33 revoluções

33 revoluções Canek Sánchez Guevara

Resenhas - 33 revoluções e cinco contos

Lhyz 11/01/2024

"If iu uant pic*, ai rév pic* for iu"
Eu amei esse livro.
O personagem principal de 33 revoluções é uma pessoa perdida no insosso de uma vida burocrática em um país que ele considera falido. Dá pra ver que o neto do Che brinca bastante com a ironia e com ela faz críticas ao capitalismo, a hipocrisia, a pirâmide de poder e muito mais.

Sobre os contos: sentimentos mistos, mas eu amei o estilo de escrita dele e devorei cada um dele. O título desse resenha vem do conto "O espiral de Guacarnaco", nessa parte eu soltei uma gargalhada colossal.
Recomendadíssimo a leitura.
JurúMontalvao 12/01/2024minha estante
????

Marcelo 10/02/2024

Logo de cara, o que chama a atenção é o fato do autor ser neto de Che Guevara. Fato que, como podemos ver nas notas finais do texto foi meio que um bemção e uma maldição. Cheio de conflitos e com opinião bastante crítica ao regime castrista, sua leitura do país se faz clara em sua obra, tratando de situações mundanas e, em geral, bastante melancólicas. Gostei em especial do conto " A chamada de Cristo".
Interessante e curioso, "33 Revoluções" é um livro que necessita distanciamento crítico para lê-lo.

E.Garcia 20/06/2017

os discos riscados da história
com uma incrível capacidade de analisar o burocratismo estatal cubano, o autor identificado com o anarquismo faz uma frontal crítica ao autoritarismo de esquerda com uma destreza quase irônica. relatando situações corriqueiras do cotidiano, mostra que como aspectos ideológicos, de esquerda também, podem se transformar em práticas equivocadas e que não somente não libertam os indivíduos mas os transforma em discos riscados... repetindo os mesmos discursos e as mesmas práticas.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 23/12/2018

Não deixe de ler!
Acabei agora a pouco. Li de uma vez só e achei fantástico, realmente daqueles que ficam entre os melhores da vida. Adorei a forma de escrita, com humor e muita acidez crítica, e exatamente por isso muito provocativo. Foi um achado que tive a pouco dias, comprei por R$10,00 e agora entrou na minha lista de preferidos.
Vilamarc 24/12/2018minha estante
Vou comprar.

Emerson Dylan 13/03/2021

Memórias do subdesenvolvimento
O neto de Che possuía uma escrita convencional bastante saborosa. Este curto livro funciona bem ao apresentar as inquietações que giram em torno do não pertencimento de seus personagens. A novela principal é quase como uma versão contemporânea de Memorias del Subdesarrollo, o clássico do cinema cubano. Os cinco contos, ainda que diversos, navegam no mesmo mar da crise de identidade. Dos cinco, destaco "O espiral de Guacarnaco", cujas inquietações vão além do mero inconformismo. Às vezes, a acidez de Guevara soa um tanto simplista, o que contrasta com o quanto são bem dilapidadas as suas narrativas, cujos narradores, quando em primeira pessoa, são sempre anônimos. Uma pena que o autor tenha falecido tão cedo. Gostaria muito de acompanhar seus trabalhos amadurecidos.

Paulo1378 07/07/2021

o livro foi escrito por canek s guevara (neto de che guevara), primeiro e único romance do autor. o livro é composto por 6 histórias diferentes. é perceptível toda crítica que canek faz ao governo cubano no período pós-revolução, canek criticava duramente fidel castro e isso fica nítido nessa obra de ficção. é importante ressaltar que o problema é que fidel após a revolução acabou se tornando um ditador, não um revolucionário de fato. nas palavras de canek: em cuba não rege o socialismo nem o comunismo, e sim um vulgar capitalismo de estado (vale ressaltar que isso se refere ao governo de fidel castro).
canek também diz: minha crítica ao regime de havana não se se deve ao fato de ser comunista, e sim ao fato de não o ser (deixando claro que esse é o ponto de vista de canek s guevara).

Leonardo88 13/05/2022

Coragem!
Muito boa a escrita e saber um pouco da vida desse autor, que teve que ter uma coragem muito grande de fazer uma crítica tão racional ao governo de fidel e a esquerda em geral. Mas o autor vai além mostrando a corrupção da sociedade e a normalização da miséria e a degradação humana!

E.Garcia 20/06/2017

os discos riscados da história

Renato 28/05/2023

O MELHOR
Com certeza foi o melhor livro que eu já li, a crítica em forma de humor, a forma que ele conta a história é muito diferente!!!!

me pegou em uma fase de vida muito ruim, pós termino

então ficou marcado pra carambaaa, um dos melhores!!!!