O Pesadelo do Príncipe

O Pesadelo do Príncipe Leonardo Galvão

Resenhas - O Pesadelo do Príncipe

Thaís Venzel 07/03/2024

O livro tem um enredo muito chamativo, mas senti a narrativa um pouco rasa. Fiquei com vontade de ver um aprofundamento maior da história tanto do navio, quanto dos personagens.
Além disso, ainda que Sara estivesse certa o tempo inteiro, me incomodou muito ver ela sendo colocada o tempo inteiro como inocente e histérica pelo Romero.

nanahxis 06/06/2022

Onde história e ficção se misturam
Uau!
Livro bom é aquele que faz a gente esquecer até onde está! E por vezes eu me sentia como um passageiro daquele navio.

O mais incrível foi descobrir quanta coisa foi real e os personagens que realmente existiram. História e ficção se misturam e nos fazem viajar a bordo do Príncipe de Astúrias ao fatídico dia 5 de março de 1916.

Aelita Lear 23/02/2020

Absurdamente real!
O pesadelo do príncipe é um livro autêntico, criativo e maravilhoso. Com uma escrita impecável, você vai entrar nessa história de uma forma que não vai querer fazer mais nada!
Confesso que esse é um dos primeiros livros que li que, além de ser uma história real, se passa em um navio. Amei toda a dinâmica se dentro de uma embarcação, adorei as descrições do Príncipe de Astúrias.
Me encantei com os personagens, principalmente Romero e Sara. Toda a envolvente história deles foi incrível.
O final também é fantástico. Gostaria de falar mais dele, mas é, e não é, um spoiler. Só digo que a descrição é excepcional! Recomendo demais a leitura!!

Andréa 23/01/2019

Real e imaginário navegam juntos.
Em o Pesadelo do Príncipe o autor nos apresenta uma hipótese sombria do que pode ter sido a causa do naufrágio do transatlântico espanhol Príncipe de Astúrias. O naufrágio, um fato real ocorrido poucos anos após o naufrágio do Titanic, ocorreu na costa brasileira, mas diferentemente do famoso transatlântico, suas causas ainda hoje são um grande mistério. O autor soube usar o fato das investigações terem sido inconclusivas e criou um enredo envolvente, onde a personagem principal não é, nem o naufrágio e tão pouco os passageiros, e sim, a causa do naufrágio. Em um misto de realidade e imaginação, somos levados a percorrer os cantos mais sombrios da embarcação e nos depararmos com um ser maligno capaz de destruir não só um navio, mas todo um continente se chegar a seu destino. Achei interessante o meio utilizado pelo autor como ?passagem? do mal, uma peça que estava a bordo do verdadeiro Príncipe de Astúrias e que, na vida real, foi envolta em mistérios e tragédias desde o início de sua concepção. Enfim, mais um autor nacional que se mostra competente ao criar uma história ambientada em nosso próprio país e com referencias históricas que despertam nossa curiosidade durante toda a leitura e mesmo após o livro terminado.
Leonardo Galvão 23/01/2019minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado do livro e agradeço muito o apoio. Grande abraço e bons ventos!!!

Morgana Brunner 15/05/2018

O Pesadelo do Príncipe - Leonardo Galvão
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro do meu querido autor Leonardo, que sempre conseguiu me cativar com seus livros sobre piratas e agora mais uma vez, tenho a oportunidade de ler suas obras e contar tudinho para vocês o que achei!

O Pesadelo do Príncipe traz a história sobre o acidente que aconteceu no carnaval de 1916, no transatlântico, o navio espanhol era Príncipe de Astúrias onde era famoso e desejado por todos os navegadores e tripulantes, onde batera em uma rochedo na Ponta da Pirabura e com esse cenário o autor nos presenteia com esse livro, sendo mais um dos naufrágios do mundo, sendo comparado até com o Titanic.

"Mas agora estava em paz, não havia mais nenhuma voz em sua cabeça." Pág. 19

Então embarcaremos na última viagem que a Príncipe de Astúrias fará com seus tripulantes. Todos estavam ansiosos para embarcarem, mas como antes, sempre é necessário que haja uma vistoria e que os caixotes e baús sejam arrumados em seus devidos lugares, neste mesmo instante encontraram um homem que estava a vasculhar no local, desde então o suspense, mistério e terror se iniciam.

