História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice

História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice John Bradley



Resenhas - História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Eduardo Spohr 16/04/2017

A gente fica "na seca" para ler romances, um atrás do outro, e se esquece de dedicar um tempo às biografias e aos livros documentais, que às vezes são mais incríveis (e perturbadores) do que a própria ficção. Tenho aqui em casa um montão desses livrinhos da Renes e espero conseguir ler pelo menos metade deles antes de morrer (hahaha). Anteontem selecionei esse: “Lídice: o Sacrifício de uma Aldeia”, cuja história eu mais ou menos já conhecia, e o devorei em dois dias.
.
“Lídice: o Sacrifício de uma Aldeia” conta em detalhes o plano para assassinar o “protetor” (uma espécie de governador nazista) da Tcheco-Eslováquia, Reinhard Heydrich, em 1942, e como a Gestapo lidou com o caso.
.
Tudo o que eles sabiam era que os responsáveis pelo atentado haviam se escondido na pequena cidade de Lídice (a 25 km de Praga), mas não foram capazes de encontrá-los e identificá-los. Apoiada pelo braço armado da SS, a Gestapo cercou a aldeia, fuzilou todos os homens com mais de 16 anos e mandou as mulheres e crianças para campos de concentração.
.
Mas as ordens do Führer eram um pouco mais específicas do que isso. Lídice precisava servir como um exemplo para a população tcheca e principalmente para os rebeldes, que recebiam instruções do governo no exílio, baseado em Londres. Depois do massacre, então, as construções (escolas, igrejas, hospitais, casas, fazendas) foram incendiadas e completamente demolidas. O pelotão de mão de obra do Reich desviou as estradas e o curso dos rios para que a cidade — literalmente — desaparecesse do mapa.
.
Não que essa crueldade seja (ou tenha sido) exclusiva dos nazistas ou exclusiva de seu tempo, muito pelo contrário. Justamente por isso essas coisas precisam sempre ser lembradas e discutidas. Fica aí a recomendação não só desse livro em especial como de todas as publicações da Renes. São excelentes e muito bem escritas, ótimas para quem quer conhecer mais sobre os mais diversos episódios da Segunda Guerra Mundial.
.
Gerson 17/04/2017minha estante
Exatamente, não se pode esquecer nunca!




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR