História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Davenir - Diário de Anarres 30/06/2020

Ficção muito além do filme!
"História da Sua Vida e outros contos" é uma coletânea que ficou conhecida pelo conto "História da Sua Vida" que serviu de base para o filme "A Chegada" de 2016, mas o livro faz muito mais que isso: nos entrega uma coleção muito coesa, que mostra um autor que usa a ciência para fazer ficção viajando pelo fantástico com muita criatividade. As influências de Philip K. Dick e Borges, são presentes mas numa escrita bem diferente.

"A torre da Babilônia" abre o livro com um conto que acompanha a história de Hillalum que foi convocado para trabalhar na torre da Babilônia e narra todo o seu caminho até o topo da torre que ainda não foi concluída. O olhar científico do autor esmiúça os aspectos técnicos da torre, como se estivesse especulando tecnologias possíveis para a mítica torre. Além disso também fala do aspecto social ao contar como vive o povo que trabalha e habita por lá. O final é digno de um Borges, mas bem menos prolixo.

"Entenda" conta a história de Leon: um paciente com graves lesões no cérebro tratado com um hormônio K (experimental). A droga faz Leon recobrar as funções cerebrais perdidas, mas também ativa uma inteligência muito acima do comum. Começa uma caçada para fugir das autoridades que querem prendê-lo para testes e para encontrar possíveis superdotados com a mesma droga. O conto daqueles que o faz aprender ciência, divertindo o leitor com inteligencia e tensão até o último momento.

"Divisão por zero" conta a história de Renee e Carl. Renee é uma matemática que descobre uma fórmula que invalidaria praticamente todos os axiomas da sua área, o que a deixa arrasada. O conto é narrado por Carl que não consegue ajudar a sua esposa a lidar com tudo isso, alternando entre os momentos em que conheceu ela e quando ele a traz de volta de uma clínica. Conto dramático que mescla bem a ciência e a situação do casal.

"História da sua vida" conta sobre a Dra. Louise Banks, uma linguista convocada para estabelecer contato com alienígenas. O conto alterna entre as descobertas de Banks com momentos dela com sua filha em vários momentos aleatórios. As revelações de Banks começam a se interligar com suas lembranças. Temos uma narrativa que é um deleite para quem gosta de linguística, intercalada pelas lembranças e a curiosidade que despertam em relação a trama linear de descoberta da protagonista.

"Setenta e duas letras" conta a história de Robert Stratton que estuda nomenclatura na Inglaterra vitoriana. Chiang volta a trabalhar com um olhar científico apurado sobre temas mitológicos. Aqui, é a existência de Golens na Inglaterra do século XVIII. Quase como um mundo Steampunk mas ao invés de termos uma Revolução Industrial movida por máquinas à vapor avançadas, é tomada pela técnica de reanimar construtos com palavras escritas num papel. Contudo, Stratton quer dar um passo além escrevendo nomes em óvulos femininos para animar seres humanos completos. O que é muito debatido durante todo o conto, desde as implicações sociais até as possibilidades técnicas e científicas de fazê-lo. O conto reserva uma pequena parte para a ação, mas o grosso do conto é o debate as intrigas sobre o uso dos golens.

"A evolução da ciência humana" narra como a ciência é feita no próximo milênio, na forma de um artigo científico. De fato, esse conto foi solicitado por uma revista deste tipo que queria especulações sobre como a ciência seria feita. Chiang faz nesse conto, o mais curto da coleção, - na verdade o único conto curto do livro - é imaginar uma raça de metahumanos que desenvolveu a ciência a um ponto em que humanos normais não conseguem mais acompanhar seus avanços, restando poucas opções para nós.

"O inferno é a ausência de Deus" conta a história de Neil Sparks, que trava uma luta para tentar amar a Deus depois que lhe é tirado tudo. A narrativa faz uma óbvia referência ao livro de Jó. Nesse mundo as passagens dos anjos entre os planos, deixam rastros de destruição e/ou bençãos para os que ficam perto destes eventos. A ordem desses eventos é completamente aleatória para a percepção humana e existe uma angústia para explicar as razões. As vezes é possível, avistar o inferno, onde muitos dos que morreram são identificados, e o que se revela confunde ainda mais as pessoas acabando com qualquer tentativa de estabelecer um padrão que encaixe a doutrina religiosa. Nesta versão do Livro de Jó, Chiang traz um final macabro, mas segundo o próprio, mais corajoso.

"Gostando do que vê: um documentário" o conto é narrado como se fosse um documentário, com depoimentos alternados sobre o uso de uma técnica que induz as pessoas a não se sentirem mais atraídas por um rosto bonito, a caliagnosia, ou cali para os íntimos. Chiang usa personagens de diversos tipos, de professores, especialistas, adolescentes e políticos que expõe seus argumentos ou dramas pessoas com o uso da tecnologia.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/06/resenha-137-historia-da-sua-vida-e.html

Carolina 28/06/2020

Achei os contos desse livro simplesmente incríveis. Todos fazem pensar muito, faz sua cabeça dar voltas e voltas em torno do assunto abordado e isso pra mim é uma experiência inestimável, quase senti meus neurônios trabalhando na minha cabeça. Não costumo ler livros de contos porque tenho um certo pré conceito de que não vou me importar com a história porque ela vai ser rápida demais, mas a escrita do Ted Chiang é fantástica ( na minha humilde opinião ) e a cada conto eu mergulhei fundo me envolvendo na história e nos personagens dela. Acho que se você gosta de ficção científica vai curtir muito esse livro e se você não gosta devia dar uma chance porque "como assim não gosta de ficção científica?" Rs

Carol T.S. 27/06/2020

Um pequeno magnifico
É possível se apaixonar a primeira vista?
Por pessoas, não sei. Mas por livros, com certeza. Se ao bater o olho já tinha surgido um interesse, ler o início do conto em que se baseia o filme me deu a certeza de que eu estava com algo especial nas minhas mãos. E assim foi. Cada conto, curtos, merecem uma reflexão a parte. Os amantes da ficção científica vão se deliciar.

