O Que Ela Deixou

O Que Ela Deixou T. R. Richmond

Resenhas - O Que Ela Deixou

skuser02844 07/02/2024

Tinha tudo pra ser bom, mas o livro é contado em cartas, e-mails? E não tem uma ordem cronológica. O fato do professor ter interesse pelas alunas? Isso me deixou com nojo

Bella :) 22/01/2024

Vai e volta
Possui uma boa proposta mas não executou de uma forma fluída
o que prejudica esse aspecto são alguns pontos como os capítulos não serem muito dividos & o livro ir e voltar no tempo trazendo uma confusão bem grande

a história tem um esqueleto interessante mas o desenrolar se perdeu já que o "plot twist" foi sem sentido nenhum, extremamente aleatório buscando chocar (o que não rolou)

não é um livro que eu releria : )

Yasmim 26/12/2023

Que porcaria...
Poucas vezes na minha vida eu tive o desprazer de ler algo tão ruim, e olha que eu já li muita porcaria (After), é possível destacar vários defeitos desse livro, a história sem pé nem cabeça, o suspense que o leitor não se Interessa, os personagens superficiais e irritantes, e principalmente a linha do tempo.

O tempo nesse livro é EXTREMAMENTE confuso, o livro vai em dia tal, depois volta pro passado, depois vai no presente de novo e depois o personagem X está narrando e depois é o personagem Y que está falando no passado, tudo embaralhado e misturado fazendo o leitor não entender nada.

Se isso não bastasse ainda tem o fato dos personagens em minha humilde opinião, serem completamente doidos da cabeça, não sabem o que querem, mudam de opinião e personalidade toda a hora, sinceramente, um verdadeiro horror.

Conclusão, é péssimo, passem longe dessa bomba.

iammoremylrds 11/11/2023

Uma obra interessante mas que é bastante clichê por um lado, algo bastante diferente foi o modo que a história foi sendo construída, intercalando entre cartas, conversas virtuais, etc, oq de um modo, deixou a leitura bem mais cansativa

Cisquinhole 21/10/2023minha estante
O livro a própria radiação hahaha

bells 05/07/2023

"A verdade dói por pouco tempo, mas mentiras doem para sempre."
"Amor não é como uma torneira, você não pode apenas fechar."

brrruuunaaa 23/05/2023

Vale a pena
Terminei. O livro não me prendeu de foema intensa e constante, mas queria terminar pra saber o que aconteceria e qual seria o final. Ele tem várias referências de assuntos extra literários e é legal poder entender alguns deles. Alice é uma pessoa interessantíssima e o Jeremy com certeza sofreu muito na vida. O final me pegou, eu realmente não imaginava que haveria a reviravolta que aconteceu. Eu não li o livro "a garota exemplar", mas já assisti o filme, e achei melhor, mesmo assim, vale a pena.
brrruuunaaa 23/05/2023minha estante
mas assim, o trem é massante demais. Tem que estar inspirado e ter força de vontade. Muitas partes tediosas, principalmente as do Cooke com o amigo dele. A narrativa não linear tb da uma dor de cabeça absurda pra ligar os pontos, mas da de entender

_stars.books_ 20/05/2023

E um livro bom, mais tem horas que tem informações desnecessárias.
ele e compostos por partes de diários; blogs, entrevistas, e em vários momentos ele mostra acontecimentos de antes dela morrer e depois em que ela morre, se você não prestar atenção, você se perde.
em relação ao final ,me surpreendi um pouco, e são muito poucas dicas sobre o que pode ter realmente acontecido, uma hora da a entender que um estava lá ,depois outro e no final tinha nenhum realmente estava.
algum temas eu não achei legal, como um suposto abuso, porque ainda não entendi se realmente foi ou não, e uma coisa muito estranha são os pensamentos do professor, ele e muito estranho, as cartas que ele envia para o Larry são na sua maioria entediantes, pulei vários parágrafos que se eu ler, não tinha nada de relevante.
basicamente, acho que a autora enrolou muito para falar quem a matou.

Erica 26/03/2023

É interessante você ver a vida em recortes, as várias nuances sobre a vida de Alice. Os vários pontos de vistas diferentes.

A vida contada como realmente acontece depois que alguém se vai. As coisas reais e as inventadas, as váriasas suposições de quem ficou sobre o que realmente aconteceu. Todos querendo participar um pouquinho da história de alguém.

