História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Ryam 26/01/2023

INCRÍVEL
Os contos dos alienígenas, do inferno e da beleza são simplesmente maravilhosos, fiquei fissurado na leitura e são contos que dão muitos temas interessantíssimos pra se refletir. O livro vale a pena por esses 3 contos, já os outros são todos de mediano pra bom.

Maria 22/01/2023

História da sua vida...
Este livro possui 8 contos.
O único que já conhecia era o História da sua vida por conta do filme a chegada e acho ele excelente.
Gostei muito do conto Entenda.
Também achei muito interessante o conto O inferno é a ausência de Deus.
O conto Gostando do que vê: um documentário tem um ótima discussão.
O conto A torre da Babilônia também é legal.
Já os contos Divisão por zero, Setenta e duas letras e A evolução da ciência humana não funcionaram pra mim.

Lorena 30/12/2022

O futuro é hoje
Não conhecia o autor, primeira vez que li algo dele. Também não costumo ler esse gênero, mas fui capturada pelas ideias nem tão mirabolantes assim de Ted Chiang.

Meus preferidos foram "Entenda", "História da Sua vida" e "Gostando do que vê: Um Documentário". "Divisão por Zero" é um dos mais complexos, voltar nele porque é bem interessante, mas sou péssima em Matemática kkk

No mais, grande autor. Compreendo o motivo do sucesso de suas especulações sobre o futuro.

Lucas 04/12/2022

História da sua vida é um conto bem direto. Ele não trata os seres extraterrestres com suspensão e já vai revelando detalhes, como se fosse algo comum, um animal silvestre. E mesmo não sendo 100% do filme, eu amei.

Jean Bernard 17/08/2022

Ficção Científica Hardcore, Fantasia e Moral
Comprei esse livro após assistir ?A Chegada?, filme que me fisgou logo de cara. Admito que fiquei mais surpreso com o filme (coisa rara). Mas mesmo assim, descobri outros contos no livro que me fizeram refletir e gostar bastante. Alguns conceitos científicos são levados a uma certa profundidade, mas sem gerar confusão aos leigos (como eu).
O último conto mostra um retrato muito atual mas discussões sobre o melhor caminho para acabar com um dilema. Mas o dilema gera o ?dilema?. Muito atual. Recomendo.
Jhon 11/09/2022minha estante
Há muito quero esse livro, mas é difícil achar no mercado. Quem tiver esse livro em boas condições e quiser vender, favor entrar em contato.

Melo 30/07/2022

Sofri pra terminar.
O cara é um gênio da ficção científica: sim. Não dá pra tirar esse mérito. Mas a escrita é tão apática, fria e técnica que torna a leitura tediosa e lenta. Tinham detalhes técnicos que eu precisava ler mais de uma vez pra conseguir conectar, e eu gosto do gênero, mas às vezes parecia que eu estava lendo um manual.

Quis ler principalmente pelo conto que inspirou o filme Arrival, que é um dos meus sci-fi favoritos, e até que o conto é bom, mas até ele ficou tedioso em alguns pontos.

Não curti.

akio 29/07/2022

Bota científica nessa ficção!
Vocês devem conhecer o filme A Chegada, em que uma linguista se depara com a missão de aprender o idioma de uma raça alienígena, com resultados surpreendentes para sua vida e para o mundo inteiro. Pois bem, ele foi inspirado no conto "História da sua vida", que dá título a essa excelente coletânea de Ted Chiang.

De produção literária curtíssima, esse autor se destaca no cenário da ficção científica porque seus poucos contos publicados conquistaram os mais prestigiados prêmios da área, como o Nebula e o Hugo. É aquele tipo de sci-fi que não tem apenas naves, robôs e raios laser, mas sim ideias profundas que nos fazem pensar "e se fosse assim?".

É difícil achar um paralelo na cultura pop atual, mas creio que uma comparação aceitável pode ser feita com a série Black Mirror, da Netflix, cujos episódios são totalmente independentes e variam bastante em tema e estilo, porém sempre nos fazem questionar os rumos que a humanidade tem seguido.

De forma análoga, esse livro nos traz oito contos que exploram as possibilidades científicas com olhares inusitados e fundamentação impecável, mas sempre priorizando a emoção humana, que é a base de todas as histórias. Em suma, é a ficção que qualquer pesquisador gostaria de ter escrito. Dá para fundir a cuca e se emocionar ao mesmo tempo.

Instagram: @akio.com.livros

Nardo 03/07/2022

Ótima Experiência
Eu posso passar horas falando da genialidade e profundidade individual que cada conto tem, claro que alguns são bem medianos e outros em menos de 15 páginas conseguem te surpreender.
Apesar de tudo isso o livro e cheio de lições de moral mais que manjadas, porém ele ganha ponto na forma que são desenvolvidas, já nisso os contos, em um todo, consegue exalar sua inteligência, sua força e ousadia.

