Cidades Sitiadas

Cidades Sitiadas Stephen Graham

Resenhas - Cidades Sitiadas

Letícia 15/11/2021

Sensacional
Esse livro é muito completo e denso, muito primoroso e enriquecedor. Sobre um assunto urgente e que precisa muito ser discutido aos montes. Cidades Sitiadas fala do bizarro momento que vivemos atualmente, pior que Black Mirror, em relação a como as cidades e ferramentas disponíveis são mapeadas para uso de um constante estado de guerra e terror, ou guerra ao terror. Recentemente li uma reportagem na Jacobin que fala exatamente sobre isso: como a geografia é tida e nos dada como uma matéria neutra e sem lado, mas justamente os mapas e afins servem muito a seus propósitos militares e não estamos sabendo ler eles e nem se apropriar do tema! TUDO serve a um propósito, o problema é: a quem está servindo? Como disse o Cazuza "meus inimigos estão no poder". Enquanto isso, nós somos o Outro e vemos nossos próximos também como Outro. Quem são os verdadeiros terroristas? Quantos lugares os EUA já bombardearam? Estamos usando a geografia a nosso favor? O livro aposta em estratégias de contrageografia, ou seja, que vão na contracorrente da classe dominante. É por meio destas que podemos nos apropriar do tema, discutir sobre poderes, tecnologias, privacidade, apropriação, como podemos interferir nisso e não apenas assistir a uma história que não é natural. A guerra não é natural, é construída. E é a partir das pequenas coisas também, como videogames e filmes, que nossos olhares são moldados; a ideologia dominante muitas vezes é sutil, sedutora e constrói até nossas mais profundas fantasias. Esse estado de guerra não é natural, pontuar todas essas questões é um ótimo começo e o livro é um incrível ponto de partida e questionamento! Recomendo demais.