História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Vini Ribeiro 24/04/2022

Obra bastante premiada e com aquele estilo, mais compassado e poético, não-Ocidental (sempre tão alucinado) que me agrada bastante. Oito histórias de ficção científica, quase transcendentais, explorando a natureza da linguagem, matemática, religião e física.

leobiel 20/04/2022

Vim procurando cobre e encontrei ouro
Decidi começar esse livro por causa do conto cujo qual o filme 'A Chegada' do Villeneuve foi baseado. E apesar deste ter sido ótimo, os outros foram muito melhores.

Em cada conto, há diferentes áreas do conhecimento humano em cenários de ficção científica, e os que se destacaram foram os que abordaram neurobiologia, linguagem e mitologia cristã - este último retrata um cenário onde anjos, céu e inferno são reais e impactam diretamente a vida das pessoas.

O ponto forte do livro, além da riqueza de detalhes e termos técnicos que dão bastante credibilidade aos temas abordados, é que cada conto é escrito com uma estrutura própria. Uma obra essencial pra quem é amante da ficção científica (e de Black Mirror).

Mari 12/03/2022

Bem escrito
Ted Chiang faz um excelente trabalho nesta coletânea de contos. Embora sejam narrativas que exigem que o leitor tenha em mente fortemente a suspensão da crença, a ordem em que eles aparecem no livro é quase como uma viagem por toda a evolução e potencial da humanidade.
O autor tem uma formação na área de exatas e isso fica muito perceptível em como ele incorpora conceitos de física e da computação em seus enredos, talvez seja isso que torna os contos complexos. Por diversas vezes eu fiquei com a sensação de não estar entendendo coisa alguma, ou porque não conseguia alcançar o que a história pretendia ou porque não conseguia vislumbrar a explicação para algumas teorias ou porque não conseguia imaginar muitas das tecnologias que o autor propunha. Pode ser que se o leitor tiver conhecimentos de física, informática e matemática tire ainda mais proveito, no entanto, mesmo um leitor leigo, como eu, consegue ter uma boa diversão.
Muito provavelmente quem gostou do filme A chegada vai gostar também do conto que o inspirou. Esse foi um dos meus favoritos.
Eu gostei que no fim do livro são colocadas notas do autor para cada conto. Eles ajudam a contextualizar e compreender o ponto de partida para as histórias. Se em algum momento o leitor achar que a história está complexa demais, acho interessante parar, ler a nota do autor para o conto e retornar à leitura. Acredito que isso ajudará a compreender melhor o objetivo do enredo e ampliar as perspectivas.

yagho 10/01/2022

eu não sei se consigo pôr em palavras tudo o que eu senti lendo esse livro. cada conto revela uma genialidade ABSURDA do autor, uma inventividade de dar inveja em nós, meros mortais sem uma grandiosa criatividade. cada conto quebra uma barreira e te insere num mundo em que absurdos são reais, cotidianos. e essa é a magia da literatura: tudo nela pode ser possível.

Mateus Braga 07/01/2022

Ótimas reflexões
Conheci o livro por conta do filme A Chegada (um dos meus favoritos, adaptado pelo meu diretor predileto).

Os contos aqui são na maioria de ficção científica, e esses são os que me atraíram mais. Como qualquer livro de contos, existem alguns que não te prendem tanto, mas isso é bastante pessoal.

Particularmente, o conto que serviu de inspiração pro filme e o conto que fecha o livro foram absurdamente excelentes para mim. Mas para todos eles, te fazer refletir é uma característica constante. O autor traz questionamentos fantásticos com muita didática.

Já quero ler mais de Ted Chiang

Janaina.Veloso 07/01/2022

Sempre fascinante!
Releituras são sempre temerárias pra mim. Alguns livros no entanto só melhoram com a prática, os contos de TED CHIANG tem por excelência essa definição.
A capacidade do autor em convencer o leitor de que os mundos e situações mais insólitas pode ser viáveis é fascinante, tudo isso pra trazer um olhar sobre questões que precisam de reflexão e questionamento.

Nicole 03/01/2022

Interessante
Eu encontrei o livro pois um dos contos contidos nele foi o que deu origem a um dos meus filmes preferidos - "A Chegada". Fiquei muito contente de ter me deparado com esse livro pois não costumo ler contos. Foi uma leitura bem interessante, me deixou instigada em vários pontos e curiosa pro que ia acontecer. Vou falar um pouco do que achei de cada conto individualmente.

