História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Raony 04/10/2017

Tem livros bons com títulos ruins. Poucos imaginativos no mínimo. Anna Karênina. Grandes coisas. Livrão, mas título meh. Só que livro ruim com título bom ainda não conheci.

Gabriel García Márquez. Melhor titularizador não há. "Cem anos de Solidão", "Crônica de uma morte anunciada", "A incrível e triste história de Cândida Erundina e sua avó desalmada". Aprende Tolstói.

A Ferrante já sabe. Livros bons com títulos bons. São títulos misteriosos. Mas os títulos não são bons por si, são bons depois que você termina o livro. E o mistério continua.

A amiga genial. Parece óbvio. A Lila é genial mesmo. Dai pow. Inverte. Quem é a amiga genial?

História do Novo Sobrenome. Qual? Carracci? Cerullo? Ariota?

História de quem foge e de quem fica. A Lenu foge e a Lila fica. Mas a Lila também foge, de certo modo. Então a Lenu foge e Nápoles fica? Bem, a Lenu definitivamente foge. Ou não? Quem foge do que e pra onde? Quem fica? Com quem? Aonde?

História da menina perdida. Esse é a Lila, só pode. Mas a Lenu não está perdida também? Pelo menos meu respeito e admiração ela perdeu nesse penúltimo livro. Francamente.

Pensando bem, esses títulos são tudo sobre a própria autora. A menina perdida? Ela que ninguém sabe quem é. Ela que foge e ao mesmo tempo fica, pois se esconde, mas tá lá. O novo sobrenome? Não só sobrenome, como nome também, o pseudônimo. A amiga genial? Aí sim, sem dúvidas: Elena Ferrante.
Cinthia.Barbosa 06/10/2017minha estante
Uau!!!! Amei a reflexão sobre os títulos. Falou tudo!!

Raony 14/10/2017minha estante
Tá errado ali. Não sei como edita. É Cândida Erendira. Erundina é a Luiza haha.

Isa 26/09/2018minha estante
Milan Kundera também é um bom titularizador quando quer: A Insustentável Leveza do Ser, A Festa da Insignificância, Amores Risíveis.

Deyse 21/05/2020minha estante
Estou há dias refletindo sobre os livros da tetralogia, tentando desvendar o que haveria por trás de títulos que parecem ser tão inocentes, mas que representaram muito mais sobre a obra do que um observador veloz conseguiria notar. Agora descobri o que eu tentava concluir sozinha: tudo isso que você falou. Exatamente isso.

Ana Clara 05/09/2020minha estante
Boa reflexão sobre os títulos!! Não tinha pensado!

letíciamazzucchetti 03/10/2020minha estante
Maravilhoso ??????

allcalina 02/12/2020minha estante
traduziu perfeitamente!

Ferreira.Souza 06/03/2021minha estante
muito bom , falarei mais no último da série

Gislane Oberleitner 21/03/2021minha estante
Adorei! Ahh, terminei esse #teamlila

Amanda Sperandio 11/05/2021minha estante
AMEI! Melhor reflexão que já li a respeito. Sempre penso o mesmo a respeito desses títulos e, com certeza, Elena Ferrante genial

Lilian.Araujo 08/02/2022minha estante
Fantástico!!! ??????

Aysllavanessa 13/09/2022minha estante
Que resenha meus amigos

Sarah Braz 26/09/2022minha estante
Excelente resenha. Reflexão sensacional

Karina504 28/12/2022minha estante
A escrita da autora, como nos livros anteriores é absurdamente intrigante, o tipo de livro que não dá vontade de parar e quando parava, ficava pensando no que havia lido, mas nos 10% restantes para finalizar o livro, todo meu respeito e admiração pela Lena se esvairam, que vontade de sacudir aquela moça e tentar colocar alguma coerência na cabeça dela...

