História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Kedma.Favero 29/09/2023

História da sua vida e outros contos
É uma coletânea de contos (bem bons, por sinal) e todos com essa temática do sci-fi.
Teve um que realmente não gostei e me fez tirar 1 estrela, mas não lembro o nome.

São todos muito rápidos de serem lidos.
Recomendo.

Thayane Andrade 18/09/2023

Achei bem legal essa coletânea de contos, o autor conseguiu misturar bem ciência com religiões e crenças. Alguns contos me prenderam bem mais do que outros. Os contos que eu mais gostei foram: História da Sua Vida, O Inferno é a Ausência de Deus, Entenda e Gostando do que Vê: Um Documentário.

Lia Trajano 17/09/2023

17 /09/2023
Não esperava muita coisa do livro e me surpreendeu. Muito originais e interessantes os contos, esse autor é muito inteligente e trabalha vários temas diferentes mas em quase todos os contos a linguagem tem papel importante. Sobre o conto a história de sua vida: prefiro o filme mesmo. O meu preferido acabou sendo o conto 72 letras, onde ele mistura cabala e genética.

Guilherme 23/08/2023

Fora da caixa
Eu me interessei por esse livro por causa do filme "A Chegada", que sou muito fã. Tive uma surpresa interessante ao ler esse autor, porque os contos abordam temas muito diferentes, flertam com a ficção científica e com a religião.

E se a aparição de anjos fosse algo cotidiano?

E se tivéssemos um dispositivo que parássemos de enxergar a beleza dessas pessoas?

Vários contos conseguem colocar uma minhoca na cabeça.

Entretanto não gostei muito do estilo da escrita e, em vários momentos achei a leitura chata.

Vale a pena, talvez, ler somente alguns dos contos.

Jardiano 27/07/2023

Ótimos contos
Ted Chiang realmente surpreende com seus contos, seu nível de criatividade alinhado com o conhecimento técnico sobre assuntos complexos torna a leitura desses livros leve e o mesmo tempo provoca no leitor uma série de reflexões como desde coisas cotidianas como lidar com a aparência das pessoas até em coisas até o momento inimagináveis como por exemplo em como seria a reação da sociedade ao descobrir que existem formas de vida que não pertencem à Terra.

Gostei muito dos contos, em especial o conto "Entenda" e a sútil perda de humanidade do personagem ao longo da história, mas praticamente em todos os contos haverão momentos em que você irá refletir sobre o paralelo em que determinadas histórias fizeram ou estão fazendo sentido em determinados contextos do mundo real.

astereads 16/07/2023

Uma coletânea incrível para fãs de ficção científica
O que posso dizer da obra como um todo é que Ted Chiang é um autor incrível com uma mente brilhante.

Todas as histórias tem ideias extremamente criativas por trás, além de inspirações super interessantes. Devo dizer que algumas foram "cabeça demais" pra eu conseguir acompanhar, mas amei quase todas, com ênfase em "Entenda", "História da sua vida" e " O inferno é a ausência de Deus".

Algumas não me chamaram muita atenção, como "A torre da Babilônia", mas em geral foi um ótimo livro.

@juliusverse 16/07/2023

Uma ficção científica que não de apega a raios lasers e naves espaciais, mas que explora conceitos bastante interessantes e seus impactos na sociedade. Como uma coletânea de contos, claro que há alguns que gostei mais que outros, mas não existe nenhum conto que eu não tenha gostado. Fiquei muito afim de ler mais coisas desse autor.

Forest 22/06/2023

O filme "A Chegada" (que é simplesmente perfeito) tá aqui.
Esse livro é fantástico! As hipóteses por trás das histórias levam a grandes reflexões filosóficas, e podem até servir de inspiração para trabalhar com pesquisa acadêmica (no meu caso). A primeira história (a Torre da Babilônia) é extremamente cativante. Me fez mergulhar a fundo na história da Torre de Babel do livro de Gênesis. Assim como a história da super inteligência (que se atingia após o uso de uma substância sintética) e a história "carro chefe" do livro ("A história da sua vida"), o tema trabalhado é o mistério da Linguagem, e suas assombrosas possibilidades latentes. O livro todo é excelente! Ele entretém ao mesmo tempo em que inspira e faz refletir muito.
Ficção científica do mais alto nível. Creio que há somente um único conto no livro que não faz jus à obra, e se faz um tanto indigesto por ser arrastado e lento. De resto, vale muitíssimo a pena!

