Noites de Verão

Noites de Verão Luísa Aranha

Resenhas - Noites de Verão

Juliana Gomes 19/03/2024

Gostinho de quero mais
O livro é curtinho, retrata vários assuntos de forma leve e envolvente. Os causos foram o que mais gostei.

Citação: "Se é para ser que seja bem feito. Se é pra fazer que seja perfeito. Se é para ter que seja suado. Se é para comer que seja gostoso. Se é pra comprar que seja valoroso. Se é para chorar que seja por um bom motivo. Se é para sorrir que seja por um motivo melhor ainda. Se é para namorar que seja romance. Se é para sentir que seja intensidade. Se é para acabar que seja definitivo. Se é para chorar que seja por luto. E se é para amar que realmente seja para valer a pena."

Thainá - @osonharliterario 10/02/2018

Leve, rápido e recheado de bom humor!
Noites de Verão é uma antologia que reúne o total de 26 textos, intercalando entre contos e crônicas e sendo divididos em dois subtítulos: Causos e Prosas. No primeiro subtítulo, Causos, encontramos um leque diversificado de contos, onde grande parte focará em histórias sobre o cotidiano, o dia-a-dia de uma pessoa e encontros e desencontros do amor. Recheado com muito bom humor, esses contos irão intercalar em narrações em 1º e 3º pessoa. Já no segundo subtítulo, Prosas, o gênero utilizado pela autora será a crônica, explorando temas também como o cotidiano, o dia-a-dia e as fases da vida, mas colocando em foco situações que todos nós passamos, sejam boas ou ruins, felizes ou que tragam tristeza/raiva, tudo contendo uma dose de bom humor. Nesse caso, as crônicas são narradas em 1º pessoa.

A escrita da Luísa tem um ritmo rápido, com fluidez leve e palavras de fácil entendimento, sendo assim adequado para um leque diverso de idades. O bom humor é frequente na maioria dos textos, fazendo com que o leitor se divirta e dê boas risadas com as histórias, algumas trazendo até mesmo um pensamento de identificação pessoal, pois pelo menos uma das situações retratadas já deve ter acontecido com você.

Os textos são curtos e por isso acabam deixando um "gostinho de quero mais", como o que iria acontecer futuramente com os personagens ou como seria se a história tivesse uma continuação. Foi uma boa experiência de leitura, pois foi algo mais leve, sem forçar a mente e para me absorver um pouco de histórias mais intensas e "perturbadoras" (que mexeram profundamente comigo durante o ano passado e não saíram da minha cabeça). Foi essencial para acalmar meus nervos depois do fim de período da faculdade e iniciar as férias, já que li no mês de dezembro. Uma ótima indicação para aqueles que procuram por uma história leve, rápida, engraçada e que pode lhe tirar de uma ressaca literária.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/02/resenha-noites-de-verao-luisa-aranha.html

Nara.Sabrina 27/09/2017

adorei
O livro é curtinho e muito facil de ler, fala sobre vários assuntos e acontecimentos do dia a dia, gostei de um onde a autora fala sobre o amor, e outro sobre o papel higiênico, achei engraçado!

Morgana Brunner 29/06/2017

Noites de Verão - Luísa Aranha
Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a autora, estava bastante animada e interessada já e não via a hora de ler e assim agora trago a resenha para vocês.

Noites de verão trazem contos de romance, amores correspondidos e correspondidos, amores que um dia poderiam ter virado um conto até mesmo de fadas, mas a realidade resolvera aparecer e transformou tudo na mais crueldade, era a verdade exposta, iria doer, mas era o melhor sentimento naquele momento. São contos de sonhos que nunca serão realizados, de pedidos implorados para que tudo no final desse certo e foi assim que me apaixonei pela escrita da Luísa.

