Uma Aventura de Natal

Uma Aventura de Natal Charles Dickens

Resenhas - Uma Aventura de Natal

Danny 04/02/2022

- Nesse conto conhecemos o Ebenezer Scrooge, um homem bastante rude, ignorante, avarento e solitário que detesta o natal. Em uma noite ele recebe a visita do fantasma de seu antigo sócio, Jacob Marley, que morreu a 7 anos, e vem oferecer uma chance para salvar a alma fria de Scrooge, a partir da visita de 3 outros fantasmas, o Fantasma do Natal Passado, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma do Natal Futuro.
- É uma leitura bem leve, simples, nada me surpreendeu, mas tem aquele climinha amistoso, aconchegante e mágico de natal (pode ser que eu tenha lido na época errada, bem as portas do carnaval). É um livro bem curto e dá pra ler rapidinho, e se você, ao contrário do Ebenezer Scrooge adora a celebração natalina, pode ler ele com e/ou para a família no natal, parece uma história que pode prender atenção das crianças, creio que lerei ele para o meu irmão.
- Sobre a edição, de todos os livros da CEDIC que ganhei, ainda não vi uma edição boa, mas essa é a menos ruim, ainda tem os mesmo erros que também notei nos outros livros, mas aqui com uma frequência bem menor.

Yasmin.Miotti 25/10/2023

Muito bom , um verdadeiro clássico da literatura
Li como trabalho de escola
Meu primeiro clássico

Paulo.Victor 16/05/2023

Viagem surreal através do tempo
O personagem principal, Scrooge é um cara ricaço que é visitado por algumas almas para procurar o que ele considera como uma redenção. A ambientação do livro denota uma boa imagem do espírito natalino: risadas, música e muita comida; além de evidenciar o amor ao próximo (nos afastando um pouco da ideia puramente consumista). Até suas últimas palavras, ficamos aguardando o desfecho da história, quando nos é apresentado o seu belo epílogo.

Passados os comentários narrativos, vamos falar sobre a forma do texto, que não sei se é marca do autor ou desta edição/tradução específica: Os parágrafos eram quebrados no meio de ideias e continuavam no posterior de onde havia sido interrompido no parágrafo acima. Além de que, durante as falas, não existia o travessão que separava o que é ação e o que é fala. Estranho, terei que ler mais coisas do autor para averiguar.

Pois bem, indico o livro, é uma leitura rápida que te puxa para a ação, te levando para vários ambientes de forma rápida. Se fosse para resumir o seu conteúdo em uma rápida expressão, seria a ideia de "carpe diem"

#CITAÇÕES:
"Observemos, de passagem, que se a doença e a tristeza são facilmente contagiosas, também, por uma justa compensação das coisas deste mundo, nada há de mais irresistivelmente contagioso que a risada e o bom-humor."

"Scrooge era bastante inteligente para compreender que nada de bom se passa em nosso planeta que não comece por provocar a hilaridade de certas pessoas."

Na Literatura Selvagem 30/12/2016

Para o natal, uma aventura contada por Dickens...
Trago a vocês nessa data em específico, uma obra que combina perfeitamente com a época: Uma aventura de natal, escrito por Charles Dickens em 1843. Ebenezer Scrooge é um homem de negócios que perdeu seu sócio há algum tempo e vê o natal como um verdadeiro desperdício de dinheiro. Sua rabugice é motivo de piadas em toda a Londres, e vive apenas de contar suas moedas, sem aparentemente se apegar a ninguém...

Durante o natal, recebe a visita de Marley, seu sócio morto. Essa aparição vai mudar para sempre o destino de Scrooge, bem como a forma de enxergar o mundo, após as experiências fantasmagóricas que ele passa a vivenciar...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/para-o-natal-uma-aventura-contada-por.html

Camila0831 23/12/2022

Precaução sobre esta edição: O texto encontra-se incompleto, possivelmente adaptado. Fez-se necessário a busca de outra edição para suprir a falta e, acreditem, vale a pena buscar o texto "completo".
Independente do forte phatos do texto; que chega a exagerar no tom e nas escolhas de focos narrativos; a mensagem é muito atual e, especialmente em época natalina, digna de ser revisitada.