Cartas perto do coração

Resenhas - Cartas Perto do Coração

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 30/01/2023

Me escreva uma carta de 7 páginas, Clarice
Eu amei muito, a amizade do Fernando com a Clarice é linda. São realmente cartas perto do coração, porque você consegue sentir cada emoção e sentimento colocada nelas.

?Clarice, estou perdido no meio de tantos particípios passados. Estou com vontade de fumar e o meu cigarro acabou, estou com vontade de namorar de tarde numa pracinha cheia de árvores, estou com muitas saudades de mamãe.?

virg 23/01/2023

de um jeito íntimo
comecei esse livro por indicação de uma professora, não sabia o que esperar, mas tinha grande expectativa por ser cartas íntimas de grandes prosadores da terceira geração do mordenismo brasileiro.

recomendo MUITO esse livro, cada carta tinha um significado lindo. imagino o quanto era emocionante esperar e escrever cartas.

Isabella1726 20/01/2023

que amizade linda
Primeiro livro do ano e eu acertei e muito!

O que falar da amizade deles? Sensacional!
Eu amei muito as cartas e a narrativa, ler eles narrando as dificuldades que enfrentaram e toda a amizade foi perfeito.

Me prendeu demais, demais, li rapidinho.
Recomendo para todo mundo. Amei.

?Depois te escrevo mais, uma carta realmente, contando coisas, ou não dizendo nada, pelo simples consolo, ainda que à distância, de te saber existente e convivermos.?
helena del rey 30/01/2023minha estante
q cult amei

celinha6 12/01/2023

amor ou alguma coisa assim do tipo
nossa mds tinha altas expectativas com as cartas e todas são tão bonitas e cheias de sentimento. n sei se entendo tudo o q a clarice representou pro fernando ou vice versa, mas eles com certeza se completavam.
quero muito reler, merece o hype q ganhou.
também acho q o tempo se conta em anos pelo msm argumento da clarice, me sentiria muito inútil se fosse em dias. queria viver num mundo onde a utopia do fernando existe, apesar de achar q ele n daria um bom político. ele sabia muito, era um saber diferente. tenho certeza q ele concordaria cmg sobre a idéia de neutralidade..
queria tanto ter amgs assim como eles, mas acho q nunca me abriria desse jeito pra alguém q as vezes tende a faltar (presença) na minha vida. desculpa, fernando.
mas enfim, o livro é lindo. vale muito a pena, vale todo tempo do mundo!

julha 04/01/2023

eu poderia falar horas e horas sobre esse livro, ao mesmo tempo me faltam palavras para descrever essas cartas. por isso, vou deixar a passagem que despertou a minha curiosidade e me fez ler.

?clarice lispector é uma coisa escondida sozinha num canto, esperando, esperando. clarice lispector só toma café com leite. clarice lispector saiu correndo correndo no vento na chuva, molhou o vestido perdeu o chapéu. clarice lispector é engraçada! ela parece uma árvore. todas as vezes que ela atravessa a rua bate uma ventania, um automóvel vem, passa por cima dela e ela morre. me escreva uma carta de 7 páginas, clarice.?
alexiamorars 04/01/2023minha estante
olá, tudo bem? eu estou a bastante tempo atrás desse livro e não encontro, você pode me dizer onde achou? eu quero muito ler, mas é impossível de achar.

julha 06/01/2023minha estante
uma amiga achou um pdf scaneado e me enviou, se quiser posso te mandar por e-mail

katia 08/01/2023minha estante
Há tempos, também busco esse livro sem sucesso, será que esse PDF também poderia ser- me disponibilizado? Ou alguém pode indicar onde comprar?

