Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas - Jantar Secreto

Jorge 10/11/2020

" Sua punição vai ser sobreviver."
O que falar desse livro ?
A escrita, assim como os outro é ótima, flui muito bem, tanto que li ele bem rápido.
E a história? A história é pesada, aborda um tema pesado e a pessoa que quer ler tem que ter estômago, porém é bem envolvente.
E o que achei ? Gostei, fiquei envolvido com a história do início ao fim.
E o fim ? O final é bom, mas quem conhece o Rapha sabe que ele tem alguns finais polêmicos e esse segue a mesma linha.
Críticas ? Sim, na minha opinião claro, o final estava ótimo, ia ficar algumas perguntas, porém coisas secundárias que dá para deixar passar, mas aí que veio o epílogo, ah o epílogo, esse respondeu algumas coisas, porém abriu brecha para um monte de pergunta e algumas teorias.
Enfim, não vou comentar mais para não dá spoiler.
Recomendo? Sim recomendo, mas se vc tiver um estômago fraco, corre desse livro.

Obs: Não coma enquanto ler, pois pode acontecer alguns acidentes kk
Lyta @lytaverso 21/11/2020minha estante
Adorei a observação hahahah
Ainda me falta esse livro do Rapha.

Dani 10/02/2021minha estante
Ainda não estou apta para comentar esse livro. O choque ainda não passou kkkk.

Suelen 21/03/2021minha estante
Li e fiquei alguns dias sem nem querer comer carne ksksks

Pam 05/06/2021minha estante
Li e descobri que não tenho estômago forte...

Luli 17/08/2021minha estante
gente alguém sabe a faixa etária desse livro?

Dani 20/08/2021minha estante
Luli, não tenho ideia, mas não acho que seja interessante ser lido por alguém muito novo..

Pam 20/08/2021minha estante
Acho que é 18+, pq tem muitos gatilhos

Mari 12/11/2021minha estante
Nossa fiquei mal em comer carne por umas semanas

Dani 19/12/2021minha estante
Que livro incrível

amanda 02/01/2022minha estante
ainda bem que eu sou vegetariana

Nakarina 28/01/2022minha estante
Na semana que estava terminando o livro, fui em churrasco e olhei a carne de modo bastante diferente após o livro? É chocante como Raphael aborda vários temas que deveriam nos chocar no dia a dia, mas o livro traz à tona de uma forma bastante cruel e verdadeira.

Ademi.Silva 13/06/2022minha estante
Esse livro é muito bom, quando você acha que está tudo resolvido e explicado, vem a surpresa que fica de boca aberta e ficar pensando: Eu não acredito? Então era por isso ? ... Rafael Montes é demais

Silvia Sousa 29/07/2022minha estante
Talvez eu tenha um K de psicopata só pode, pq sinceramente não me afetou em nada consumir carne durante ou depois de ler, mas que fiquei p@t@ com o final eu fiquei

Mariana 22/09/2022minha estante
Li e confesso que esperei muito mais por ter lido outro livro dele. É bom? É! Mas no fim já estava cansada

Emilly.Lohanne 10/10/2022minha estante
Esse livro é foda raphel e escritor maravilhoso ?

cassiana.reis 20/10/2022minha estante
Meu primeiro livro do Rapha e foi amor à primeira lida kkkk não costumo ler autores brasileiros e esse livro realmente surpreende, fora que é ótimo ler um livro e realmente entender as referências dos lugares..

Rita655 17/11/2022minha estante
Só pelos comentários já quero ler.

laura Campos 17/01/2023minha estante
O plot desse livro é incrível

Eduarda 17/01/2023minha estante
esse epílogo criou um complexo na minha cabeça

Gabriela 07/03/2023minha estante
Eu fiquei de cara quando descobri a mente por trás da quadrilha, principalmente por descobrir o quão sem coração ele era, gostava tanto dele durante a história kkkkkkk o pior é que não vejo uma continuação, então o fim poderia ter sido mais encorpado (minha opinião!)

Samyra 10/03/2023minha estante
O tanto de vontade que eu tive de vomitar lendo esse livro não ta escrito. Mas é incrível, o plot no final -----

Karol 13/03/2023minha estante
O epílogo alugou um triplex na minha cabeça, simplesmente chocada o livro te prende do início ao fim.

luiza894 14/03/2023minha estante
O pessoal eu queria saber se a história do livro e real?

luiza894 14/03/2023minha estante
Queria muito muito saber se a história desse livro e verdadeira

Carla549 25/03/2023minha estante
Esse livro é incrível, o plot no final---

Carla549 25/03/2023minha estante
Esse livro é incrível, o plot no final---

Grazzis1 08/04/2023minha estante
esse é meu livro favorito, por favor leiam

marinagods 15/04/2023minha estante
Eu ameiii o livro mas o plot do epílogo me brochou kkkk

