Cartas perto do coração

Fernando Sabino

Resenhas - Cartas Perto do Coração

1 | 2 | 3 | 4

Ale 11/09/2023

Lindo ver a história de dois grandes amigos.

Li por indicação de uma pessoa que escreveu uma carta para mim e citou esses autores.

vitoria418 29/08/2023

Li com o coração na mão, mas no bom sentido. é muito emocionante acompanhar um pouco dessa amizade entre fernando sabino e clarice lispector e, através dessas cartas, conhecer um pouco mais do íntimo de cada um.
o livro é um compilado de cartas dos dois, pode parecer chato, mas é fascinante mergulhar na vida dos dois e imaginar o que eles sentiram enquanto escreviam. se identificar é inevitável.

Nathalia.Lima 15/08/2023

Não deu nem tempo, nem tive como fazer histórico. devorei as cartas
Cheguei nesse livro por meio de um tiktok... quem diria ne?
mas sim, no vídeo em questão a moça recitava com a fala mansa trechos das cartas e eu me vi desesperada pra saber o resto, se tinha resto...
segue o trecho
"Nova York, 10 de junho de 1946
Clarice,
Essa é a quarta carta que inicio pra responder a sua. Ainda ontem me lembrei muito de você, porque um americano me perguntou se meu relógio era suíço. A Suíça existe mesmo?
Daqui de NY não posso te contar nada além do que você calcula.
Tenho sentido muita falta do seu livro, que deixei no Brasil, para plagear uns pedaços quando vou escrever o meu.
Tenho tido muitas dores de cabeça;
Tenho tido muitos pesadelos;
Tenho tido muito pouco dinheiro;
Tenho tido muitas oportunidades de ficar calado;
Tenho tido muitas decepções com os correios;
Tenho tido cansaço, saudade, calma;
Tenho bebido muito, muito, muito.
Tenho lido os suplementos dominicais
Tenho tido vontade de voltar;
Tenho xingado muito o Getúlio;
Tenho tido muito medo de morrer;
Tenho tido muita pena da Helena por ter se casado comigo.
Tenho tido muita vontade de voltar a brincar.
Clarice, eu tô perdido no meio de tantos particípios passados.
Eu to com vontade de fumar e meu cigarro acabou.
Eu to com vontarde de namorar a tarde numa pracinha cheia de árvores.
E só de pensar que você ta lendo essa carta muitos dias depois de eu ter escrito me da vontade de nem mandar, mas eu mando. Me escreva, responderei imediatamente.
Como vai seu livro? O que você faz as 3 da tarde? Eu quero saber tudo, tudo. Me escreva uma carta de 7 páginas, Clarice."

Queria saber como você chegou nesse livro, que foi meu companheiro por horas nas últimas 24 horas. Meu deu vontade de escrever cartas de sete páginas pra um amigo que esteja do outro lado do país e que eu sei que vai entender tal anseio. Nas cartas percebemos como um leitor (e escritores tbm obviamente) que tem outro amigo leitor mesmo em décadas diferentes e com recursos diferentes sempre vão trocar figurinhas entre si sobre os livros lidos.
Quis escrever um diário cheio de páginas, quis saber mais sobre Clarice, mais sobre a época, mais sobre Sabino. Ter acesso aos pensamentos só me fez querer mergulhar ainda mais profundamente nessas pessoas.
Se você chegou ao fim desse monte de pensamentos aleatórios, saiba que eu amei esse livro e é triste que eu não possa ter a minha própria cópia pra grifar e marcar e comentar e me sentir mesmo que só um pouquinho dentro da história.

Marina691 27/06/2023

"Tenho tido muito medo de morrer"
Esperava mais do livro, mas foi porque criei expectativa por causa da DIFICULDADE que foi arrumar esse livro, não tem em lugar nenhum.