É interessante ver como a vida de Alice teve verdadeiros altos e baixos, dentro de uma perspectiva dela própria, os perigos dos vícios, as dificuldades de abandoná-los? os pensamentos do Cooke.

É interessante ver como ninguém é totalmente ruim ou bom. Mesmo cometendo falhas, as pessoas no final podem mudar, tornar-se uma pessoa melhor, evoluir, assim como pode ter uma tendência a ser cada vez pior. É tudo também uma questão de escolha de qual caminho seguir.

Vanessa1299 11/06/2021

cansativo e decepcionante
Em "O que ela deixou" nós conhecemos a Alice, uma jornalista de 25 anos que em uma manhã é encontrada morta no lago da cidade. Querida e cheia de amigos, sua morte pega todo mundo de surpresa, e o pior: ninguém sabe o que aconteceu de fato. Teria ela cometido suicídio, caído acidentalmente no lago, ou sido empurrada/assassinada por alguém?

É então que conhecemos Jeremy Cooke, um professor de 65 anos que deu aula pra Alice na faculdade, e que abalado pela sua morte começa a investigar e escrever um livro sobre a vida e os últimos anos da jovem.

Essa é, de longe, minha pior leitura do ano (e talvez da vida) até agora. Livro arrastado, enrolado e extremamente frustrante. A Narrativa é confusa e sem sentido, e a revelação do final foi previsível e não me chocou em nada. Ler as cartas que o Jeremy escrevia para o amigo, e que (infelizmente), estavam na maior parte do livro era um porre pra mim.

Ler esse livro foi cansativo e uma experiência que não recomendo e me arrependo. Foi tão chato que o tempo todo eu clicava no kindle pra ver quantos minutos faltavam pra concluir a leitura, já que a cada "capítulo" novo a história parecia se estender cada vez mais. Comecei o livro cheia de expectativas e apenas me decepcionei.

Não se deixem enganar pela capa ou pela sinopse: o livro é chato, e sua leitura, frustrante.

Dayse 19/02/2019

Cansativo
O livro é bem confuso, fica indo e voltando nas datas, muito difícil de acompanhar.
Não é uma escrita comum, não é exatamente uma história com início meio e fim sendo narrada...
São vários fragmentos, de tweets, postes no Facebook, Blog, e-mail, mensagens de texto, matérias de jornais e até cartas... que se complementam entre si. Sobre todos os personagens, envolvendo a morte de um personagem. Suicídio? Assassinato? Morte acidental?
Uma pessoa decide escrever um livro e descobrir o que realmente aconteceu com essa pessoa.
E vamos descobrindo através de todas essas formas de contato que temos hoje em dia.
É bem atual por conta das mídias sociais, nos faz pensar no que estamos deixando para trás, quais as nossas marcas online...
Eu particularmente achei o livro bem difícil, não curti a escrita, demorei para terminar. Só quando cheguei a 90% do livro fiquei razoavelmente interessada. Não leria novamente, maaaaas... O FINAL É SURPREENDENTE. No sentido de que não foi óbvio o resultado de tudo. Já fui desconfiar poucas páginas antes de descobrir... Lamentei por as coisas terem acontecido da forma que aconteceram com o personagem. Ele era bem promissor.
Foi beeeem penoso terminar esse livro, nunca demorei tanto assim para concluir um livro e só terminei por não gostar de coisas inacabadas.

Paguei 0,99 centavos nele numa promoção do Submarino e valeu à pena... hahaha

Ps.: Sou péssima em resenhas, mas essas foram as minhas principais impressões sobre o livro.

Simone de Cássia 19/09/2018

"O que ela deixou" eu não sei porque não vou seguir até o fim do livro pra saber, mas o que eu tô deixando é essa mala dessa história mal contada de lado!! A temporalidade não linear já tá me botando doida... é um tal de vai lá atrás e volta cá na frente pra saber se o trem aconteceu antes ou depois do outro trem que tá me incomodando... E a narrativa em forma de tudo, menos de livro?? É email, reportagem, carta , diário, post de rede social... é desse jeito que a trama vai sendo apresentada pra gente...Parece quarto de adolescente: uma bagunça sem sentido... Eu até que comecei cheia de boas intenções, mas não vai dar, o trem é chato demaisdaconta!! O que ela deixou??? Deixou foi eu com cara de tacho!!
Drica 19/09/2018minha estante
Ah! Amiga vc me faz dar gargalhadas com as suas resenhas. Tbm não quero nem saber o que a dita cuja deixou kkkkk

Riva 19/09/2018minha estante
Sou fã das suas resenhas, principalmente quando você não gosta do livro!!!!!!