"Afinal, todas as histórias precisam um dia terminar, e aquela se fazia presente justamente pelo inacabado, pelo não discutido, dito tantas vezes nas intermináveis sessões de análise." Pág. 17

São pouquíssimas páginas, mas que fazem o leitor suspirar e se encantar pela maneira que Luísa escreve, sendo tão gentil, doce e peculiar e ao mesmo tempo uma ironia franca que chega a corroer a nossa curiosidade. As palavras que foram utilizadas são simples, mas que deixam qualquer leitor animado. Por mais que eu tenha lido o livro inteiro, o primeiro foi o conto mais engraçadinho e que adoraria reler todas as noites “Carla”, creio que muitas mulheres já tentaram agir da mesma maneira que ela, indo em uma cartomante e que poderia até mesmo trazer seu amor em poucos dias, é fascinante e realista.

A edição está um luxo, com as folhas amareladas e letras em tamanho grande, não poluindo o interior de tanto espaço e nem dificultando a leitura. Além do mais, os espaços são grandes para separar os contos, no qual adorei.

A escrita da Luísa é uma maravilha, já a conhecia por causa do Blog Causos & Prosas e assim agora tenho um exemplar de seu trabalho em minha estante, estou realizada!

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/06/noites-de-verao-luisa-aranha.html

@livrosmundofantastico 19/05/2017

Momentos únicos
Aqueles momentos que vivemos no dia a dia, o que todas vivem, passam e sentir todos os dias em vários momentos.
Quando você perde a hora do trabalho e se arruma tão rápido que não percebe e colocou os sapatos de cada cor.
O momento de se declarar para a pessoa que você amou em segredo.
Quando você conhece uma pessoa que pensava que era sua alma gêmea mais acaba descobrindo que não, dá pior maneira.
Seu único objetivo é casar mais cadê o pretendente.
E quando você só quer tirar as melhores notas na faculdade e se esquece de viver.

Esses são alguns contos que são apresentados nesse livro que dá para ler em uma hora que nós faz refletir.

14/01/2017

Resenha Noites de Verão
Bom, por onde começar?

Noites de Verão é aquele livro que merece ser lido, todo dia um pouquinho. Porque? O livro é uma coletânea de contos e textos, então tampouco faz se você quiser seguir a ordem ou não. Além disso, a escrita da Luisa é tão gostosa, que flui tão rápido e te emociona com tão poucos paragrafos.

Aah, sim. Você vai ser pega sorrindo no final de quase todos os textos. Porque não são aqueles que você lê e pensa que está distante da sua realidade. Pelo contrário! Talvez você tenha passado por aquela situação hoje ainda ou talvez amanhã passará.

Luísa, com seu jeitinho, nos fará pensar sobre assuntos importantes como: o que faríamos se mesmo que acidentalmente causássemos a morte de alguém ou ainda, quanto tempo podemos adiar nossos sonhos e será que vale a pena? E ainda, assuntos menos dramáticos, como o quão problemático pode ser um piso branco (avá, quem nunca teve? Aposto que vai se identificar com essa história), quem nunca teve uma paixonite, quem nunca se sentiu mal ao ser desmentido sobre algo?

site: http://leelerblog.blogspot.com.br/

Carolina 04/01/2017

Resenha pelo blog Arsenal de Ideias
Sempre gostei muito de livros de contos e com esse não foi diferente. Dividido em duas partes, a primeira foi sobre Causos e foi a que mais gostei. São histórias com várias temáticas, como por exemplo, uma mulher que é simplesmente maluca para se casar. Todas essas prosas são bem pequenas, coisas de no máximo 3 páginas, o que foi muito bom porque manteve uma fluidez no livro que geralmente não vemos nesse gênero de contos. Você começa um e termina e já vai para o próximo e quando vê já leu a obra inteira!

Já na parte das Prosas, temos alguns contos maiores mas mesmo assim muito fluídos. Tem um particularmente que me chamou muito a atenção, porque fala da obsessão da mulher em deixar os pisos da sua casa brancos. Como tenho uma mãe que também gosta muito de limpeza, imaginei ela nessa situação, e foi uma coisa muito divertida!

