A Casa de Vidro

A Casa de Vidro Ivan Angelo

Resenhas - A Casa de Vidro

@apilhadathay 11/07/2021

Ivan Angelo no seu melhor
"Não nos cabe julgar a História, mas dela retirar lições, a partir dela refletir" ("A casa de vidro, p. 129)

Embora este livro não tenha entrado para os meus favoritos, reconheço a relevância literária dele e de seu autor para o Brasil.

A antologia A CASA DE VIDRO, do mineiro Ivan Ângelo, é comporta de cinco contos, "cinco histórias do Brasil". Para críticos e leitores, este livro é um dos mais elaborados do autor, também conhecido por seu romance A FESTA. A CASA DE VIDRO reúne fatos surpreendentes aqui, reflexivos ali. Tratam-se estas de 5 narrativas cruéis sobre o Brasil moderno e eles analisam de forma crua e direta ou através de belas metáforas, o nosso país.

1. "Conquista" (fiquei um tanto constrangida após a leitura)
2. "Sexta para Sábado" (me deixou em dúvidas sobre o que eu esperava dessa obra)
3. "O verdadeiro [*****]" (Esse me deixou simplesmente pasma)
4. "A casa de vidro" (Favorito 1)
5. "Achado" (Favorito 2)

De todos, os meus favoritos são "A casa de vidro" e "Achado". O primeiro porque apresenta uma atmosfera distópica, mesmo que não pós-apocalíptica, e tem clara inspiração na ditadura militar brasileira, traz a questão da constante vigilância a que estamos submetidos e a ideia de prisões com paredes de vidro; o segundo, porque traz um belo contexto histórico dos bandeirantes no Brasil e, para quem ama o Português arcaico, como eu, ele é pode ser uma ótima pedida de leitura.

site: www.instagram.com/apilhadathay