A torre da Babilônia
Foi meu conto preferido. Apesar de conhecer um pouco da história bíblica da torre de babel eu tive total imersão nesse conto, fiquei muito instigada no que eles iriam encontrar conforme iam subindo e as descrições visuais são incríveis. Tem algumas descrições surreais dos astros em certas partes do conto e justamente por isso ajudam a construir um cenário fantástico e chocante. Fiquei instigada do início ao fim.

Entenda
Esse conto não gostei tanto. Ele tem uma proposta interessante mas por eu já ter explorado outras histórias com essa pegada (Lucy, Sem Limites) acabou não sendo algo que me surpreendeu como gostaria. Apesar de bem explicado e detalhado em vários pontos em muitas partes eu senti que a história estava tentando te chocar o tempo todo - no sentido de tentar provocar mindblowns a toda nova descoberta, por esse motivo achei um pouco exagerado.

Divisão por zero
Gostei desse conto. Consegui me identificar com a protagonista encucada com a busca para solucionar uma questão tão importante para ela. Gostei bastante do final e achei imprevisível.

História da sua vida
O conto que me trouxe ao livro é muito bom mas difere do filme em vários pontos. Por esse motivo, fica um pouco difícil compará-los. O conto é mais técnico e explora mais as explicações e teorias por trás do universo apresentado. O filme é mais emotivo e sentimental, ele incorporou o conto mas deu uma nova roupagem para ele. Eu prefiro o filme, me tocou mais, mas o conto também tem seus pontos fortes.

Setenta e duas letras
Esse conto foi incrivelmente chato de ler. Não consegui gostar da temática e me frustei lendo ele em muitos pontos, achei muito massante. Mais pro fim ele passou a se tornar mais interessante e eu acabei gostando do fechamento. Mas como um todo não me agradou tanto.

A evolução da ciência humana
Esse conto é tão curto que eu tinha até esquecido de colocar ele na resenha - estou editando ela. Achei um conto interessante e que traz um tema pertinente, porém foi muito curto e achei que poderia ter sido mais explorado.

O Inferno é a ausência de Deus
Foi um dos que mais gostei também, gostei do universo apresentado e as reflexões sobre fé que o livro traz. Demonstrar a busca das personagens por um propósito e que para muitas pessoas nem sempre a fé supre essa necessidade foi uma reflexão interessante. Também gostei do final desse conto.

Gostando do Que Vê: Um Documentário
Também gostei muito desse conto. Nunca tinha lido um documentário escrito assim e consegui imaginar as cenas como se o tivesse assistindo. O tema central - a beleza e como ela impacta nas relações sociais é um tópico que gosto muito de ler e aprender e é muito interessante a abordagem que o autor trouxe para explorar isso, a caliagnosia. Os pontos de vista que as personagens trazem são muito pertinentes e te fazem ficar dividido o tempo todo, sem saber se por a favor ou contra esse conceito. Gostei de que o documentário não se posiciona a favor de nenhum dos lados, possibilitando uma ótima reflexão sobre o tema.

Rafael 23/12/2021

Uma B@#$
Como todo livro de contos, já esperamos que tenham contos bons e outros nem tanto...mas todos ruins acho que é a primeira vez. Puta livro chato do c@#$#@...terminei a leitura na base do ódio. O conto que deu origem ao filme "a chegada" é muito inferior ao filme. Se você já viu o filme e gostou, pare por aí.

Antonio 23/12/2021

Para além da ficção
Fazia tempo que não lia contos de ficção científica como esses: detalhados, convincentes, críveis. Isso é um problema especialmente para mim que gosto de ciências, p que torna ainda mais difícil encontrar histórias minimamente convincentes. Claro que não é o caso de exigir absoluto rigor, porque afinal é ficção, mas ao menos o mínimo para não parecer uma fraude. E Ted Chiang consegue isso muito bem. Além disso, não se limita a temas tecnológicos, traz também temas religiosos, filosóficos, matemáticos, acadêmicos e espirituais. Enfim, contos excelentes, como há muito não via no gênero.

Paulo 17/12/2021

A Chegada
Um dos meus filmes preferidos é A Chegada de Denis Villeneuve, com isso em mente fui atrás do conto que deu origem ao filme.
Achei os contos bem cansativos e fracos.
O conto História da sua vida que deu origem ao filme é inferior ao filme, mas ele é bom.