Falar de contos é muito difícil porque, ou falamos de todos detalhadamente, ou falamos no geral, e eu acho injusto falar no geral sobre esse livro porque ele é simplesmente muito bom. Então eu super recomendo a leitura dele, que além de ser fluída, é muito rápida também, já que o livro tem apenas 65 páginas! Eu li numa tacada só, em uma tarde, não devo ter demorado nem duas horas, porque quando vi o livro já havia acabado.

Minha experiência com a escrita de Luísa Aranha foi extremamente positiva e espero poder conhecer suas outras obras também. Para quem gosta de leituras desse estilo, é um prato cheio, pois ela trata de assuntos normais do nosso cotidiano de maneira engraçada e bem real. Foi uma delícia acompanhar todas as histórias e recomendo para todos, tenho certeza que irão amar.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2017/01/04/resenha-48-noites-de-verao-luisa-aranha/

Portal JuLund 29/12/2016

Noites de verão, @AmazonBR
O livro é curtinho (65 páginas) e é uma delícia de ler, foi inteiro na tarde muito quente de Natal, após o almoço com a família do maridão. Aliás, essa família da qual faço parte há alguns anos possui dois sobrenomes: Nascimento e de Jesus, o que nada mais é do que o Natal (risos).

Lá, você encontrará tanto causos quanto prosas, pois são as melhores histórias publicadas por Luisa no seu blog Causos & Prosas. Cada situação é contada em uma ou duas páginas, então a leitura não é cansativa e você não precisa adiar algo que deve ser feito porque quer terminar o capítulo, como sei que acontece nos romances de muitas páginas (risos).

Eu gostei tanto dos causos quanto das prosas, mas me identifiquei mais com as prosas, tanto que os trechos que escolhi citar para vocês são todos dessa sessão. O primeiro é bem engraçado, pois reflete o meu pensamento sobre o piso branco, que também tenho aqui no meu apartamento. Aí vai ele:

"Todo dia você varre e passa pano úmido, depois varre de novo… Qualquer coisa que cai no chão aparece mais que o normal. O menor pingo de água vira uma tremenda meleca marrom. Além do que ele me faz perceber que logo, logo estarei careca porque a quantidade de fios de cabelo que vejo no chão já daria pra ter feito uns três mega-hair."

Tá certo que a autora exagerou, tanto na frequência de limpeza quanto nas situações, mas eu ainda acho que compensa ter piso branco porque fica lindo e claro. E dá uma sensação clean no ambiente. Adoro!

Depois a autora fala sobre amor, aquele verdadeiro, não as paixões malucas, que duram pouco, menos do que as parcelas do presente que a pessoa recebe. É algo digno de citação:

"O amor pode nunca ter um fim. Ele nos acompanha pra sempre e a gente só sabe que é amor de verdade quando, apesar de tudo, ele sobrevive. Atravessa a carne. Chega aos céus e volta à Terra em questão de segundos. E mesmo com desilusões, separações, dificuldades, pedras no caminho e montanhas enormes pra escalar, ele sobrevive. E sobrevivendo se torna mais forte. Mais impetuoso e mais tranquilo também. "

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-noites-de-verao-amazonbr

Refúgio Literário 26/12/2016

“Da mão estendida segurando ela, o abraço. Do abraço apertado, o beijo. Do beijo quente e molhado, a chuva. Sim, aquela chuvinha de verão. Que mal molha, mas refresca. Que te dá uma sensação de alegria.”

