História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Ted chiang se define como '' um escritor ocasional'' ; trabalha como ''um escritor ocasional''; trabalha como redator técnico de informática e confessa ter poucas ideias para histórias -seu prestígio no cenário da ficção científica hard , em que uma idéia científica é examinada em todas as suas implicações ao mesmo tempo em que serve de força geradora para ação ,Chiang se coloca sempre um passo a frente do leitor , respondendo a todas as dúvidas antes mesmo de serem claramente formuladas

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551000786

vênus 20/03/2024

Surpreendente
Conheci o trabalho de Ted Chiang quando assisti ao maravilhoso filme "A Chegada". Fiquei estarrecida com a delicadeza e grandeza com que o autor construiu um relato tão alienígena e, ao mesmo tempo, tão humano.

A ficção científica por vezes perpassa uma linha tênue entre o futuro real e o futuro possível da humanidade. Nesse mesmo sentido, Ted amplia sua escrita em contos atemporais com facetas extremamente reconhecíveis da humanidade, seja na teologia de "A torre da babilônia", "Setenta e duas letras" e "O Inferno é a ausência de Deus", seja nos limites cognitivos humanos em "Entenda", "Divisão por zero", "História da sua vida" e "Evolução da ciência humana".

Gostaria de deixar aqui meus contos favoritos: "História da sua vida", "A torre da babilônia" e "Gostando do que vê: um documentário".

Ainda, Ted mostra um conteúdo riquíssimo em humanidades e naturezas e isso só ressalta a habilidade dele como escritor.

Ótima leitura!

Pablo Paz 14/03/2024

O inferno é a ausência de Deus
O inferno é a ausência de Deus

Para mim, leitor comum, esse autor é uma mistura de Julio Verne com Machado de Assis. A riqueza e a clareza na exposição, mais do que explicação, de teorias abstratas com caracterizações precisas de Verne; mais a elegância da escrita e a verve filosófica do narrador distante e resignado de Machado. São oito contos, todos publicados em revistas SCI-FI e agora reunidos em livro.

O mais famoso deles, que leva o título da obra, trata da estória duma linguista, contratada pelo Estado para aprender a língua de um povo alienígena que aporta na Terra. Nessa troca de aprendizagens, os alienígenas, ao aprenderem a nossa língua, também aprendem a pensar e a sentir como nós, humanos, a ponto de um deles afeiçoar-se da linguista e do arqueólogo. A linguista, ao aprender a linguagem deles, também começa a pensar e a ver o mundo como eles; e uma característica da linguagem deles é conseguir ver o próprio futuro, através de sonhos e/ou déjà-vus. Inicialmente, ela acha que está tendo surtos psicóticos, devido ao excesso de trabalho, porém todas essas experiências oníricas são passagens que ela viverá no futuro, incluso tragédias. Numa HQ de super-heróis maniqueístas como os da Marvel ou da DC, isto seria uma espécie de superpoder, mas aqui é só uma nova língua que ela aprendeu com os alienígenas: é assim que eles 'falam' e 'pensam' e apreendem o mundo: vendo o futuro, isto é, a 'história da sua [própria] vida', como sugere o título do conto.

Resumindo assim, parece simples, e até chato, mas a forma como ele narra e explica a relação de distanciamento, aproximação e alteridade entre o alienígena e a linguista é digna de um bom antropólogo. Até virou um filme lindíssimo chamado "A Chegada", lançado em 2016. Também há outro conto chamado 'O inferno é a ausência de Deus' cuja temática é bem conhecida para quem gosta de filosofia e religião: não há como não reconhecer o filósofo cristão Santo Agostinho e o seu famoso 'o mau é a ausência de Deus'. (Para quem não sabe, Santo Agostinho é um autor apreciado e respeitado desde há muito tempo na China.)

Na maioria dos contos, talvez por sua origem chinesa (tendo uma língua tonal como língua materna) e formação em ciências da computação, o autor demonstra certo fascínio pela linguagem - humana, científica, filosófica, religiosa, matemática, computacional. Cada conto é uma obra-prima em si mesmo. Ficção científica de primeira e sem clichês. Até comprei o segundo livro dele - 'Expiração' - lançado pela mesma editora.

Uma curiosidade que notei nas estatísticas do Skoob: é o primeiro livro de SCI-FI que tem mais leitores do sexo feminino do que do masculino. Acho que é porque o livro trata de temas 'duros', ou 'masculinos', com uma leveza 'feminina' na forma de narrar.

