A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Matheus 05/03/2019

Surpreendente
No início achei exagerada a comparação na contra capa com a ótima biografia de Steve Jobs, por Walter Isaacson. Mas me surpreendeu e superou as minhas expectativas. Uma autobiografia de Phill Knight, fundador da Nike. Quase um romance. Você mergulha na histórica pelas letras fluidas de Knight. É como descer em uma corredeira de um longo rio, sentindo a água. Às vezes fria, às vezes quente. Rápida e pedregosa em alguns pontos. Calma e profunda em outros. Um livro surpreendentemente divertido, de arrancar gargalhadas. De uma figura até então desconhecida para mim, e que de pronto se mostra apaixonante. Hoje Phill Knight ganhou mais um fã.

Lucas 26/02/2020

Um sonho não é nada sem esforço
O livro a Marca da Vitória é uma autobiografia de Phil Knight, fundador de uma das marcas mais valiosas e que revolucionou e continua revolucionando o mercado. O livro traz elementos importantes da vida de Phil, mostrando não toda sua história, mas apenas as partes relacionadas com a criação da Nike. O livro apresenta desde o começo a paixão por Phil de correr e por esse esporte, que em sua época não era valorizado, não possuindo calçados adequados, roupas adequadas e nem mesmo o reconhecimento que existe hoje em dia. Mesmo sobre esse cenário, o criador da Nike nunca deixou de praticar o esporte, pois realmente amava aquilo que praticava, tal hábito se estendeu antes da criação da empresa e também depois da mesmo.
Esse amor pela corrida trouxe a vontade de Phil a estudar cada vez mais sobre os tema, focando principalmente nos calçados, que eram extremamente defasados e inapropriados
para a pratica na época, dentro da Universidade, descobriu diversas coisas, inclusive na qualidade e do grande potencial existente nos tênis japoneses, e como aquilo poderia revolucionar o mercado. Sua tese não foi tida como algo revolucionário, até mesmo pela falta de atenção nesse esporte na época, porém nunca deixou de acreditar no potencial existente naquela teoria. O livro apresenta características interessantes e importantes que aconteceram na sua vida, que juntas, dão um significado e um rumo a vida de Phil Knight e sua empresa, mudando perspectivas, sentimentos e formas de pensar e as coisas, como por exemplo sua viagem ao redor do mundo (inspiração para Nike) e relacionamentos (com os pais, namoradas, amigos e treinadores). Além de tudo isso, o livro é repleto de momentos de tensão, inclusive nas decisões tomadas pelo criador Nike, como com parcerias, investimentos, aquisições, expansão para o exterior, entre muitas outras. Sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros que eu já li, e que acho indispensável para qualquer pessoa que deseja empreender. Tenho 3 pontos que considero interessantes no livro e que podem nos ensinar muita coisa, como a perseverança dos seus sonhos, manter as pessoas certas ao seu lado e importância das decisões corretas.
A perseverança acredito que seja a característica mais importante apresentada em todo o livro, e foi a chave de sucesso da Nike, pois mesmo em meio a diversas dificuldades, Phil soube supera-las, e ainda conseguiu usar essas dificuldades como algo que o impulsionou a alcançar outros patamares, contudo acredito que isso ocorreu basicamente pela persistência em cima de algo que ama, mesmo quando os bancos não queriam investir em seu negocio, mesmo quando a parceira japonesa o apunhalou pelas costas (diversas vezes), ele não desistiu de querer compartilhar aquilo que ele amava, a corrida, com os outros interessados pelo assunto. Além disso, o autor não gostava de estar atrás de outras marcas, sempre visava ter os melhores produtos, ter uma marca com mais impacto, ter melhores atletas e ser inovador sempre! Também é demonstrado no livro, como estar ao lado de pessoas certas pode trazer bons benefícios, podemos citar o caso de sua mãe, que fez seu primeiro financiamento e o apoiou em sua viagem pelo mundo, ou mesmo para seus colegas de inicio de empresa, Phil não era o melhor vendedor (apesar de ter aprendido vender coisas inusitadas em suas viagens), não podia estar em todos os lugares do EUA, não era o inventor de novas tecnologias e nem especialista em corrida, apenas um amante do esporte, no entanto, Phil conseguiu ao longo do tempo se unir com pessoas que resolviam inúmeros problemas e acreditaram no sonho e fizeram umas das maiores marcas do mundo. Devo destacar no livro, que ele prendeu minha atenção, principalmente em partes que envolviam as tomadas de decisão, e o livro é repleto delas, e com cada tomada de decisão vêem grandes aprendizados. Posso destacar que o livro não tenta fantasiar, mostrando somente o que deu certo, mas também fala das que não deram, e como eles resolveram essa situação, isso ensina ao leitor que erraremos muitas vezes, mas o mais importante é prevalecer e esse processo nos ensina os principais aspectos da tomada de decisão e estratégias de Bussiness.

Para concluir, para mim a leitura foi muito proveitosa, prendeu minha atenção a partir da metade do primeiro capitulo até o final. É uma leitura fácil, mas com grandes lições para a vida, lições para pessoas que têm o desejo de empreender e para pessoas que não tem esse desejo também. Acredito que os maiores ensinamentos estão nos momentos complicados e de adversidade e como o problema foi resolvido. Eu recomendo a leitura.