Isabelly.Bruno 20/04/2023minha estante
Eu li ele enquanto estava num churrasco kkk

Lyta @lytaverso 02/05/2023minha estante
Que agradável, Isabelly kkkkkk

Kauzinha.Matiuzzo 07/05/2023minha estante
No final sua cabeça quase explode....voce termina o livro com um misto de sentimentos

Beatriz2877 16/05/2023minha estante
Polêmico é, mas o final não me surpreendeu.
Na verdade o final foi a minha grande decepção ;-;

Isabella 05/06/2023minha estante
Eu comendo carne de porco enquanto lia kkk. Eu não achei muito nojento. Claro, fiz algumas caretas de nojo e arrepiei várias vezes. Mas não ao ponto de o estômago embrulhar. Fiquei meio traumatizada mas valeu a pena. Um dos melhores livros 2023 e o melhor livro de suspense.

Isabella 05/06/2023minha estante

Elaine201 18/06/2023minha estante
Estou em choque. Gostei muito da escrita dele. Não havia lido nenhum olivro dele. Outro que possam me indicar?

aRans 10/07/2023minha estante
Eu tô em choque com tudo que aconteceu, se não fosse por aquele gordo estúpido ngm tinha morrido

skuser02844 13/07/2023minha estante
Cara... Que livro! N tenho palavras

skuser02844 13/07/2023minha estante
Cara... Que livro! N tenho palavras

Rafael1515 18/07/2023minha estante
Alerta, spoiller!!!
Enquanto o dante descrevia o ato final, as cenas principalmente da soninha, eu só conseguia rir. Talvez eu seja um doente. Kkkk

clarinha 13/08/2023minha estante
cara, eu tô em choque, acabei de terminar de ler e foi uns dos livros mais marcantes que eu já li, além dele ter me prendido muito, pqp, sem palavras

Léo 26/08/2023minha estante
Achei incrível!!!

Geovana421 18/09/2023minha estante
Eu lembro que quando li, fiquei três semanas com um triplex alugado na minha cabeça, eu fazia tudo pensando no final kkkkkkkk E a observação é perfeita

Baemizz 19/09/2023minha estante
Eu devorei esse livro em basicamente dois dias, a escrita do autor é muito boa e os capítulos são extremamente rápidos de ler. Agora falando do plot, é bizarro o quanto o

plot prende

luana ;) 21/09/2023minha estante
A leitura tava tão boa que eu li enquanto jantava, eu tava comento bife e de repente me vem uma narração deles desmembrando uma idosa (nenhum acidente aconteceu ?

Eduarda243 08/10/2023minha estante
Acabei de ler e estou chocada com o plot do final

Eduarda243 08/10/2023minha estante
Pior que quem era o comandante já estava na nossa cara o tempo todo da leitura

Mariana113 18/10/2023minha estante
Concordo!

lovleyas 19/10/2023minha estante
Custei terminar de ler por preguiça, mas gostei

Cheryda0 29/12/2023minha estante
Simm, minha cabeça ficou explodindo quando acabei. Mas é muito bom, o plost do final me pegou demais

Shiil 29/12/2023minha estante
Eu inventei de almoçar ontem enquanto lia, KKKKKK não recomendo. Pedi o apetite. Amei ,a resenha ? eu literalmente acabei de ler o livro e estou pasma, chocada. Eu imaginei sobre o final, tô passada hahahha

Rachel Torrieri 30/01/2024minha estante
O epílogooooo ???

Vitoriasiq087 30/01/2024minha estante
Que livro é esse???????? PELO AMOR DE DEUS, e esse final????? SEM PALAVRAS

Nathalia1007 05/02/2024minha estante
Desde que eu li não consigo parar de pensar em toda a história, o plot é absolutamente perfeito, obrigada Rapha por dividir suas ideias perturbadoras com seus caros leitores ??

Julixx0 15/02/2024minha estante
Fiquei chocada, fiquei 4 dias pensando no final KKKKKKKKKKKKKKKKK

Cecelha 20/02/2024minha estante
a dica de não comer lendo é PRIMORDIAL

silvadeborac 11/03/2024minha estante
A dica "não coma enquanto ler" é crucial kkkkkkkkkkk

silvadeborac 11/03/2024minha estante
A dica "não coma enquanto ler" é crucial kkkkkkkkkkk

Samara730 23/03/2024minha estante
A descrição das cenas são impactantes! Mas o plot do final foi desnecessário!

