História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Matheus656 12/03/2023

Um desfecho é necessário.
Minha intenção inicial era ler somente o conto que inspirou o filme "A Chegada", mas ao descobrir essa coletânea, acabei optando por terminar demais trabalhos do autor. Ironicamente, meu conto favorito acabou sendo "O inferno é a ausência de Deus." Nunca vi ninguém com uma escrita tão inteligente e entendimento de múltiplas áreas de conhecimento. Chiang escreve com muita fluidez, fazendo-me perguntar diversas vezes "por que nós, como a humanidade, não colocamos isso em prática ainda?" sempre que ele propunha novas maluquices fictícias, mediante a credibilidade que passa. Os contos são, nas palavras de Gary Donnelly, deveras bacana.

Kedma.Favero 29/09/2023

História da sua vida e outros contos
É uma coletânea de contos (bem bons, por sinal) e todos com essa temática do sci-fi.
Teve um que realmente não gostei e me fez tirar 1 estrela, mas não lembro o nome.

São todos muito rápidos de serem lidos.
Recomendo.

Mari 12/03/2022

Bem escrito
Ted Chiang faz um excelente trabalho nesta coletânea de contos. Embora sejam narrativas que exigem que o leitor tenha em mente fortemente a suspensão da crença, a ordem em que eles aparecem no livro é quase como uma viagem por toda a evolução e potencial da humanidade.
O autor tem uma formação na área de exatas e isso fica muito perceptível em como ele incorpora conceitos de física e da computação em seus enredos, talvez seja isso que torna os contos complexos. Por diversas vezes eu fiquei com a sensação de não estar entendendo coisa alguma, ou porque não conseguia alcançar o que a história pretendia ou porque não conseguia vislumbrar a explicação para algumas teorias ou porque não conseguia imaginar muitas das tecnologias que o autor propunha. Pode ser que se o leitor tiver conhecimentos de física, informática e matemática tire ainda mais proveito, no entanto, mesmo um leitor leigo, como eu, consegue ter uma boa diversão.
Muito provavelmente quem gostou do filme A chegada vai gostar também do conto que o inspirou. Esse foi um dos meus favoritos.
Eu gostei que no fim do livro são colocadas notas do autor para cada conto. Eles ajudam a contextualizar e compreender o ponto de partida para as histórias. Se em algum momento o leitor achar que a história está complexa demais, acho interessante parar, ler a nota do autor para o conto e retornar à leitura. Acredito que isso ajudará a compreender melhor o objetivo do enredo e ampliar as perspectivas.

Maria 22/01/2023

História da sua vida...
Este livro possui 8 contos.
O único que já conhecia era o História da sua vida por conta do filme a chegada e acho ele excelente.
Gostei muito do conto Entenda.
Também achei muito interessante o conto O inferno é a ausência de Deus.
O conto Gostando do que vê: um documentário tem um ótima discussão.
O conto A torre da Babilônia também é legal.
Já os contos Divisão por zero, Setenta e duas letras e A evolução da ciência humana não funcionaram pra mim.

Qnat 31/07/2020

Muitos bons contos. Originais, bem escritos e trazem importantes reflexões.

Não há um que seja ruim.

Destaque, claro, ao História da Sua Vida, que baseou o filme A Chegada.
O conto e o filme são diferentes. Saber já de um, não prejudica explorar o outro.

Michele Duchamp 06/02/2024

Eu não fui atrás desse livro por causa do filme "A Chegada/Arrival". Nunca tinha visto esse filme, apesar de ter ouvido falar muito bem. Fui procurar depois de ter visto o conto.

Comecei a ver o filme, mas não estou conseguindo terminar porque já sei tudo o que vai acontecer e minha mente fica pensando "por que não vai ler ou ver uma série com acontecimentos inéditos?". O Gavião Arqueiro não convence como um físico, ele parece sempre fazer o típico americano boçal, que se acha dono da verdade.
Outra coisa que prejudicou, e isso não é spoiler porque é dito logo no início do filme/conto: o modo como a filha dela morreu e a idade na época da morte. No livro, ela morre ao realizar uma escalada e a mãe e o pai são chamados a reconhecer o corpo. Como uma pessoa que teve um primo morrendo de forma abrupta, é muito mais chocante não poder se despedir, sem nenhum preparo para o que acontece e isso torna a história mais impactante. Queriam uma atriz mais jovem para o papel , mas o fato da filha dela morrer na adolescência de câncer e não aos 25 anos enfraqueceu o vínculo entre elas, prejudicando a narrativa.

