A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Shitão 17/01/2022

Incrível história de persistência. Como a empresa chegou ao sucesso depois de longos anos alavancada financeiramente a beira da falência.

Camila.Carsten 17/01/2022

Amei
Amo biografias e essa foi uma que não eu consegui soltar o livro enquanto não terminei.

Conta a trajetória da gigantesca Nike e tudo o que foi feito - pelo fundador/sócios para que a nike chegasse até aqui.

Érika 14/01/2022

Espetacular!
A história do surgimento de uma das maiores empresas do mundo pelos olhos de seu criador apaixonado, tem como ser ruim a narrativa?
?Pensei naquela frase: ?São apenas negócios.? Nunca são apenas negócios. Nunca serão. Caso um dia se tornem apenas negócios, significa que o negócio vai muito mal.?

Vanessa 12/01/2022

Frases: A marca da vitória
?Deixa que todos os outros chamem a sua ideia de maluca... Apenas siga em frente. Não pare. Nem pense em parar até chegar lá, e não pense muito onde fica esse ?lá?! O que quer que aconteça, não pare.?
?A convicção é irresistível.?
?A arte de competir, aprendi nas pistas, é a arte de esquecer.?
?Você tem que esquecer suas dúvidas, seus limites. Tem que esquecer suas dúvidas, sua dor, seu passado. Tem que esquecer aquela voz interna.?

Carol Jusvi 11/01/2022

Como as boas autobiografias: bem escrita e humorada
A autobiografia do fundador na Nike é muito escrita e bem humorada, a leitura flui aliando a história da marca com muitos acontecimentos históricos. Claro, começa como muitas histórias de empresários, período sabático para viajar ao mundo, empréstimo do pai para iniciar os negócios? Ainda assim, ao longo do texto me vi torcendo para que as coisas dessem certo, torcendo para os atletas e me impressionando com as inovações da marca, que no início, vieram da ousadia e persistência de Bowerman, professor de corrida de Phil e cofundador da Nike. Recomendo a leitura!

Larissa.Manucci 28/12/2021

O livro conta a história de Phil Knight, nada menos do que o fundados da Nike. Trata-se de uma autobiografia contada em primeira pessoa pelo autor. No qual acompanhamos sua história desde o fim da sua faculdade até a criação do império que conhecemos hoje.
Somos deparados com toda história de criação de marca, desde a ideia “maluca” de Phil, todos os altos e baixos, até o real sucesso da marca. Vários fatos eram totalmente desconhecidos por mim, o que tornou o livro muito interessante de ser lido.
Phil, apesar de ser um jovem muito tímido e introvertido, tinha uma paixão muito grande pela corrida e por seu treinador da época de faculdade, Bowerman, o qual serviu de grande inspiração em toda a sua carreira. Bowerman, além de um exímio treinador, gostava também de fazer vários experimentos nos tênis de corrida, a fim de encontrar aquele que mais se adaptasse e ajudasse seus atletas. Toda essa visão de Bowerman ajudou também Phil a construir seus sonhos e objetivos.
A história da Nike é primeiramente a história de alguns jovens que começaram a compartilhar o sonho de Phil de se tornarem revendedores de calçados japoneses Onitsuka nos EUA. Sonho que foi aos poucos se concretizando e se transformando em algo novo.
Na minha opinião, a melhor parte de tudo é ver o clima organizacional, que desde cedo, se mostrou muito divertido e com muito companheirismo entre os funcionários, que apesar de alguns conflitos, se mantiveram juntos e sempre construindo a empresa.
Por ser uma autobiografia, acabamos tendo essa visão única da vida de Phil e, que algumas vezes, deve ser analisada com cuidado, afinal é o ponto de vista do autor. No final do livro ele deixa o seu parecer sobre alguns escândalos em que a Nike se envolveu ao longo do tempo e é importante sempre buscarmos diversas fontes para nos informarmos sobre os fatos. Mas de maneira geral, o livro é incrível. Mesmo eu que nunca fui uma fã das biografias e autobiografias me aventurei no livro e amei! Sem dúvidas é uma história de empreendedorismo e inovação que inspira muito!
Super recomendo a leitura.

