O Duelo dos Neurocirurgiões

O Duelo dos Neurocirurgiões Sam Kean

Resenhas - O Duelo dos Neurocirugiões

Marcella279 15/04/2024

Muito interessante
Um livro que nos apresenta várias descobertas interessantes de neurocientistas a partir de vários acontecimentos históricos. Muito muito muito fascinante!!

Kssia 09/05/2022

Espetacular
Para quem gosta do assunto sobre neurociência, esse livro tem várias histórias e explicações sobre a funcionalidade do cérebro. Histórias verídicas que ajudaram a descoberta de doenças cerebrais e comportamentais, que levou o avanço no ramo da neurociência.

Rennanzinho 25/07/2021

Os mistérios do cérebro e mente humanas com histórias intrigantes
Sam Kean explora o desenvolvimento da neurociência através da análise de casos ao longo do tempo. Embora traga muitos conceitos e vocabulário especializado, não é preciso ser perito para apreciar as narrativas e conclusões extraídas dos casos mais bizarros e inimagináveis nos porões da Medicina. O texto nos faz mergulhar numa jornada longe de ser concluída no entendimento do funcionamento anatômico (físico) do cérebro, suas diferentes estruturas e a relação com a consciência e a mente. Nos faz refletir sobre como nossas ações e limitações estão sujeitas à biologia do cérebro e o que, de fato, é voluntário e o que é involuntário. Embora com uma linguagem simples, o texto é denso e requer que não se perca a curiosidade e fascinação ao longo do caminho. Vale a pena, de todo modo.

Vivi 04/02/2021

Livro com bastante detalhes sobre neurociência, os primeiros capítulos me prenderam, o cérebro é tão incrível, o corpo humano é tão perfeito, cada ligamento, cada sensação, a forma que ele reage, tudo isso me fascinou, o autor Sam Kean puxou bastante esses detalhes, nos mostrando até onde poderíamos ir.

Estou animada para ler mais livros do autor, esse é o primeiro livro que leio e não me decepcionou.

ATÉ ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS, os neurocientistas tinham apenas uma maneira de sondar o cérebro humano: esperar que um desastre acometesse as pessoas e, se as vítimas escapassem, observar como suas mentes funcionavam de maneira alterada posteriormente.

Todos os cérebros humanos seguem um plano normal de conexões, que assegura que certas áreas de neurônios possam sempre falar com outras ? e é melhor que seja assim. É melhor que seus olhos sejam capazes de excitar seus circuitos de medo, e é melhor que seus circuitos de medo sejam capazes de dizer às suas pernas para cair fora, ou você não duraria muito fora de casa. Esse esquema geral de conexões é estabelecido durante nossos dias fetais, quando axônios começam a brotar e crescer como rebentos. Isto dito, o diagrama geral de conexões pode variar em seus detalhes de pessoa para pessoa. Um exemplo surpreendente disso é a sinestesia, uma condição em que os sentidos se misturam de maneiras sensacionais.

Thiago 14/01/2021

Fascinante
Uma história do desenvolvimento dos estudos relacionados ao funcionamento do cérebro, mostrando as descobertas, quase fantásticas, dos neurocientistas. Alguns distúrbios relatados são impressionantes.

Vitor I. 18/07/2020

Um amostra de como o cérebro pode ser fantástico e bizarro!
Explica bastante algumas neuras que temos e não sabemos qual sua origem, como o hábito de ver rostos onde não há, incrível descrição do funcionamento do cérebro humano ? ou do não funcionamento.

Romerito 08/07/2020

Leitura Fantástica
Excelente livro. O autor foi formidável a descrever uma temática tão importante usando uma linguagem fácil é uma comunicação textual que permite uma leitura confortável. Não da vontade de encerrar a leitura em nenhuma momento. Além isso, a escolha de narrar a evolução da neurociência escolhendo fatos históricos e a divisão utilizada no texto são dois fatores que ajudaram ainda mais nesta leitura.

Allan Tancredo 06/02/2020

Uma lição divertida de neurociência
Que livro gostoso de ler muito informativo também. Recomendo!

Anderson.Vailati 15/01/2018

Uma obra maravilhosa sobre a história da neurociência.
Portanto, recomendo a todos que querem compreender mais sobre a complexidade do cérebro humano
Entretanto, Sam Kean deixou a desejar quanto ao uso de alguns exemplos (utilizando Estados Unidos como referência), assim como aconteceu na obra O colher que desaparece, mas afeta em quase nada a obra.