Pedportes 08/01/2023minha estante
Aprende Tolstoi! Kkkkk

Luana1208 26/06/2023minha estante
SIMMMMM

Pêpe 30/12/2023

Amoooo
No terceiro volume da série napolitana, Elena Greco e Lila Cerullo, chegam a fase adulta.
Lila que era considera uma menina prodígio, inteligente, agora vive as amarguras de uma vida difícil, tendo que trabalhar duro em uma fábrica, depois de tomar decisões precipitadas.Lila se separa do marido, tem um caso de amor com Nino, que some e aparece quando quer.
Já Elena, rompe com a família e com a pobreza e o bairro violento de Nápoles, completou o ensino médio e foi fazer faculdade, tornou-se uma escritora famosa, se casou com um professor universitário de uma família rica e tradicional, torna-se mãe e tenta conciliar seu papel de dona de casa, esposa mãe e escritora, mas o desejo de continuar ativa e intelectual é bem forte em sua vida.
Mesmo morando longe, Lila e Lenu se mantém unidas, mas sempre em conflito com os acontecimentos do cotidiano e sombras do passado.
Nino reaparece na vida da Lenu, em Florença e faz reacender todo o amor que ela tinha desde da adolescência, tirando totalmente seu foco e desestabilizando sua vida.
É uma história de amor, de relações familiares, de angústias de máfias de desafios.
Mais um volume maravilhoso de sua série.
Eu amei e recomendo.
Manu 30/12/2023minha estante
quais são os outros livros da série?

Rosieee 30/12/2023minha estante
@Manu
Primeiro livro: A amiga genial
Segundo livro: História do novo sobrenome
Terceiro livro: História de quem foge e de quem fica
Quarto livro: História da menina perdida
Você também pode pesquisar aqui no skoob "Tetralogia Napolitana" dá no mesmo.
Eu AMO essa tetralogia com todas as minhas forças. Boa leituraaaa!?

Jéssica Lenz 30/12/2023minha estante
Foi meu livro preferido da tetralogia

Bárbara Gomes 30/12/2023minha estante
Amo essa série!!!!!! O quarto livro é ainda melhor!

-Koraline 24/01/2024

Ao contrário dos outros livros, essa história é muito mais focada na vida da narradora do que em Lila, e gostei bastante disso, o único problema é que só ficou realmente interessante depois que Elena se casa, o que acontece mais ou menos na metade do livro, antes disso não teve nada de importante, mas estou curiosa para o desfecho.
priscyla.bellini2023 24/01/2024minha estante
A maioria das pessoas acha que a série cresce em qualidade, acho que sou uma das poucas que acha o primeiro livro o melhor. Ksksk Também gostei menos desse.

Thayna Cursino 13/11/2022

Para mim, esse livro foi o mais denso da série, em certos momentos me deixou com uma sensação de claustrofobia, principalmente em relação ao casamento da Lenu e as questões políticas abordados na história. Mesmo já adulta, a Lenu continua sendo uma sombra da Lila, a Elena é uma mulher brilhante, mas vive em função da aprovação da Lila, e eu vejo essa mesma repetição nas filhas da Lenu. Esse livro é recheado do típico esquerdomacho desnecessário, e apesar de toda obsessão que a Lenu tem pelo Nino, continuo achando ele um nojento. No final desse livro, me deu uma vontade de dar uns tapas na Lenu e gritar pra ela acordar, pq nao é possível ser tão burra assim. Só de imaginar que falta um livro para o encerramento da série, já me dá uma dorzinha no coração.

Bart 17/08/2021

História de quem foge e de quem fica
*Elena Ferrante*
Editora Biblioteca Azul, 2016 - 416 pág.
Bora falar de livro!!
E que livros essa mulher escreveu ?!
?????
Nos livros anteriores nos foi apresentada a "Infância, a Juventide",  e nesse nós temos "O Tempo Intermédio",
ou seja, aqui a inocência não tem mais espaço. A dinâmica  da narrativa também mudou, antes podia ser um pouco mais demorado, pelo romance, pela dor, agora... é como se a vida não permitisse ficar de "papo p/ar"... à medida que vamos envelhecendo precisamos correr atrás dos nossos objetivos, algo que é bem evidente nesse livro!!
Lenu e Lila partem p/as batalhas da vida adulta, e o furacão que se forma das amizades, das relações sociais e dos interesses individuais.
??Você homem, já parou p/se perguntar como é ser mulher num mundo comandado por homens???
Esse livro bate forte nisso, no envolvimento das causas sociais impulsionado pelas injustiças, do empoderamento através do conhecimento, do estudo...da maternidade... agora imagina esse conteúdo no contexto da década de 1970?! Nenhum homem vai conseguir trazer 1/3 do que as mulheres vem passando até hoje por nossa causa!!
??
Não é um livro "feminazi"... a narrativa embala o leitor num carinho, mas não deixa de mostrar e nos levar a refletir sobre!!
"Fruta que caiu", que livro!!
Indico demais!! Não dei spoilers!! ?
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 17/08/2021minha estante
Depois dessa resenha não tem como não ler....

