Cartas perto do coração

Fernando Sabino

Resenhas - Cartas Perto do Coração

1 | 2 | 3 | 4

mare.thn 28/03/2024

Só é sincero aquilo que não se diz
Penso muito sobre o título desse livro. penso que ele se refere ao fato de que nem a distância física e nem o passar do tempo pode separar dois corações apaixonados. não um pelo outro romanticamente, mas sim no sentido mais puro de amizade.

sinto que cartas perto do coração me encontrou no momento certo. afinal, o tempo que eles passam se correspondendo é a minha idade atual ? e isso é lindo e mágico demais!

Francisco 28/03/2024

Que saudade
Acabo este livro numa saudade, acho que de tanto eles assinarem as cartas com saudade

e numa nostalgia de quem não viveu fora de sonho

já sonhei viver numa época assim mais literária e ter amizades do calibre de clarice e fernando

levo estas cartas comigo perto do coração pela vida, com nostalgia de sonhar a época lida

vertisus 24/03/2024

Berna, 19 de junho. 1946
"às tres da tarde eu sou a mulher mais exigente do mundo. eu fico às vezes reduzida ao essencial: só meu coração bate".

sofia 14/03/2024

Rio, 16 de fevereiro de 1959.
Clarice,
Acabo de receber seu grito de amizade e respondo logo: alô Clarice, aqui estou também, seu melhor amigo, sempre me
lembrando de você com saudade.

O livro trata-se de uma junção de diversas cartas ao redor dos anos de Clarice e Fernando e mostra a incrivel construção de amizade deles, opiniões literárias e acontecimentos da época.

Que cartas incríveis!! A amizade deles e carinho um pelo outro é linda. Gostei muito dos diálogos e dos diversos assuntos que mantinham contato!

Vivielly 18/02/2024

Clarice e Fernando são só amigos
Coletânea de cartas que os autores trocam durante os anos de 1946 a 1969, ou seja, 23 anos trocando cartas.
O Fernando gosta da Clarice, a admiração que ele tem por ela beiraria a paixão de certo. É só ver a necessidade que ele tem de suas cartas, como se ele estivesse no fundo do poço e a mínima mensagem entregue por Clarice fosse o elixir necessário para lhe dar ânimo.

Nesse meio tempo, eles vivem uma vida inteira, são viagens, a Clarice principalmente, ela passa pela França, Suíça, demais países europeus, fica em Washington nos Estados Unidos, volta ao Brasil. - E em cada país que ela passa, em suas cartas ela sua a língua local. - O Fernando também, mas ele parece ser mais nômade que ela. A frequência das cartas varia, mas parece que é sempre o Fernando que está em falta com a Clarice. Ela escreve com mais regularidade que ele.

Além disso, o livro mudou minha própria maneira de ver minha forma de trocar mensagens, pelo whatsapp, mesmo que não seja um lugar para se mandar cartas, pelo contrário foi um app desenvolvido para mensagens curtas. As pessoas não sabem da feedback. Termina geralmente no que eu falo sobre mim mesmo, falta o interesse no outro. Ou quem sabe seja apenas um reflexo de como eu gostaria de ser respondida. Ou talvez eu que seja muita curiosa. Com a Clarice o Fernando não existe isso, o Fernando em quase todas as cartas clama pra Clarice enchê-lo com as coisas que ela faz, o que ela lê, como são os lugares que ela visita, tudo e mais um pouco.

Cheguei a conclusão de que a comunicação acontece quando duas pessoas compartilham suas experiências e comentam sobre elas. E o que me incomoda na troca por whatsapp ou virtual e às vezes até na troca real é o comentário sobre seu primeiro comentário. As pessoas não sabem dar feedback. Termina geralmente no que eu falo sobre mim mesmo, falta o interesse no outro. Ou quem sabe seja apenas um reflexo de como eu gostaria de ser respondida. Ou talvez eu que seja muita curiosa. Com a Clarice o Fernando não existe isso, o Fernando em quase todas as cartas clama pra Clarice enchê-lo com as coisas que ela faz, o que ela lê, como são os lugares que ela visita, tudo e mais um pouco.

A Clarice é tão humilde. Ela não possui dimensão de sua própria grandiosidade, sabe? Ela não é apenas uma escritora, ela é filósofa também e expressa isso no fluxo de pensamento de seus textos. Sobre o Fernando eu não tenho muito dizer, nunca li nada do Fernando Sabino, mas fiquei curiosa após esse livro certamente.

