Pequena história do Japão

Pequena história do Japão José Yamashiro

Resenhas - Pequena história do Japão

Diego 05/09/2016

Leitura obrigatória para entender o Japão.
O Sr.Yamashiro prestou um serviço valioso a quem se interessa pela história nipônica nas terras brasileiras. Embora a última edição de "Pequena História do Japão" date da década de sessenta e por isso obviamente desatualizado, o livro traça de maneira didática todas as épocas do Japão, de sua pré-história, passando por todas as suas eras até a redemocratização posterior a Era Meiji. O autor, que possui notadamente traços de escritor, dá uma verdadeira aula de história com ares de narrador dos eventos que cita.

De leitura fácil, aprazível e empolgante, há momentos em que se assemelha a audição de casos contando sobre fatos do passado. Eis os pontos positivos da obra de maneira resumida: clareza, dinamicidade, engajamento e facilidade de leitura. Como pontos negativos destaco apenas dois. O primeiro é com relação ao engajamento do Japão ao lado do Eixo na IIGM. Embora o autor sinalize por meio dos conflitos e interesses japoneses na Manchúria, com uma China já republicana, senti falta de um tópico pormenorizado com relação ao assunto. Afinal, que afinidade haveria entre o discurso de supremacia racial de Adolf Hitler com a pretensa natureza divina do Imperador?

Outro ponto negativo é mais sobre o atual mercado editorial que resiste em republicar obras relevantes como esta, do que sobre a obra. Como já salientei acima, não há edição mais recente que a do ano de 1964 pela Editora Herder. Como o sistema internacional de catálogo de livros (ISBN) só passou a existir no ano de 1967, tive muitas dificuldades em verificar se foram produzidas novas edições. Não obtive êxito em minha pesquisa. A primeira edição deste livro é pela Revista dos Tribunais e data-se de 1950.

Como bagagem adicional, consegui verificar se algumas passagens do livro "Os Mil Outonos de Jacob de Zoet" de David Mitchell (Companhia das Letras) eram reais ou fictícias. Descobri que a Ilha de Dejima realmente existiu, e que um médico chamado Maeno também existiu (personagem do livro).

De maneira geral, a leitura deste título despertou meu interesse por outras obras do mesmo autor, como por exemplo "A História da Cultura Japonesa". Recomendo a todos os interessados pela cultura nipônica.
Márcia Naur 28/01/2018minha estante
Adorei sua resenha, já inclui este livro a minha meta de leitura.