Todos voltaram a estar ansiosos e no dia 17 de fevereiro em 1916, seria o momento da embarcação, Romero que sempre era um homem forte ao ver de todos, não era tão amigável e sempre tinha a barba para fazer, já havia chegado e fora cedo com a expectativa e até mesmo curiosidade para saber como tudo iria acontecer, tinha também Lotinha, no qual era o comandante da navegação, experiente e dedicado a chamar a atenção de uma certa moça.

"Havia alguma coisa errada. Talvez no meio daquelas pessoas estivesse alguém importante, alguém que não podia ser visto." Pág. 64

Sara, a mulher mais bonita da navegação e que era conhecida de anos por Lotinha, principalmente por seus pais, que a deixaram em suas mãos para que chegasse a salvo na Argentina, Lotinha se sentira emocionado e conquistador, sabia que poderia contar com a inteligência da moça para qualquer situação, mas o mesmo não esperava que as coisas mudassem de figura.

Romero e Sara se conheceram, desde o primeiro contato ela o achara rude pelo seu jeito de ser, sem se importar. Por outro lado, ele só ficava a vigiar a moça e a achando a mais bela. O que todos não sabiam é que Romero estava ali para outro missão, não como havia tido no começo. Mas sim, escancarar e descobrir a verdade.

"Homens como você precisam de mim para ser alguém." Pág. 143

Conhecemos então a verdade história do navio, aquela que era escondida em um fundinho, que trazia medo, assombrações e até mesmo surpresas, será o momento do leitor tomar fôlego e coragem para enfrentar o que o espera, diante de todo o suspense e questões sobrenaturais que o autor aborda, embarque nesse viagem, a última do Príncipe das Astúrias.

Mais uma vez o autor Leonardo consegue tirar meu fôlego, sou completamente apaixonada por livros de navios, aventuras ao mar e essa foi uma experiência maravilhosa, no qual me senti presa em todos os capítulos possíveis e não via a hora de saber o final e como seria, depois de tantas revelações.

A escrita do autor é fascinante em todos os aspectos, até quando se fala de um romancezinho igual teve entre Romero e Sara, ficava na expectativa, mas o autor sempre trazia um suspense em relação a história do navio e me incentivava, acabei lendo mais rápido que o normal.

A edição também está de parabéns, a editora 4Letras sempre nos presenteia com uma obra linda e fabulosa, cheia de ilustrações e com as folhas grossas, impossível não se sentir apaixonado a cada virada de página.

Recomendo esse livro para quem gosta de um bom livro aventureiro, aventura em pleno mar e cheio de mistério, suspense e aquele terror, para nos deixar com a pulga atrás da orelha.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2018/03/o-pesadelo-do-principe-leonardo.html

Joyce 05/02/2017

O Pesadelo do Príncipe
Sinopse: No carnaval de 1916, o transatlântico espanhol “Príncipe de Astúrias” bateu em um rochedo na Ponta da Pirabura, na costa de Ilhabela, naufragando, causando a morte de mais de mil pessoas, quando fazia sua sexta viagem da Espanha à América do Sul. Este é considerado um dos maiores naufrágios do mundo, comparado ao famoso navio Titanic. Até hoje, as causas desse acidente não foram totalmente explicadas.
Neste romance, com pano de fundo neste trágico acidente, o autor nos leva a bordo desta que fora sua última viagem. Como expectadores, temos a oportunidade de acompanhar tudo que aconteceu, em primeira mão, temos todos os detalhes, um privilégio graças à narrativa inteligente e envolvente empregada.
Todos os mistérios têm seu véu retirado. Segure-se, porque a emoção é inevitável.

Vamos a resenha :

O livro como vocês podem perceber trata-se de um romance que tem como pano de fundo o naufrágio do navio espanhol Príncipe das Astúrias.
Apesar desse naufrágio não ser muito conhecido, o navio ganhou o nome de Titanic Espanhol pelo fato de seu tamanho ser comparado ao do Titanic.

O trágico acidente aconteceu na Costa de Ilhas Belas há cem anos atrás, onde causou centenas de mortes. Até hoje alguns fatos são mistérios para a causa desse acidente.