JoAo409 02/02/2024

Gostei do livro, ele tem uma boa escrita e é facinho de ler, vale apena ler , mas o preço dele não vale apena comprar é melhor tentar ler de uma maneira mais interessante se é que vc me entende ???????

kleyson 02/02/2024

Correio de poesias
Que conversar bonito! Uma troca de poesias a cada carta. As cartas me pegaram em cheio, não poucas vezes.
A todo tempo, sempre nos passa algo na mente: uma coisa qualquer, um pensameto, uma pergunta, uma comparação... Nos passa como que num attosegundo e não dá tempo de responder, de refletir ou de compartilhar. Muito do que vi de beleza foi de coisas dessa natureza ditas por Clarice e Sabino, de maneira muito bonita. Indico a leitura, com certeza.
"Apenas o que é vivo e se mexe me interessa a vidaques simplesmente lateja, pulsa, viceja ou vegeta eu não alcanço mais. Só a ação imediata eu compreendo, e os verbos de movimento. Só sei viver e recriar mentalmente os fatos e acontecimentos que afetam ao comum dos mortais semn saber interpretar os sentimentos que lhes dão origem ou as sensações que inspiram, cujo interesse me escapa."

harumi 12/01/2024

Uma leitura apaixonante
Foi uma experiência única ler essas cartas trocadas por fernando sabino e clarice lispector, me senti próxima dos dois como se fizesse parte dessa linda amizade. fica nítido o carinho e o cuidado que eles sentem um pelo outro, sem falar dos trechos e das reflexões espetaculares e profundas que eles compartilhavam. simplesmente amei!

"gostaria de morrer em nome de alguma coisa. morrer deliberadamente, e não como alguém que depois do jantar espera que o garçom lhe traga a conta e fica pensando na gorjeta. fazer da minha morte a justificação da minha vida. mas não creio que mereça tanto."

Vick 03/01/2024

Esse livro tocou minha alma?
De maneiras inexplicáveis. A cada carta mergulhava mais nos autores e em mim mesma. Foi como olhar há um espelho que revela tando suas maiores qualidades, quanto suas falhas. Leiam!

Thali 15/12/2023

Que delícia ler essas cartas entre Clarice e Fernando Sabino. É nítido o carinho de um pelo outro. É uma leitura leve e muito agradável. Tem curiosidades sobre esse mundo literário, da amizade dos dois e revisão do livro A maçã no escuro, da Clarice. Super indico!

Bia 08/12/2023

Achei essa obra uma gracinha, nela você descobre mais sobre a amizade de Fernando Sabino e Clarice Lispector, não lembro muita coisa pq estou escrevendo sobre meses depois da leitura. Indico para quem gosta dos autores.
"O que você faz às três da tarde? Eu quero saber tudo, tudo. Me escreva uma carta de 7 páginas Clarice."
"Às três horas da tarde, sou a mulher mais exigente do mundo. Fico às vezes reduzida ao essencial, quer dizer, só meu coração bate."?

ncamilafreitas 03/12/2023

Salvador, 3 de dezembro de 2023.
Que preciosidade em forma de leitura. Foi uma delícia ler as cartas entre Fernando e Clarice, tão íntimas e cheia de parceria, amizade e companheirismo. Todos os momentos que passei lendo valeram a pena

Foram tantos trechos destacados e, o que foram cartas entre eles, parecia poesia aos meus olhos. Me senti mais próxima dessa amizade incrível entre os dois. A forma como ambos torciam um pelo o outro, se ajudando mesmo com toda a distância, fossem com atos ou palavras.

Me senti um pouco Fernando nas demoras em responder e na ânsia por ser respondido, me senti um pouco Clarice no sentir sobre a vida, na teimosia interna, na ansiedade em viver. Uma das relações mais bonitas, genuínas e verdadeiras que já li.

zai_ys 27/11/2023

Corações selvagens
Esse livro nos mostra um outro lado da amizade de fernando e clarice que jamais imaginei conhecer, a cumplicidade e afeto deles é algo que me encantou muito ao longo da leitura. é muito interessante como ao longo do livro as cartas vão adquirindo um tom mais maduro e você se sente como um amigo íntimo de ambos. a melancolia de clarice e os momentos de angústia de fernando me fizeram ver eles com outros olhos, um olhar amigo e até mesmo ao ponto de se identificar. sinto que em outra época, teríamos sido todos amigos e eu gostaria de compartilhar cartas tão genuínas.

Ale 11/09/2023

Lindo ver a história de dois grandes amigos.

Li por indicação de uma pessoa que escreveu uma carta para mim e citou esses autores.

vitoria418 29/08/2023

Li com o coração na mão, mas no bom sentido. é muito emocionante acompanhar um pouco dessa amizade entre fernando sabino e clarice lispector e, através dessas cartas, conhecer um pouco mais do íntimo de cada um.
o livro é um compilado de cartas dos dois, pode parecer chato, mas é fascinante mergulhar na vida dos dois e imaginar o que eles sentiram enquanto escreviam. se identificar é inevitável.

1 | 2 | 3 | 4