A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Henrii 17/06/2021

Esse livro mostra o poder de uma marca, seu marketing ousado, sua quase falência.
Uma biografia dos detalhes de uma marca que só cresce dia após dia, uma leitura de fácil entendimento, de fácil acesso aos leigos.
Um livro que é cabeceira de todo empreendedor.
Luan 17/06/2021minha estante
Chega a abordar sobre a exploração infantil no livro?

Luan 17/06/2021minha estante
É só uma dúvida...

Henrii 17/06/2021minha estante
Não chega de maneira direta, mas mostram alguns artifícios que eles usaram pra expandir a marca.

guimoreschic 25/02/2024

Intrigante
Adorei conhecer mais dessa grande marca e entender como ela surgiu e como se tornou tão grande. Adoro ler essas biografias e aprender algumas curiosidades, como por exemplo de onde tiraram o nome da marca.
Maylise 25/02/2024minha estante
Valeu a pena então? :)

guimoreschic 26/02/2024minha estante
Valeu sim

guimoreschic 26/02/2024minha estante
Valeu ?

Patita's 25/11/2018

Inspirador
Amei este livro! A narrativa é fluida, envolvente, viciante. Muito bacana poder conhecer a história da vida de Philip Kgnight (ou Buck), de como a Nike foi concebida, os valores, as dificuldades enfrentadas na jornada até a empresa se consolidar. Por muitas vezes me vi transportada para o Japão, EUA, Taiwan, China, enquanto lia os acontecimentos na jornada de Buck, Bowerman e seus amigos (colegas de trabalho sem os quais a Nike não seria a mesma). Super recomendo a leitura.
Carol 08/12/2018minha estante
Comecei a ler e já li 100 páginas! Tô gostando!

Patita's 16/12/2018minha estante
Legal! Este livro é muito bacana, eu devorei também. rs.

Jessica M. 18/08/2023

A primeira biografia que li que me fez sentir antipatia pelo biografado
Phil desrespeita e menospreza todos que lhe apoiam. A história da Nike, no entanto, é a razão pela qual vale a pena ler o livro.

No começo do livro eu estava encantada pela história. A jornada inicial do criador da Nike é interessante. Sua viagem ao Japão e sua ideia maluca conquistando espaço enquanto ele contratava talentos foi inspiradora. Mas fiquei esperando o amadurecimento de Phil Knight e isso não aconteceu. A sua personalidade egocêntrica e esnobe se intensifica à medida que o livro avança e isso me irritou.

Eu esperei pelo momento em que o desprezado Johnson se cansasse de ser tratado com desdém e fosse trabalhar para o concorrente, infelizmente isso não aconteceu. Johnson deu tudo de si para alavancar a empresa desde os estágios iniciais e nunca recebeu um elogio, agradecimento e nem mesmo palavras de apoio quando se acidentou.

Fiquei chocada quando ele descreve a cena que Tomjanovich estava lutando pela própria vida no hospital, e Phil emenda: “mas o logotipo de Buck Knight estava sob os holofotes nacionais” e ainda diz que seu pai estava orgulhoso. A falta de bom senso não o permitiu perceber que isso deveria ter sido deixado de fora de uma biografia. Depois, revela que ficava com os amigos no bar em detrimento a passar o tempo com seus filhos porque parecia não existir outra alternativa.

Terminei com a impressão de que ele era irresponsável com dinheiro porque sempre foi acostumado a ter alguém (ou sorte) que o ajudasse financeiramente nas horas de apuros.

Nota: 3,5/5
Canoff 18/08/2023minha estante
"Uma autobiografia que tem a intenção de fazer o leitor gostar do autor não é uma autobiografia de verdade. É impossível gostar das vísceras de alguém." - Verity

Jessica M. 18/08/2023minha estante
É exatamente isso! Já li outras de personalidades "difíceis", e que foram boas, mas antipático, essa é a primeira rsrs

Chang Tsai 05/01/2017

Cativante e inspirador!
Já tinha lido uma outra biografia sobre a Nike mas era uma história contada por alguém que via a empresa de fora. Nessa autobiografia, veremos o surgimento de uma gigante de artigos esportivos do lado de dentro. Leitura obrigatória para os aspirantes ao empreendedorismo e para os que estão na estrada há um bom tempo. Com certeza, poderão se identificar em muitas história contadas pelo seu cofundador, Phil Knight.
EJJ 01/09/2018minha estante
undefined

Daniel 18/09/2022

Todos precisamos de um pouco de inspiração!
A gente sempre acha que sofre demais, ou que já passou por muita coisa, mas não fazemos nem noção do quanto a vida pode bater forte.
E a história de Phil Knight é um grande exemplo disso. Vivendo todos os dias a um passo da felência completa, pra seguir um grande sonho e uma Ideia Maluca, quem o vê hoje em dia nunca diria que ele passou por tudo o que passou.
E se você pensa em abrir um negócio, ou acha que tudo está dando errado, ou vai fracassar, leia esse livro, e perceba que tudo o que você precisa, é não desistir, e ter fé em si mesmo.
Você não faz ideia das coisas que é capaz, e não tenha medo de fracassar.

Não é a toa que o lema da Nike é "arrisque tudo".
Mel 25/09/2022minha estante
Parece inspirador ??