Rebeca 13/03/2024

Foi ótimo e podia ter mais
Todos os contos são muito bem escritos e estruturados. Eu não conhecia Ted Chiang e acho que não existe introdução melhor do que essa coletânea de contos.
A única coisa que conhecia era a história do filme A chegada, o qual foi baseado em um dos contos desse livro. E mesmo assim depois der o conto "História da minha vida" eu fiquei até sem conseguir voltar a ler e começar outro conto por ainda estar digerindo tudo que tinha lido.
Todos os contos parecem ter o tamanho perfeito e finais bem fechados, mas se tivesse um livro de 300 páginas para cada um deles eu leria com certeza

Bruna 18/02/2024

Ted Chiang mestre dos contos!
A história "A Torre da Babilônia" é de cair o queixo. Como explicar uma torre feita pra tocar o céu? Como explicar o homem que quer abrir um túnel na abóbada do céu? Como explicar que o homem consegue abrir esse tunel? Simplesmente incrível.

O conto "Entenda" me lembrou bastante aquele filme Lucy com a Scarlet Johansson com toda essa história de inteligência e transcendência. Gostei bastante!

O conto "divisão por zero" definitivamente não é minha praia. Muita matemática pra mim.

"História da sua vida" é o conto que foi baseado o filme "A Chegada" e sinceramente? Incrível!

"Setenta e duas letras" não foi o meu conto favorito, mas foi bem scifi.

"A evolução da ciência humana" é o conto mais fraquinho além de curto.

"O inferno é a ausência de deus" tem umas reflexões muito legais sobre o que é a fé, como obtê-la e sobre como é difícil tê-la.

"Gostando do que vê: um documentário" é um ótimo conto sobre um dispositivo que faz as pessoas não ver beleza com o intuito de não haver mais discriminação... É uma ideia boa mas cheia de problemas. Nesse conto, Ted Chiang nos apresentas prós e contras de uma forma que até eu fiquei na dúvida.

Em conclusão, Ted Chiang tem um dom fenomenal de escrever contos scifi.

Larissa3225 11/02/2024

Decepcionada
Quando peguei esse livro para ler, tinha altas expectativas. Simplesmente adoro o filme A Chegada, inspirado no conto que dá título ao livro, e esperava encontrar aqui contos no mesmo nível de qualidade. Mas, infelizmente, não foi isso que encontrei.

Desde o primeiro conto, foi muito difícil gostar do livro. Não sei dizer se li no momento errado, se não entendi os contos ou se eles realmente não funcionariam para mim em nenhuma circunstância.

O livro é composto por 8 contos:
- Entenda e 72 letras: abandonados. Achei chatíssimos e os dois foram em grande parte o motivo para ter demorado tanto para terminar esse livro. Quando entrei nesses contos, eu tinha ZERO vontade de pegar o livro para ler.
- A Torre da Babilônia e A Evolução da Ciência Humana: achei OK. Não tenho certeza se entendi a proposta de cada um. Não amei, mas também não odiei. Achei qualquer coisa.
- O Inferno é a Ausência de Deus e Gostando do Que Vê: achei as ideias muito interessantes, existem discussões muito boas em cada um dos contos, mas não gostei muito das conclusões de cada um. Entendi a proposta do autor, só não curti.
- Divisão por Zero: gostei bastante desse. Achei interessante, gostei da forma como foi escrito. De certa forma, esse conto (o terceiro do livro) foi o que me deu gás para insistir na leitura.
- História da Sua Vida: MARAVILHOSO. Depois de um começo difícil, meu maior medo era chegar nesse conto e me decepcionar. Mas, felizmente, isso não aconteceu. O conto é incrível (assim como o filme) e foi, de longe, o ponto alto do livro.

Olhando o livro como um todo, sinto que o saldo é mais negativo do que positivo. E mesmo tendo dois contos dos quais eu realmente gostei, as experiências ruins acabaram se sobressaindo.

Michele Duchamp 06/02/2024

Eu não fui atrás desse livro por causa do filme "A Chegada/Arrival". Nunca tinha visto esse filme, apesar de ter ouvido falar muito bem. Fui procurar depois de ter visto o conto.

Comecei a ver o filme, mas não estou conseguindo terminar porque já sei tudo o que vai acontecer e minha mente fica pensando "por que não vai ler ou ver uma série com acontecimentos inéditos?". O Gavião Arqueiro não convence como um físico, ele parece sempre fazer o típico americano boçal, que se acha dono da verdade.
Outra coisa que prejudicou, e isso não é spoiler porque é dito logo no início do filme/conto: o modo como a filha dela morreu e a idade na época da morte. No livro, ela morre ao realizar uma escalada e a mãe e o pai são chamados a reconhecer o corpo. Como uma pessoa que teve um primo morrendo de forma abrupta, é muito mais chocante não poder se despedir, sem nenhum preparo para o que acontece e isso torna a história mais impactante. Queriam uma atriz mais jovem para o papel , mas o fato da filha dela morrer na adolescência de câncer e não aos 25 anos enfraqueceu o vínculo entre elas, prejudicando a narrativa.

A história de sua vida foi o conto mais sublime do livro. Adorei o estilo de Ted Chiang, não sei se é o estilo em si ou o fato de que ele escreveu mesmo um livro, fez literatura , ao contrário de escrever pré-roteiros de filmes, como muitos dos autores americanos. Porém, os contos achei fracos. Terminaram de forma abrupta, sem encerramento, sem final fechado ou aberto, simplesmente eram cortados em 70%. Reconheço, no entanto, que o autor tem das ideias mais originais que vi na vida. Portanto, vou continuar lendo Ted Chiang.