Paula1735 27/03/2024minha estante
Ainda estou lendo. Mas, só quero dizer que não se sintam valorizados, olhem quanto cada parte do seu corpo vale no mercado negro... Estou rindo de nervoso...kkkk

Fernanda2945 30/03/2024minha estante
Meu favorito do Raphael montes , são protagonistas que dá pra se identificar no começo mas depois vc sente um ódio profundo deles , a leitura é fluida mas também descritiva e grotesca em alguns momentos, achei impressionante a parte que mostra os prints das conversas deles e a cena do último jantar é grotesca e agonizante . O final realmente me surpreendeu e pra quem procura livros com temáticas pesadas esse é um excelente exemplo

JAssica207 03/04/2024minha estante
Repugnante, mas uma leitura fluída, gostei da escrita do autor

LavAnia.Tavares 19/04/2024minha estante
A página 86 sendo a melhor

juno 03/01/2024

MEU DEUS
Eu ainda to sem palavras, que livro BIZARRO, acabei agora e ainda to tentando entender esse final, só digo que o Leitão é um FILHO DA PUT@ merece tudo de ruim.
Raphael Montes conseguiu fazer um livro nojento bizarro ser extremamente viciante. quero ler mais livros dele!
alvarezcoelholeal 03/01/2024minha estante
Meu estômago ficou embrulhado a leitura inteira

k lá 03/01/2024minha estante
Muito bommm

Vit 03/01/2024minha estante
kkkkkkkkk fiquei com mais vontade de ler

zxsaturno 03/01/2024minha estante
Tenho é medo de ler esse livro...

juliana.alves.56211 03/01/2024minha estante
Eu vou começar a ler este, mas estou com medo ?

@leituras_da_yuli 03/01/2024minha estante
Eh bizarro mesmo, mas um dos melhores livros brasileiros que já li.

Marcela 03/01/2024minha estante
Eu amei! Recomendo! Li rapidamente.

Jojo 03/01/2024minha estante
Tô lendo ele agora.

amandaisreading 03/01/2024minha estante
vou começar agora ?

@perdidanoslivro.s 03/01/2024minha estante
Também estou lendo ele

Alecsander.Ferreira 03/01/2024minha estante
Hahaha espere até ler suicidas

Gabyz.z 03/01/2024minha estante
Ainda vou ler

igoo 03/01/2024minha estante
tô tentando terminar há meses pq eu achei TÃO chato

Cecília 03/01/2024minha estante
Eu li as páginas finais 2x pra conseguir assimilar viu

maria18434 03/01/2024minha estante
esse livro é ótimooooo

dudarz 03/01/2024minha estante
Melhor livro possível, meu fav!!

Sara 03/01/2024minha estante
Raphael Montes nunca decepciona

Valesca.Castelani 03/01/2024minha estante
essa realmente é a intenção dele
Ele disse uma vez que no Brasil como já acontecem muitas coisas violência crimes de todo tipo .Ele procura algo bem bizarro mesmo pra chocar

Daissa.Diana 03/01/2024minha estante
Ui medo de ler ele agora ?

Maise4 03/01/2024minha estante
Hahah deixa a gente de cabelo em pé né kk um dos melhores

Kate03 03/01/2024minha estante
Fiquei com ânsia a leitura inteira ?

Adri 03/01/2024minha estante
Espero que um dia ekes traduzam os livros dele em sueco, tô só aguardando ?

cs_g_ilson 03/01/2024minha estante
Eu ainda não entendi por que o moço foi deserdado. Na minha interpretação ou pouco conhecimento, não é um dos casos previstos no código civil (considerando que tudo se passa no BR).

Fato é que o livro é excelente!!!

Ingrid.Brandao 04/01/2024minha estante
Odiei esse livro inteiro até ele ser salvo pelo plot do epílogo. Fiquei ?

Tainateixeira92 17/03/2023

Carne de Gaivota
Esse livro é daqueles que você começa a ler e não quer mais parar; não terminei a leitura mais rápida por falta de tempo. Fiquei agoniada em diversos momentos, pois o Raphael tem uma escrita muito gráfica. Essa história não é perfeita, tem seus defeitos; a brutalidade de alguns crimes é exagerada, mas a escrita envolve muito o leitor, fazendo-o não querer parar de ler.

Confesso que terminei a leitura um pouco perturbada. Será que o consumo desenfreado de carne realmente se restringe a animais (pensando na desigualdade social e no capitalismo)?

Essa escrita testa o nosso estômago; não recomendo para ninguém que passa mal vendo sangue. O Raphael traz algumas reflexões que me deram mal-estar. Afinal, não somos uma sociedade que adora pets?! Quando compramos a carne na bandejinha do supermercado, não temos ideia do que o animal passou. Quando vemos uma maldade com um animal, não ficamos indignados? Não achamos lindo um bezerrinho? Qual a diferença de um cachorro e um bezerro? Será que temos consciência de onde vem a carne de vitela? E sinceramente, prefiro não saber (porque provavelmente se soubesse não comeria). Fiquei incomodada, porque a leitura me fez encarar o meu egoísmo e minha hipocrisia.

Achei o final brilhante, não foi corrido e tem um epílogo surpreendente. Fui feita de trouxa e não fazia ideia. Com certeza, lerei mais livros do escritor.

