História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

hadryan 13/05/2023

Difícil avaliar.. alguns contos foram bons, outros mais ou menos. meus preferidos foram "Entenda" e "História da sua vida"

Sofista Prateado 18/10/2020

Um melhor do que o outro!
Adoro esses contos de ficção científica que extrapolam os limites do mundo! O autor começa com a Torre de Babel, depois um homem super-inteligente e depois não para mais! Adorei! Até o conto que deu origem ao filme "A Chegada" é de explodir a cabeça!

luan_dal 08/07/2021

o último conto!!!!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu amo que toda vez que eu leio um livro de ficção especulativa/científica eu fico maravilhado porque dá pra falar sobre tudo o que existe no mundo, mas eu sempre achava que faltava algo nos livros, que eu não sabia o que era.

E então veio esse livro aqui e eu acho que, a partir de agora, vou gostar mais do gênero. Não que eu tenha descoberto o que faltava para eu gostar, mas eu me sinto mais preparado pra ver as histórias de uma outra forma. Não sei explicar direito, mas enfim..., voltando a falar desse livro:

Ele é sensacional.

O primeiro conto, "A Torre de Babel" não é tão legal, e se junta a "O Inferno é a ausência de Deus" como os que eu menos gostei.
O segundo conto, "Entenda", é maravilhoso. É uma junção de A Incendiária, do King, com Flores para Algernon e o filme Lucy (com isso, o conto mostra um homem que ficou superinteligente depois de experiências em laboratório que começa a ser perseguido, mas como ele é superinteligente, sempre está um passo além da polícia, porém ele não é o único superinteligente. Aí já viu, né...)
O terceiro conto, "Divisão por Zero", não me conquistou logo. Eu adorei a forma da escrita e da divisão dos capítulos, mas a história em si foi bem chatinha. PORÉM, depois de um tempo pensando nela eu gostei mais. Não é minha favorita, mas agora eu acho bem boa.

E então temos "História de sua vida", que deu origem ao filme A Chegada. Enquanto eu lia, eu tava achando ela interessante. Mas perto do final foi ficando mais chatinha. Aí eu fiz uma pausa na leitura, e me peguei pensando na história. E nisso, eu pensei que, se certa coisa acontecesse, faria sentido com o que já aconteceu na história, e se isso realmente acontecesse, seria incrível. E foi o que aconteceu. Resumindo: conto muito bom, bem escrito, interessante, etc etc.
E então vamos para "Setenta e duas letras". Não entendi metade do que foi explicado, mas continuei amando.
E aí vem "A evolução da ciência humana". Um conto de cinco páginas que vale o livro inteiro e que daria uma discussão de dias. Incrível, perfeito, cheiroso, inteligente, preocupante, etc etc.

E o último conto.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Com certeza o melhor de todos. Sim, eu amei os que eu já falei, mas "Gostando do que vê: um documentário", é o mais incrível. É outra história que daria uma discussão de dias, discussão muito necessária nos dias atuais, pois fala sobre beleza, culto às aparências, pressão estética, manipulação de pessoas, e até onde as pessoas podem chegar para provar seu ponto de vista (e tem a filha do Valdemort também).

Só esses assuntos já mostram como o livro é recheado de temas. Ele fala de matemática, linguística, psicologia, neurociência, política, controle do governo sobre os corpos, inteligência, tecnologia, religião, e outras coisas mais.
Podia dar errado, mas não dá. É incrível.

Para mim, quase todos os contos estão conectados. Não sei se foi proposital ou só um mero acaso, mas dá pra fazer algumas ligações, ex: o superinteligente é um meta-humano originado de um megafeto feito após a aparição de um anjo que pode se reproduzir sem ajuda humana através da nomenclatura e que cria a caliagnosia para as pessoas não verem que ele é um heptápode e que gosta de matemática.

Pra entender tudo isso, você tem que ler o livro. E confiem em mim porque vocês não vão se arrepender.

@juliusverse 16/07/2023

Uma ficção científica que não de apega a raios lasers e naves espaciais, mas que explora conceitos bastante interessantes e seus impactos na sociedade. Como uma coletânea de contos, claro que há alguns que gostei mais que outros, mas não existe nenhum conto que eu não tenha gostado. Fiquei muito afim de ler mais coisas desse autor.

lucas 31/07/2021

história da sua vida
Sem dúvida o conto 'história da sua vida' se destaca entre todos, leitura que flui.
No entanto, não posso deixar de destacar os outros contos, cada um com sua individualidade.

dami 24/07/2020

Minha opinião
Ganhei esse livro do meu marido, fazia tempo que eu queria ler porque eu gostei muito do filme A chegada. PORÉM, para mim, foi um livro decepcionante. Em primeiro lugar, os contos são chatos, sem algo que me chamasse realmente a atenção. O primeiro eu até gostei um pouco, a partir do segundo eu fui ficando entediada, fora que ele escreve de uma forma que, usando o português correto, NÃO DÁ PRA ENTENDER NADA!
Não posso negar que ele tem muito conhecimento científico e muita criatividade. Eu até gostei do último conto, o do documentário. O conto que deu origem ao filme é bem mais ou menos, o filme ficou sensacional, se eles tivessem sido fieis ao conto não teria ficado tão bom. Fora que é um livro super blasfemo, né, eu que sou cristã não gostei disso, nada contra a opinião dos outros, eu entendo, só não gostei.

yagho 10/01/2022

eu não sei se consigo pôr em palavras tudo o que eu senti lendo esse livro. cada conto revela uma genialidade ABSURDA do autor, uma inventividade de dar inveja em nós, meros mortais sem uma grandiosa criatividade. cada conto quebra uma barreira e te insere num mundo em que absurdos são reais, cotidianos. e essa é a magia da literatura: tudo nela pode ser possível.