E o legal é que o autor conseguiu transformar um fato historicamente importante em uma ficção fantástica.
Dentre os principais personagens temos Romero que é um investigador do governo Espanhol que está no navio com um belo disfarce e sara que é filha de um comerciante importante da época.
A mãe de sara era uma cigana , Sara portanto, herda alguns dons da mãe, o que ajudará lá na frente na investigação dos casos sinistros.
Temos também o capitão do navio, e os tripulantes que tomam conta das cargas do navio, quem será o vilão dessa história?

"... Não era mais um homem. Algo sinistro tomara o seu lugar."...

Esses dois personagens vivem um pequeno romance no navio, onde deixa o enredo ainda mais envolvente.
O navio transporta várias cargas importantes, além claro, das centenas de passageiros. Só que no meio dessas cargas há uma caixa misteriosa e é aí onde toda a trama e suspense começa.

" Algum tempo se passou e não ouvia mais vozes.O único som da noite era da tempestade com seus raios e trovões."

A narrativa é bem envolvente, Leonardo consegue fazer o leitor sentir todas as emoções à bordo desse grande e misterioso navio.
Muito mistério , suspense e terror nessa obra, melhor ficção que já li.

Primeiro por se tratar de ser em alto mar, adoro náutico, segundo por essa mistura de ficção e realidade que deu super certo , pois o cenário do navio, as características dos passageiros e membros da tripulação são reais, o que faz o enrendo fica mais emocionante, e terceiro porque não é apenas uma obra comum, existe a Geografia e a História presente na obra, fazendo do livro um paradidático para sala de aula.
Depois desse livro , virei fã de carteirinha do autor Leonardo Henrique Galvão, esse é o segundo livro dele que tenho a honra de ler, o primeiro foi Contos e Encontros Piratas .

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

Leonardo Galvão 17/01/2017

Covite!!!
Convido todos os amigos a conhecerem o livro "O Pesadelo do Príncipe", de minha autoria.

Trata-se de um livro de ficção, baseado no verídico naufrágio do transatlântico espanhol Príncipe de Astúrias.

Logo depois de publicar o primeiro livro, decidi escrever um romance e comecei a trabalhar na pesquisa para o “O Pesadelo do Príncipe”, onde misturo a história real do naufrágio do Príncipe de Astúrias com uma história de suspense e terror. Lançamos o livro no final de 2016, pois este foi o ano do centenário da tragédia, que ocorreu na costa brasileira, mais especificamente em Ilhabela.

“O Príncipe de Astúrias era como um gigante deslizando graciosamente pela água salgada. Olhando para os lados, notava-se a imensidão do oceano. Se o mar estava lindo, o céu estava ainda mais espetacular. Estrelas iluminavam e enfeitavam o escuro véu da noite.” - O Pesadelo do Príncipe

site: http://bussoladospiratas.blogspot.com.br/

Lado Escuro 12/01/2017

O Pesadelo do Príncipe - Leonardo Galvão

‘’O Pesadelo do Príncipe’’ é a segunda publicação de Leonardo Galvão. Trata-se de um romance que tem como pano de fundo o naufrágio do navio espanhol Príncipe de Astúrias, em 05 de Março 1916, na costa de Ilhabela. Por mais que tal fato seja desconhecido por algumas pessoas, o naufrágio do Príncipe de Astúrias chega a ser comparado com o do famoso Titanic. Até hoje, as causas desse acidente não foram totalmente explicadas e ainda permanecem um mistério. O autor salienta que o romance adotou como cenário o navio, atendo-se fielmente às características do mesmo, assim como datas e características reais dos personagens. Portanto, é importante frisar que não se trata de um documento bibliográfico/histórico, mas sim, da transformação de um acontecimento histórico em um enredo ficcional.

Somos apresentados a alguns personagens que se mostram importantes no decorrer da história, entre eles Romero, um investigador do governo Espanhol disfarçado como um dos maiores fornecedores de vinho da Espanha, e Sara, filha de um importante comerciante espanhol. Apesar de viverem um romance a bordo do navio, o envolvimento dos dois não é o foco da narrativa.

