Cabeza de Vaca

Cabeza de Vaca Paulo Markun

Resenhas - Cabeza de Vaca

Maria Luksys 05/10/2022

Trabalho impecável!!
A Paulo Markun, minhas reverências: o cara simplesmente traduziu 900 textos da Espanha quinhentista em 10 anos para produzir um livro documentado sobre a vida dessa figura emblemática, embora não muito conhecida, que foi Álvar Nuñes Cabeza de Vaca. Ao longo da leitura, é evidente o entusiasmo do autor ao explicar mesmo os mais discretos pormenores. Um exemplo de profissionalismo e emoção, narrando a história de vida fantástica que teve esse nobre aventureiro. Uma leitura que aproveitei muito!!! :)

Danielle 23/12/2020

Já ouviram falar em Cabeça de Vaca?
Uma tentativa de transformar a história do explorador espanhol Álvaro Nunez Cabeça de Vaca atrativa para leitores não fãs de história. Eu, como uma apreciadora de história, mergulhei nas aventuras, desventuras, carmas, sucessos e fracassos do personagem. Uma história parte da história das Américas, rica em detalhes geográficos e hipóteses a serem confirmados.

Reccanello 12/12/2020

O heroi fracassado mais teimoso de todos os tempos!
Descendente de nobres espanhóis, Álvar Núñez Cabeza de Vaca (cujo nome remete à guerra contra os mouros, quando um ancestral usou o crânio de uma vaca para indicar a melhor rota aos cristãos) foi excelente lobista com trânsito na corte, bom e fiel soldado, manipulador, articulado, inteligente e, acima de tudo, disposto a conquistar terras - ou invadi-las - em nome de Sua Majestade. Eis a história do heroi fracassado mais teimoso de todos os tempos!
===
Pouco importa o fato de o livro ser uma reconstrução - muitíssimo bem documentada - sobre a história de um personagem real: ainda assim ele nos parece mais um conto de fadas, uma lenda como a de Dom Quixote, um inverossímil romance das eras da cavalaria, uma impossível aventura pelo Novo Mundo. Afinal de contas, não é todo dia que se lê o relato - verídico - de um homem que, depois de percorrer, nu e descalço, aproximadamente 8.000 km (sim, oito mil!) pelas ermas terras da América do Norte como explorador, fugitivo, escravo e curandeiro, ainda se aventurou por mais alguns outros milhares de quilômetros pela América do Sul, desta vez em busca das fabulosas montanhas de prata prometidas pelos nativos. Notável não pelo sucesso de seus feitos (que foram poucos, na verdade), mas pela forma como os narra, Cabeza de Vaca nos prende, instiga e apaixona pela obstinação e rebeldia com que seguiu adiante - nu, descalço, traído por seus companheiros e abandonado por seu rei - sem nunca se dar por vencido; aliás, dar-se por vencido é coisa que não fez, percebendo-se de seus relatos a plena convicção de efetivo cumprimento das missões a que se propôs (mesmo que somente em seus sonhos de igualar seu avô em fama e importância). Cheio de contradições como todos os homens de seu tempo - mesmo sonhando com um modelo de conquista mais humano e complacente para com os nativos, seus propalados ideais foram soterrados pela ganância de seus subordinados - Cabeza de Vaca não descobriu nada, não colonizou território algum nem enriqueceu, mas a memória de seus feitos há de perdurar sobre a de seus parceiros e inimigos, que jamais passarão de notas de rodapé na história da vida do heroi fracassado!

site: https://www.instagram.com/p/CelyvjhA21B/

Jeferson Souza 31/10/2020

Super indicado...
Aventura e conquista, liberdade e cativeiro, império e colonialismo, milagres e xamanismo, sorte e sobrevivência.

Isso tudo vc irá encontrar nesse livro que descreve a vida de Dom Alvar Nunes Cabeça de Vaca.

Além ser um aventureiro e explorador do Século XVI, foi soldado, alcoviteiro, conquistador, náufrago, escravo, comerciante, curandeiro, governador, prisioneiro e escritor.