Sinopse: Uma mulher que só pensa em casar, uma pessoa que se sente marciana, encontros, desencontros e reencontros de amor, um homem que se sente atraído por uma mulher, uma mulher que se apaixona novamente pelo colega de escola, alguém que é traído, alguém que está apaixonado e alguém que sente uma saudade infinita.
Sentimentos, palavras, alucinações , sonhos e vontades. Medos, loucuras, desejos, poesia, prosa, causos, lágrimas e amor.
Misturou todos os ingredientes? Então agora abra o livro e saboreie. Noites de Verão é uma coletânea dos melhores contos e crônicas do blog Causos & Prosas.
Luisa Aranha nos traz um livro cheio de boas reflexões. Calma, não é um livro de autoajuda. Noites de Verão reúne os melhores contos e prosas do blog da autora, Causos & Prosas. Neste pequeno livro de apenas 64 páginas, conhecemos a moça que tinha tudo para o casamento pronto, só faltava o noivo. Um casal que se encontra ao acaso e vive um amor de poucos momentos.
"..Foi assim que se amaram. Pela primeira vez. Na escadaria do beco, a luz da lua e coma chuva lavando suas almas. Nunca mais se viram. Nunca mais souberam notícias. E nunca mais esqueceram aquela noite de verão."
Luisa nos eleva de tal maneira, pois com sua escrita e suas breves histórias trata dos nossos sentimentos, do valor do momento, do amor e do que precisamos para sermos felizes de verdade. Noites de Verão não é um livro de se ler e guardar na estante, e sim é aquele livro de você deixar na cabeceira de sua cama, e quando estiver pensando na vida abrir em qualquer conto ou prosa e refletir sobre seu momento.
"..a mim não restava mais nada. Nem prazer. O peso das desilusões tomou conta de mim..."
O que você sabe sobre a vida? O que você sabe sobre o amor? O que sabe sobre você? Essas e outras perguntas me vieram a cabeça enquanto viajava na escrita da autora, e me vejo refletindo sobre vários casos mostrados. E me vi em alguns momento, me vi naquelas linhas. Me vi em cada palavra. Luisa me fez pensar sobre a desvalorização dos sentimentos, me fez pensar sobre a desvalorização de nós mesmos. Me fez 0dar valor ao meu eu a vida.
"O amor não é algo que acontece do dia para noite. Ele nasce, cresce, se reproduz e se deixar ele morre. E a morte é rápida. Muito rápida, dependendo da circunstância. Ou pode ser lenta. Muito lenta como uma doença que come suas células."
Este é o livro que de vez em quando vou consultar, de vez em quando um texto vai se encaixar em um momento da minha vida. Como sei disso? Sei porque a autora foi profunda, e soube jogar com as palavras como ninguém. Precisava dessa leitura, principalmente neste final de ano, não poderia ter chegado em melhor momento.

site: http://saotantas.blogspot.com/2016/12/resenha-noites-de-verao-de-luisa-aranha.html

CuraLeitura 28/11/2016

Livro Apaixonante
Oiii Gente. Hoje vim falar um pouco deste livro que acabei de ler. Como vocês já devem ter visto trata-se de um livro de crônicas, eu sou louca por crônicas e de imediato aceitei a parceria e me dispus a ler a obra.
O livro é bem curto tem apenas 75 paginas é e dividido em crônicas e prosas. Assim como diz a sinopse, aqui neste livro, teremos um pouco de tudo, de histórias fantasiosas a fatos cotidianos que são mostrados a nós com um toque de leveza e que desperta hora emoção, hora tristeza e hora sorrisos.
Os textos da Luísa são muito bem escritos e durante a leitura nos identificamos muito com cada verso descrito ali. Em outros momentos a história está tão boa que só queríamos que não tivesse fim.
Eu fiquei completamente apaixonada pelos textos da autora e para amantes de cronicas assim como eu, esse livro é essencial.
O livro, o livro não!!! Cada texto para mim é nota 5

Leia mais em:

site: https://curaleitura.blogspot.com.br/2016/11/resenha-noites-de-verao.html

Eduarda Rozemberg 26/11/2016

Resenha Livro #6: Noites de Verão
Há algumas semanas eu anunciei a parceria com a autora Luísa Aranha (vocês podem ler um pouco mais sobre ela aqui) e ela gentilmente me cedeu o e-book do seu livro de contos Causos & Prosas. Vou confessar que inicialmente eu aceitei fazer a leitura apenas para sair da minha zona de conforto, tanto com e-books quanto com coletâneas de contos, e me surpreendi positivamente.