Lindenberg 13/09/2021

Melhor do que eu esperava
Demorei para ler achando que era só mais um livro sobre a fundação de uma empresa, mas a autobiografia do fundador da Nike tem de tudo, desde o desafio de criar a empresa a conquista da sua esposa. Vale muito para quem gosta de livros de empreendedorismo com muitas lições de vida.
Vivi 15/09/2021minha estante
Top

ofernandoluzbr 26/06/2023

A história de como surgiu a Nike
Uma história inspiradora de como uma das maiores marcas esportivas do mundo surgiu e se estabeleceu até os dias atuais. Grandes lições de empreendedorismo e uma leitura muito fluida em que muitas vezes parecia até uma história de filme.
zCsmiler xll 27/06/2023minha estante
Resenha maneira ???

Rafa 04/02/2022

Fascinante
A história contada por Knight é incrível. O caminho percorrido até a NIKE que conhecemos hoje é repleto de personagens e ideias brilhantes. A capa e o título nos remetem a um livro de autoajuda ou business, no entanto, mais parece ficção.
Rafael1758 12/04/2024minha estante
Falou tudo, acabei de acabar de ler e não esperava tantas emoções kkkk

Gean Pereira de Lemos 17/05/2020

Depois de ler esse livro tenho amor por biografias
Eu sou um shoe dog como o próprio Phil Knight se refere a pessoas que gostam muito de tênis, então para mim esse foi um livro perfeito, ainda mais para um fã e usuário dos tênis da Nike, saber como foi a escolha do nome, cor da caixa, símbolo para os tênis me fez ter o sentimento de fazer parte dos acontecimentos, ver todo o progresso da vida dele é da empresa foi bom como usar os tênis da Nike, não sabia da existência de um livro do tipo, quando vi o Swoosh na capa tive que ler para ver do que realmente se tratava, para uma pessoa que gosta de esportes e tênis esse livro é excelente, mas é melhor ainda para quem ama biografias, recomendo!
SubaLivros 17/05/2020minha estante
Agora fiquei com mais vontade der ler kkkkk

Alfonso 21/04/2020

A MARCA DA VITÓRIA
Leitura foi muito proveitosa, prendeu minha atenção a partir da metade do primeiro capitulo até o final. É uma leitura fácil, mas com grandes lições para a vida, lições para pessoas que têm o desejo de empreender e para pessoas que não tem esse desejo também. Acredito que os maiores ensinamentos estão nos momentos complicados e de adversidade.

EXCELENTE LIVRO!
MOTIVADOR!

História do fundador da Nike. Como ele criou, como realmente tudo foi acontecendo e como a Nike se tornou o que é. Nem de perto o fundador pensou em chegar no empreendimento que tem hoje. Foi vivendo, vencendo cada batalha pelo caminho. A paixão dele e de seus colaboradores pela corrida e pelo esporte os levaram cada vez mais longe.
Fiquei realmente impressionado pela forma qual a história foi contada, não recriando a imagem do fundador como uma herói, mas sim de uma pessoa batalhadora e apaixonada por corrida.
Soarez 01/05/2020minha estante
Esqueceu de relatar que leu em 3 dias...

Gustavo Santos 25/04/2024

A marca da vitória
Um dos melhores livros sobre empresas que eu já li, esse livro conseguiu me deixar muito ansioso com momentos muito tensos para ver como vai ser a solução do problema. Já admirava muito a marca antes mas agora fiquei encantado com a construção desse império

Danilo Vicente 19/09/2017

História supreendentemente boa
A história do fundador e CEO da Nike é surpreendentemente boa. Nada técnica, conta como a empresa nasceu de uma "ideia maluca" de um rapaz aos 24 anos de idade. A ideia pode ter sido louca, mas não ele, que foi dos EUA ao Japão atrás do início de seu projeto.

Falta ao livro esclarecer pontos notórios, como a relação com Michael Jordan, que resultou em uma explosão de vendas. E, claro, é uma autobiografia, o que significa apenas a visão de quem escreve. Mas Phil Knight escreve de maneira fluida, com uma história empolgante e diferente do que em geral se imagina.

Nilson 22/10/2017

Sincero .
Ótima leitura. Sincero, transparente, honesto consigo mesmo e simples como jamais imaginei. Pra quem tem predileção por biografias (como eu) este livro é imperdível.

Tirso 12/05/2019

1972 é onde tudo realmente começa!
O início é bem monótono, contando a história de um moço "normal", que se formou em uma universidade de referência, tem condições para viajar o mundo e teve uma ideia "maluca", nada de novo! A dica que eu dou é não desista do livro até chegar em 1972, que é quando a história fica realmente interessante.

Não é um livro que foca muito nas estratégias empresariais como vi em algumas resenhas, porém não podemos deixar de comentar como é interessante descobrir que como nasceu o nome e a logo da Nike (que inclusive é do jeito mais simples possível). Os atritos com os fornecedores também são pontos intrigantes do enredo.

Na minha visão, não tem muito como criticar a história de uma autobiografia por motivos de nada ali ser inventado né? Mas no aspecto de ser interessante, eu realmente acho que este não é um livro que irá agradar todos.