Mas é bem legal, tudo muito bem escrito (óbvio) e a amizade deles é linda demais.

theus26 24/05/2023

Mentalmente lhe escrevo todos os dias.
A jornada com esse livro começou bem antes de eu começar a ler ele em si, achar ele é um inferno, mas um que vale a pena. O que mais me fez entrar em delírio em todo esse livro não foram as referências literárias, ter o que Sabino e Clarice pensavam ou só ver "como funciona a vida de um autor" mas o tom intimista, muitas vezes eu sentia que não deveria ler pq aquilo não foi escrito para mim, mas destinado para outrem. A troca de palavras durante todo o livro, os pensamentos que "não tinham tanta importância" e os trejeitos das personalidades e da escrita, tudo isso brilha algo poético. Essas cartas mostram que até mesmo uma tecla quebrada pode significar e mudar tudo em um texto, cada palavra dita e não dita faz toda a diferença.

yasssssssss 25/04/2023

Cartas perto do coração demais para que eu consiga lidar
Inegável dizer que esse seria a melhor interação entre celebridades que eu poderia desfrutar, dois nomes de peso na literatura brasileira que dividem um pouco da alma deles entre si, mas, como quase egoísta, me permiti roubar um pouco da alma deles também, como uma boa ladra. Uma amizade íntima literária que me permitiu sentir mais por trás dos bastidores dos dois escritores, que era o que eu procurava antes de me aprofundar em suas obras. Clarice me fez chorar e Fernando me confortou, definitivamente suas perspectivas de mundo não poderiam ser melhores expressas se não por meio da literatura. O sentimento que mais senti foi saudade, saudade porque é o que eles mais admitem sentir um do outro entre as cartas, como também saudade de ler esses trechos como forma de conforto. Muito significativo para mim!
Samo.ferrars 25/04/2023minha estante
oi, você tem ele no físico? e gostaria de vender? estou louco por esse livro a muito tempo

yasssssssss 26/04/2023minha estante
oi não tenho, eu aluguei na biblioteca

strawberrybel0 26/04/2023minha estante
muito diva !! parabéns por terminar esse processo

yasssssssss 26/04/2023minha estante
muito obrigada querida, vc fez parte dessa história ??

isa 21/04/2023

Rio, 12 de junho de 1953
Sou incapaz de expressar minha apreciação por esses dois grandiosos escritores.
cada um ali tem sua essência ao escrever as cartas. clarice escrevia tao bem com a quase presença de fernando.

cartas tao lindas de se ler, ao mesmo tempo eu senti uma melancolia ali escrito.
Samo.ferrars 25/04/2023minha estante
oi, queria muito esse livro no físico, se vc tiver interesse em vender, eu adoraria comprar, estou louco por esse livro a muito tempo

isa 29/04/2023minha estante
eu li atraves de um drive que consegui pelo twitter

Lohanne 06/05/2023minha estante
olá, isa! vc poderia me passar o link desse drive ou o arquivo em si? estou atrás desse livro há anos pra presentear minha irmã mais nova e não acho em lugar algum!

Charleees 27/03/2023

FERNANDO SABINO E CLARICE LISPECTOR: CARTAS PERTO DO CORAÇÃO
- Dois jovens escritores unidos pelo mistério da criação -

Eu tenho muita dificuldade para resenhar livros de cartas, por ironia ou não, este também é um dos meus gêneros literários favoritos (na verdade nem sei se cartas, entra em gênero literário), mas abusando de Clarice digo aqui palavras dela, gênero não me pega mais.

Em Cartas perto do coração, ficamos mais próximos da amizade entre Clarice e Fernando, dois grandes escritores que aqui eram somente jovens escritores tentando amadurecer na vida e na literatura.

"Como vai indo o seu livro? O que é que você faz às três horas da tarde? Quero saber tudo, tudo. Você tem recebido notícias do Brasil? Alguém mais escreveu sobre o seu livro? É verdade que a Suíça é muito branca? Você mora numa casa de dois andares ou de um só? Tem cortina na janela? Ou ainda está num hotel? Oh, meu Deus, Seminartrasse (rua em que Clarice morou na Suíça) será simplesmente um hotel? Qual é o cigarro que você está fumando agora?
- Fernando Sabino

"Às três horas da tarde sou a mulher mais exigente do mundo. Fico às vezes reduzida ao essencial, quer dizer, só meu coração bate.
- Clarice Lispector

Eles falam de suas angústias pessoais, da vida diária, mas o assunto sempre termina em literatura, nas angustias do livro por terminar, do livro a ser publicado, dos novos autores que estão surgindo no Brasil... É Fernando que faz essa ponte do Brasil com Clarice que passou tantos anos fora acompanhando o marido diplomata, e quando o próprio Fernando deixa o país, Clarice sente, mas ainda é ele um elo de casa.