A história de sua vida foi o conto mais sublime do livro. Adorei o estilo de Ted Chiang, não sei se é o estilo em si ou o fato de que ele escreveu mesmo um livro, fez literatura , ao contrário de escrever pré-roteiros de filmes, como muitos dos autores americanos. Porém, os contos achei fracos. Terminaram de forma abrupta, sem encerramento, sem final fechado ou aberto, simplesmente eram cortados em 70%. Reconheço, no entanto, que o autor tem das ideias mais originais que vi na vida. Portanto, vou continuar lendo Ted Chiang.

anoca 22/02/2021

errrrrrr
embora eu não seja fã de ficção científica, reconheço que todos os contos possuem concepções geniais, entretanto, são muito longos, desanimando a leitura pois contos deveriam ser como tiros: lidos em uma sentada

Lia Trajano 17/09/2023

17 /09/2023
Não esperava muita coisa do livro e me surpreendeu. Muito originais e interessantes os contos, esse autor é muito inteligente e trabalha vários temas diferentes mas em quase todos os contos a linguagem tem papel importante. Sobre o conto a história de sua vida: prefiro o filme mesmo. O meu preferido acabou sendo o conto 72 letras, onde ele mistura cabala e genética.

Luciano 27/01/2024

Conclui ontem e posso dizer que a experiência dos contos é maravilhosa. Ted tem uma variedade de conhecimentos que enriquece cada história de uma forma diferente. É lindo de se ver.

Mika Busch 02/05/2021

Contos incríveis
Os contos nos faz refletir sobre várias situações totalmente diferentes, entre um e outro é importante parar e refletir sobre o que autor quis dizer utilizando a história como uma ferramenta, o contexto vai muito além da história em si. Ótima leitura, vou procurar mais contos desse autor.

Lili 19/04/2023

Interessante
Achei o livro bem interessante, com várias histórias originais e que fazem a imaginação viajar! O conto que deu origem ao filme A Chegada é incrível, a maneira que foi escrito é genial.

Outro que achei excelente foi "Gostando do que vê: um documentário", que aborda a beleza e como ela afeta a todos: quem a tem, quem a observa (e é impactado por ela) e quem gostaria de tê-la, além de nos fazer imaginar um mundo em que os efeitos dela fossem minimizados ou até anulados.

Recomendo!
Gabriela 05/05/2023minha estante
Combinou com a Cy de ler esse livro? Amei o filme "A Chegada".

Aliás, viu que a mãe de um dos caras de Columbine escreveu um livro? Será que o "Precisamos Falar Sobre o Kevin" deu o empurrão que ela precisava para contar tudo a partir do ponto de vista dela?

Lili 08/05/2023minha estante
Sim, foi do clube!
Eu não vi o filme, acredita?
Eu vi esse livro e pensei a mesma coisa! Quero ler tb

Diogo 26/02/2020

Alem da imaginação
Contos bons, alguns me lembrou a série Alem da imaginação.

subversivegrrl 28/08/2020

Que coletânea incrível!
Não acho que posso acrescentar muito à essa leitura visto que já existem tantas resenhas aqui. Essa resenha tem propósito de registrar meus contos preferidos pra uma facilitação numa possível releitura. Mas no mais, recomendo, alguns contos aqui, principalmente o último, acredito que deveriam ser lidos por todos!
Os melhores para mim:
Entenda
História da Sua Vida
O Inferno é a Ausência de Deus
Gostando do que vê: Um documentário

GiseleGilink 03/06/2022

SÓ LI UM CONTO QUE ME INTERESSAVA.
Li apenas a Historia da Sua Vida e gostei, mas o filme supera muito mais, é melhor! Mas é bom conhecer a fonte do seu filme preferido.

Vinícius 04/01/2017

Um livro sobre aprendizado e conhecimento - e como lidamos com isso
É um lugar-comum dizer que escrever uma resenha de contos nunca é fácil, mas essa é a mais pura verdade, ainda mais quando os contos não têm nenhuma ligação entre si. Ou será que têm?

Ler História da Sua Vida e Outros Contos foi uma experiência completamente diferente na minha vida, em vários aspectos. Apesar de já ter lido Asimov antes, nunca havia entrado em contato com uma ficção científica mais profunda, mais hardcore, e, principalmente, que tratasse de temas tão variados que me fizeram questionar se o livro era FC, fantasia, ou se eu simplesmente poderia colocar tudo numa caixinha chamada ficção especulativa”.

