História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice

História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice John Bradley

Resenhas - História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Conflito Humano - 05 - Lídice

Eduardo Spohr 16/04/2017

A gente fica "na seca" para ler romances, um atrás do outro, e se esquece de dedicar um tempo às biografias e aos livros documentais, que às vezes são mais incríveis (e perturbadores) do que a própria ficção. Tenho aqui em casa um montão desses livrinhos da Renes e espero conseguir ler pelo menos metade deles antes de morrer (hahaha). Anteontem selecionei esse: “Lídice: o Sacrifício de uma Aldeia”, cuja história eu mais ou menos já conhecia, e o devorei em dois dias.
“Lídice: o Sacrifício de uma Aldeia” conta em detalhes o plano para assassinar o “protetor” (uma espécie de governador nazista) da Tcheco-Eslováquia, Reinhard Heydrich, em 1942, e como a Gestapo lidou com o caso.
Tudo o que eles sabiam era que os responsáveis pelo atentado haviam se escondido na pequena cidade de Lídice (a 25 km de Praga), mas não foram capazes de encontrá-los e identificá-los. Apoiada pelo braço armado da SS, a Gestapo cercou a aldeia, fuzilou todos os homens com mais de 16 anos e mandou as mulheres e crianças para campos de concentração.
Mas as ordens do Führer eram um pouco mais específicas do que isso. Lídice precisava servir como um exemplo para a população tcheca e principalmente para os rebeldes, que recebiam instruções do governo no exílio, baseado em Londres. Depois do massacre, então, as construções (escolas, igrejas, hospitais, casas, fazendas) foram incendiadas e completamente demolidas. O pelotão de mão de obra do Reich desviou as estradas e o curso dos rios para que a cidade — literalmente — desaparecesse do mapa.
Não que essa crueldade seja (ou tenha sido) exclusiva dos nazistas ou exclusiva de seu tempo, muito pelo contrário. Justamente por isso essas coisas precisam sempre ser lembradas e discutidas. Fica aí a recomendação não só desse livro em especial como de todas as publicações da Renes. São excelentes e muito bem escritas, ótimas para quem quer conhecer mais sobre os mais diversos episódios da Segunda Guerra Mundial.
Gerson 17/04/2017minha estante
Exatamente, não se pode esquecer nunca!