Carry On

Carry On Rainbow Rowell

Resenhas -

Lui 05/03/2022

Para amantes de romance, aventura e fantasia
Sempre que eu falo desse livro pra alguém e me perguntam do que se trata, eu nunca sei como começar a explicar. É a premissa para um livro mais estranha que eu já vi. Mas funciona, e o resultado final é incrível. Talvez eu tenha achado o livro tão bom justamente por não ter dado nada para a premissa a princípio. Foi, sem sombra de dúvidas, a maior surpresa literária da minha vida.

Carry On surgiu como uma fanfic de um livro fictício dentro de outro livro. Confuso, não? Eu vou tentar explicar melhor. Em outro livro de Rainbow Rowell, Fangirl, a protagonista Cat é obcecada por uma série literária que parodia a saga Harry Potter, sobre o personagem Simon Snow. Cat escreve fanfics shippando Simon com seu arqui-inimigo nos livros, Baz (que seria como o Draco Malfoy). Em determinado momento do romance Fangirl, a fanfic que Cat escreve torna-se quase tão popular quando a obra original, especialmente por causa do relacionamento romântico entre Simon e Baz (que não é canon no livro "real"). O livro de Simon Snow e sua fanfic se tornaram aspectos tão importantes na história de Cat que, não sei como nem por que, ganharam vida por si só fora das páginas do romance.

Rainbow, então, em uma jogada que eu julgo bastante ousada (e genial), decidiu escrever um romance completo sobre a fanfic fictícia do livro fictício de seu romance real. Mesmo não tendo nascido como um romance próprio, a autora construiu uma narrativa cativante que segue as aventuras de Simon Snow, seu inimigo-não-tão-inimigo-assim Baz, o mundo dos bruxos e a escola de magia de Watford.

As origens desse livro são tão bizarras que nem eu mesma dei muito crédito quando o peguei na livraria de maneira muito despretensiosa. A pura curiosidade (e o fato de o livro estar danificado, ou seja, com desconto) me fez comprá-lo e lê-lo. E terminá-lo em dois dias. A escrita fluída, a história divertida e os personagens carismáticos fazem dessa uma leitura viciante. Rainbow consegue contar uma história que teoricamente se passaria no sétimo livro de uma série (por mais fictícia que seja) de uma maneira coerente e encantadora. O universo é bem construído (nada muito sofisticado, mas nem todo livro de fantasia precisa ter a construção de Senhor do Anéis), o sistema de magia é muitíssimo criativo (tanto que recomendo a leitura em inglês para quem tem essa possibilidade para aproveitar ainda mais essa construção da magia que se baseia em frases e ditados populares).

Para amantes de romance, esse livro é perfeito. Para amantes de fantasia (baixa), também! Entre nesse livro com a mente aberta e você não vai se decepcionar.

Pilar Galíndez Jorge 09/07/2021

Carry on
Eu amei muito essa leitura! (devorei totalmente o livro, lendo praticamente 130 pags por dia)
A escrita é uma delícia, muito emocionante com um final relativamente inesperado (pelo menos para mim).
As relações entre os personagens do livro, e como trocamos de pontos de vista ao longo da história, com partes delas se desenvolvendo e criando certos nós na cabeça que vão se desenrolar ao longo é maravilhosa! Estou louca para começar a continuação.

Gabriela 25/02/2021

Maravilhoso!!
Esse é o primeiro livro de fantasia que eu leio em muuuito tempo e é perfeito! A Rainbow é uma das autoras que eu leria até lista de compras.
O livro é muito bem desenvolvido, com capítulos narrados por todas as personagens, mostrando o ponto de vista de cada um da história.
Recomendo muito!!