Bart 17/08/2021minha estante
Kkkkkkk
Por favo, não vá no oculista da sua cidade kkkkk se mantenha assim!!
Obg!!

Livia 20/08/2021minha estante
Só vc mesmo ???

Bart 21/08/2021minha estante
Kkkkkkkkk

Marcianeysa 07/05/2021

Sensacional
Terceiro livro da série napolitana. Excelente, instigante, perfeito! Elena e Lila na sua melhor forma.
Marcel 08/05/2021minha estante
Que fim perturbador, incômodo.

Marcianeysa 08/05/2021minha estante
Demais, já vou começar o próximo!

Marcel 08/05/2021minha estante
Vou ler agora do clube intrínseco de maio

bruno 23/11/2023

MORRE PRAGA!!!!!!!
Não consigo entender como a Elena Ferrante conseguiu escrever essa bomba após o livro 2. Nesse livro damos sequência aos acontecimentos do final do livro passado e somos introduzidos a uma nova faceta da lenu.

Até agora, esse foi o livro mais desagradável de ler, sai odiando e estressado com tudo e todos. Sinceramente, não consigo falar uma coisa boa desse livro. Esse volume é focado em um background mais político, o que tornou a narrativa maçante e cansativa, o ritmo só se recuperou mais para o final do livro.

Sinto que nenhum outro personagem de algum outro livro que eu ler vai conseguir me irritar tanto quanto a lenu e os outros personagens desse livro, é uma sequência de decisões burras e de um mau-caratismo que é inegável.

Estou com medo do que o me espera no próximo livro, sinto que esse só foi o início do declínio da lenu, espero que ela aprenda com as decisões BURRAS que ela tomou.

Polly 30/10/2020

História de Quem Foge e de Quem Fica: já desisti da Lenu (#130)
Dois fatos resumem a minha experiência com o terceiro volume da tetralogia das Histórias Napolitanas: o primeiro é que eu amei o livro; o segundo é que eu consegui odiar ainda mais as suas protagonistas (como se isso ainda fosse possível). Lenu, que eu ainda acreditava que fosse ter alguma redenção, foi só mais dela mesma neste livro. Lenu é o que é. Mesquinha, invejosa e pequena. Nem o frescor da juventude, nem o contato com o feminismo conseguiram libertá-la dos fantasmas do passado. E o fato dela desprezar os próprios talentos e capacidades é a maior prova disto. Lenu foi minha decepção particular.

Diferentemente dos dois primeiros volumes, História de Quem Foge e de Quem Fica se dedica muito mais à vida de sua narradora. Lenu é a sua própria protagonista desta vez. Ainda que suas escolhas continuem se baseando nas de Lila, naquela sua velha obsessão doentia pela amiga, é a própria Lenu que ganha destaque, ela é a sua própria estrela. Lila até dá as suas caras e protagoniza cenas importantes (e difíceis), mas, não é ela que dita a história, que toma as rédeas. São as burradas, as inseguranças e os sofrimentos de Lenu que deixarão o livro envolvente (e frustrante ao mesmo tempo). E, de certa forma, isto pode até ser considerado um avanço. Lenu parece querer tomar conta da própria vida. Finalmente.

Mas, se tem uma coisa incrível neste livro, ela é a tradução perfeita e fiel da dor do “ser mulher”, da dor do “existir feminino” que a escrita carrega. Impossível não se identificar com algum sentimento, com alguma das frustrações dos inúmeros tipos de mulher que nos são apresentados nas páginas. Desde o medo de sexo que Lila sente por não querer ser mãe mais uma vez; desde o desespero de Gigliola por se sentir menos do que uma coisa nas mãos do homem que ama (e de todos os outros); até a frustração de Lenu com um casamento sem amor, sem prazeres; até sua frustração com uma maternidade simbiótica e parasita; tudo, simplesmente tudo, nos marca e toca, nos gerando uma identificação com a nossa própria história e com as das mulheres que nos rodeiam. É quase desesperador, é enojante. Elena Ferrante escreve sobre o pior lado de ser mulher.

