Cartas perto do coração

Fernando Sabino

Resenhas - Cartas Perto do Coração

1 | 2 | 3 | 4

larissa dowdney 12/02/2013

Termino o livro com a sensação de estar exatamente no meio de uma amizade linda e criadora! Esse livro inspira. E muito!

Gabriel Leite 09/10/2011

Os Corações Selvagens
Descobri Cartas Perto do Coração entre os livros ainda não lidos da minha irmã. Reconheci a edição da Record (no mesmo formato de O Homem Nu, O Bom Ladrão e O Menino do Espelho), tirei da estante e fiquei assombrado ao perceber que tratava-se de uma compilação de correspondências trocadas entre Fernando Sabino e Clarice Lispector. Apenas. E, né? Esses dois monstros juntos... Não tinha como ser ruim.

Fernando Sabino é o autor do meu livro preferido, O Encontro Marcado. Eu me identifico tanto com esse romance que fica até difícil explicar. Na verdade, nem gosto de explicar, porque o livro não tem um final muito louvável e me sinto invadido, vendo meus pensamentos, sonhos e medos expostos assim, de forma tão despudorada. E Clarice dispensa qualquer apresentação. É a queridinha da literatura moderna, indiscutivelmente genial, etc.

Basicamente, os dois escritores, ainda jovens, trocam experiências e originais de obras ainda por lançar. Falam sobre a dificuldade de conseguir uma editora, os mistérios do ato de criar e as saudades do país (ambos moraram fora do Brasil por muito tempo). É engraçado ver que Sabino já era bastante conhecido quando Clarice começou a fazer sucesso e ela meio que submetia seus textos à avaliação do amigo. Fernando Sabino CORRIGIA Clarice Lispector, ok? Hoje parece piada, já que a moça ficou muito mais famosa que Fernando Sabino, Paulo Coelho, Machado de Assis, Buda, ou qualquer ser vivente. Todos nós sabemos.
Bruna 21/02/2013minha estante
Não sei se fiquei com mais vontade de ler "O encontro marcado" ou "Cartas perto do coração"!

Lucas.Vale 13/03/2016minha estante
Seu comentário foi muito rico. Sou um fã incondicional de Sabino e eu tenho um carinho enorme por Clarice. Já estava bem tentado a ler "Cartas perto do coração", depois do seu comentário e sua citação sobre "O encontro marcado", coincidentemente meu livro preferido dele também, já vou começá-lo.

LaraF 07/04/2010

A troca de corresponencias de clarice lispector e fernando sabido, revela personalidades diferentes: sabido, mais conservador e polido, lapidando a escrita 'selvagem' e crua de clarice..por outro lado, mostra a humildade e confusão de clarice..
Ler esse livro nos faz perceber o trabalho interno feito por clarice no intuito de escrever algo q fizesse sentido..
Vale a pena ler.

1 | 2 | 3 | 4