Lily & Dunkin

Lily & Dunkin Donna Gephart

Resenhas -

Matheus1063 27/07/2023

Totalmente indiferente..
Bom eu fui ler esse livro ( que sá conte como um ) sobre um estória lgbtqiapn+ sobre uma garota trans de 14 anos que passa por diversas coisas e preconceitos e história triste ( era a premissa ) .
Porém é tão raso e tão sem nada que é só um conto . Que poderia ter 50 páginas .
É muitos sem nada e que seria sabe uma coisa , que me envolvesse ou sei lá
Ficou faltando um toque de humor
Um toque de crueldade a mais
Uma pitada de me sentir dentro da história e da personagem.
Sinto que não valeu a pena
Li em 2 dias e não senti nada.
Então dei 2 estrelas e acho que tá bom demais

Kérol 03/06/2023

DANÇA GATILHO DANÇA! Minha nossa eu nunca pensei que uma sinopse boba me traria tantas crises... acho que esse livro me trouxe arrepios do início ao fim e foi surpreendentemente incrível. A história é de se emocionar.

ares 16/05/2023

Faz bastante tempo que li, mas ainda lembro que foi uma leitura muito boa.
aborda temas importantes, como aceitação lgbt+, saúde mental, respeito, etc de forma muito bonita e simples, sem deixar o livro caricato.

lokidtay 23/04/2023

"eu amo a minha FILHA" ?
Okay, vou começar falando da edição porque quando eu falar da história vai vir textão! bem, a leitura é muito boa, por conta da escrita ser uma delicinha e fazer com que você leia o livro bem rápido mesmo! a autora teve muito cuidado e dedicação para tentar não cometer erros sobre os temas que estava abordando, é fofo e mostra que ela se importa com as causas que ela abordou!

agora sobre a história.... já no começo teorizei sobre muitos plots, que rapidamente me toquei e estava certo quando cheguei ao final, mas isso não estragou minha experiência literária! a história foi muito bem escrita e os plots são chocantes, principalmente para quem não os percebeu. muito bonitinho como tudo foi abordado, mostrando duas respectivas diferentes do começo da adolescência de uma garota trans tendo que enfrentar o preconceito e de um garoto neurodivergente enfrentando as dificuldades diversas no seu cotidiano. também é muito fofo a amizade que eles criam apesar de tantos problemas as suas voltas. gostei muito do livro, talvez um dos meus favs até agora!

Josiane 26/10/2022

Um presente recusado
Eu dei de presente a alguém que está em conflito com sua sexualidade e ele me devolveu. O que eu fiz? Devorei e amei? é uma linda história de aceitação familiar a respeito da transexualidade ??

paty 21/10/2022

Leitura flui bem
O livro flui bem e é uma história divertida de se ler, você acompanha os personagens de perto e se apega a eles.
O livro é narrado pela Lily e pelo Dunkin que ambos estão se descobrindo. É uma leitura boa pra quem não tem costume de ler.
Por fim, eu recomendo.

vic vic 10/10/2022

meu fav??
eu nn tenho palavras pra esse livro, ele é simplesmente sla? INCRÍVEL
gente juro, é uma história linda de autodescoberta, tanto de autoaceitação como aceitação dos mais e amigos.
eu acho os dois mto fofos juntos e nada me tira da cabeça que ele tem um romance!!!! eu simplesmente amo mto os personagens, me apeguei dms e super faria parte do grupinho deles, amo amo amo vcs meus amores da vida!!!!
leiam peloamordedeus
ESSE LIVRO PRECISA DE RECONHECIMENTO

Emily 11/09/2022

"Eu amo minha FILHA"
Dou 5 estrelas com vontade. Um livro que da pra sentir o sentimento dos personagens, que na maioria do tempo não é bom, mas valeu a pena. Ver a superação de lily e dunkin no final do livro me deixou feliz.

PatrAcia.Solla 22/06/2022

Me apaixonei
Que história cativante!! Devorei esse livro.. É uma história linda de superação, autoaceitação e amizade!!

Kalliny 21/06/2022

LILY E DUNKIN
Autora Donna Gephart

Lily e Dunkin é um romance de narrativa dupla pelo ponto de vista de dois adolescentes que compartilham não só a mesma escola, mas também desafios de aceitação que envolvem temas como amizade, família, saúde mental, identidade de gênero e bullying. A história composta por capítulos curtos narrados ora por ela, ora por ele, se passa durante seu último ano de middle school (correspondente ao 9º ano no Brasil),  Publicado em 2016, o livro que traz como protagonistas uma menina trans e um menino com transtorno bipolar, apesar de parecer tão específico, aborda assuntos importantes com sensibilidade. Não seria exagero afirmar que a obra de Donna Gephart, autora e mãe de um menino com transtorno bipolar, é exemplo da importância da literatura como instrumento de reflexão.

conhecemos Lily, que desde sempre soube que seu corpo não representava quem ela era de verdade. E conhecemos também Norbert, recém chegado a cidade, muito alto para a sua idade, e com um passado meio conturbado.