Luísa tem uma escrita bem precisa, mas delicada ao ponto de chegar ao leitor de uma maneira única. Me identifiquei profundamente com alguns dos contos e crônicas, mesmo que nenhuma das situações descritas foram vividas por mim. E acredito que é exatamente isso que um bom autor faz: cria um personagem real possível de identificação. Devo parabenizá-la por tanto talento.

Os contos são bem curtos, a maioria não passa de três páginas. Confesso que em alguns, fiquei desejosa por mais, imaginando uma longa história em volta das personagens. O livro é separado em duas partes. A primeira parte é chamada de "Causos", que me deram uma sensação de divertimento, histórias com lições e outros. Já a segunda parte, que tem o nome de "Prosas", é uma separação para as crônicas, diretas e com situações que pode acontecer com qualquer um. Não posso falar da diagramação, mas pelo pdf que recebi, ficou muito bem feitinha.

De qualquer maneira, falarei apenas dos meus contos favoritos, uma vez que se falar de todos tiro a sensação gostosa que é ler esse livro e a resenha ficará grande e cansativa demais. Então vamos lá!

Me apeguei demais a um dos primeiros contos que recebeu o nome de "O Encontro", que fala de um casal que se conheceu em um aeroporto, porém, por acasos da vida, deixaram de se ver por anos. No entanto, voltaram a se encontrar e começaram a conversar, voltando para aquela paixão antiga que um dia atingiu o coração de ambos. Senti uma sensação muito gostosa e acolhedora com essa paixão simples e real que o conto transmitiu, e quis muito saber mais da vida deles. O final me deixou com um aperto e com um sorriso bobo nos lábios.

Um conto que me deixou bastante pensativa foi "O moço gentil", que conta sobre uma mulher que conheceu um homem bastante cavalheiro e gentil, como o título bem diz, porém, ao passar das linhas, ela descobre que ele não era nada daquilo que mostrava ser. Senti uma sensação de vazio ao chegar ao final, uma vez que queria mais detalhes, e confesso que daria um ótimo romance de suspense. Mais uma vez devo elogiar Luísa por conseguir causar efeitos tão fortes com poucos parágrafos.

E por fim, o meu terceiro conto favorito foi o "Nem sempre dá pra esperar". Este fala a história de uma garota que passou toda a vida se dedicando à futuros planos, sem se dar tempo para aproveitar momentos. Me senti triste com o que houve com a personagem, e mais ainda por esse tipo de situação realmente ocorrer. A lição que adquiri foi que não devemos deixar pequenos prazeres para depois, pois não sabemos como será o amanhã.

É um livro de 26 contos que li em pouco mais de um dia, é bem curto do tipo que dá para ler em apenas uma sentada, embora eu não tenha conseguido por questões de tempo. Ô vida corrida! Um livro leve, reflexivo e bastante rápido, ótimo para aqueles momentos que acabamos de sair de uma leitura densa demais. Mais do que recomendo a leitura! Estou encantada e quero muito em breve ler outros livros de Luísa!

site: http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/2016/11/resenha-livro-6-noites-de-verao.html
Daviane 08/12/2016minha estante
Ótima resenha ??

Lana Wesley 09/12/2016minha estante
Sua resenha retratou perfeitamente o que o livro aborda, confesso que ainda não conhecia o livro, após essa leitura, fiquei bastante interessada em da uma chance a essa obra. Não tenho costume de ler livros de conto, no entanto algo me despertou interesse! Parabéns.

Lily.Viana 03/01/2017minha estante
Uma resenha bastante preciosa, nunca ouvir fala dessa escritora mais agora que sei, provavelmente irei sair da minha zona de conforto e poder experimenta outros livros, espero encontra esse livro para ler..!
Esta de parabens pela resenha!!

Maristela 04/01/2017minha estante
Não conhecia o livro e nem a autora. Estou teno o prazer de conhecê-los agora. Amei a capa que é linda e achei a temática do livro bem interessante. Gosto de leitura divertida e acho que o livro tem gosto para todos, pois os ingredientes dele é bem diversificado. Desejo ler.

Nara.Sabrina 27/09/2017minha estante