A bela moça tem muitas visões e o pressentimento de que algo ruim vai acontecer durante a viagem. Romero, por sua vez, busca sorrateiramente informações, dicas e qualquer coisa que possa colocar a Espanha á frente de seus inimigos. Em época de constantes guerras, era necessário se preparar estrategicamente e se atentar a qualquer possibilidade de perigo.

Apesar disso, o jovem casal percebe que há algo de errado acontecendo; uma ameaça mais perigosa que qualquer atentado de guerra. Uma misteriosa estátua de bronze se revela uma grave ameaça, guardando dentro de si forças ocultas com um objetivo destrutivo. Caberia a eles, com a ajuda de alguns tripulantes, combater esse espírito maligno, salvar o navio e todos ali presentes. Será que conseguiriam evitar um desastre anunciado?

A obra é narrada em 3ª pessoa e os capítulos, além de serem titulados de acordo com a data e local em que o navio se encontrava no momento da narrativa, também são pequenos, possuindo uma média de 4 páginas por capítulo. Sem dúvidas é algo que chamou minha atenção e imediatamente me agradou, já que capítulos grandes demais podem se tornar cansativos.

As folhas ligeiramente amareladas e compostas por um material grosso. O livro é pequeno, possuindo pouco mais de 170 páginas, mas o tempo todo temos a impressão de que se trata de uma publicação maior, devido a grossura das folhas. Além disso, a diagramação está excelente, sem absolutamente nenhum erro de diagramação e com uma paginação mais que ideal.

A cena do naufrágio foi perfeitamente descrita e bem detalhada, mais uma vez fazendo com que eu me sentisse vivenciando toda a situação. O autor claramente nos mostrou o quanto escreve bem e o quanto estuda e entende sobre histórias marítimas e afins, dominando a narrativa com maestria. Longe de beirar o exagero, afirmo com segurança que ‘’O Pesadelo do Príncipe’’ é uma obra excepcional, formando uma trama envolvente e cercada de mistérios do início ao fim. Unindo o sobrenatural ao real, o navio se tornou palco de uma série de eventos misteriosos.

Sinceramente não consigo encontrar palavras para descrever o quanto gostei dessa obra. Foi uma leitura rápida e prazerosa, onde por vezes me senti inserida dentro da história. Para fechar com chave de ouro, ao final da obra Leonardo nos apresenta materiais bibliográficos utilizados no embasamento da história.

site: http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

Refúgio Literário 02/01/2017

Um suspense sobrenatural

Quando um autor se predispõe a transformar algo histórico em um enredo ficcional, fico sempre com um pé atrás. Não foi diferente com O Pesadelo do Príncipe, obra do autor parceiro Leonardo Galvão.

O autor nos põe como espectadores de um grande naufrágio, mostrando todos os fatos que aconteceram antes de o Príncipe das Astúrias afundar em mares latinos. Mas não para ai, Leonardo ousou em trazer algo sobrenatural para explicar isso. Então prepare-se para visões, demônios e seitas que servem à um ser maligno.

Percebi enquanto lia o livro, algo que fiz em apenas uma tarde, que o autor cuidou de estudar sobre o navio e mostra isso quando nos leva a conhecer cada compartimento de O Príncipe das Astúrias. Torna-se impossível não se encantar e se cativar com os personagens protagonistas, Sara e Romero, que vivem um rápido romance a bordo do empreendimento. Um amor esse que será regado de muitos mistérios, momentos assustadores e suspense que sempre os rondam.

Mas o foco do livro, não é esse romance, tudo isso se desenrola paralelamente aos acontecimentos que culminaram no terrível naufrágio do navio, na visão do autor e de muitas lendas que rondam o acidente.

Sara tem visões, herdadas da mãe, e consegue prever tudo que irá se desenrolar com o ser que está a bordo do navio, mas se sente sozinha pois é desacreditada por todos. Como ela, sozinha, conseguiria vencer esse mal?

Um ser demoníaco utiliza uma seita formada por homens da alta sociedade, para atingir seu grande objetivo. Será que ele conseguirá? Será possível que forças sobrenaturais tenham causado o acidente que culminou na morte de diversos passageiros?

Leonardo Galvão ousou e conseguiu nos levar para aquele fatídico dia de carnaval de 1916, 100 anos atrás, e por mais que seja boa parte ficção, o leitor se sente dentro do navio, vivenciando os acontecimentos e torcendo para tudo se resolver e nossos personagens se salvarem no fechamento da história.