Matheus656 29/01/2023

Mais do que apenas contos de ficção científica
E comecei o ano com a meta de ler um conto por folga, e assim encerrar o livro em janeiro. Confesso que alguns contos não me prenderam tanto, outros até prenderam, mas não entendi o rumo que levou o final dele. Muitos leem esse livro pelo conto que inspirou o filme "A Chegada", e na minha opinião, esse é um dos contos mais fracos que temos nessa coletânea, o filme consegue ser bem melhor. De todos os contos desse livro, o meu favorito foi o "O inferno é a ausência de Deus".

Lucas 04/12/2022

História da sua vida é um conto bem direto. Ele não trata os seres extraterrestres com suspensão e já vai revelando detalhes, como se fosse algo comum, um animal silvestre. E mesmo não sendo 100% do filme, eu amei.

Lorena 30/12/2022

O futuro é hoje
Não conhecia o autor, primeira vez que li algo dele. Também não costumo ler esse gênero, mas fui capturada pelas ideias nem tão mirabolantes assim de Ted Chiang.

Meus preferidos foram "Entenda", "História da Sua vida" e "Gostando do que vê: Um Documentário". "Divisão por Zero" é um dos mais complexos, voltar nele porque é bem interessante, mas sou péssima em Matemática kkk

No mais, grande autor. Compreendo o motivo do sucesso de suas especulações sobre o futuro.

Emanuel 22/04/2020

Contos muito imaginativo
Os contos tem conceitos muito imaginativos. Infelizmente, não gostei totalmente.

O primeiro que não gostei totalmente foi Entenda, pois me pareceu a princípio que um enrendo parecidos a daquelas histórias 'E se usassemos 100% do cerêbro' com aspectos realistas, porém, a partir de um momento do conto ficou muito viajado.

O segundo foi História da sua vida, pois no final a mudança que a personagem tem me pareceu muito absurda do ponto de vista da Evolução.

Gostei totalmente de A torre da Babilônia, A evolução da ciência humana e O Inferno é a ausência de Deus. De Gostando do que vê: um documentário eu gostei da ideia da história ser uma espécie de transcrição de um documentário e do tema tratato, contundo, depois de um momento ficou cansativo a leitura talvez por não ver tanto documentário.

Flavio.Vinicius 13/06/2021

Conto que originou o filme A Chegada
Li apenas o conto A História da sua Vida, que inspirou o filme A Chegada. Gostei bastante do filme e do conto também. Acho que as duas obras se complementam. O filme é mais diferente do conto do que eu imaginava, mas tem muito respeito pelo conto. Gostei bastante.

Flávio10 02/06/2021

Excelente leitura
Cada conto instiga o pensamento e nos faz refletir constantemente sobre nós mesmos. Ao mesmo tempo nos faz querer estar dentro do universo de cada estória contada.

jael 06/09/2021

Ted chiang é show!
"história da sua vida" é incrível e o melhor conto de todos (inspirou o filme A chegada), em seguida na preferência vêm os contos: "O Inferno é a ausência de Deus", "A torre da Babilônia" e "Entenda". As demais histórias achei medianas. Para mim a segunda coletânea de Ted Chiang supera a primeira. Se você gostou de História da sua vida e outros contos, recomendo muito que leiam Expiração.

Gustota 07/05/2021

Jorge Luis Borges do século XXI
Em certo momento do livro é citado um conto do Borges e, acredito eu, não por acaso. Essa coletânea de contos extremamente complexos é uma realocação da mentalidade borgiana para a ciência do Século XXI. O conto de abertura é o típico épico ciclópico de Borges, o conto "A Torre da Babilônia", onde temos um deslumbre quase alienígena de usos e interpretações tecnológicas da antiguidade. "Entenda", "Divisão por Zero" e "História da Sua Vida" são contos que tratam, com uso pesado das ciências duras, de questões de entendimento cognitivo. O primeiro trata a ideia de "como seria um ser humano que ficasse tão mais inteligente que os outros?", o segundo trata a ideia de "Como seria se você descobrisse que a matemática racional não é racional?" e o terceiro, mais famoso, se pergunta "Como você passaria a entender tempo e espaço se compreendesse uma linguagem alienígena que pensa de forma diferente essas questões?"; Todos são tão fascinantes quanto complexos, pois o autor não poupa em despejar conceitos da física, química e matemática.
Mas de todos os contos aquele que eu mais gostei foi o ""Setenta e Duas Letras", um conto vitoriano que se passa num mundo onde a alquimia e a cabalística judaica são reais e a ciência se desenvolveu a partir dela. Usando diversas metáforas o autor trabalha como a sociedade e a política influenciam na ciência, tratando de luta de classes, gênero, ética na ciência, a relação entre religião e ciência e inteligência artificial a partir de homúnculos, talismãs, cabala e golens. Não é à toa que esse autor é tão popular e já foi adaptado a filme, mesmo sendo um contista.

site: https://medium.com/@gustota