"Só agora é que vejo que vocês no Rio eram uma das garantias que eu procurava. Por que é que todo mundo quer sair do Brasil?"
- Clarice

Interessante saber por meio das trocas de cartas, que o trabalho de escrita de Clarice não era puramente inspiração (como eu sempre idealizei), mas requeria técnica e ao observar o trabalho de correção que Fernando Sabino fez no livro "A Maçã no Escuro", percebemos como uma ideia bruta aparece na cabeça do autor e como isso é lapidado até chegar nas mãos dos leitores.
Até mesmo Clarice não conseguia fugir de alguns vícios da linguagem, como por exemplo, Sabino identificou que Clarice usou demais a expressão 'aquele homem' ao se dirigir ao protagonista e pediu para que ela substituísse a expressão por 'ele' ou por 'Martim' o nome do personagem.

Durante a maior parte das trocas de cartas contidas nesse livro acompanhamos o processo de desenvolvimento do livro A Maçã no Escuro, quarto romance de Clarice. Nas últimas cartas, já há conversas sobre Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, sexto romance da escritora.

"Fiquei constrangido de você ter aceito todas as minhas sugestões, ao pé da letra, sem maior discussão. Fiz as correções, mas francamente, também não precisava de tamanha violência..."
- Fernando sobre as correções que fez em A Maçã no Escuro a pedido da amiga.

É um livro lindo que só me aproximou ainda mais daquela que é a escritora da minha vida.

Cartas perto do coração
Livro 18 de 2022

Raquel.Cola 11/03/2023

Livro sobre inseguranças
Primeiro livro que li nesse formato de troca de cartas, e foi uma experiência interessante.
Apesar de boa parte ser sobre assuntos que, sinceramente, não me conecto (como, por exemplo, separação e filhos e mudanças de países), o que mais me acalentou foi poder ler como grandes escritores possuem inseguranças tão francas. Como eles acham que o que escrevem é ruim e precisam do outro para apoiá-los. Faz eu me sentir mais tranquila em realizar coisas que eu mesma me sinto insegura, porque, afinal, é natural.
Além disso, muitos trechos lindos que pretendo guardar pra mim.

barbarag 03/03/2023

Amei
" Tenho sentindo muita falta do seu livro que deixei no Brasil, para plagiar uns pedaços quando eu vou escrever o meu. Tenho tido muitas dores de cabeça, tenho ouvido história de espantar."

Pâm 28/02/2023

Incrível
Que livro maravilhoso! Simplesmente incrível!
É como se eu tivesse voltado no tempo e entrado na mente da Clarice é do Fernando. A amizade pura e singela deles, suas trocas de experiências e ensinamentos. Sinto como se fosse amiga íntima deles.

Amei a forma como que com essas cartas passei a compreender melhor os escritores e despertou, ainda mais, em mim a vontade de ler clássicos, principalmente todos da Clarice, Fernando, Guimarães Rosa...

dudsmacc 18/02/2023

?-Quando você se alegra Fernando?
- Sou sempre alegre-daquela alegria interior dos fronteiriços da debilidade mental e que, portanto, tem ainda a oportunidade de salvação.?

Gabryella27 16/02/2023

Não sei como agradecer sua amizade, Fernando.
Esse livro mostra toda a cumplicidade e envolvimento literário que havia entre Clarice e Sabino, esse conjunto de cartas mostra também como a literatura une almas que à ama de maneira inacabada e infinita. O início do livro mostra dois jovens que tinham acabado de completar 20 anos, época de muito investimento nos projetos pessoais e profissionais e também de muita insegurança diante do mundo e dos próprios escritos e no decorrer do livro vai se notando o amadurencimento de ambos como escritores e seres humanos.

E é incrível como o leitor percebe o amadurecimento, evolução e a criação de grandes obras da vida de Clarice, como A maça no escuro. Ler essas correspondências era me sentir uma amiga íntima, buscando saber de todos detalhes de sua vida, de como ia suas próximas publicações, se a Suiça existia mesmo, como estavam seus filhos, quando viria ao Brasil novamente, como ia suas crises de solitude? enfim, eram diversas sensações. Fiz de tudinho para ler o mais devagar possível, saboreando essa amizade linda e desejando passar por essa experiência.