Flavia Sena 26/06/2020

Gostei bastante dos contos, principalmente do "Entenda", "História da sua vida" e "Gostando do que vê: um documentário"; esses e alguns dos outros me fizeram refletir sobre coisas e perspectivas que nunca imaginei. A impressão de que os finais são repentinos permaneceu, mas as ideias desenvolvidas compensaram totalmente.

MariCarolina 11/06/2020

Nenhum conto é mediano, todos são extraordinários
Via de regra, não sou uma grande aceita de ficção científica quando envolve religião, mas nessa coletânea, não posso deixar de recomendar ?o inferno é a ausência de Deus? como um dos melhores contos que eu já li é que me trouxe reflexões profundas sobre a fé.
Logo depois li o livro de Jó, na Bíblia, e não posso desacordar do autor quando a sua perspectiva.

Alê Guimarães 08/06/2020

Contos que misturam ciência e filosofia
Cheguei ao livro através do filme A chegada e encontrei alguns contos bem interessantes e até melhores que o que dá nome ao livro. O inferno é a ausência de Deus foi o que mais impactou.

Eduardo 30/05/2020

deixei esse livro parado na estante por uns bons meses, tinha começado a ler mas logo o segundo conto eu já achei meio ruim... isso me traumatizou a ponto de não querer continuar. agora com esse tempo todo que to tendo para ler resolvi dar uma chance aos meus livros parados, voltei a ler pelo mesmo conto e vi que não dava mesmo, procurei por resenhas e vídeos sobre o livro e depois de alguns comentários positivos resolvi continuar. deixei de lado o conto que não me descia e passei pro próximo. a partir de então os contos só melhoravam. o história da sua vida foi meu predileto, a sacada da história e o jeito que ele escreveu mexeu muito comigo. tem outros contos muito bons também, acho que o Ted Chiang merece todos os comentários positivos que o colocam como um grande nome da ficção científica contemporânea. valeu a pena ler.

TyyylerXCX 24/05/2020

Pare e leia esse livro agora !
Queria que todas as pessoas do mundo parassem para ler esse livro.

Gente isso aqui é um diamante! Cada um dos contos são fantásticos (quase todos kkkk), a narrativa é simplesmente surreal de boa.

Eu não sou capaz de descrever o quanto esse livro é bom.

Helô 04/05/2020

Black Mirror da Ciência
Vários contos que abordam temáticas sobre tecnologia e modernidade, e os conflitos dos seres humanos com as inovações e descobertas que fazem. De longe, o mais interessante de todos é o que dá o título do livro, História da sua vida, sobre linguagem, alienígenas, consciência e tempo. Outro conto que gostei bastante foi Gostando do que vê: um documentário.

Emanuel 22/04/2020

Contos muito imaginativo
Os contos tem conceitos muito imaginativos. Infelizmente, não gostei totalmente.

O primeiro que não gostei totalmente foi Entenda, pois me pareceu a princípio que um enrendo parecidos a daquelas histórias 'E se usassemos 100% do cerêbro' com aspectos realistas, porém, a partir de um momento do conto ficou muito viajado.

O segundo foi História da sua vida, pois no final a mudança que a personagem tem me pareceu muito absurda do ponto de vista da Evolução.

Gostei totalmente de A torre da Babilônia, A evolução da ciência humana e O Inferno é a ausência de Deus. De Gostando do que vê: um documentário eu gostei da ideia da história ser uma espécie de transcrição de um documentário e do tema tratato, contundo, depois de um momento ficou cansativo a leitura talvez por não ver tanto documentário.

Matheus 15/04/2020

Contos incríveis de ficção científica
Ted Chiang utiliza da sua escrita para discutir ciência e filosofia sem desprezar nenhum dos assuntos. História da sua vida é o ponto alto da coletânea.

cecilia.gonzaga.1 13/04/2020

Contos incríveis

Bruno Marcolino 12/04/2020

Ficção Científica de qualidade
Ted Chiang é genial em sua escrita. Ótimo livro, ótimos contos.

Tábata 10/04/2020

Coletânea consistente de contos de Ted Chiang, mixando conflitos e questões filosóficas humanas à ficção científica competente, ainda que com momentos menos inspirados em determinados segmentos.
Destaque para A torre da Babilônia, Divisão por zero, História da sua vida e o breve, mas inspirado A evolução da ciência humana.

Tiago 24/03/2020

Um livro de contos de ficção científica que me deixou sem palavras, tamanha a capacidade e inteligência desse autor que eu não conhecia.
São 8 contos envolvendo (dentro da ficção científica) assuntos como religião, física, medicina, matemática, psicologia, linguística, vida extraterrestre e robótica:

* A torre da Babilônia
* Entenda
* Divisão por zero
* História da sua vida
* Setenta e duas letras
* A evolução da ciência humana
* O inferno é a ausência de Deus
* Gostando do que vê: um documentário
O conto História da sua vida deu origem ao filme A chegada, de 2016, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Amy Adams.
Meus contos favoritos foram A torre da Babilônia e O inferno é a ausência de Deus. São fascinantes!