“Aqui no Brasil a gente come vaca, mas não come cavalo. Na França, eles comem cavalo, mas não comem cachorro. E sabia que na Índia eles comem cachorro, mas não comem vaca?”

“O pastor-alemão dele tinha morrido dois dias antes e, em vez de enterrar o bicho, ele pensou: Por quê não?” (…) “Era uma ideia estranha? Sim. Mas também era inédita, inovadora. Se a proposta era escapar do óbvio, pensar fora da casinha, ele tinha feito a coisa certa. Além do mais, qual é mesmo a diferença entre matar um cachorro e um porco? Ou um boi?”
Jussara 18/03/2023minha estante
Esse autor é incrível! Livro maravilhoso. Eu também me senti idiota quando li o epílogo.

Geisa Kauana 02/02/2023

Eu to sem palavras?
Que escrita, que história!

Raphael Montes foi simplesmente genial ao construir esse livro. Um assunto um pouco bizarro, claro, mas muitíssimo bem produzido. Impecável!
Os detalhes, as descrições, a construção dos personagens e o desenvolvimento da história, as reviravoltas? tudo simplesmente perfeito.

Apesar do tema pesado e de alguns momentos um pouco difíceis de ler e imaginar, foi uma leitura fácil, rápida e envolvente. Eu queria largar tudo pra saber o que iria acontecer. Completamente viciada nessa loucura!

E o final?. Meu Deus, que final!! Surpreendente, inesperado e chocante. Eu fui bem trouxa e não desconfiei de nada ?

Vale muito a leitura (se você tiver estômago), um ótimo livro.
Com certeza criou em mim a vontade de ler todas as outras obras do autor.

Gustavo Rodrigues 29/03/2022

Gostei mais do livro pela escrita do que pela história em si. Falando dessa última, ela não é ruim, mas não me comprou muito. Algumas coisas ficaram abertas, outras não fizeram muito sentindo pra mim.

A escrita do Raphael é muito boa. Bem visceral, descritiva, sem poupar detalhes - por mais sórdidos que sejam - me agradou bastante!

Ponderando tudo, é um bom livro. ?

isawhdy 29/03/2024minha estante
eu super tinha medo do rapha tambem, até descobrir que ele é todo medroso e as vezes tem medo dos próprios livros

NatyNatalia 29/03/2024minha estante
Eu também tenho medo kkkkkk

k lá 29/03/2024minha estante
mds sim morro de medo

Mila204 29/03/2024minha estante
Eu não li Os suicidas que é do mesmo autor, mas participei da discussão do meu clube do livro e achei excelente. Não li pq sou medrosa, mas indico pra quem gosta.

Raquel 29/03/2024minha estante
Na parte que eles serviram carne de vitelo e vitelo seria bebês, meu Deus fiquei em choque ?

Kattee 29/03/2024minha estante
Nada supera o " pobre a milanesa "

Final PREVISÍVEL? Meu filho (a), vc foi o único que previu esse final KKKKKKKK

Paola 29/03/2024minha estante
Amo os do Rapha, meu autor favorito ??. Não gostei muito de Suicidas ou de Dias perfeitos, mas O vilarejo e Jantar secreto me ganharam demais, eu leria até a lista de compras dele, como diria Hazel Grace

souvenirs 29/03/2024minha estante
já li suicidas e achei ótimo, melhor que jantar secreto até. O plot é muito mais surpreendente

Paola 29/03/2024minha estante
Eu achei o Plot grande, de Jantar secreto maior ainda, não esperava real. Mas suicidas eu não gostei pq a troca de pov me frustou muito pela minha ansiedade, acho q em uma releitura eu gostaria mais

souvenirs 29/03/2024minha estante
Pra mim foi um pouco previsível pq eu já desconfiava do leitão. A "morte" dele foi suspeita, pq só ele foi sequestrado e morto e a cora não? foi ai que eu comecei a desconfiar pq antes eu desconfiava do hugo. A troca de pov de suicidas realmente foi um pouco entediante, mas acho que foi necessário pro plot do livro que me deixou um pouco lelé da cuca e com medo do raphael kkkkk

alynebz 15/04/2024

Certa vez, num banheiro público, havia um poema: "Você é o que você come. Você come o que você é."
Com o aluguel atrasado e sem dinheiro, um grupo de amigos que se mudou para o Rio em busca de sucesso, se veem sem saída após mal conseguirem manter a faculdade. A solução? Fazerem um jantar secreto juntando ricaços dispostos a pagar por uma experiência gastronômica diferenciada, e para chamar atenção do convite, a carne humana seria o prato principal.