O fim do livro me surpreendeu, o autor conseguiu me deixar de boca aberta e procurando mais páginas, para ver que tudo aquilo não era verdade. Fiquei repetindo: não pode, não pode, não pode. Até perceber que tinha chegado ao fim, foram apenas duas horas de leitura para viajar pelo terror que assolou aquele dia.

O autor tem uma narrativa leve e com uma linguagem aberta que faz o leitor viajar pela páginas sem nem perceber as horas passarem. Narrado em terceira pessoa e mostrando a visão de diversos personagens, como do comandante do navio, dos tripulantes e de Sara/Romero, o livro flui de uma forma bem desenhada e construída.

Publicado foi pela Editora 4 Letras, com folhas amareladas e letras de bom tamanho, o que torna a leitura ainda mais agradável. Traz uma capa condizente com o enredo e orelhas que trazem mais informações do autor e do enredo.

O Pesadelo do Príncipe, de Leonardo Galvão, é um livro de suspense, terror e muitos mistérios que irão te tirar o fôlego. Quer sair do mais do mesmo? Entre nesse navio, mas cuidado com quem está perto de você.

site: http://saotantas.blogspot.com/2017/01/resenha-1150-o-pesadelo-do-principe-de.html

Rachel 06/12/2016

Simplesmente incrível!!!
Desde que li a sinopse do livro me interessei pela história, pois esse ano havia visto uma reportagem sobre o centenário do naufrágio do navio Príncipe de Astúrias.
Quando comecei a ler, não consegui mais parar! O tempo todo fiquei tentando descobrir junto com os protagonistas qual era o mistério que envolvia o navio e a tripulação!
Por vezes fiquei me imaginando dentro do navio passando por todas as situações com os personagens.
Realmente história e ficção se misturam de uma forma tão natural que é impossível saber o que é verídico e o que é ficção. E o final te deixa ainda mais perplexo.
É como assistir o filme Titanic com uma história de terror.
Vale muito a pena ler esse livro. Recomendo a todos!!!
Beijos!!!

Corujão 29/11/2016

O Pesadelo sobre a história de um navio!!!
Esse livro que tem como título "O Pesadelo do Príncipe", um romance de terror/suspense que se passa no navio espanhol Príncipe de Astúrias, que naufragou na costa Brasileira (mais especificamente em Ilhabela) em 05 de março de 1916.

Esse acidente é comparado ao do famoso navio Titanic, que bateu em um iceberg e naufragou em 1912 matando mais de 1.500 pessoas.

Diferente do navio inglês, muitos mistérios ainda envolvem o acidente com o Príncipe de Astúrias e o que o teria levado a naufragar em nossas águas.

Nitidamente o autor é um grande conhecedor da história marítima e de mitologia, além de um mestre no suspense. Neste livro Leonardo H. Galvão consegue tecer tramas entrelaçadas, misturando o sobrenatural com o real, terror e suspense em meio a um cenário histórico, criando uma história e relações entre personagens fictícios com os reais. O Príncipe de Astúrias se torna um palco para inúmeros eventos misteriosos até o momento do seu naufrágio.

O autor se aproveita dos diversos questionamentos e mistérios que envolvem o naufrágio do Príncipe de Astúrias para criar essa trama envolvente e assustadora.

Ao final da história, utiliza uma "Nota do Autor" para explicar um pouco sobre os eventos reais e a história do Príncipe de Astúrias, que me deixou ainda mais assustado.

Imaginem uma mistura de Stephen King, Dan Brown e Clive Cussler e terão uma ideia de como ficou o livro.

Recomendo muito a leitura deste livro. Além de conhecer a sensacional história do naufrágio do Príncipe de Astúrias, muito terror e suspense vão lhe acompanhar durante a leitura!!!

site: http://bloggcorujao.blogspot.com.br/2016/11/livro-o-pesadelo-do-principe.html
Capitão Jack 29/03/2023minha estante
Livro incrível!

O autor criou uma trama sobrenatural, usando como pano de fundo, uma das maiores tragédias marítimas da costa brasileira.
Eu li este livro em dois dias, de tão empolgante que é a trama. Seria muito bom que o autor fizesse outros livros com a mesma temática.