tolkien.

Marcio 26/10/2020

Livro para estudo de Tolkien
Uma ótima introdução para quem, como eu, está se aprofundando nos estudos da obra do Prof. Tolkien. O autor traz diversas contribuições originais ao entendimento da obra.

Wilson 09/10/2020

Bom livro
Um bom livro que acrescenta boas informações sobre a obra do Tolkien. O autor deve ser o maior especialista brasileiro na obra do Tolkien, além de tradutor também dessa obra.

Phreddie 20/09/2020

Perfeito para iniciantes e leitores experientes
O livro faz um grande e minucioso apanhado de toda a obra de Tolkien. É principalmente indicado para leitores iniciantes na obra do Professor mas também vai agradar e muito o leitor experiente.

Antonino 17/06/2020

Obra de fôlego!
Que livro denso!
Pelo número de páginas, menos de 200, vc acha que será um livro fácil e superficial. Mas quando vc começa a leitura, percebe a profundidade das explicações.
Claro que não é possível esgotar todos os assuntos (liguas, geografia e tantos.outros), eu poucas páginas, mas o livro te mostra de maneira bastabte abrangente o que vc precisa para conhecer mais da Terra Média.
Valeu a pena.

Nat 07/08/2012

Neste livro, Ronald Kyrmse aborda cada aspecto do mundo imaginado por Tolkien: suas eras, suas línguas e escritas, a geografia, a fauna e a flora, dentre outros aspectos. Ele também analisa a questão do mito presente na obra, mas a parte mais interessante é seu relato sobre como havia se tornado fã de Tolkien, abordando a questão dos críticos contra e a favor da obra e do papel que esta desempenha até hoje dentro do mundo literário. Em seu último capítulo, Ronald Kyrmse analisa a atualidade do mito criado por Tolkien.

Mais um dos livros que figuram na minha biblioteca pessoal sobre Tolkien e sua obra. Adorei a leitura por vários motivos. O principal deles é que o livro foi escrito por um fã e, como ele mesmo afirma ser, por um entusiasta, para outros fãs. A narrativa é leve, o que facilita na compreensão do objetivo do livro, que é demonstrar o efeito que o mundo secundário tolkeniano tem sobre nossas próprias emoções. Mais um livro bastante recomendado.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2012/08/explicando-tolkien-ronald-kyrmse.html

Carla Buffolo Altoé 11/08/2010

INCRÍVEL!!!!!
Ronald Kyrmse é apaixonado pelas obras de Tolkien, acho que é por isso que me identifiquei tanto com este livro. Conhecer um pouco mais sobre as obras deste grande autor, me traz o sentimento de querer ler mais, de descobrir muito mais sobre a Terra-Média.
Uma das partes que eu mais gostei do livro:
"É agradável abandonar por algum tempo nosso Mundo Primário e mergulhar no Secundário quando este é construído graças a um verdadeiro 'ofício élfico', com uma visão tão abrangente e ao mesmo tempo tão minuciosa, com a consciência de que mesmo um mundo imaginário precisa ter uma história a explicá-lo.[...]
O mundo de Arda guarda com o nosso uma relação de equivalência. É com certeza o Mundo Secundário mais bem elaborado - ao longo de mais de meio século - por um único indivíduo, a uma só vez generalista e detalhista. É tão diferente do nosso Mundo Primário que podemos nos maravilhar enquanto o visitamos, e ao mesmo tempo tão semelhante que as idéias e lições que ele nos mostra - como covén aos mitos - podem ser aplicadas em nossas prórpias vidas nos dias de hoje."