Já deixo de aviso que esse livro não é para qualquer um, as descrições são muito explícitas, e algumas bem nojentas para se dizer. E apesar de ser uma obra de suspense e terror com um contexto que foge ao comum, ele explora a índole humana, e a capacidadede se fazer atrocidades por coisas tão mesquinhas apenas pela sensação de poder. O canibalismo mesmo sendo o assunto principal, não é a coisa mais atroz que você verá, mesmo sendo algo assustador e preocupante por si só.

O mais impressionante é que ele te prende do início ao fim, a escrita é muito viciante, de uma fluidez e originalidade impecável. Os personagens são muito bem construídos em sua narrativa, muito reais e com críticas sociais de extrema relevância. Inclusive, Cora é a protagonista de algumas tiradas que o autor dispara a diversos segmentos. Ao decorrer da leitura os personagens vão se relevando uns aos outros, e você acompanha de perto todo o caos em torno deles, nas suas atitudes mais perversas e impensáveis.

E o plot twist? Me pegou totalmente surpresa, e que plot twist, meus amigos. Talvez por haver tantas coisas chocantes ao decorrer do livro, você nem cogita que isso tenha acontecido bem de baixo do seu nariz, tudo muito bem pensado e encaixado na história, simplesmente F*DA. E se tem uma coisa que Raphael Montes sabe fazer, é escrever uma boa história!
Ellen Seokjin 15/04/2024minha estante
Eu ri muito da minha cara de palhaça no plot twist.

alynebz 15/04/2024minha estante
Eu fiquei: COMO NAO VI ISSO ANTES?? ??

Marcelly.Foureaux 15/04/2024minha estante
O melhor livro do Raphael na minha opinião.

arilopes 16/04/2024minha estante
muito bom, surpreendente, grotesco e viciante!!!!

alynebz 16/04/2024minha estante
@Ari, uma ótima definição!

alynebz 16/04/2024minha estante
@Marcelly ele no meu top 3 do autor!

Fabio 13/06/2023

Certa vez num banheiro público, havia uma frase....
Mais uma vez, termino um livro do Raphael Montes com aquele misto de sensações...nojo, raiva, perplexidade, sobre tudo admirado!
O "Jantar Secreto" é um livro pesado, perturbador, visceral, cheio de cenas que conciliam em uníssono, o repugnante e o engraçado; a lealdade e a traição; os temas pesados e a leve escrita, ou seja, uma obra marcante, repleta de ação, suspense, e até punhados humor (ácido, claro kkkk).
Um livro viciante, do início ao fim, com um desfecho surpreendente!

Indico demais!

Obs. Desta vez, acertei o final! Kkkk
Pedro 13/06/2023minha estante
???

Dani 13/06/2023minha estante
Raphael é maravilhoso, amo todos os livros dele! ????

Grace.Santos 13/06/2023minha estante
É isso Fábio o cara é genial!

Carolina165 13/06/2023minha estante
???????

Núbia Cortinhas 13/06/2023minha estante
Arrasou!! ?? ?? ??

Obrigado Rogeria! ?

Valeu Pedro! ?

Fabio 13/06/2023minha estante
Virei fã de carteirinha do Raphael , Dani!
Um livro melhor que o outro!!!!

Genial mesmo Grace!!!
O cara realmente pensa fora da caixa!

Obrigado Carol!?

Obrigado mesmo Núbia!?

Flávia Menezes 13/06/2023minha estante
Nossa, lindo?nem falou que ia postar a resenha. Mas parabéns! Novamente instigando os leigos em Raphael como eu a ficar cheios de curiosidade pra conhecer esses livros.
Obs.: sou sua fã #1 ??

Fabio 13/06/2023minha estante
Obrigado minha linda, pelo carinho de sempre!
Eu acabei esquecendo de te avisar, desculpa!
Eu que sou seu fã!!!??

Flávia Menezes 13/06/2023minha estante
Seu comentário já me fez te perdoar rapidinho ??

Carol 13/06/2023minha estante
Me convenceu a ler Fabio!!

Jessica 13/06/2023minha estante
Mais uma resenha que leio sobre esse livro que aguça ainda mais a curiosidade.... Estava a espera de sua resenha. Obrigada! ??

Fabio 13/06/2023minha estante
Que bom que te convenci,Carol!!!?
Você vai adorar, tenho certeza!

Fabio 13/06/2023minha estante
Eu que agradeço Jéssica,.obrigado!?
Pode confiar,que você vai adorar esse livro!
Só prepare o estômago para as partes mais pesadas ! Kkkk

Mendonca_mai 14/06/2023minha estante
Esse é um dos melhores livros que já li.

Klebia.Silva 10/07/2023minha estante
Esse é o 3 livro q leio., tomara q supere o vilarejo q curti e suicidas não é muito pesado.. Tranquilo..