Isabelle.Correia 08/01/2023minha estante
oi, vc poderia me mandar ele por email por favor??? eu to obcecada por esse livro e ele ta esgotado.
meu email é esse isabelleaos10@gmail.com

Maria 10/01/2023minha estante
Moça se vc puder enviar o meu email e dudathomacelli895@gmail.com

julha 14/01/2023minha estante
katia, me manda teu e-mail que eu envio sim

julha 14/01/2023minha estante
isabelle e maria, mandei agorinha pra vcs confiram aí pra ver se chegou tudo certinho

Raissa 14/01/2023minha estante
Já li muitas resenhas e trechos desse livro. Parece ser muito bom. Podes me enviar o PDF? Procurei por todos lugares e não achei kkkk
Meu email é raissapiont@gmail.com

Graciosa.House 16/01/2023minha estante
Olá, se puder enviar para graciosahouse@gmail.com.. fico super agradecida! Feliz ano novo!

katia 16/02/2023minha estante
Por favor Julha, aqueça meu pobre coração, envie-me. katiaramorim@gmail.com

Ribeiro54 21/03/2023minha estante
bom dia moça, você poderia me enviar? luanaribeiro1709jj@gmail.com

bianca.mmoreira 03/04/2023minha estante
Oii Julia!!! Me manda a cópia do livro por favor? :) Também não encontro em lugar nenhum.
meu email: bia_mmoreira@hotmail.com

Beatriz3571 11/07/2023minha estante
Julha, você é a última pessoa do mundo com esse livro kkkk
Por favor manda pra mim biaescossio2@gmail.com

TaAs47 08/08/2023minha estante
Júlia! Você poderia me enviar o pdf do livro, fazendo favor?? Não o encontro em nenhum lugar!
taissalesd@gmail.com
Obrigada!

Deskvice 15/02/2024minha estante
Alguém envia para mim pfvr por email este livro scaneado, ficarei muito grato, entra em contato cmg pfvr.

João 30/12/2022

?Me escreva uma carta de 7 páginas, Clarice?
Terminei Cartas Perto do Coração.

Depois de tanto tempo sem ler, acompanhar a amizade conturbada em cartas de Clarice e Fernando foi uma experiência interessante.

Infelizmente com o passar do tempo o livro perde o tom reflexivo e melancólico, passando a ser mundano.

Malu 22/12/2022

Íntimo e verdadeiro.
O livro é uma coletânea de cartas entre dois grandes amigos: Fernando e Clarisse. Sem dúvidas o que mais me marcou foi a intimidade e veracidade de tudo que foi escrito, são cartas honestas com problemas cotidianos e reflexões pertinentes a qualquer pessoa. É lindo ver como os autores são complementares, senti nas cartas de Fernando questionamentos quase que transcendentais, sempre com um toque de alma; em Clarisse encontrei o consolo de ler algo escrito por alguém que sabia exatamente como por em palavras angústias cotidianas?
Muito bom S2

anacauneto 28/08/2022

?Às três horas da tarde sou a mulher mais exigente do mundo. Fico às vezes reduzida ao essencial??

?Sendo vidas, nada mais nos resta fazer senão irmos vivendo.?

?De repente me pareceu que eu devo continuar a
trabalhar, que tudo está ruim, mas que é assim mesmo, que as coisas são desconhecidas até que rebentam numa conhecida??

?Como é que se pode ver a curva tão larga das coisas se se está tão próximo como é próximo o dia??

??o livro dói, e eu quereria que você não tivesse sido a pessoa que sentiu tudo o que sentiu, eu queria que você tivesse sido mais poupado, que não fosse a pessoa que atravessou a rua
perigosa - mesmo que tenha chegado salvo do outro lado.?
dricagallo 20/09/2022minha estante
Bom dia, Any! Tudo bem? Por gentileza, poderia me indicar onde posso comprar esse livro? Não consigo encontrar disponível online.

anacauneto 01/11/2022minha estante
oie! então, eu também tava com muita dificuldade pra achar. aí acabou que meu amigo encontrou alguém vendendo na internet e comprou pra mim. mas pelo que eu vi por aí, não estão mais produzindo o livro. :((

anacauneto 01/11/2022minha estante
opa, acabei de dar uma busca no twitter e achei um link do drive! https://drive.google.com/file/d/1J_yJl8L9qUdia6AHmk1L9xWvhkGOBgdm/view?usp=drivesdk

