História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Diogo 26/02/2020

Alem da imaginação
Contos bons, alguns me lembrou a série Alem da imaginação.

Thayane Andrade 18/09/2023

Achei bem legal essa coletânea de contos, o autor conseguiu misturar bem ciência com religiões e crenças. Alguns contos me prenderam bem mais do que outros. Os contos que eu mais gostei foram: História da Sua Vida, O Inferno é a Ausência de Deus, Entenda e Gostando do que Vê: Um Documentário.

Helô 04/05/2020

Black Mirror da Ciência
Vários contos que abordam temáticas sobre tecnologia e modernidade, e os conflitos dos seres humanos com as inovações e descobertas que fazem. De longe, o mais interessante de todos é o que dá o título do livro, História da sua vida, sobre linguagem, alienígenas, consciência e tempo. Outro conto que gostei bastante foi Gostando do que vê: um documentário.

Gustavo616 05/03/2023

Excelente e criativo
Resolvi ler o livro pois um dos meus filmes favoritos da vida é "A chegada" baseado no conto "História da sua vida". Definitivamente não me decepcionei.
Os contos variam de temas e qualidades, mas pelo menos 4 deles são espetaculares, incluindo o que baseou "A chegada".
Quem gosta de ficção científica Definitivamente vai gostar do livro que traz premissas diversas em cada história.
Deixo meu destaque para os contos: "Torre de Babel", "História da sua vida", "O inferno é a ausência de Deus" e "Gostando do que vê: um documentário".
O livro só não receberá a nota 5 pois nem todos os contos têm a excelência dos citados. De todo modo, vale a leitura.
Paula.Brener 06/03/2023minha estante
A chegada está entre meus favoritos da vida. Não sabia do conto! Já quero emprestado

Gustavo616 07/03/2023minha estante
Li no kindle :/

Lili 19/04/2023

Interessante
Achei o livro bem interessante, com várias histórias originais e que fazem a imaginação viajar! O conto que deu origem ao filme A Chegada é incrível, a maneira que foi escrito é genial.

Outro que achei excelente foi "Gostando do que vê: um documentário", que aborda a beleza e como ela afeta a todos: quem a tem, quem a observa (e é impactado por ela) e quem gostaria de tê-la, além de nos fazer imaginar um mundo em que os efeitos dela fossem minimizados ou até anulados.

Recomendo!
Gabriela 05/05/2023minha estante
Combinou com a Cy de ler esse livro? Amei o filme "A Chegada".

Aliás, viu que a mãe de um dos caras de Columbine escreveu um livro? Será que o "Precisamos Falar Sobre o Kevin" deu o empurrão que ela precisava para contar tudo a partir do ponto de vista dela?

Lili 08/05/2023minha estante
Sim, foi do clube!
Eu não vi o filme, acredita?
Eu vi esse livro e pensei a mesma coisa! Quero ler tb

Mateus 09/02/2020

PKD ficaria orgulhoso
Os contos são uma mistura de Philip K. Dick com um pouco de Black Mirror e bastante originalidade do autor.

O conto principal, apesar de bom, me fez amar mais ainda o filme Arrival.

lucas 31/07/2021

história da sua vida
Sem dúvida o conto 'história da sua vida' se destaca entre todos, leitura que flui.
No entanto, não posso deixar de destacar os outros contos, cada um com sua individualidade.

alissonltl 28/10/2021

Simplesmente incrível, gostei demais de todos os contos. É uma leitura que eu não imaginava gostar tanto mas é tudo tão interessante e criativo que me fascinou.

akio 29/07/2022

Bota científica nessa ficção!
Vocês devem conhecer o filme A Chegada, em que uma linguista se depara com a missão de aprender o idioma de uma raça alienígena, com resultados surpreendentes para sua vida e para o mundo inteiro. Pois bem, ele foi inspirado no conto "História da sua vida", que dá título a essa excelente coletânea de Ted Chiang.

De produção literária curtíssima, esse autor se destaca no cenário da ficção científica porque seus poucos contos publicados conquistaram os mais prestigiados prêmios da área, como o Nebula e o Hugo. É aquele tipo de sci-fi que não tem apenas naves, robôs e raios laser, mas sim ideias profundas que nos fazem pensar "e se fosse assim?".

É difícil achar um paralelo na cultura pop atual, mas creio que uma comparação aceitável pode ser feita com a série Black Mirror, da Netflix, cujos episódios são totalmente independentes e variam bastante em tema e estilo, porém sempre nos fazem questionar os rumos que a humanidade tem seguido.

De forma análoga, esse livro nos traz oito contos que exploram as possibilidades científicas com olhares inusitados e fundamentação impecável, mas sempre priorizando a emoção humana, que é a base de todas as histórias. Em suma, é a ficção que qualquer pesquisador gostaria de ter escrito. Dá para fundir a cuca e se emocionar ao mesmo tempo.

Instagram: @akio.com.livros

hadryan 13/05/2023

Difícil avaliar.. alguns contos foram bons, outros mais ou menos. meus preferidos foram "Entenda" e "História da sua vida"

luan_dal 08/07/2021

o último conto!!!!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu amo que toda vez que eu leio um livro de ficção especulativa/científica eu fico maravilhado porque dá pra falar sobre tudo o que existe no mundo, mas eu sempre achava que faltava algo nos livros, que eu não sabia o que era.

