Bíblia - Coleção L&PM Pocket Encyclopedia

Bíblia - Coleção L&PM Pocket Encyclopedia John Riches

Resenhas -

Américo 05/07/2022

Visões sobre a Bíblia
Achei o livro interessante, mas esperava uma abordagem menos academicista e crítica, e mais introdutória.

Exceto pelo capítulo introdutório e de conclusão, o autor se utiliza de comparações e casos bastante específicos nas demais partes do livro, o que acaba prejudicando um pouco o caráter mais generalista ao qual o autor se propõe, a meu ver.

De qualquer forma, uma leitura válida para enriquecer os conhecimentos sobre a Bíblia e sua importância do ponto de vista cultural, religioso, político e social.

Jacques.Bourlegat 14/06/2021

Bíblia: uma breve introdução
A bíblia é um dos livros mais lidos no mundo e um dos menos compreendidos.
Ela inspirou alguns dos grandes pensadores da literatura e da arte, da filosofia e da história da humanidade; também foi o instrumento para justificar atos de extrema selvageria. Tais palavras fomentaram o egoísmo e a estreiteza mental dos seres humanos. Não obstante, homens e mulheres foram capazes de realizar verdadeiros atos de grande fé e coragem e generosidade, ao lutarem pela liberdade e pelo desenvolvimento da grandeza em uma crença de amor, tolerância e paz entre os povos. Ainda que a bíblia tenha sido utilizada como combustível ideológico a sociedades que escravizavam seus semelhantes e os reduziram à mais sórdida pobreza, ela também encontra-se nas raízes do pensamento científico e filosófico durante as grandes renovações do cristianismo. Os livros que a constituem, consolidados com o passar do tempo em um canone fornecendo fontes de normas morais permitindo a união, o cuidado e a proteção mútua das comunidades; porém, precisamente esse forte sentimento de pertencimento, alimentou, por sua vez, tensões e conflitos étnicos, raciais e internacionais.
A bíblia é uma colcha de retalhos de significados: verdade absoluta sagrada e imutável para alguns, livro contendo narrativas de acordo com seu tempo, ela não deixa indiferente aqueles que se interessam por sua historicidade. Fonte de verdades, bondade e beleza, ao mesmo tempo, inspiração para a mentira, a maldade e o ódio entre os homens. Assim o é, pois os textos não têm controle sobre a forma como são lidos. A própria riqueza de material na bíblia, muitos textos encontrados e designados apócrifos, a complexidade dos processos pelos quais vieram a se escrever todos esses livros, a abundância de metáforas, poemas, narrativas e discursos, não nos leva a esperar que tenha uma leitura de um nível só. Há vários níveis de leitura e de leitores. Isso gera sentidos diversos.
O historiador da religião procura discernir as diversas tendências e influências nos textos, e pode nos ajudar a ter maior consciência da complexidade da Bíblia e suas implicações nas nossas sociedades antigas e modernas.