Simone de Cássia 20/09/2018minha estante
Vocês gostam, né, meninas?? É a minha política de tolerância quase zero... kkkkk

Riva 20/09/2018minha estante
Kkkkkkkkk - tolerância quase zero!!!!!!

Dayse 19/02/2019minha estante
Eu senti a mesma coisa... nunca demorei tanto para ler um livro, foi penoso... só terminei, porque não gosto de coisas inacabadas. Mas quase abandonei. ?

Fortescue 17/09/2021minha estante
Com certeza esse foi um dos piores livros que eu já li na minha vida. Achei extremamente chato e decepcionante. Foi a leitura mais demorada e penosa que já tive justamente pelo livro ser muito ruim. Eu odiei esse livro odiei muito.

Ana 28/05/2022minha estante
Descreveu o livro perfeitamente ???

Karini.Couto 20/01/2017

Numa manhã gelada Alice é encontrada supostamente afogada em um rio, isso é o que se acha a princípio, porém logo percebe-se que algo além aconteceu, pois logo há uma investigação que acaba apontando para um assassinato, afinal há vestígios de luta. A notícia da morte de Alice Salmon se espalha muito rápido e todo mundo quer saber o que aconteceu; afinal ela sempre foi querida por todos aparentemente. Ela era divertida, uma jovem popular e jornalista conhecida nas redes sociais. E é seu antigo professor Jeremy que acaba cada vez mais obcecado pelo caso juntando pedaços de acontecimentos e situações, fuçando diários, correspondências, jornais e etc.. Quem não sabe o que é stalkear vai entender com essa leitura. E de repente com tanto fuçar percebemos segredos que estavam ocultos e que nem tudo é o que parece ser, as pessoas escondem coisas e tais coisas pode ser a chave dos mistérios que cercam a morte de Alice.

No decorrer da história uma dúvida imensa paira... Alice se matou ou foi assassinada? O que aconteceu de fato? Que segredos ela escondia? E o mais importante será que saber é realmente melhor do que deixar as coisas como estão? Afinal tem muita gente guardando segredos, tem muita sujeira debaixo dos panos.... Temos inúmeros menções à passado e presente e assim vamos junto com os personagens montando um mosaico perfeito do que aconteceu, mas mesmo assim as vezes temos dúvidas e as coisas mudam de maneira inesperada tirando suspeitas daqui e pondo ali, se é que me entendem.

Todo conteúdo capaz de desvendar o mistério da morte de Alice Salmion parece estar em correspondências, postagens, cartas, e-mails, sms, nas redes e aparentemente nada faz sentido, mas quando analisado de maneira mais atenta, percebemos que é uma teia com inúmeras revelações importantes para a trama. O mais engraçado é que a história me fez lembrar os dias atuais em que estamos 24h conectados e que por mais que não pareça se juntarmos pedacinhos aqui e ali conseguimos formar um perfil real de quem somos na realidade.

Não há personagens perfeitos, não há ilusões; T.R. Richmond nos traz um retrato nu e cru do que podemos estar vivendo na realidade fora das páginas sem mesmo que estejamos cientes disso!

O livro é muito mais do que eu escrevi aqui, mas como não posso me estender demais sem dar spoolers, só posso dizer que vale a pena conferir!

Ricardo.Sena 23/11/2016

De boas intenções...
O livro é bem intencionado: reconstituir a misteriosa morte de Alice Salmon, uma jovem cheia de vida, jornalista bem sucedida, garota amada pela família e amigos, mas com alguns segredos. O problema é a forma como a história é reconstituída, com trechos de diários, reportagens de jornal, e-mails, etc. os textos jornalísticos, talvez por culpa da tradução, não sei, faz corar um mau escritor de tão ruins. As paginas de diário são escritas em sua maior parte com discurso direto, algo implausível em se tratando desse gênero textual. O livro incomoda por conta desse desrespeito aos elementos mínimos de cada gênero textual. Bakhtin reviraria de onde está. E tb nos perdemos entre as datas dos textos escritos e dos fatos acontecidos. Prometia ser ótimo. Mas é bem mais ou menos.
Ricardo.Sena 23/11/2016minha estante
undefined