A vigília perdida

A vigília perdida Nadeem Aslam

Resenhas - A Vigília Perdida

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 10/06/2019

As perdas e as faces da guerra
Apesar do ritmo um pouco lento da narrativa (o autor vai e volta no tempo, divaga muitas vezes) essa história é uma excelente aula sobre geopolítica. Narrando de uma forma belíssima a natureza do Afeganistão e os sentimentos dos personagens, Nadeem conta a história de Marcus, um inglês que se casou com a afegã Qatrina, morta pelo talibã. Em sua casa, Marcus hospeda cinco pessoas com histórias muito diferentes, mas que tem algo em comum: estão marcadas pela guerra nesse país. Pelo decorrer da narrativa vamos descobrindo essa guerra por vários pontos de vista: dos nativos do país, dos americanos, dos russos. Recomendo muito a leitura e deixo aqui dois trechos que sinto que resumem bem a história:
"Ele está vivo, mas já foi enterrado em muitos túmulos."
"Só os mortos viram o fim da guerra."

Bel 18/06/2011

A realidade nua e crua da guerra e do fanatismo religioso no Afeganistão.
A história se passa no Afeganistão, ocupado pelos americanos após o ataque de setembro de 2001. Mostra um país marcado por guerras constantes, ainda vivendo as consequências da guerra com a União Soviética e do domínio dos talibãs. O Afeganistão é um país de muitas facetas, onde a guerra e o fanatismo religioso vão deixando as suas marcas ao longo do tempo.
É um livro que nos faz pensar, mais uma vez, na falta de sentido da guerra, e até onde pode chegar a crueldade humana, que só precisa de um pretexto para se manifestar com toda a sua brutalidade.
Conta a história de vários personagens (dois americanos, uma moça russa e um afegão fanático vivendo na mesma casa), compartilhando lembranças e histórias tristes do passado, que os unem. É uma lição sobre tolerância. É um livro pesado, mas vale a pena ler!
Honorato 17/01/2018minha estante
Doloroso. Acabei de terminar.