E, embora eu não esteja nem um pouco curiosa sobre o que vai acontecer em seu quarto e último volume (já que eu desconfio muito bem no que tudo isso vai dar), só lendo mesmo para saber como acaba a história de amor e ódio dessas duas amigas. Sinceramente, espero que a maturidade traga a libertação que Lenu e Lila precisam (e merecem). No mais, apesar das várias raivas com as protagonistas, vale muito a pena a leitura da História de Quem Foge e de Quem Fica.

Rahrt 27/03/2021

"Talvez, diante do abandono, sejamos todos iguais."
É cru e denso, mas ao mesmo tempo é sensível. Ferrante esmiúça sentimentos no papel como se sangrasse cada palavra, consegue incutir o sofrer do amadurecimento da amizade de Lila e Lenu com uma franqueza arrebatadora. Ela mistura ainda mais tudo o que traz desde o primeiro volume. Simplesmente incrível.

Franciele 20/11/2016

Calmaria e Tempestade
Ferrante mais vez me surpreende nesse livro. Quando acho que já me acostumei a ela e que posso "prever" o que ela vai falar em seguida, vejo que na verdade não sei de nada, rsrs!
Esse livro tem tanta violência quanto os demais, mas por Lenu não estar no bairro as coisas em forma de notícia e o peso acaba sendo menor, mesmo que a situação seja "mais grave" que antes. Fascistas contra comunistas como pano do fundo, atentados, assassinatos e protestos. Tive a impressão de ele ser mais calmo e mais cotidiano, mesmo em meio a tempestade em que a Itália está vivendo.
Lenu e Lila são adultas, e esse livro compreende parte dos seus 25 - 30 anos (mais ou menos). Casamento, filhos e trabalho. Elas não estão tão próximas quanto nos outros dois. Lenu se casa e vai morar em Florença, enquanto as pessoas do bairro, continuam por lá.
Desde o final do segundo livro fiquei com muitas dúvidas, mas com uma certeza: Nino voltaria, e dessa vez seria pra fazer estrago. Uma parte de mim acredita cegamente nisso, mas a outra me lembra, "estamos falando de Ferrante e tudo pode acontecer". Então, não me arrisco a dar palpites!
Não sei você, mas eu tenho um problema grave com a Lila, desgosto muito dela, muito mesmo. E não sei se desgosto mais dela ou de Nino, cada hora um toma a frente, rs!
Acho os dois extremamente egoístas, dissimulados e inconsequentes. Tenho tanta empatia por Lenu que penso: "Por que se deixar levar os esses dois? Eles são horríveis". Acho Pietro um personagem simples, mas que desempenha papel importante, e ultimamente, concordo com ele quando diz que, Lila não ama Lenu, que na verdade a detesta pois gostaria de ter tido as mesmas oportunidades que ela. Que a amizade das duas pode ser rompida a qualquer momento, basta uma delas ter a coragem de falar umas verdades para a outra.
Esse parece ser um livro de transição, para um final que promete ser maravilho!
Ana Paula 25/11/2016minha estante
Nossa, mas o Nino me dá uma raiva também! Não sei como ela decidiu largar tudo pra ficar com ele. Doida pra ler o quarto volume!

Jeanne 29/11/2016minha estante
Às vezes, fico com raiva da Lenù por ser tão cordata, tão boa com a Lina.
Apesar de considerar Lina muito inteligente, a considero ingrata, invejosa, maldosa e dissimulada.
Lendo o 3º volume e louca para que chegue logo o 4º e último.

Mil 12/05/2017minha estante
undefined

Ana :) 26/05/2017minha estante
Eu penso justamente o contrário, detesto a Lenu. Ô criatura mesquinha, fica tirando inveja de onde há sofrimento, só consegue olhar o próprio umbigo. Sem falar que as histórias dela são sempre as menos interessantes. Ela em si é desinteressante.
Adoro a Lila. Compreendo que não é a perfeição em pessoa (e quem é?), mas acho que deu e dá muito mais a Lenu do que o contrário. Tudo que a Elena faz é uma espécie de cópia de algum pensamento ou criação da amiga que ela deseja que se dê mal várias vezes. E raramente lhe estende a mão quando está numa situação melhor, nem lhe passa pela cabeça ajudar. Lila teve uma vida 3 vezes mais difícil e ainda consegue tirar leite de pedra.
A prova maior é que a série é justamente o relato de Elena sobre sua vida com Lila e, acima de tudo, sobre Lila. Se fosse o contrário, não sei se me fisgaria.
Quanto ao Nino: blerg. Hahaha.