E então veio esse livro aqui e eu acho que, a partir de agora, vou gostar mais do gênero. Não que eu tenha descoberto o que faltava para eu gostar, mas eu me sinto mais preparado pra ver as histórias de uma outra forma. Não sei explicar direito, mas enfim..., voltando a falar desse livro:

Ele é sensacional.

O primeiro conto, "A Torre de Babel" não é tão legal, e se junta a "O Inferno é a ausência de Deus" como os que eu menos gostei.
O segundo conto, "Entenda", é maravilhoso. É uma junção de A Incendiária, do King, com Flores para Algernon e o filme Lucy (com isso, o conto mostra um homem que ficou superinteligente depois de experiências em laboratório que começa a ser perseguido, mas como ele é superinteligente, sempre está um passo além da polícia, porém ele não é o único superinteligente. Aí já viu, né...)
O terceiro conto, "Divisão por Zero", não me conquistou logo. Eu adorei a forma da escrita e da divisão dos capítulos, mas a história em si foi bem chatinha. PORÉM, depois de um tempo pensando nela eu gostei mais. Não é minha favorita, mas agora eu acho bem boa.

E então temos "História de sua vida", que deu origem ao filme A Chegada. Enquanto eu lia, eu tava achando ela interessante. Mas perto do final foi ficando mais chatinha. Aí eu fiz uma pausa na leitura, e me peguei pensando na história. E nisso, eu pensei que, se certa coisa acontecesse, faria sentido com o que já aconteceu na história, e se isso realmente acontecesse, seria incrível. E foi o que aconteceu. Resumindo: conto muito bom, bem escrito, interessante, etc etc.
E então vamos para "Setenta e duas letras". Não entendi metade do que foi explicado, mas continuei amando.
E aí vem "A evolução da ciência humana". Um conto de cinco páginas que vale o livro inteiro e que daria uma discussão de dias. Incrível, perfeito, cheiroso, inteligente, preocupante, etc etc.

E o último conto.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Com certeza o melhor de todos. Sim, eu amei os que eu já falei, mas "Gostando do que vê: um documentário", é o mais incrível. É outra história que daria uma discussão de dias, discussão muito necessária nos dias atuais, pois fala sobre beleza, culto às aparências, pressão estética, manipulação de pessoas, e até onde as pessoas podem chegar para provar seu ponto de vista (e tem a filha do Valdemort também).

Só esses assuntos já mostram como o livro é recheado de temas. Ele fala de matemática, linguística, psicologia, neurociência, política, controle do governo sobre os corpos, inteligência, tecnologia, religião, e outras coisas mais.
Podia dar errado, mas não dá. É incrível.

Para mim, quase todos os contos estão conectados. Não sei se foi proposital ou só um mero acaso, mas dá pra fazer algumas ligações, ex: o superinteligente é um meta-humano originado de um megafeto feito após a aparição de um anjo que pode se reproduzir sem ajuda humana através da nomenclatura e que cria a caliagnosia para as pessoas não verem que ele é um heptápode e que gosta de matemática.

Pra entender tudo isso, você tem que ler o livro. E confiem em mim porque vocês não vão se arrepender.

Matheus656 29/01/2023

Mais do que apenas contos de ficção científica
E comecei o ano com a meta de ler um conto por folga, e assim encerrar o livro em janeiro. Confesso que alguns contos não me prenderam tanto, outros até prenderam, mas não entendi o rumo que levou o final dele. Muitos leem esse livro pelo conto que inspirou o filme "A Chegada", e na minha opinião, esse é um dos contos mais fracos que temos nessa coletânea, o filme consegue ser bem melhor. De todos os contos desse livro, o meu favorito foi o "O inferno é a ausência de Deus".

Caique 22/11/2020

Único
Todos os contos são incríveis e únicos. O autor é muito criativo em todos os mundos e consequências que cria, me lembrou muito a série Black Mirror. Ancioso para ler mais do autor.

dami 24/07/2020

Minha opinião
Ganhei esse livro do meu marido, fazia tempo que eu queria ler porque eu gostei muito do filme A chegada. PORÉM, para mim, foi um livro decepcionante. Em primeiro lugar, os contos são chatos, sem algo que me chamasse realmente a atenção. O primeiro eu até gostei um pouco, a partir do segundo eu fui ficando entediada, fora que ele escreve de uma forma que, usando o português correto, NÃO DÁ PRA ENTENDER NADA!
Não posso negar que ele tem muito conhecimento científico e muita criatividade. Eu até gostei do último conto, o do documentário. O conto que deu origem ao filme é bem mais ou menos, o filme ficou sensacional, se eles tivessem sido fieis ao conto não teria ficado tão bom. Fora que é um livro super blasfemo, né, eu que sou cristã não gostei disso, nada contra a opinião dos outros, eu entendo, só não gostei.

Sofista Prateado 18/10/2020

Um melhor do que o outro!
Adoro esses contos de ficção científica que extrapolam os limites do mundo! O autor começa com a Torre de Babel, depois um homem super-inteligente e depois não para mais! Adorei! Até o conto que deu origem ao filme "A Chegada" é de explodir a cabeça!