GabrielxxGarcia 11/12/2021

Sensacional!
Cada conto é uma viagem diferente, e cada viagem me deixou pensativo, me fez questionar uma porrada de coisas e abriu meus olhos para coisas novas. Virei fã do autor, o que é uma pena já que o cara escreve um livro a cada 10 anos.

Kamy 22/11/2021

Contos para pessoas exatas
Ted Chiang sendo formado em Ciência da Computação tem uma linguagem que considero ser muito interessante quem gosta de sci-fi (ficção científica) e para quem é das áreas da matemática e engenharias.

Seus contos, apesar de serem totalmente distintos entre si, seguem um estilo muito marcante de escrita sobre as ciências sendo a leitura dos contos uma experiência muito interessante e que me deixou bastante curiosa para ler outros trabalhos do autor.

Fernandohorse 20/11/2021

Sensacional
Ficção de uma maneira diferente, mais profunda, cheia de significados nas entrelinhas. Muito interessante a abordagem dos personagens principais serem uma linguista e um físico, afinal, são as ciências básicas para entender nosso mundo, nosso universo, nossa história: não adianta resolver todas as questões com a matemática se não pudermos comunicar isso às demais pessoas e vice-versa.

Ah! A espinha dorsal do roteiro do filme está aí, mas cabe dizer que o roteiro de A Chegada é sensacional, alterando e ampliando a história nos pontos-chave para torná-la ainda mais incrível.

Marieliton M. B. 08/11/2021

Um conto vale por todo um livro?
Como todo livro de contos, esse é mais um que reúne contos dos mais diversos temas e devido a isso, alguns podem agradar o leitor enquanto outros nem tanto. Sem dúvidas o grande chamariz desse livro é o conto que originou o filme A Chegada, tanto que é o conto que mais se destaca dos demais.

Abaixo segue minhas “mini resenhas” de cada conto do livro.

1º Conto: A Torre da Babilônia
A história é concentrada em Hillalum, o minerador do céu. Ele seus companheiros tem a missão de “perfurar o céu” no topo da torre da Babilônia.
Achei um conto interessante com um pé na fantasia, mas tentando ser bem realista.

2º Conto: Entenda
Greco, um cara que participou de um experimento médico e acabou desenvolvendo um raciocínio acima do normal. Achei a história interessante. Ela inclusive mostra o quanto que a ignorância pode ser uma bênção. 😅

3º conto: Divisão por Zero
Achei bem bobo esse conto. Ele narra a história de uma matemática que descobre como provar que 1 = 2, e isso seria uma revolução não só na matemática, mas em toda a percepção das coisas.

4º conto: História da sua vida
Uma linguista estabelece uma forma de contato com dois alienígenas que chegam na Terra. A interação entre ela e os seres de fora do planeta, faz despertar nela uma maneira de “lembrar do futuro”.
Sem dúvidas o melhor conto do livro. Ele inclusive difere bastante do filme A Chegada, já que os personagens não interagem diretamente com os alienígenas. Nesse sentido, o filme funciona melhor já que visualizar a interação entre os pesquisadores e os alienígenas ajuda a entender melhor o enredo.

5º conto: Setenta e duas letras
Bem chatinho esse conto. Nele as pessoas animam autômatos usando palavras mágicas. Uma pesquisa aponta que a humanidade perderá a capacidade de se reproduzir em poucas gerações, e daí começa uma tentativa de fazer com que o uso das palavras mágicas em espermatozoides evite isso.

6º conto: A evolução da ciência humana
Conto bem curtinho, porém, não entendi coisa alguma dele. 😅

7º conto: O Inferno é a ausência de Deus
Conto que narra a história de Neil Fisk que busca uma forma de ir pra o Céu. Ele perde a esposa por conta da aparição de um anjo e isso faz ele iniciar uma jornada para encontrar um desses seres e também garantir o seu reencontro com a amada após a morte. Achei esse um conto bem interessante.

8º conto: Gostando do que vê: um documentário
Conto em forma de documentário descrevendo a experiência de uso de um dispositivo chamado Cali, que inibe a beleza das pessoas ao olhar pra elas. Achei bem chato esse conto. A forma de escrita dele, como se fossem depoimentos, deixou a leitura muito travada.

alissonltl 28/10/2021

Simplesmente incrível, gostei demais de todos os contos. É uma leitura que eu não imaginava gostar tanto mas é tudo tão interessante e criativo que me fascinou.