Flá Costa 19/08/2017minha estante
Não consigo pensar em um personagem de livro que eu tenha odiado tanto quanto odeio Lila. Falsa! Egoísta! Maluca! Aí me sobe uma raiva de Lenu por valoriza-la tanto!!!!

Franciele 22/08/2017minha estante
Rsrs, concordo com você Flá, Lila é odiosa mesmo!

eu 02/12/2017minha estante
Acontece que temos um relato enviesado sobre Lila. Não temos acesso aos pensamentos dela e temos que acreditar nas elaborações que a Elena faz sobre a amiga. Temos que levar em conta que a Elena é obcecada pela Lila, e que só resolveu contar a história como uma forma de vingança contra o sumiço dela.

Flavio 14/11/2018minha estante
Sim, sim concordo com o perfil de leitor ''eu'' : Lenu é uma narradora não confiável...
Fran, sobre as suas criticas á Lila: bem a Lenu tb não é flor que se cheire hehe. Uma das partes que fiquei mais puto foiq uando li ''Ah descobri aos 30 anos uma novidade, que não posso falar pra minha amiga que a queria morta''. VC É RETARDADA OU IDIOTA? POR MAIS FASCISMO E VIOLÊNCIA QUE TIVESSE PRESENCIADO É ÓBVIO QUE NÃO DEVEMOS FALAR TUDO O QUE PENSAMOS. VC FALOU TUDO O QUE PENSOU PARA D. ACHILLE OU PARA OS SOLARA? NÃO NÉ? ENTÃO TENHA NOÇÃO QUE SINCERIDADE NA ''AMIZADE'' NÃO É MAGOAR QUANDO SE É HONESTO EM MOMENTOS DE RAIVA. Enfim, isso nesse livro fora o final do livro anterior que ela vai la na fabrica de embutidos, quando a Lila trabalhava lá o dia inteiro em situações precarias para dizer que publicou o livro... Mas não digo tudo isso para defender uma ou outra personagem mas acho as duas complicadinhas hehe.

lorena 01/08/2022

Mesmos erros
Apesar de o livro se passar na vida adulta das personagens onde deveria ter uma certa estabilidade na vida das mesmas, elas estão fadadas a cometer os mesmos erros e isso me irritou muito nesse livro. Criei muito apreço pela construção da lenu durante o livro todo, pra ser jogado tudo pelo ralo no final. Ela sabe a natureza real do nino, sabe do que ele é capaz, sabe que ele é igual ao pai, mas largou tudo pra viver os mesmo erros. E lina apesar de a gente n ter tanto destaque na história dela nesse livro, me decepcionei pela relação dela com os irmãos solara indo contra todos os princípios construídos da personagem até então. Mas dou 5 estrelas pra esse livro justamente por conta desses erros, por que o objetivo dele no final das contas é esse, mostrar que somos humanos e que erros sempre vão acontecer.
jullya menezes 01/08/2022minha estante
Que resenha boa me deu vontade de ler

lorena 01/08/2022minha estante
leia! vc n vai se arrepender

Mariana113 31/05/2023

Intenso
O terceiro livro da série napolitana foi a experiência mais difícil de assimilar em decorrência da carga política empregada na primeira metade da narrativa. O ritmo dos acontecimentos e os fatos tornaram a leitura menos agradável que nos dois primeiros livros.

Essa parte da série foi mais focada na personagem principal Elena Greco. A amizade entre a Lenu e Lila ganhou pouca evidência, nos raríssimos momentos em que Lila apareceu o seu jeito enigmático não me cativou como antes.

Nessa etapa da vida da Lenu a autora trás à tona assuntos como maternidade, matrimônio e carreira profissional. O modo como a personagem lida com cada desafio e revés contribuiu muito para o seu crescimento dentro da narrativa.

A segunda parte foi o puro caos. Elena Ferrante me envolveu do jeitinho que eu gostaria com uma reviravolta bastante inesperada. No geral foi uma experiência muito bacana.
Mayra.LobAo 23/06/2023minha estante
Estou em 32% e meu Deus, essa parte política enche o saco hahahaha

Mariana113 23/06/2023minha estante
Foi terrível, mas o plot valeu a pena.

Mayra.LobAo 27/06/2023minha estante
Ai que bom que você me disse isso, eu estou lendo em ritmo tartaruga porque tá insuportável essa parte...

Lilian.Araujo 21/02/2022minha estante
Concordo com tudo!!!