Iago.Marques 27/01/2024

Uma aula de ficção científica
Todos os contos são simplesmente incríveis, e os mais especiais são: história da sua vida (obviamente) e o divisão por zero. É impressionante como Ted Chiang consegue brincar com conceitos tão complexos e torná-la os principais motores de histórias impressionantes. Uma verdadeira aula de como se fazer ficção científica, longe do tradicional, técnico sem ser cansativo, com revira voltas e acontecimentos impressionantes. Vale demais a leitura

Luciano 27/01/2024

Conclui ontem e posso dizer que a experiência dos contos é maravilhosa. Ted tem uma variedade de conhecimentos que enriquece cada história de uma forma diferente. É lindo de se ver.

andre96g 23/01/2024

Ótimo para curar uma ressaca literária
Adorei o livro. Admito que comecei lendo pois queria ler o conto que inspirou a chegada. No entanto pata minha surpresa, estw foi apenas um dentre vários contos que adorei.
Realmente aa vezes da uma cansada pelas explicações técnicas mas é possível relevar e passar por cima. E no fim elas são interessantes oara a reflexão.
O fato de no fim do ter uma explicação oara de onde veio cada um dos contos é. Ótimo.

Enfim, super recomendo

Jessica1248 20/01/2024

As histórias de Chiang são conhecidas por sua inteligência, originalidade e exploração cuidadosa de temas científicos e filosóficos. Em "A Torre da Babilônia", por exemplo, Chiang imagina um mundo em que todos podem falar e entender qualquer idioma. Isso leva a uma explosão de conhecimento e criatividade, mas também a uma perda de identidade e comunidade. Em "História da sua vida", Chiang conta a história de uma linguista que é recrutada pelo governo para se comunicar com uma raça alienígena que chegou à Terra. A história explora as relações entre linguagem, tempo e memória.

Windy.Carvalho 17/01/2024

O conto que gostei foi o último, que era uma série de entrevistas em que as pessoas defendiam ou argumentavam contra "deixar ativado" seu conceito de beleza externa.

Juliane4 01/12/2023

Cada história desafia as expectativas tradicionais da ficção científica, oferecendo uma reflexão das ideias apresentadas.

Junior Rodrigues 08/10/2023

Uma leitura interessante e reflexiva
Comecei a ler esse livro por conta da curiosidade em saber se o conto História da sua vida seria um complemento ou se teria algo diferente do filme A Chegada, porém estava com um certo receio devido dois motivos: não conhecia o autor e sua maneira de escrever e também por achar que como o livro possui outros contos, acharia maçante e desistiria antes de alcançar meu objetivo. Mas fui surpreendido pela escrita leve e ao mesmo tempo filosófica que Ted Chiang conta suas histórias e isso percebi já no primeiro conto que tem como base o mito da Torre de Babel, mas que consegue trazer uma profundidade totalmente inesperada, pelo menos na minha percepção.
Cada conto traz uma história diferente sobre o ser humano, a tecnologia e os questionamentos sobre a vida e isso abrange vários aspectos da vivência de uma pessoa fazendo com que quem leia tenha uma experiência diferente sobre o mesmo conto e isso é algo que me fez ver o talento de Ted Chiang.
O conto mais conhecido, já que foi adaptado por Dennis Villeneuve no filme A Chegada, possui apenas alguns pontos em comum com sua adaptação, mas isso não o diminui em nada em qualidade ou criatividade, já que a essência está toda em ambos os casos, o que faz a adaptação ser um complemento bem-vindo da versão escrita e amplia as dimensões das reflexões que o conto gera a quem o lê.
Um dos contos é interessante por mostrar o perigo do ser humano brincar de se achar Deus e mesmo com muitos termos técnicos, a essência da mensagem é bem clara. Outro bem curto e que parece minimalista parece uma reportagem e que fala sobre meta-humanos e é interessante tentar vislumbrar tal cenário.
Agora o conto O Inferno é a ausência de Deus me surpreendeu porque consegue unir vários questionamentos para refletir e ainda assim traz referências pontuais, sejam religiosas ou de séries e filmes (no meu caso lembrei de The Leftovers e vagamente de The Boys por conta da situação do protagonista) tornando esse meu conto favorito dessa obra que merece - independente do reconhecimento pelo filme A Chegada - ser lida e divulgada, já que o autor consegue falar sobre ficção sem soar maçante.
Recomendo!

Kedma.Favero 29/09/2023

História da sua vida e outros contos
É uma coletânea de contos (bem bons, por sinal) e todos com essa temática do sci-fi.
Teve um que realmente não gostei e me fez tirar 1 estrela, mas não lembro o nome.

São todos muito rápidos de serem lidos.
Recomendo.