História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

bela 24/04/2024

Dos dois outros, esse pareceu mais longo e mais parado, sem muitos acontecimentos relevantes, como se os anos não estivessem passando e ao mesmo tempo muita coisa estivesse acontecendo muito rápido. mas acho que não foi um defeito do livro, só deixou essa impressão por nunca falar a idade atual que elas estão. lenu odiável e pietro um coitado.

Roberta Amaral 23/04/2024

Eu estou chocada
Não esperava muita coisa desse livro pq tem uma parte que é muito parada mas do meio para o fim o que acontece???? Simplesmente reviravolta que você nem imaginava

tacizera 21/04/2024

História de quem foge e de quem fica
Esses livros são simplesmente impossíveis de largar, e esse em específico eu li que nem uma doida. Tenho dó de todo mundo que sentou do meu lado no ônibus enquanto eu lia, porque com certeza acharam que eu tava meio louca.
O jeito que a Elena Ferrante narra acontecimentos tão normais, comuns e cotidianos como noivado, casamento, separação, traição, filhos entre outros faz com que se sinta que tá ouvindo uma grandíssima fofoca, daquelas boas, que te deixam de boca aberta incrédula por uns cinco minutos antes de ser capaz de continuar a história, ao mesmo tempo que desesperada pra saber o resto.

Grazielli 19/04/2024

Felicidade não é estável.
?Teríamos escrito juntas, teríamos assinado juntas, teríamos tirado força uma da outra, nos bateríamos lado a lado para que aquilo que era
nosso fosse inimitavelmente nosso. É uma tristeza a solidão feminina das cabeças, dizia a mim mesma, é um desperdício esse excluir-se mutuamente, sem protocolos, sem tradição. Naqueles casos me sentia como se tivesse pensamentos cortados pela metade, atraentes e no entanto defeituosos, com a urgência de uma comprovação, de um desenvolvimento, mas sem convicção, sem confiança em si.?

Patty 18/04/2024

Esse gostei menos do que o anterior, mas como é Elena e a história é incrivelmente bem feita, darei 5 estrelas, agora vamos pro último livro.

Luiza.Biango 16/04/2024

História de quem foge e de quem fica - elena ferrante.
Espetacular! simplesmente o melhor de todos até agora da tetralogia napolitana, conseguiu superar a amiga genial e recuperar o encanto que eu achei que se perdeu no segundo, que desfecho, que reviravoltas, elena ferrante é genial!

Karoline.Conte 15/04/2024

Que história complexa e ricaaaa
Não acho que seja melhor que o livro 2 mas caramba, que história boa, quando vc acha que não pode acontecer mais nada de interessante, a Ferrante surpreende com um desenrolar mais profundo dos personagens e acontecimentos. Eu amei

malu 15/04/2024

Pra mim, ainda melhor que o primeiro, são duas meninas/adultas atravessadas pela vida que precisam se virar pra se livrar de uma situação horrorosa em casa, pobreza, violencia, machismo, mostra como o contexto politico/social e totalmente capaz de influenciar as nossas vidas

JanaAna90 15/04/2024

Penúltimo livro da tetralogia e, ao final, posso dizer que é bom, porém a escrita e a leitura muito arrastada que os anteriores. Achei que a autora se arrastou em questões que poderiam ser resolvidas em poucas páginas, mas enfim já chegando no final a leitura torna-se interessante e volto a ler com mais vontade.
A autora continua a abordar sobre a amizade entre Lenu e Lila, que cheguei a conclusão que são duas loucas e que vivem uma relação doentia onde elas não conseguem viver sem a dor e o sofrimento uma da outra. Acredito que o livro seja bom por isso, nos faz ter raiva dessa relação e ficar tentando ver até onde vai tudo isso.
O livro explora temas como ambição, identidade, poder e as transformações sociais e políticas na Itália.
Neste livro vemos uma Lenu, desestruturada e com uma baixa estima que mesmo conseguindo realizar seus sonhos parece não se encaixar nele, precisando sempre da aprovação da amiga, que tenho minhas dúvidas que seja. Lila perdida nas suas questões que sinceramente não faço ideia que de fato é ela; pessoa contradição que tenta a todo custo ser perversa com as pessoas que estão com ela. Vejo que Lenu também não é diferente, mesmo tendo tido oportunidades para fazer uma história diferente parece querer cometer os mesmo erros que a amiga.
Ferrante, pelo que observei, continua aqui a manter os personagens vividos e realistas, cujas lutas, erros e acertos, triunfos e fracassos ressoam em nós leitores. A narrativa, apesar de ter sido mais arrastada, é envolvente e emotiva. Nos fazendo mergulhar, neste livro, nas complexidades do universo feminino, suas relações no cotidiano como mãe, filha, amiga, mulher, escritora, estudiosa e todas as agruras de ser mulher num mundo machista e patriarcal.
Assim concluo a leitura curiosa para saber o desfecho dessa história e de seus personagens.

tAria0 15/04/2024

?cada um conta a vida como acha melhor.?
Esse é o primeiro livro da série que termino sem saber bem sobre o que falar. só me pergunto como alguém ler os livros da elena ferrante e tem a coragem de dizer que são parados, por que sinceramente!! quanta reviravolta, quantos problemas, quantos pensamentos e pessoas complexas. não estou acreditando que falta só mais um para me despedir desse universo. diversas passagens ainda rondam minha cabeça, meu livro está completamente riscado, amassado e com coisas escritas por mim nas páginas. eu realmente vivi esse livro. sinto que nunca mais serei a mesma

joolivis 14/04/2024

Lenu otaria lila cretina nino sanguessuga pietro machista cornão enzo um grandíssimo querido anjo Dede e Elsa lindinhas que mereciam mais

LuizaSabbag 14/04/2024

Elena Ferrante, me deixe viver a minha vida
Pelo amor da Deusa! Eu só consigo pensar em terminar essa quadrilogiaaaaaaa. Saber o que acontece com a Elena, Lina, Nino e todo o resto. Resenha curta pq tô ansiosa pra continuar lendo o último, depois volto pra choramingar que vou ter que voltar pra minha vida

Jeni 12/04/2024

Nunca senti tanto ódio de personagens, e sinto que é exatamente por isso que o livro é tão fenomenal. É real, tão humano. TUDO nele, as falas, os sentimentos, os desejos e ambições, as ações, mostram que no fundo até as pessoas que pensamos ser tão inteligentes e racionais podem se mostrar diferentes, e muitas vezes a troco de viver em uma ilusão criada na própria cabeça.

E meio que eu queria ESGANAR o Nino Sarratore

Carolina Tonglet Monzi 08/04/2024

Não sei o que esses livros tem? mas é impossível largá-los.
Vou ficar com saudades da Nápoles de Ferrante