Com extremo cuidado, a autora aborda a transexualidade na pré-adolescência de uma forma muito realista. Não há exageros e nem momentos forçados na trajetória de Lily, apenas uma alma que está lutando para ser aceita por ser quem realmente é, enquanto muito ao seu redor insistem em rebaixa-lá a meramente aquilo que seu corpo representa. Os capítulos de Lily são os mais doces e emotivos, já que somos espectadores de todas as suas lutas diárias, seja consigo mesma, com a família ou na escola. Aceitação, coragem e perdão são os pontos principais de sua narrativa, e são tratados de forma direta, sem enfeites.

Já com Norbert ? ou Dunkin -, nós somos levados por uma narrativa mais confusa em questão de memória. Por sofrer de Transtorno Bipolar, em alguns momentos o ritmo de sua narrativa muda ? seguindo seu humor -, o que dá riqueza a leitura. Além disso, muito do seu passado se mantém em suspense, o que dá uma carga mais pesada para a sua história. A parte psicológica foi explorada de forma incrível, e cada detalhe foi utilizado de maneira muito cuidadosa.

Apesar de ser um livro infanto-juvenil com personagens relativamente jovens ? 13, 14 anos de idade -, são abordadas questões que irão formar o caráter de todo e qualquer ser humano: traumas, preconceito... Medo. Contudo, nem todo medo aqui provem do perigo. Nem todo preconceito provem do ódio. Questões comuns dessa idade também são abordadas, principalmente no âmbito escolar, como a estressante necessidade de se sentir incluso, de ter amigos. De não ser um excluído ? o que pode levar as personagens a tomar algumas atitudes meio erradas, às vezes.

São pontos muito mais complexos do que apenas julgar a atitude ou a aparência. A contextualização das personalidades funcionou muito bem nessa história, sem deixar criar a personagem mal-por-ser-mal. Mas dando uma base para isso. Algo como causa e efeito.

?Lily & Dunkin? foi sem dúvidas um dos livros mais tocantes e marcantes que já li, e é impossível não se emocionar, torcer ou comemorar cada conquista dos nossos protagonistas. Em tempos de intolerância e idolatria ao ódio, este livro chega para ensinar empatia e celebrar o poder das diferenças. Acredito que essa deveria ser uma leitura obrigatória, hoje mais do que nunca. E você ficou interessado? Comenta aí

bruna 14/06/2022

lily e dunkin
A proposta do livro meu chamou muito a atenção, histórias sobre personagens mais jovens trans ou com transtornos mentais, infelizmente, são bem raras.

Gostei do começo do livro, mas com o tempo foi ficando muito devagar e as atitudes de uma personagem estavam me incomodando muito, mesmo eu me esforçando para entender o seu lado. Algo que me incomodou também foi como várias vezes aparece o discurso de ?corpo errado? e até mesmo ?corpo biológico de menina?? já está na hora de desconstruirmos essa ideia de que ser trans é estar no corpo errado.

Apesar desses pontos, é um bom livro, que nos faz refletir bastante e o final é muito bonito e emocionante.

alinetiemi 04/06/2022

Lição de vida! Que livro incrível, nunca li nada com essas temáticas, que são muito necessárias, ainda mais sendo voltado para o público infantojuvenil.
A escrita flui super bem, com capítulos curtos e bem escritos. Super rapidinho para ler.

Acompanhar Lily e Dunkin foi maravilhoso, duas histórias de vida muito reais. Jovens que passaram por muitos dilemas, mas com apoio, carinho e muita coragem podem superar tudo.

Nicole 30/05/2022

Deixe o mundo ver você.
Preciso dizer, com toda a certeza do mundo, que acabei uma das melhores leituras do ano. Lily & Dunkin é uma história tão real e importante apresentando assuntos tão sérios e necessários de maneira leve e tranquila, trazendo consigo a ingenuidade de uma criança e a força delas ao enfrentarem suas batalhas. São duas histórias lindas. É o tipo de livro que a gente termina com os olhos cheios de lágrimas, o coração quentinho e com a enorme vontade de poder esquecer toda a história e ler de novo como se fosse a primeira vez.