A aposta da editora Intrínseca, a meu ver, se mostrou muito acertada, principalmente aproveitando o “hype” do filme A Chegada, baseado no conto supracitado. No entanto, acredito que nem todos irão apreciar esta obra, tampouco o famigerado conto, e ela pode se tornar algo de nicho, o que seria perfeitamente normal.

A Torre da Babilônia

"– Vivemos na estrada para o céu, todo trabalho que fazemos é para estendê-la ainda mais. Quando deixarmos a torre, vamos pegar a rampa de subida, não a de descida."

O primeiro conto trata de uma visão diferente do conto bíblico sobre a Torre de Babel. Aqui, acompanhamos um minerador, Hillalum, que foi contratado para subir a torre e escavar a abóbada do céu.

Este conto de abertura me pegou de surpresa, pois eu esperava só ficção científica com equipamentos tecnológicos, alienígenas e afins. Mas não, em vez disso, vemos um mundo antigo, bíblico, em que questões físicas são manifestadas e percebidas pelos personagens: embora eles não saibam explicá-las (o narrador trata de fazê-lo), sabem utilizá-la a seu favor. É o homem moldando a natureza ao seu redor.

Entenda

Um homem é submetido a um fármaco experimental para salvá-lo do coma, mas essa droga acaba por aumentar a sua inteligência ilimitadamente, superior a de um supercomputador.

Este para mim foi o conto mais inquietante do livro, pois, além da narrativa acelerada, mostra uma pesquisa bem engenhosa de Ted Chiang: desde questões psicológicas, a termos técnicos de computação – formação do autor –, medicina e até mesmo poesia!

Esta é uma narrativa em 1ª pessoa com muito fluxo de consciência e muito descritiva, mas que me agradou. Aprendemos quase que junto com o narrador (se é que é possível), e é necessária muita atenção para acompanhar o crescimento gradual da sua inteligência (a propósito, achei a técnica empregada pelo autor simplesmente genial e natural).

Divisão por Zero

Uma doutora em matemática sai do sanatório e descobre uma forma de provar que a aritmética é inconsistente. Paralelo a isso, seu marido, um biólogo, que também sofreu com problemas no passado, vê seu casamento se desmantelar.

Achei este o conto mais complexo da coletânea. É como se o autor aplicasse alguma teoria matemática dentro da própria teoria literária, na forma com a qual escreve. Não só pelas suas divisões de tempo, mas com a sua estrutura narrativa. Ele nos cativa com o biólogo e a sua preocupação com a esposa, ao passo que nos angustia com a busca dela pela fórmula matemática.

História da sua Vida

Alienígenas chegam ao nosso planeta e tentam se comunicar conosco. Para isso, são recrutados inúmeros profissionais para decifrar a linguagem deles. Acompanhamos a Dra. Louise Banks em seu processo de aprendizagem, e como isso muda a sua vida e a sua visão.

Talvez o mais icônico do autor, graças ao filme. Acho muito difícil falar sobre essa história sem revelar qualquer coisa importante do enredo, mas posso dizer que é sobre aprendizado e escolhas. A interpretação do leitor sobre o que isso quer dizer estará condicionada à sua interpretação da história. Um conto inteligente, cativante e muito emocionante.

Obs: sou apaixonado tanto pelo filme quanto pelo conto, embora eles se difiram em sua “motivação de roteiro”. No filme, temos uma ameaça militar; no livro, não há nada a não ser o aprendizado.

Setenta e duas letras

Em uma Inglaterra alternativa, a humanidade desenvolveu as técnicas de desenvolver Golens, autômatos de argila descritos na crença hebraica. Acompanhamos um Robert em busca de um Nome que poderá ser empregado nos seres humanos e evitar sua extinção.

Este é último conto nos moldes dos anteriores, com narrativa linear e diálogos. Comparado aos outros, é o mais descritivo e pesado, destoa muito das técnicas anteriores e acaba deixando o famigerado “show, don’t tell”* de lado.

Depois de vencer as primeiras páginas, a história começa a ficar interessante. A questão humanitária comum à FC se vê nas últimas 10-15 páginas, assim como todo o clímax. O final é interessante, mas carregado de termos técnicos que fogem dos meus conhecimentos, mas que não me afastaram do sentimento que o autor queria empregar.