Também não posso deixar de lado Fernando, que o conheci por meio desse livro e ja adentrei a intimidade de suas crises de inspiração e em momentos de intensa angústia e desespero de encontrar respostas.

Assim que terminei me senti na obrigação de escrever algo sobre esse livro para no futuro poder voltar, ler e sentir tudo isso novamente e ?escrevo ainda sob a parte mais grossa da emoção da leitura.?

Janaina Edwiges 05/02/2023

"Clarice, estou perdido no meio de tantos particípios passados"
Cartas perto do coração é uma leitura apaixonante! Li e reli vários trechos em voz alta, apreciando cada passagem, degustando cada frase, tudo bem devagar, pois não queria que este livro acabasse. Minha alma é antiga e meu desejo era ter sido amiga da Clarice Lispector e trocado com ela muitas correspondências. Conhecer um pouco mais da personalidade e de aspectos íntimos da vida desta escritora brilhante foi uma das maiores alegrias que este livro me proporcionou.

A amizade entre Fernando e Clarice é muito transparente e sincera, sendo possível sentir como torciam e se importavam verdadeiramente um com o outro. Eles conversavam sobre assuntos tão diversos e tinham uma conexão surreal. Os diálogos sobre literatura me encantaram e era um tema recorrente entre eles. Comentavam o que estavam lendo, trocavam impressões sobre livros e autores, além de conversarem bastante sobre as próprias obras, o ato de escrever e se ajudarem, dando dicas e fazendo correções nos textos um do outro.

Eu fiz a leitura em uma edição pertencente à biblioteca do meu trabalho, mas quero muito ter um exemplar só meu, para reler quando quiser e marcar os trechos que tanto amei. Obrigada, Clarice e Fernando! Vocês tornaram o início do meu 2023 mais feliz!
Tatiane554 05/02/2023minha estante
Essas lindas palavras da sua resenha ,me deixou com vontade de conhecer esse livro ! ???

Janaina Edwiges 06/02/2023minha estante
Obrigada, Tati! É uma delícia ler todas as cartas trocadas entre eles. Uma leitura maravilhosa.

Cris 06/02/2023minha estante
Nossa, também fiquei com vontade de ler!

Janaina Edwiges 06/02/2023minha estante
Acredito que você vai gostar, Cris! É um livro marcante!

Gabryella27 12/02/2023minha estante
Você tem ele físico ou ebook amg?

Janaina Edwiges 12/02/2023minha estante
Oi, Gabryella. Infelizmente, não tenho este livro, peguei emprestado na biblioteca. Inclusive, também quero ver se encontro para comprar um exemplar.

Gabryella27 12/02/2023minha estante
Eu estou louca atrás do físico mas é muito difícil de achar

Samo.ferrars 25/04/2023minha estante
estou louco pra ler esse livro, alguem ta disposto a vender ele?

gabisteca 01/02/2023

"Não sei como agradecer sua amizade, Fernando."
É tão simples, mas com tantas emoções e significados. É um privilégio poder entrar um pouco mais na vida desses dois gigantes.
Ver como os dois tinham uma amizade segura e íntima me faz desejar o mesmo pra minha vida.
Sempre achei as cartas o jeito mais bonito de se comunicar, e agora, após a leitura desse livro, desejo com todo o meu coração que essa prática nunca saia de moda.
Gabryella27 12/02/2023minha estante
Você tem físico ou ebook amg?

gabisteca 13/02/2023minha estante
é o livro scaneado!

Gabryella27 13/02/2023minha estante
Tem como mandar no meu email?

gabisteca 13/02/2023minha estante
gab pior que já tentei passar por email e não vai :( posso te passar o meu drive e vc baixar ou posso te enviar pelo whats

Gabryella27 13/02/2023minha estante
Tudo bem, vou te chamar no chat daqui

Lohanne 06/05/2023minha estante
oi, gabriella! tudo bem? você poderia me passar o livro scaneado também? minha irmã quer muito ler, mas não achamos ele disponivel em lugar algum.

1 | 2 | 3 | 4