Vivi 27/12/2021

Uma autobiografia que vale a pena ser lida!
Uma daquelas histórias que a gente lê e agradece por ter lido. Indicada não somente para empreendedores, mas também para quem busca histórias reais de superação, persistência, inspiração... A leitura é fluída e te prende desde o início com as diversas lições de vida contadas pelo próprio Phil Knight.

Letícia 14/12/2021

Loucura
Sério, eu não teria coragem de arriscar tanto. Mas que bom que deu tudo certo. Muita garra, e força de vontade.

Paskally | @booksdapaska 08/12/2021

@booksdapaska
Quando vemos uma empresa consolidada no mercado, na?o paramos para pensar em como ela comec?ou, nos perrengues e erros cometidos antes de obter e?xito no nego?cio.

Phil Knight, em sua autobiografia que se confunde com a histo?ria da Nike, nos fala de forma simples sobre tudo isso, enquanto conta sobre o seu ano saba?tico viajando o mundo, do seu amor pela corrida, por sua esposa e pela construc?a?o da Nike, da garagem dos pais ate? se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo e a mais valiosa do setor de vestua?rio. Sim, mais valiosa que Louis Vuitton, Adidas, Chanel, etc.

O que mais gostei do livro foi a transpare?ncia de Phil Knight ao falar sobre as angu?stias, medo e incertezas que empreender pode trazer.

Bruna 17/11/2021

Simplesmente maravilhoso
Estou arrebatada e anestesiada depois desse livro. Um dos melhores livros que já li. Para quem é empreendedor, esse deveria ser um livro obrigatório, um injeção de conhecimento e motivação. A perspectiva de empreender e o dinheiro não ser o foco principal sempre foi um tanto quanto utópico para mim. Depois de finalizar a leitura, nem me lembro como consegui pensar de forma diferente.

Thayse.Nunes 09/11/2021

Uma história incrível
Três palavras resumem esse livro: paixão, determinação e persistência! Uma biografia incrível e inspiradora.?

Luiza 26/10/2021

Mais que sensacional
Eu não fazia ideia das poucas e boas que o Phil Knight passou até que a Nike chegasse até aqui.

Aprendi muito com esse livro, em especial sobre perseverança e foco no resultado. Entretanto o livro mostra também aspectos bastante negativos do excesso de trabalho e da centralização de tarefas.

Para quem gosta de empresas, para quem gosta de esportes, para quem gosta de biografias, esse é o livro perfeito.

Roy 23/10/2021

Exemplo de: faça o que ama
Sem dúvidas nesse livro aprendemos que quando fazemos o que amamos e temos um sonho vamos até o fim, até conquistar... bela leitura sobre o surgimento da nike através da visão do seu fundador!

Rapha 22/10/2021

Não é apenas negócios
Esse livro conta a história da Nike desde uma ideia até o que se tornou, porém não é contada por quem viu e analisou a marca, é contada por quem começou todo esse movimento. Esse livro conta a história de Phill Knight que teve uma "Ideia maluca" e foi atrás do seu objetivo, mas o mais 'loco' é que ele viveu cada momento, cada experiência, e realmente se envolveu com tudo o que fazia. O que mais me atraiu na história é que ele nunca tratou a sua empresa como apenas negócios, ele a tratava como a sua vida e o seu motivo.

Marco Nascimento 07/10/2021

A MARCA DA VITÓRIA
Um dos melhores livros que li minha vida.
Knight demonstra através desse livro todos seus pensamentos, realizações, sentimentos vividos entre 1962-1980... um livro cheio de emoções que me fez passar raiva, tristeza, alegria e ficar por diversas vezes muito tenso também.
Falo que é um dos melhores livros que já li, pois, além de ser marcante por ser a primeira autobiografia que leio, este livro me fez despertar algo dentro de mim que me motivou, me fez pensar em algo além, no que realmente quero para minha vida, se estou vivendo do jeito que eu quero. A experiência que foi ler esse livro me incentivou a me conhecer, a me descobrir.
Por fim, eu super indico esse livro, possa partilhar desta mesma experiência que tive.