Camila 27/04/2022

Eu precisava ler algo assim... Estava lendo livros mais leves e estava sentindo falta desse tipo de leitura.
Meu medo agora é de uma ressaca literária, já que não paro de pensar na história.
É incrível como tudo vai se desenvolvendo e a velocidade com que as coisas acontecem. Não temos um minuto de paz enquanto lemos kkkkkkk.
Valeu super a pena a leitura e pretendo continuar a leitura dos outros livros do Raphael!
Dhewyd 02/06/2022minha estante
Comprei esse essa semana, esperando chegar ...

Pam 11/02/2021

"Por trás de cada prato existe a morte."

Raphael Montes tem um poder inigualável de escrever livros viscerais que mexem com todos os seus sentidos, e "Jantar Secreto" é, talvez, a maior prova disso. Abordando canibalismo de forma totalmente explícita e gráfica, esse livro me deixou FISICAMENTE abalada. Em certos momentos era impossível continuar a leitura. Acredito que isso deixou a experiência muito mais genuína e poderosa. É quase como sentir na pele o que está sendo relatado. Não é um livro para qualquer um ou para ler levianamente em qualquer momento. Ele te consome.
A narrativa começa lenta, porém quando você passa a reconhecer que esse caminho precisava ser trilhado para chegar na formação do enredo maior, é mind-blowing. Fica difícil saber por quem torcer, pelo que torcer, muito menos tentar imaginar a grandiosidade que os negócios conseguem alcançar. Fiquei cegamente procurando por soluções no meio de um mundo totalmente agonizante, que praticamente esgota a sanidade de seus personagens.
A maior crítica, acredito eu, é sobre o nosso consumo desenfreado de carne, como uma dinâmica de poder. Como vidas deixam de ser respeitadas e são monetizadas, além de agregarem luxo ao seu consumidor, sem se importar com a desumanização da vítima. Vale aqui lembrar uma citação da Leigh Bardugo: "O que é infinito? O universo, e a ambição do homem." Num mundo dominado pela indústria obcecada por lucro, não há espaço para dignidade. Seja no mercado de carnes com maus tratos, seja em campos latifundiários com mão de obra semi escrava ou escrava (e esses são apenas dois exemplos), estamos cercados por um sistema que não respeita o planeta e sua integridade. (Semi Spoiler) No livro vemos a carne humana sendo industrializada, é quando caímos AINDA MAIS na desumanização (Fim do Semi Spoiler). Quem mata não se importa, quem come se sente poderoso. É uma dinâmica de poder doentia. Tudo por status do consumidor, dinheiro para o empresário, e poder para ambos. Qual é a diferença entre o que vivemos aqui, com outros produtos?
Fica aqui pra encerrar uma frase do próprio livro "A verdade é que, se estivesse no meu lugar, você teria feito o mesmo. É fácil condenar alguém, pulverizar a responsabilidade [...] mas repito: você teria feito igualzinho." Até onde estaríamos dispostos a ir por sucesso numa sociedade que parabeniza os ricos e poderosos, acima de qualquer valor e moral?

amandices 11/02/2021minha estante
Isso não foi uma resenha, foi quase um ARTIGO! Que resenha maravilhosa, que reflexões... ADOREI!

Lucy 11/02/2021minha estante
Esse livro é tudo?

Nat.Couto 11/02/2021minha estante
Sua resenha foi simplesmente TUDO!!!

Pam 11/02/2021minha estante
obrigada pelos elogios, pessoal ? esse livro mexeu comigo e me inspirou a escrever uma resenha caprichada, hahaha. é bom demais.

gracireis 11/02/2021minha estante
Arrasou demais! Quero ler esse livro. ????

amandices 11/02/2021minha estante
Li recentemente e ele também mexeu muitooooo comigo hahaha

Lulukabooks 12/02/2021minha estante
Doida pra ele esse livro, só li um dos trabalhos dele mas amei demais .

Pam 12/02/2021minha estante
Luka, esse é o 3º livro q eu leio dele e foi o meu favorito até agora! E eu gostei muito dos outros dois... esse é fenomenal.

Pam 12/02/2021minha estante
amanda, eu ainda to impactada KKKKKKKKKKKKKKKK acho q vai entrar pros livros q mais me marcaram na vida.

Pam 12/02/2021minha estante
Gleica, leia!! se prepare, é uma jornada emocionante demais.

Lua 12/02/2021minha estante
Quero muito ler!!

Lulukabooks 13/02/2021minha estante
Pam, pretendo ele, assim que o fizer, conto aqui pra ler sua resenha ( não li por medo de spiloer kkkk) e comprartilhar minhas impressões.

Pam 15/02/2021minha estante
Luka, eu só coloquei um spoiler e ele está marcado! Espero q voce leia mesmo o livro, é incrível.

Pam 15/02/2021minha estante
Lucy, eu realmente acho que é tudo isso sim kkk Eu gostei bastante, mas é bem o tipo de livro q eu gosto e gosto bastante do autor, talvez eu seja suspeita pra falar... Mas acho q você poderia dar uma chance sim! Me impactou mto, é mto cativante e passa mensagens ótimas.