Ronan 20/05/2023

◾ A evolução da ciência humana - ⭐⭐⭐

◾ O inferno é a ausência de deus - ⭐

◾ Gostando do que vê - ⭐⭐⭐⭐

hadryan 13/05/2023

Difícil avaliar.. alguns contos foram bons, outros mais ou menos. meus preferidos foram "Entenda" e "História da sua vida"

Lili 19/04/2023

Interessante
Achei o livro bem interessante, com várias histórias originais e que fazem a imaginação viajar! O conto que deu origem ao filme A Chegada é incrível, a maneira que foi escrito é genial.

Outro que achei excelente foi "Gostando do que vê: um documentário", que aborda a beleza e como ela afeta a todos: quem a tem, quem a observa (e é impactado por ela) e quem gostaria de tê-la, além de nos fazer imaginar um mundo em que os efeitos dela fossem minimizados ou até anulados.

Recomendo!
Gabriela 05/05/2023minha estante
Combinou com a Cy de ler esse livro? Amei o filme "A Chegada".

Aliás, viu que a mãe de um dos caras de Columbine escreveu um livro? Será que o "Precisamos Falar Sobre o Kevin" deu o empurrão que ela precisava para contar tudo a partir do ponto de vista dela?

Lili 08/05/2023minha estante
Sim, foi do clube!
Eu não vi o filme, acredita?
Eu vi esse livro e pensei a mesma coisa! Quero ler tb

Valclecia.Morgana 16/03/2023

Livro bem parado
O livro é composto por oito contos. Os mais interessantes ao meu vê são o que dá nome ao título. História da sua vida, A torre da Babilônia e O inferno é a ausência de Deus. Mas de resto o livro é bem chato, até mesmo os que eu achei melhores foram leituras bem demoradas. Na maior parte do tempo eu não conseguia ficar focada nos contos, tendo que reler várias vezes o mesmo trecho. Eles não prenderam a minha atenção.

Matheus656 12/03/2023

Um desfecho é necessário.
Minha intenção inicial era ler somente o conto que inspirou o filme "A Chegada", mas ao descobrir essa coletânea, acabei optando por terminar demais trabalhos do autor. Ironicamente, meu conto favorito acabou sendo "O inferno é a ausência de Deus." Nunca vi ninguém com uma escrita tão inteligente e entendimento de múltiplas áreas de conhecimento. Chiang escreve com muita fluidez, fazendo-me perguntar diversas vezes "por que nós, como a humanidade, não colocamos isso em prática ainda?" sempre que ele propunha novas maluquices fictícias, mediante a credibilidade que passa. Os contos são, nas palavras de Gary Donnelly, deveras bacana.

Gustavo616 05/03/2023

Excelente e criativo
Resolvi ler o livro pois um dos meus filmes favoritos da vida é "A chegada" baseado no conto "História da sua vida". Definitivamente não me decepcionei.
Os contos variam de temas e qualidades, mas pelo menos 4 deles são espetaculares, incluindo o que baseou "A chegada".
Quem gosta de ficção científica Definitivamente vai gostar do livro que traz premissas diversas em cada história.
Deixo meu destaque para os contos: "Torre de Babel", "História da sua vida", "O inferno é a ausência de Deus" e "Gostando do que vê: um documentário".
O livro só não receberá a nota 5 pois nem todos os contos têm a excelência dos citados. De todo modo, vale a leitura.
Paula.Brener 06/03/2023minha estante
A chegada está entre meus favoritos da vida. Não sabia do conto! Já quero emprestado

Gustavo616 07/03/2023minha estante
Li no kindle :/

Dani 16/02/2023

Leitura apaixonante.
O livro é composto por vários contos, todos muito bem escritos e surpreendentes.
O meu conto favorito foi História de sua vida. Já tinha assistido o filme (A Chegada), e o livro não decepcionou.
A história é incrível, muito bem elaborada e aborda a Teoria de Sapir-Whorf, sobre o Determinismo Linguístico.
Os outros contos também são muito bons, histórias inteligentes e personagens complexos.
Adorei!