Thalles 28/06/2022

Sci-fi hard com filosofia pesada.
Esse livro é realmente muito bom. A maioria dos contos são muito interessantes; alguns pela complexidade dos detalhes apresentados, outros pelo assunto inesperado, mas ainda assim bem legais, e, claro, o principal de todos, que deu origem a um dos melhores filmes Sci-fi da história do cinema.
Vale a indicação.

nadia 27/06/2022

"Desde o começo eu conheci meu destino, e escolhi meu caminho de acordo com isso."
Nota: dei nota 5 pelo conjunto, mesmo que minha opinião mude de acordo com cada conto.

História da sua vida e outros contos é uma coletânea de contos de ficção cientifica que aborda muitos tópicos, como linguagem, inteligência, humanidade e crença. Não quero comentar cada conto individualmente, até porque tenho certeza de que alguns não entendi 100%, mas posso dizer que é, provavelmente, uma das melhores produções de ficção cientifica. Bem escrito, muito bem elaborado, criativo e detalhado. "A Torre da Babilônia" é um ótimo conto de abertura, com uma escrita que permite que toda a história seja facilmente visualizável, mas difere bastante dos outros contos ao não utilizar tantos elementos de ficção cientifica, então há um baque quando saímos desse conto para "Entenda", que considero o mais confuso.

Amo Arrival, gosto das mudanças que o filme fez, mas é incrível ler "História da sua vida" e perceber como o autor escolheu construir a história, os capítulos intercalados, a relação entre física e linguagem.

Recomendo demais.

Arraes.Arraes 07/06/2022

Uma aula de storytelling
Ted Chiang mistura a técnica apurada bem típica da escola americana de storytelling (se podemos assim chamar) com premissas da futurologia, em diversos contos que questionam a existência, a razão e percepção humana e psicologia. Se és um questionador inveterado será impossível não se apaixonar.

jujuba 06/06/2022

Dentro do tema de ficção, é um livro ótimo.

Gostei de todos, embora "Entenda" não tenha feito muito sentido para mim. Todos os outros mostram alguma outra perspectiva sobre um assunto de conhecimento geral. "A torre da Babilônia" e "O Inferno é a ausência de Deus" fazem uma boa mistura sobre religião, propósito e realidade, "Gostando do que se vê: um documentário", mesmo escrito em 2002, é assustadoramente relevante 20 anos depois, "A evolução da ciência humana" não me chamou muita atenção, embora também seja ótimo, e o principal "História da sua vida" é MUITO BEM escrito, e é tão bom, senão melhor, que o filme inspirado por ele. Melhor conto que eu já li na minha vida (não li muitos, mas ainda vale).

GiseleGilink 03/06/2022

SÓ LI UM CONTO QUE ME INTERESSAVA.
Li apenas a Historia da Sua Vida e gostei, mas o filme supera muito mais, é melhor! Mas é bom conhecer a fonte do seu filme preferido.

Alan 20/05/2022

O CALEIDOSCÓPIO LITERÁRIO DE TED CHIANG.
Existe filosofia nas ciências exatas? O que elas têm a dizer sobre nossas ansiedades mais viscerais? Sobre dilemas que estão além do que somos cognoscitivamente capazes de lidar? Saber o futuro em tempo real seria capaz de dissuadir as nossas escolhas? Fé e propósito são o que deveria nos mover adiante? E se pudéssemos desligar a nossa capacidade de distinguir a beleza? A cadeia de atividades de um mundo que explora ao exacerbo é justa e sustentável à maneira que opera?

O autor Ted Chiang, nessa coletânea de oito contos, explora a matemática, a física, a linguística e outras esferas da ciência cujo pilar fundamental é a racionalidade para eriçar ponderações em torno de dilemas recolhidos no mais profundo de nossas entranhas. Onde a compreensão etérea dos mecanismos da nossa existência resultam num exílio simbólico e autoimposto. Ou onde a existência genuína de Deus, Céu e Inferno reorganiza os valores éticos e morais da humanidade e torna-se o combustível hegemônico do propósito.

No leque epifânico de Chiang, cada história contada é de natureza tão singular e original que mais parecem ser de autoria de mentes completamente diferentes. Reaproveitando engrenagens de nosso plano ou criando do zero seu próprio microcosmo, o autor, por intermédio de estórias curtas e muitas vezes abruptamente terminadas, semeia na mente do leitor o insaciável desejo por explicações, pelo deleitável desejo de explorar suas próprias contemplações sem obter respostas satisfatórias, o induzindo a reflexões infinitas que vão no cerne do que nos torna humanos.

No fim, Ted Chiang, sob pleno controle de argumentações pautadas em elementos cientificamente genuínos, dispensa a suspensão da descrença do leitor para apreciar o excepcional caleidoscópio literário que compõe a obra.

Vini Ribeiro 24/04/2022

Obra bastante premiada e com aquele estilo, mais compassado e poético, não-Ocidental (sempre tão alucinado) que me agrada bastante. Oito histórias de ficção científica, quase transcendentais, explorando a natureza da linguagem, matemática, religião e física.