givemeaminute 24/08/2022

Resenha perto do coração
Quando li o título, pensei que as cartas eram de perto do coração pois eram trocas amáveis ali entre Clarice e Sabino. Não estava errada, mas sonhei baixo. São cartas perto do coração pois elas aconchegam todo e qualquer coração, não só o do destinatário e o do remetente.
Quanto amor! Quanta ternura! Às vezes me sentia uma intrusa lendo tamanhas intimidades, nem me parecia certo estar ali naquele meio.
Mas, ah! Que maravilha poder estar naquele meio! Que maravilha poder desfrutar de cada letra escrita nessas cartas!
Que maravilha de livro! Levarei ele comigo, sempre perto do meu coração. ?
dricagallo 20/09/2022minha estante
Bom dia! Tudo bem? Por gentileza, poderia me indicar onde posso comprar esse livro? Não consigo encontrar disponível online.

givemeaminute 20/09/2022minha estante
oii, boa noite, tudo bem, e você? eu também não encontrei para comprar online :( peguei emprestado na biblioteca da minha universidade

Evelize Volpi 10/04/2022

Esse livro de troca de cartas entre " os grandes" Clarice e Fernando Sabino é muito bom.
Eu gosto muito de conhecer as pessoas por suas correspondências, este livro nos mostra esses " grandes" com suas angústias, alegrias, decisões, indecisões enfim um pouquinho de sua genialidade e humanidade.
Vale a leitura!

Josi 15/12/2021

Leitura que aquece o coração
O que dizer dessa amizade que admiro já faz décadas? Releitura amada e recomendada. Acompanhar a amizade literária entre Clarice e Sabino só dá vontade de entrar no clube e ser amiga deles também. As trocas sobre os livros (hoje tão famosos e até clássicos brasileiros!) são um deleite a parte. A eterna questão sobre se o tempo se conta em dias ou em anos, também. Seguirei relendo de quando em quando, pra manter o coração quentinho.

Alice - Avesso do Caos 12/06/2021

Linda amizade
As cartas são lindas, sinceras, profundas. Sobre a vida, a escrita e uma amizade gostosa de ver e de participar de certa forma através da leitura!

Stella F.. 23/02/2021

Belo!
É maravilhoso! Que doação de amizade dos dois escritores, empenhados em que cada um cresça nesse ofício que é a escrita. Vemos a evolução de dois escritores em início de carreira. Sem inveja, competição e boicote. E os diálogos nas cartas são pura poesia e de uma inteligência sem igual. Caminhos diferentes mas importantes para nós brasileiros, com muita perseverança e fé na arte.
Tudo começa quando Fernando Sabino recebe o livro Cartas Perto do Coração, da autora Clarice Lispector, que ele nunca tinha ouvido falar.
E fica tão intrigado e emocionado com o livro, que começam a trocar correspondência para falar da vida, das obras, dos problemas da existência, da família, enfim, tornam-se amigos, presenciais ou por carta, ao longo de muitos anos, com alguns intervalos, mas sempre presente um na vida do outro.
Clarice morou em Berna e depois em Washington, já que seu marido Maury era diplomata. Muitas vezes, por problemas de viabilidade, Fernando se disponibilizava a resolver junto a editores e editoras, publicações de Clarice, e a viabilidade de ela escrever para jornais.
Fernando também foi uma época para os Estados Unidos a trabalho, junto com sua esposa e filhos, depois se separou.
Todos tinham amigos em comum e se falavam e se visitavam com frequência.
É muito interessante como ajudavam um ao outro na sua escrita, como aceitavam a opinião do outro às vezes como verdade, como trocavam ideia sobre livros e amigos, e livros de amigos e sugeriam leituras um ao outro, como a leitura de Grande Sertão Veredas e suas impressões, e a amizade com Érico Veríssimo.
São tantas citações interessantes que é impossível falar sobre todas, são de uma beleza e uma profundidade, que vemos já desde os primórdios de suas escritas o que mais tarde se tornou a característica de cada um dos autores das cartas.