A Evolução da Ciência Humana

Este é mais curto de todos, e também o mais diferente, mostrando a versatilidade do escritor. Neste, ele simula uma reportagem de uma revista científica, explicando uma situação específica em um futuro distante em que se questiona a inteligência humana em relação à sua dificuldade para se comunicar com meta-humanos, sendo estes uma criação deles. É bem interessante observar a forma narrativa de Ted, neste caso, embora o conto em si não agregue muito a leitores em geral.

O Inferno é a ausência de Deus

Anjos surgem na Terra o tempo todo, mas nunca trazendo uma mensagem específica. Em vez disso, toda vez que aparecem, algumas bênçãos e algumas desgraças acontecem àqueles que estiverem próximos. Acompanhamos a história de Neil, que perdeu a esposa em um evento angelical, e a sua tentativa de amar a Deus, ou pelo menos ser merecedor de ir para o Céu e ficar ao lado de sua amada.

Este conto trata de causa e efeito, utilizando-se de uma crença religiosa. Pode não agradar quem tiver convicções muito fortes, por isso não recomendo a esse tipo de leitor. Aqui, Ted adota a narrativa pura, sem diálogo, com micro passagens de tempo, como se fossem várias crônicas de cada personagem (são três, mas apenas um é o principal); uma técnica não muito usada hoje em dia, pois pode deixar a leitura muito cansativa e muito afastada do leitor. No entanto, Chiang executa bem e tem uma narrativa fluida e atrativa.

Uma pequena observação: embora o humor não seja o objetivo do autor, fiquei com uma sensação de estar lendo um texto do Terry Pratchett em alguns momentos. Ainda assim, o final nos faz pensar bastante.

Gostando do que vê: um documentário

Uma técnica – a caliagnosia – foi criada para que as pessoas não vissem mais defeitos nos rostos. Ou seja, não existe mais o conceito de beleza, então todos se tratam não mais com base na aparência.

Este conto é escrito em forma de documentário, contendo a narrativa de vários “entrevistados”, desde pessoas comuns, a especialistas que explicam o funcionamento da técnica e a sua reversão. É mais um conto que mostra a versatilidade do autor, e realmente me fez sentir como se estivesse vendo um documentário (acho que por isso não gostei muito).

Li em alguns blogs e comentários que os contos desta coletânea não se comunicam, que são muito diferentes entre si. Eu discordo. Todas as histórias, a meu ver, tratam de conhecimento e aprendizagem: de como o conhecimento nos afeta, e de como grandes descobertas podem ter um impacto sobre quem as descobre.

Os contos terminam sempre com o final em aberto, uma técnica muito empregada para esse tipo de narrativa (e que muito me agrada). Isso não é preguiça do escritor, é uma forma de permitir que o leitor tire suas próprias conclusões, formule suas próprias conjecturas, além de mostrar que a história não acaba necessariamente ali, e o que ele nos mostrou é apenas um recorte.

No geral, a coletânea é muito boa, embora eu tenha ficado um pouco incomodado em alguns contos. Alguns dirão que esta é uma obra para “pseudointelectuais” que fingem entender o que há nela, e eu acho esse tipo de comentário muito mesquinho. A verdade é que o autor gosta de empregar muitos termos técnicos e traz muita carga pesada para sua narrativa, mas, no fim, ele fala da natureza humana, de quem somos e de como lidamos com isso.

Site: http://intocados.com/index.php/literatura/resenhas/880-historia-da-sua-vida-e-outros-contos-ted-chiang

site: http://intocados.com/index.php/literatura/resenhas/880-historia-da-sua-vida-e-outros-contos-ted-chiang
Rafael 08/01/2017minha estante
Considero que o conto História da sua Vida é um dos raros casos em que é possível dizer que o filme é melhor. Ainda não terminei todos os contos, mas os estou achando bem decepcionantes.

Vinícius 08/01/2017minha estante
:O

Rafael 10/01/2017minha estante
Discordamos em mais um ponto. A única colher de chá que dou pra esse livro é com o ultimo conto, que considero o melhor.

Thor 14/01/2017minha estante
Esse livro me incomodou...
Diferente de outros livros de ficção. O autor cria cenários e ideias. Ele desenvolve os assuntos de forma que o leitor possa possa pensar.
Achei um livro genial.
Realmente não é um livro fácil de ler, mas merece cada um dos 9 prêmios que recebeu.