Calore 28/02/2020

Excelente livro! Motivador!
O Livro conta história do fundador da Nike. Como ele a idealizou, como realmente tudo foi acontecendo e como a Nike se tornou o que hoje. Nem de perto o fundador pensou em chegar no patamar que é hoje. Foi vivendo e vencendo cada batalha pelo caminho e sua paixão pela corrida e pelo esporte os levaram cada vez mais longe.

Tirso 12/05/2019

1972 é onde tudo realmente começa!
O início é bem monótono, contando a história de um moço "normal", que se formou em uma universidade de referência, tem condições para viajar o mundo e teve uma ideia "maluca", nada de novo! A dica que eu dou é não desista do livro até chegar em 1972, que é quando a história fica realmente interessante.

Não é um livro que foca muito nas estratégias empresariais como vi em algumas resenhas, porém não podemos deixar de comentar como é interessante descobrir que como nasceu o nome e a logo da Nike (que inclusive é do jeito mais simples possível). Os atritos com os fornecedores também são pontos intrigantes do enredo.

Na minha visão, não tem muito como criticar a história de uma autobiografia por motivos de nada ali ser inventado né? Mas no aspecto de ser interessante, eu realmente acho que este não é um livro que irá agradar todos.

Eclesia 10/03/2020

Nike
Adorei o livro, conhecer como a marca surgiu.

Guilherme.Rocha 23/03/2020

A NIKE surpreende até mesmo em livros.
Impressionante saber como foi fundada a marca...

O Sr. Knight em seu livro, é uma pessoa completamente inteligente, mostrando que com poucos recursos a gente pode fazer muito, (ele no caso criou a maior marca e mais conhecida do mundo).
E assim como todo mundo ele se apaixona, tem problemas, dividas...

Normalmente algumas pessoas poderiam imaginar que todo o recurso veio de uma grande herança, e assim foi fundada a NIKE... (eu imaginava isso).

Impressionante a batalha e o caminho traçado para hoje essa marca ser o que é. Merecido com toda certeza, foi uma grande luta e hoje os frutos são colhidos!

Leitura boa, cansativa as vezes... Porém se você persistir, o livro se torna viciante! Romântico, fofo,triste, engraçado e extraordinário. Um livro no qual todos (empreendedores ou não) devem se dar o luxo de ler!

Pamela.Castro 06/04/2020

História sobre sorte e inspiração
Não costumo ler bibliografias nem livros sobre empresários de sucesso, porém ouvi resenhas boas sobre este livro e decidi dar uma chance.
O livro é bom, bem escrito. Eu não sabia nada a respeito da história da Nike e achei muito interessante saber como de uma pequena empresa surgiu uma marca reconhecida no mundo inteiro.

Marcelo.Freire 06/04/2020

Esse é um daqueles livros que você não consegue parar de ler. Muita luta, e superação até chegar na empresa que vale bilhões hoje. Tudo contato com uma riqueza de detalhes, a ponto de me sentir presente e vários episódios narrados pelo autor.

Thales 23/10/2018

Esperava mais
Comecei o livro com a expectativa de um foco mais empresarial. O livro é bom porem foca em aspectos pessoais e comportamentais. Estava em busca dos aspectos do negocio.negociação engenharias finaceiras. Dificuldades logisticas e negociação com fornecedores.. Esperava isto.
Sem falar q o livro termina em 1980 quando a nike alcançaria o topo.. O livro não fala do apice da Nike...

Nilson 22/10/2017

Sincero .
Ótima leitura. Sincero, transparente, honesto consigo mesmo e simples como jamais imaginei. Pra quem tem predileção por biografias (como eu) este livro é imperdível.

Gabriel 22/04/2020

Livro extraordinário e sensacional!
O livro é uma obra que nos faz querer ler ela toda em um dia (sim, não é exagero). Sendo uma autobiografia do criador de uma das maiores empresas mundiais, admito que achei que não iria ser tão cativante a leitura - mas foi. Repleto de momentos tensos, engraçados e divertidos. Basicamente: NIKE.

Vale a leitura!! Recomendo.

Layziane 11/05/2020

Ao ler o livro eu me imaginei dentro da história do Philip Knight. Biografia feita de forma envolvente que demonstra tudo que ele passou para chegar onde está hoje. Vale a pena a leitura.

Rbraga 13/05/2020

????????????????????????????????

Danilo Vicente 19/09/2017

História supreendentemente boa
A história do fundador e CEO da Nike é surpreendentemente boa. Nada técnica, conta como a empresa nasceu de uma "ideia maluca" de um rapaz aos 24 anos de idade. A ideia pode ter sido louca, mas não ele, que foi dos EUA ao Japão atrás do início de seu projeto.

Falta ao livro esclarecer pontos notórios, como a relação com Michael Jordan, que resultou em uma explosão de vendas. E, claro, é uma autobiografia, o que significa apenas a visão de quem escreve. Mas Phil Knight escreve de maneira fluida, com uma história empolgante e diferente do que em geral se imagina.