“Viver devagar é que é bom, e entreviver-se, amando, desejando e sofrendo, avançando e recuando, irando das coisas ao redor uma íntima compensação, recriando em si mesmo a reserva dos outros e vivendo em uníssono. Isso é que é viver, e viver afinal é questão de paciência”. (Carta para Clarice 6 de julho de 1946)

“Nosso livro é o nosso testemunho, Clarice, é a única coisa que nós temos. Nele é que aprendemos a viver nascendo, nele é que vivemos, viajamos, amamos, temos filhos, amigos – é a nossa realidade, nosso testemunho. Às vezes contra nós mesmos. Ele é que vai viver sozinho, vai agir pró ou contra, vai ter uma individualidade da qual não participamos, de filho pródigo que não retorna. Nós não, nós perdemos. Nós perdemos sempre, Clarice”. (Carta para Clarice 3 de agosto de 1946)

“Fernando, estou lendo o livro de Guimarães Rosa e não posso deixar de escrever a você. Nunca vi coisa assim! [] Estou até tola. A linguagem dele, tão perfeita também de entonação é diretamente entendida pela linguagem íntima da gente – e nesse sentido ele mais que inventou, ele descobriu, ou melhor, inventou a verdade. Que mais se pode querer? Fico até aflita de tanto gostar”. (Carta para Fernando 11 de dezembro de 1956)

“Sofrimento não é caminho, sofrimento como caminho só pode se falar no passado, dizendo o sofrimento foi caminho, só se torna “caminho” se levou a alguma coisa”. (Carta para Fernando 24 de janeiro de 1957)

E por fim, a maior prova de amizade entre os dois foi Clarice aceitar, quase que sem ressalvas, sugestões apenas sugeridas por Fernando Sabino, nas provas finais de seu livro “A Maça no Escuro”.
Apesar de interessante, foi a parte que achei mais arrastada desse livro de cartas.
Recomendo muito!

Maria Faria 24/09/2019

Troca de sabedoria
Diferente do tom intimista das cartas trocadas entre Clarice e as irmãs, ?Cartas perto do coração?? oferece uma sincera troca de ideias, críticas literárias, opiniões e confissões entre Fernando Sabino e Clarice Lispector. São cartas trocadas entre os anos de 1946 e 1959, período em que tanto um como outro moraram fora do Brasil.
A última carta apresentada no livro é de Fernando, datada de 29 de janeiro de 1969, falava abertamente em como o escritor estava arrebatado ao ler os originais de ?Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres?. Antes dessa última, as cartas cessaram em 1959, pois algum tempo depois, Clarice regressou definitivamente ao Rio de Janeiro e passou a conviver mais próxima de Fernando.
As primeiras cartas trocadas mostravam uma Clarice insatisfeita com a monotonia de sua vida fora do Brasil e um Fernando mais filosófico, também insatisfeito com o trabalho que exercia fora do país. Fernando retornou ao Rio e, as cartas passaram a ter um tom mais noticioso e de crítica literária. É permanente a troca de ideias entre os escritores sobre os romances, contos e crônicas que escrevem.
Nas trocas de informações entre eles, percebi discreta insatisfação e desânimo com o cenário político e jornalístico pelos quais o Brasil passava. Um cenário de discussões e dúvidas que ficava mais refletido nas cartas de Fernando. Apareceu também, de forma mais contundente, a urgência interna que Clarice sentia de publicar uma obra assim que a finalizava. ?Cartas perto do coração? revela mais abertamente do que em ?Minhas queridas?, que o processo criativo de Clarice resultava em uma história que ela extraía de suas entranhas. Seus livros tornavam-se para ela ?tumor? com o qual ela não queria contato após o ?tratamento?.
Não li ainda as obras de Clarice, mas já me sinto totalmente conquistada pelo que escreveu em suas cartas e por suas dúvidas existenciais. E seria um erro ignorar que neste livro, as cartas de Fernando também são um apanhado de ideias e conceitos enriquecedores. A leitura de compilados de cartas aproxima o leitor da realidade da visão dos escritores, materializando o que antes era apenas imaginação.

gaby 10/04/2015

CARTAS PERTO DO CORAÇÃO é uma obra fantástica de Clarice Lispector e Fernando Sabino que relata a amizade destes dois grandes escritores da história brasileira.
É um livro de Fácil entendimento ao leitor posssibilitando o melhor entendimento da obra, sendo esses os pontos positivos...

1 | 2 | 3 | 4