Kelen.Zeni 28/02/2023minha estante
Passando para dizer que amei seu texto, e sim, concordo com tudo! ^_^

dudaaa5 16/10/2022

Jantar secreto
ESTOU EM COMPLETO CHOQUE!
Eu não recomendo esse livro para pessoas sensíveis.
a crueldade do ser humano pra conseguir dinheiro é inexplicável.
Em 60% do livro, as coisas vão ficando cada vez mais pesadas.
O final simplesmente me destruiu, eu estou a cinco minutos imóvel e em completo silêncio.

Sabrina758 04/01/2024

São tantas emoções?
Minha primeira leitura do ano e já começou daquele modelo, rs. O enredo é sobre a vida de quatro amigos de infância: Dante, Miguel, Hugo e Leitão. Quando foram aprovados em universidades do Rio de Janeiro, saíram de uma cidadezinha chamada Pingo d?Água no interior do Paraná, para morar juntos.

De início, parecia que tudo corria bem Dante havia se formado em administração, Miguel era médico residente em um hospital público, Hugo trabalhava como chefe e Leitão... ele desistiu do curso de Ciências da computação no segundo ano, só ficava em casa comendo horrores e mexendo no notebook, rs. Até que um deles põe todos em um grande problema: uma dívida de aluguel de 25 mil reais, era pagar tudo ou ser despejados do apartamento.

Afim de resolver esse empecilho, Hugo propõe que os amigos façam jantares secretos, nos quais as pessoas pagam para ir na casa de estranhos degustar diferentes tipos de refeições. Um erro proposital no anúncio por parte de um dos rapazes, ocasiona toda problemática - ao invés do cardápio original, a modificação prometia um jantar com carne humana. Loucura, né? Mas, o pior é que várias pessoas se interessaram. Eles sem saída, decidiram que realizariam aquele "evento" apenas uma vez. Com isso, roubaram um corpo já sem vida no hospital onde Miguel trabalhava e o jantar foi realizado. Ademais, foi um sucesso entre os convidados que já aguardavam pelo próximo jantar.

Porém, até quando eles conseguiriam roubar corpos já sem vida para manter seus atípicos cardápios? E até onde eles são capazes de ir para conseguir sua "matéria-prima"? Leia e veja com seus próprios olhos até onde a ganância pode levar o ser humano, espere um final surpreendente e inacreditável.

Eu amei o livro, mas acho que o título deveria ser "Não confie em ninguém", porque é um trairagem só, kkkk. O autor é muito talentoso, conseguiu desenvolver bem os personagens, seus sentimentos, segredos e frustrações. Meu personagem favorito obviamente foi o Miguel - ele é o menos tantan das ideias, rs. O Dante narra todos os acontecimentos como se conversasse diretamente com nós leitores, isso me cativou muito.

No decorrer da história, ele trouxe várias referências magníficas. Desde o carro chamado Bukowski, até grandes nomes da literatura russa como Dostoiévski e Tolstoi. E o filósofo e orador grego Demostenes. Além de artistas nacionais, pintores, mencionou Sherlock Holmes, músicas de Hitney Houston, Taylor Swift, etc. Ou seja, você sair com um ótimo repertório sociocultural (achei auge, kkk). Em contrapartida, se você for sensível, por favor reflita se realmente quer ler, porque contém muitos gatilhos, a escrita é altamente descritivo e com forte cenas muito fortes.

Montes mostrou perfeitamente o quadro social e econômico brasileiro, as incertezas da vida adulta e trouxe questões que muitas vezes não paramos para refletir - ele vai tocar na ferida mesmo e você vai pensar em se tornar vegano, kkk. Enfim, a leitura foi incrível e com certeza recomendo para todos que não possuírem algum tipo de gatilho.
Foi isso, bjs.??
Madson 04/01/2024minha estante
A conversa no grupo do WhatsApp é sensacional ??

giu giu 04/01/2024minha estante
comprei hj o ebook ! amei sua review, vou começar a leitura rs

Yasmim 04/01/2024minha estante
Esse livro é tão perfeito, e eu gosto pq ele tem um jeitinho brasileiro, não é igual a alguns livros nacionais que parecem que se passam na gringa.

Karina (Ka) 04/01/2024minha estante
Esse livro é muito bom!

Hannah.Tiffani 04/01/2024minha estante
É bom msm, por isso quis experimentar Suicidas, que também é do Raphael Montes.

Sabrina758 04/01/2024minha estante
Siiim, @Madson, kkkkk. Eu rachei com as figurinhas, kkk

Sabrina758 04/01/2024minha estante
Obrigada, @giu giu. Espero que você tenha uma ótima leitura.?

TheBoy 17/10/2020

Vai se tornar um clássico brasileiro!
Tenho certeza que futuramente esse livro será considerado um clássico! Suspense com ótimo clímax, crescente no horror que o leitor experiência, repulsivo pelos acontecimentos e atrocidades que os personagens fazem. Aliás não se esqueça, os personagens são repulsivos e dificilmente tem como passar pano pra eles! Acho engraçado e cínico usar o termo "primitivos" ou "animalescos" com tantas hipocrisias entorno desse termo dentro do livro. O questionamento que é levantado é: Que instintos animalescos que possuímos?
Crítica social a elite do nosso país, o que é o ponto alto do livro na minha opinião, pois é o que deixa ele ainda mais assustador. Algumas obras de fora trazem questões nesses temas e críticas sociais, como The Purge, mas não fazem com a delicadeza e atenção de detalhes que esse livro o faz.
A forma que a história é contada é fenomenal. Você nunca sabe de que maneira a próxima página vai começar, de que forma será narrada a história. Ponto fortíssimo pro Raphael.
O personagem do Dante é o mais bem construído, claro que na minha opinião. Gosto da representatividade pelo fato do Leitão ser autista e ser bem mais do que a neurodivergência que ele possui.

E a reviravolta no final do livro... tenho nem chão pra isso! Posso ter adivinhado algumas coisas, mas não esperava aquilo no capítulo do epílogo, daquela forma.
Tá fazendo o que cara? Vai ler esse livro, sendo fã de terror ou não!
Daniel Assunção 17/10/2020minha estante
Eu gostei por inércia... Mas clássico, de jeito nenhum, cheio de clichês, cheio de reviravoltas fáceis, me pareceu mais um desenho animado do que um livro (com a exceção de que o Raphael força a barra pra parecer sangrento) rs

Amanda.Monteiro 17/10/2020minha estante
Tem que ter estômago forte pra conseguir ler as partes bem detalhadas de certos trechos, ne? Raphael escreveu com maestria. Incrível esse livro!

TheBoy 17/10/2020minha estante
Todos os clássicos tem clichês, a diferença é que eles são bem amarrados. Jantar Secreto é marcante de ser ler então pode até cair em falhas na opinião de um ou outro, continua tendo impacto na literatura brasileira atual.

TheBoy 17/10/2020minha estante
É um livro pra quem tem estômago mesmo, chega a ser mais repulsivo pelos personagens, achei eles tão nojentos quanto as atrocidades.

Kamy 01/11/2020minha estante
esse livro é tudo. Talvez minha opinião nao seja tao imparcial pq foi o primeiro livro do gênero suspense q eu li. Nao curtia muito esse gênero ate me deparar com esse livro na livraria e achei a premissa muito interessante. Li e virei cadelinha do Raphael Montes. Depois disso, li todos os livros dele, mas continuo achando esse o melhor. E claro, me apaixonei por romances policiais e dou esse crédito pro Raphael.

helena085 20/12/2023

Jantar secreto
Livro bom de mais!!! lembro que foi ele que me colocou no mundo da leitura, escrita incrível e história tbm
Mozart 20/12/2023minha estante
Confira "Suicidas", garanto que ñ vai ser arrepender

bombs 20/12/2023minha estante
saiu e foi direto pra terapia???

bombs 20/12/2023minha estante
lê o vilarejo,pra mim é o melhor do Raphael,ele é bem curtinho menos de 100 páginas

Isabela 20/12/2023minha estante
Eu amo as referências das ruas, bares, quando passo em algum lugar q ele cita fico imaginando as cenas

Sonosotros 17/02/2023

Jantar Secreto
O livro é muito bom, a história é bem ousada com um tema polêmico, se tornando bem chamativo e prendendo a atenção dos leitores. Além disso, o autor sabe como desenvolver bem a escrita, então o tema em si não é o único atrativo, pois sempre tem coisas inesperadas acontecendo. Os capítulos são curtos e são divididos em partes pequenas, tornando a leitura bem fluida. Tem muitas cenas de humor interessantes, mesmo algumas sendo meio ácidas ou mórbidas. Existem também muitas cenas grotescas/pesadas/nojentas e talvez nem todo mundo tenha estômago pra ler.

Agora quanto aos pontos negativos. Eu particularmente achei a motivação pra que os jantares terem inicio muito fraca e a naturalização de tudo acontece de maneira muito rápida também.

Eu recomendo bastante a leitura e estou ansioso pra conhecer outras obras do Raphael Montes.
Mariana113 18/02/2023minha estante
Ousada é a palavra certa! Raphael tem uma escrita tão envolvente ??

Sonosotros 18/02/2023minha estante
Minha próxima leitura dele vai ser "Suicidas", que é bem elogiado tbm. Tenho altas expectativas

lanazs 22/02/2023minha estante
Vamo jantar hoje mo? Um prato suculento e recheado de amor

Sonosotros 22/02/2023minha estante
KKKKKKK vamo, tô faminto